Com a popularização da internet nos últimos tempos, muito se tem ouvido falar sobre empreendedorismo digital. Afinal, esse novo modelo de negócio está revolucionando o empreendedorismo brasileiro, ao trazer flexibilidade, acessibilidade e muitos outros benefícios.

Empreendedorismo Digital
Empreendedorismo digital vem revolucionando o Brasil.

Além disso, possibilita que muitas pessoas realizem o sonho de abrir seu próprio negócio graças às oportunidades oferecidas pela internet. Se você não sabe do que se trata, fique tranquilo que vamos te contar!

Conceito de empreendedorismo digital

Basicamente, o conceito de empreendedorismo digital se baseia no desenvolvimento de um modelo online de negócio que visa oferecer um produto ou serviço diferenciado a um determinado público-alvo. Com a expansão da internet, há, atualmente, diversas formas de realizar esse empreendimento, a exemplo dos blogs.

Quem nunca escutou falar em uma blogueira conhecida que está fazendo fortunas com as mídias virtuais? Pois então, ela é uma empreendedora digital!

A principal vantagem do empreendedorismo digital é a flexibilidade. Sendo um empreendedor desse novo ramo do mercado, você pode trabalhar para si mesmo, fazendo o seu próprio horário, ou até, como na maioria dos casos, trabalhando em todo momento em casa. Some isso com a possibilidade real de um bom retorno financeiro. Interessante, não?

Empreendedorismo Digital
Ser empreendedor digital é ter a chance de trabalhar onde quiser.

Para entrar nesse novo universo, é preciso criar um projeto para ser testado na rede. Com os internautas cada vez mais ativos, o feedbak fica cada vez mais fácil e acessível. Assim, você consegue entender melhor o que o que funciona ou não em seu negócio.

Feito isso e ajustado seu projeto, é preciso colocar o plano em ação. Não basta ter uma ideia super criativa e inovadora; é necessário ter planejamento, foco e um bom plano de negócios. É preciso também entender o produto, seu mercado e concorrentes, pois, assim, estará mais preparado para quaisquer eventualidades.

Apesar de os negócios na web requererem investimentos menores do que no mundo físico, ele também tem riscos elevados. Por isso, não se assuste e não deixe que seu sonho se acabe nesse empecilho. Aproveite que os brasileiros são uma das populações que mais navega pela internet para te motivar a encarar esse novo desafio. O empreendedorismo digital pode ter uma trajetória difícil e enfrentar diversos obstáculos, mas seu futuro é recompensador e promissor.

empreendedorismo digital
Apesar de os negócios na web requererem investimentos menores do que no mundo físico, ele também tem riscos elevados.

Por isso, não se assuste e não deixe que seu sonho se acabe nesse empecilho. Aproveite que os brasileiros são uma das populações que mais navega pela internet para te motivar a encarar esse novo desafio. O empreendedorismo digital pode ter uma trajetória difícil e enfrentar diversos obstáculos, mas seu futuro é recompensador e promissor.

Por que ler livros sobre empreendedorismo digital?

O conhecimento, em geral, é muito importante para a vida de todos. Ele nos permite alçar voos mais altos e realizar os nossos sonhos. Por isso, a leitura é um algo essencial para quem quiser sair de sua zona de conforto e enfrentar novos desafios. Como o nosso artigo é sobre empreendedorismo digital, vamos focar no porquê de ler livros relacionados ao tema.

Para ter sucesso em negócios online, é preciso entender que você está entrando em um longo caminho de aprendizado, que será seu principal aliado para se tornar um empreendedor sucesso.

É preciso ler, e ler muito, para compreender como funciona o tal de empreendedorismo digital, o plano de negócios que você deve fazer, o seu produto e mercado. Entrar nesse meio sem informação é dar um tiro em seu próprio pé.

empreendedorismo digital
Sempre estude muito, pois assim você irá adquirir bases fortíssimas para a construção de seu negócio!

Ler e se informar faz parte da personalidade de um empreendedor, que será necessário que você tenha caso queira montar uma empresa. Procure conhecimento e seja sábio ao selecionar aquilo que levará como aprendizado. Afinal, assim como há diversos modelos de negócio de empreendedorismo digital, também há as mais variadas informações a respeito do tema – e muitas delas inúteis.

