3 passos de como criar um curso online em 2018
Vote neste post

Sabe como criar um curso online? Se sabe, você tem uma excelente maneira de ganhar dinheiro com um negócio próprio. Se não sabe, não se preocupe. No artigo de hoje, vamos ensinar como criar um curso online em três simples passos. Quem sabe, nos próximos dias, já esteja com seu curso online pronto para as vendas?

Alguns passos serão necessários para que seu curso online entre em circulação. Desde a ideia inicial até encontrar uma plataforma para curso online. Na realidade, entender como criar curso EAD é fácil, então cada passo do projeto deverá ser muito bem pensado e estudado antes de disponibilizá-lo em uma plataforma gratuita para cursos online.

A princípio, uma boa estrutura para montar um curso online será necessária. Pois qualquer projeto, para ser bem-sucedido, deve contar com profissionalismo, afinal, quem é que quer investir dinheiro em um material mal produzido, não é verdade?

Como criar um curso online pode ser rentável?

Segundo previsões baseadas na realidade atual, em 20 anos, 90% do que as pessoas vão assistir, será online. Para se ter uma ideia, atualmente a Netflix tem mais usuários do que a tv a cabo, nos Estados Unidos. Dessa forma, se tem uma hora para ingressar no mundo digital, o momento é esse.

Como criar um curso online pode ser rentável 1
Em 20 anos, 90% do que as pessoas vão assistir, será online.

Você pode estar se perguntando o que tem a ver os vídeos com os cursos online. Bom, um curso online não precisa necessariamente ser escrito. Na realidade, a maneira como a informação será transmitida será escolhida pelo empreendedor. Dessa maneira, cursos online podem ser em formato de vídeo aula.

Mas supondo que sua ideia não seja exatamente essa, que prefira transmitir seu conhecimento através de material escrito, os números também são bem positivos. Segundo o Retailing Today, 81% dos consumidores realizam pesquisas online antes de consumir um produto. E 72% dos profissionais do marketing garantem que a produção de conteúdo relevante é muito efetivo.

E como essas informações têm relação com sua decisão de desenvolver um curso online? Simples, as pessoas têm procurado cada vez mais a comodidade, isto é, poder resolver o máximo de coisas que puder, dentro da sua casa. Até porque, são tantas horas em trabalho, afazeres domésticos, filhos (…)

Ninguém mais tem tempo de sair de casa, ir até um local que ofereça cursos, para poder estudar e adquirir conhecimento. Pense você mesmo, na sua realidade. Prefere ter que se deslocar até determinado local para aprender como criar um curso online no hotmart, ou prefere aprender como criar um curso online lendo um artigo, como esse, no conforto de casa?

Então como criar um curso online?

A ideia principal deve ser transmitir seu curso de maneira saudável e, se possível, inovadora. Procurar um diferencial pode ser uma boa solução. Mais do mesmo não vai trazer grande destaque. Pode ser um jeito de falar com o público, pode ser a maneira como passa o conhecimento ou até mesmo algo que saiba fazer de um jeito único.

Aprender como criar curso EAD é a oportunidade ideal para quem deseja empreender, e quem sabe, até mesmo, se tornar um empreendedor de sucesso. Para isso, basta um infoproduto de qualidade para oferecer e uma plataforma para curso online. Então chega de conversa e vamos aprender como montar uma estrutura para montar um curso online.

Como criar um curso online – #1 Planejamento

Antes de sair procurando uma plataforma gratuita para cursos online ou como criar um curso online no hotmart, é preciso passar por toda a parte do planejamento. Afinal, a ideia é aprender como criar um curso online de maneira segura. Então antes de pensar na plataforma para curso online, vamos à sua estrutura.

como planejar um curso online 2
ntes de sair procurando uma plataforma gratuita para cursos online ou como criar um curso online no hotmart, é preciso passar por toda a parte do planejamento.

 

Antes de mais nada, faça uma análise de mercado para saber como anda o nicho dos cursos do seu segmento. Saiba como estão trabalhando os concorrentes e a forma como eles se comunicam com o público. Observe quais são os campeões de vendas e procure saber tudo a respeito antes de aprender como criar curso EAD.

