Existe uma diferença entre ser ocupado e ter produtividade, é preciso se organizar com suas tarefas para que haja fluidez nas funcionalidades diárias, tanto no seu trabalho quanto em casa.

Aqui neste conteúdo vamos ensinar e dar algumas dicas de como administrar sua rotina para que você tenha sucesso nos seus afazeres e seja uma pessoa mais produtiva.

Preste atenção nas informações, anote as dicas e tenha em mente que ao saber determinar suas obrigações com regras e metas, tudo fica mais fácil de ser efetivamente concluído.

Como organizar sua semana com produtividade

Primeiro, planeje-se no dia anterior, tenha um planner ou uma agenda para que seja feita a delegação de tarefas ao longo da semana, sublinhe os afazeres mais importantes, organize suas funcionalidades por horário e estabeleça prazo a elas.

Vamos dar um exemplo, caso você cuide do processo administrativo de uma clínica de oftalmologia, é preciso determinar muito bem em sua agenda horários específicos para cuidar da parte de agendamentos, encaixes, disponibilidade do médico, etc.

Como organizar sua semana

Colocar tudo na ponta do lápis torna as coisas mais fáceis. 

Procure escrever sua tarefas e delegar prazos para realizá-las ao longo do seu dia. Ao concluir tudo, verifique o que de fato foi feito, as pendências, o que falta fazer e organize para o próximo dia.

É possível fazer essa organização com tarefas dentro de casa?

Claro! Primeiro separe suas obrigações por etapas, exemplo: Limpeza, roupas, comida, banheiro, etc. 

Depois monte uma lista com cada uma delas e quando devem ser feitas, desde arrumar a cama até levar o lixo na rua.

Procure deixar em um local visível, caso você more com mais pessoas, delegue as tarefas por dia para cada membro da família, crie um fluxo de recompensa ao realizar cada uma delas, tornando algo mais leve.

É possível fazer essa organização com tarefas dentro de casa?

Ser produtivo em casa entra na questão psicológica, quando se tem um lar bem organizado, limpo, sua cabeça fica mais tranquila para cuidar de questões da saúde, trabalho e lazer.

Como se manter bem mentalmente para ser produtivo no trabalho em casa?

É sempre importante estar bem psicologicamente, nada melhor do que cuidar da saúde, manter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos e ter uma boa relação social com as pessoas.

Alimentação é um dos pontos mais difíceis de administrar, ainda mais com uma rotina agitada. Crie hábito de fazer uma marmita saudável para o trabalho, fazer o uso de vitaminas, buscar pelo melhor emagrecedor saudável e comer muita proteína.

Além da alimentação, pratique exercícios, pode ser alongamentos até mesmo em casa. Caso você seja alguém que tenha algum problema de coluna, busque exercícios alternativos como caminhada e procure usar palmilha para escoliose como alicerce.

Feito é melhor que perfeito

Ocupado é diferente de produtivo, portanto, adote a filosofia de que é melhor fazer bem feito do que procurar fazer algo perfeito e atrasar outros projetos e trabalhos.

Tente não procrastinar suas tarefas, faça cada uma delas com calma e dedique-se 100% a ela.

Vamos supor que você tenha salas de reunião para locação, um cliente está interessado e você precisa fazer uma limpeza em 4 delas. Entretanto, na intenção de buscar pela perfeição, você foca somente em uma e não dá conta das outras.

Portanto, para entregar resultado dentro do prazo, procure fazer tudo com agilidade e qualidade, não queira ser perfeito, realize com calma suas atividades. 

Se você for tentar focar em resolver todos os problemas ao mesmo tempo, você provavelmente não vai conseguir resolver nenhum.

Faça uma coisa de cada vez

Não queria adotar a ideia de ser multitarefas, isso atrapalha muito na sua produtividade. Usamos um exemplo descrito acima que demonstra bem isso, portanto, seja regrado em suas ações e faça uma coisa de cada vez.

Vamos supor que você precise montar um guarda roupa, dentro dele é preciso encaixar uma arara de ferro que a se montar. Com isso, o ideal é primeiro montar a arara e posteriormente o guarda roupa, por fim encaixar ela no móvel.

Mesmo sendo um exemplo superficial, isso mostra que fazer uma coisa de cada vez. Por mais que leve um pouco mais de tempo, garante um serviço completo com a garantia de que será bem feito, sem problemas.

Coloque essas dicas de produtividade em prática!

Utilize a técnica de pomodoro, ela é uma ótima forma de fazer sua gestão do tempo. 

Funciona da seguinte maneira: você trabalha por 25 min numa tarefa sem interrupções, quando esse tempo acabar, você faz uma pausa de 5 minutos para descansar a mente.

Administrar o tempo te ajuda não só a gerenciar melhor seu dia a dia como te ajuda a manter uma rotina produtiva e mais saudável.

Esperamos que esse post tenha lhe ajudado a reconhecer suas falhas na falta de produtividade e tenha lhe mostrado o real significado de ser produtivo. 

Coloque essas dicas em prática e mude sua rotina diária desde já!

Conteúdo produzido em parceria com a empresa Business Connection