Obviamente, o conhecimento sozinho não irá fazer com que o seu negócio prospere. É preciso ter jogo de cintura, paciência, resiliência e perfil de empreendedor. No entanto, ele é um item essencial para o seu sucesso. Não subestime a leitura e compre bons livros sobre empreendimento digital. Assim, você estará informado e, consequentemente, preparado para encarar esse desafio na sua vida.

Antes que você conheça os livros que vamos sugerir neste conteúdo, deixe-nos mostrar alguns artigos bem interessantes acerca de alguns negócios digitais:

1 – Programa de afiliados: como ganhar dinheiro com ele

2 – Programa de Afiliados: dinheiro, sombra e água fresca

3 – Como ganhar dinheiro com blog

Os 3 melhores livros de empreendedorismo digital

A quantidade de livros sobre empreendedorismo digital é gigantesca. Por isso, selecionamos os top 3 para você ler.

1 – Trabalhe 4 Horas por Semana

Escrito por Timothy Ferriss, o livro se tornou uma unanimidade no mundo do empreendedorismo. Ele ensina a construir um estilo de vida que valoriza o tempo livre, podendo aproveitar mais a sua vida e, ainda, multiplicar seu salário vivendo onde quiser. Como uma das vantagens de ser empreendedor digital é a liberdade de ir e vir, esse livro passou a ser um guia fundamental.

Os principais pontos que o livro ensina são como gerenciar o seu tempo, priorizar as coisas mais importantes, automatizar o trabalho rotineiro e como prender lições de produtividade. São várias técnicas essenciais para o empreendedor digital da atualidade.

O fundador do Movimento Freesider, Fagner Borges, fez um vídeo incrível falando sobre o livro de Tim Ferriss. Vale a pena dar uma olhada:

2 – A única coisa – o foco pode trazer resultados extraordinários para a sua vida

Outra leitura importante para quem quer entrar no mundo de empreendedorismo digital, o livro “A única coisa – o foco pode trazer resultados extraordinários para a sua vida” traz vários questionamentos. Dentre eles, pergunta-se se você está realmente focado no que é importante. Seu foco deve estar voltado a uma “única coisa” que lhe proporcionará a realização de seu sonhos, desejos e aspirações.

Ao pensar nisso, devem-se fazer escolhas certeiras para atingir o resultado desejado. Ao concentrar seus esforços naqueles 20% de atividades mais importantes, você gerará 80% dos resultados e obterá muito mais êxitos. Por isso, concentre-se seus esforços para que a falta de foco não diminua a sua produtividade!

A única coisa - empreendedorismo digital
A única coisa – O foco pode trazer resultados extraordinários para sua vida.
3 – Negócios Digitais – Aprenda A Usar o Real Poder da Internet

Um clássico para os empreendedores da internet, o livro alcançou, em suas primeiras semanas de lançamento, o primeiro da lista dos mais vendidos sobre negócios do ranking da revista Veja e a quarta posição no geral. “Negócios Digitais – Aprenda A Usar o Real Poder da Internet” é de leitura obrigatória para quem está começando no empreendedorismo digital.

A obra reúne 17 exemplos de negócios digitais bem-sucedidos para que você se inspire a se tornar um empreendedor de sucesso. Segundo o autor, Alan Pakes, a maioria das pessoas que usa a web para empreender está fazendo da maneira errada. Assim, ele ensina o primeiro passo para quem quer montar um negócio online, mas não sabe por onde começar. Além disso, também motiva os empreendedores a usarem o real poder da internet em seu negócio.

O livro afirma que a possibilidade de ser um empreendedor digital e alcançar o sucesso está ao alcance de qualquer pessoa. Basta começar do jeito certo e persistir em sua ideia. Por isso, não desista caso ache que seu negócio está indo de mal a pior! Com o livro, você saberá contornar a situação.

Empreendedorismo Digital
Negócios Digitais – Aprenda a usar o real poder da internet

E aí, gostou da ideia de se tornar um empreendedor digital? Um pouco de coragem, leitura, conhecimento e informação farão com que você consiga alcançar os seus sonhos.