Também pode ser interessante conhecer seus pontos fracos, para que tenha a oportunidade de otimizá-los em seu projeto. Quanto mais puder evitar os pequenos desvios e erros, melhor será para atingir o sucesso do seu negócio. A boa notícia é que o mercado de infoprodutos está em seu momento. Dessa forma, esse é o momento ideal para ingressar no mesmo.

Outra análise que precisará fazer, é o de quem é o seu público-alvo. Por exemplo: Uma empresa que que trabalhe com joias. O público-alvo será feminino, mulheres que tenham dinheiro para comprar joias, pessoas que se preocupem com as últimas tendências da moda e, quem sabe, mulheres que estejam na mesma cidade e região.

Como você pode ver, é preciso pensar em diversos detalhes antes de procurar uma plataforma gratuita para cursos online. Se estiver com dúvida em como se comunicar com seu público, existe uma maneira de especificar ainda mais seu público, através de uma persona. Esse também é um passo importante para sua estrutura para montar um curso online.

Persona

A persona é aquela figura que representa perfeitamente seu público. No exemplo citado acima, já sabemos algumas características da persona: ela é mulher, tem uma quantia financeira reservada para comprar joias, gosta de estar por dentro da moda e que morem na mesma cidade em que trabalho e cidades da região.

No entanto, você pode especificar ainda mais quem é essa persona. Pode dar a ela um nome, definir qual seu trabalho, que lugares ela gosta de frequentar e mais alguns detalhes que definam a personalidade dela. A partir daí, sua persona está pronta, e todo o seu material será desenvolvido para ela.

Afinal, como criar um curso online no hotmart se não souber exatamente com quem está falando? Procure também imaginar as dores desse público, e ofereça as soluções para sua persona, não o infoproduto em si. Pessoas estão cada vez mais exigentes e não se deixam levar pela ideia do “compre esse infoproduto”.

Como criar um curso online – #2 Produção do conteúdo

Este, certamente, será o maior desafio de todas as pessoas que estão procurando trabalhar com uma plataforma para curso online. Cada palavra terá que ser muito bem pensada, afinal, as pessoas estão ali para adquirir informações de qualidade, para aprender algo que é importante para elas. O conteúdo precisa ser bem escrito.

Se quer saber a dica mais importante sobre como criar curso EAD, é justamente essa. O mesmo vale para vídeos, que além de um excelente roteiro, precisará dos instrumentos corretos para oferecer material de qualidade. Por exemplo: gostaria de assistir a um curso disponibilizado em vídeo aulas em que a imagem esteja trêmula ou o som abafado?

Talvez a parte mais simples será encontrar uma plataforma gratuita para cursos online. Por enquanto, a sua preocupação deverá estar toda voltada à criação do conteúdo. Lembra da persona? Uma boa maneira de se comunicar da maneira correta, é se comunicar com sua persona. Fale como falaria com ela, priorizando a linguagem informal, mas sem gírias.

Se por acaso a criação de conteúdo, seja um ebook ou um roteiro para uma sequência de vídeo aulas, seja mal trabalhado, as chances de todo seu esforço irem por água abaixo são bem grandes, por isso a importância de trabalhar bem a estrutura para montar um curso online. Mas e se desenvolver um conteúdo escrito não for bem o forte do empreendedor?

Terceirização do trabalho

Com a velocidade que o mundo acontece atualmente, é uma grande perda de tempo imaginar que você é a única pessoa que pode desempenhar um trabalho de qualidade quanto ao seu infoproduto. Por exemplo, para a criação do conteúdo do seu infoproduto, é possível contratar um bom redator para fazer o serviço.

Então antes de se preocupar em aprender como criar um curso online no hotmart, é necessário encontrar um bom redator. Sites como o 99freelas, Workana, Freelancer.com, Rock Content, entre outros, fazem o intermédio entre redatores e empreendedores. Com alguns passos simples, é possível encontrar o profissional que irá desempenhar seu trabalho.

Você terá apenas que realizar um cadastro e escrever um anúncio, especificando o que procura. Coloque o máximo de informações que puder para que os redatores saibam exatamente o que procura, e então aguarde um tempo para receber as propostas. Procure avaliar bem as propostas e os preços cobrados para, então, escolher o profissional.

O profissional contratado pode, inclusive, trazer boas ideias para que entenda como criar um curso online, afinal, são profissionais que trabalham em todos os tipos de segmentos, realizando os mais diversos serviços.

Como criar um curso online – #3 Plataforma para curso online

Finalmente seu material ficou pronto. Um conteúdo bem escrito, com imagens interessantes e uma capa atrativa. Ou então, um vídeo bem feito, com uma câmera apoiada em um tripé para não causar nenhum tipo de trepidação, um ambiente bem organizado que transmita uma boa sensação e um monólogo bem desenvolto.

Então como criar curso EAD já foi desempenhado, é o momento de encontrar uma plataforma gratuita para cursos online. O ideal é dar preferência para aquelas que ofereçam todo o suporte necessário para que seu trabalho aconteça de maneira profissional e com qualidade. E certamente esse passo é crucial para finalizar sua estrutura para montar um curso online.

Uma excelente opção é o Hotmart, pois além de aprender como criar um curso online no hotmart, a plataforma ainda oferece uma infinidade de opções para os empreendedores. Para saber tudo a respeito, por que você não assiste esse vídeo? Nele, o criador do movimento freesider, Fagner Borges, dá o passo a passo para disponibilizar seu infoproduto por lá.

Agora com todas essas dicas devidamente anotadas, você já tem todas as informações para se lançar no mercado digital e também ter direito a uma fatia desse negócio lucrativo. Mas ainda assim, vale a pena ressaltar alguns detalhes que farão com que avalie o porquê da Hotmart ser uma plataforma muito interessante para lançar seu infoproduto.

Você só terá que se cadastrar na plataforma, lançar seu produto e esperar a aprovação. Sim, apenas esses passos serão necessários e finalmente entendeu como criar um curso online. Mas se ainda não parece o suficiente essa razão, ainda existem muitas outras para escolher essa como a plataforma para curso online:

  • Facilidade para a organização do conteúdo – a plataforma conta com um sistema intuitivo que facilita todo o processo necessário para manter o material organizado;
  • Gerenciador automático de listas de emails – você poderá gerenciar emails e contatos em um mesmo lugar, sem precisar de vários sistemas;
  • Suporte ao produtor digital – Todos os detalhes, que parecem complicados e complexos, serão facilmente coordenados através do suporte;
  • Checkout simples e customizável – o público identifica, logo de cara, o que é necessário fazer para adquirir o infoproduto;
  • Garantia de segurança – a plataforma garante a segurança digital, o que diminui significativamente o receio do comprador;
  • Entrega automática de conteúdo – processos de vendas automatizados, não sendo necessário o acompanhamento “manual” do infoprodutor;
  • Pagamento automatizado – trazendo segurança para as partes que negociam – infoprodutor e comprador – com um sistema de pagamento inteligente;
  • Relatório de vendas – através de uma ferramenta de mensuração que permitirá acompanhar todo o andamento dos negócios;

Na realidade, ser o próprio patrão é o sonho de qualquer pessoa. Ser dono do próprio tempo, da própria vida, pode ser o passo que falta para muita gente aumentar sua qualidade de vida. Imagina poder levantar sem aquele relógio despertando quando ainda está escuro, ou poder fazer uma pausa no meio da tarde para poder buscar as crianças na escola e fazer um passeio.

Entender como criar curso EAD pode ser a solução para a realização desses sonhos. E mais do que isso, é a oportunidade de ganhar mais do que imagina, comprando casa, carro ou até mesmo realizando aquela viagem dos sonhos. Aliás, falando em viagem, essa é outra grande vantagem de trabalhar com um negócio online. Você pode trabalhar em qualquer lugar.

Aliás, gostaria de fazer uma viagem e ainda ganhar com seu conhecimento? Ou, quem sabe, até mesmo desenvolver um novo infoproduto falando sobre essa viagem? Então não deixe de baixar gratuitamente o ebook “Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo” e aprenda todas as dicas para ganhar dinheiro de forma agradável e livre.

Bons negócios e boa viagem!