Você tem a sensação de estar constantemente preso a tarefas intermináveis? Acredita que tem  trabalho demais e nem sequer se lembra de quando foi à última vez que teve tempo de sobra para aproveitar a vida? Saiba que você não está sozinho.

Antes de mais nada entenda no vídeo abaixo o porque de ser viciado em trabalho não é normal:

Assim como você, milhares de pessoas no mundo se desdobram em mil para manter em ordem as finanças e entregar uma boa produtividade no trabalho – A boa notícia é que dá para fazer exatamente isso e ainda ganhar umas horas vagas na agenda, apenas aplicando uma administração do tempo eficaz e adequada a sua rotina.

Afinal, como sabemos produtividade não tem nada a ver com está sempre com trabalho demais”. Ser produtivo é saber usar o relógio a seu favor, é gastar a menor quantidade de energia e ainda assim, obter o máximo de benefício possível.

E acredite, não importa o quão produtivo você é em suas atividades. Sempre haverá muitas oportunidades de melhorar o seu desempenho e minimizar sua carga horária e acabar com o trabalho demais. Veja agora como trabalhar poucas horas pode impactar positivamente o seu sucesso profissional:

1 – Menos trabalho demais, mais produtividade

Sabe por que hoje a maioria das pessoas trabalham oito horas por dia? Em 1926, Henry Ford – fundador da empresa americana Ford Company, verificou que ao reduzir as horas diárias de trabalho de 10 para 8 horas e encurtar a semana de trabalho de 6 para 5 dias, a produtividade de seus empregados subiram.

henry ford 1
Henry Ford foi um empreendedor estadunidense, fundador da Ford Motor Company, autor dos livros “Minha filosofia de indústria” e “Minha vida e minha obra”.

Se desde aquela época, a equação trabalhar menos versus produzir mais já fazia sentido, imagine agora?  Evitar trabalho demais ou fazer as famosas  horas extras é uma questão de saúde. Procure distribuir todas as suas atividades no trabalho, dentro da carga horária proposta para mais tarde não cair no esgotamento físico e mental. Portanto, troque o trabalho duro pelo trabalho inteligente.

2 – Como ter mais tempo livre? Tenha uma agenda!

É uma ideia simplória, mas utilizar uma agenda (papel ou eletrônica) agrega valor à gestão do tempo, além de tirar da sua cabeça a responsabilidade de armazenar todas as tarefas que você precisa realizar.

Fazer essas anotações o ajuda a focar na meta do dia. Além dos compromissos de trabalho, projetos é importante que suas horas livres também constem na sua agenda, desde o início da sua administração do tempo.

Com trabalho demais muitas pessoas deixam momentos com a família, com amigos, quase nunca descansam. Ao reservar um momento do dia para fazer o que desejar, ter uma folga na rotina, acaba por virar um hábito saudável.

3 -Trabalho demais? Divida o seu dia em blocos

Durante uma semana anote quanto tempo você costuma gastar nas tarefas do seu trabalho. Depois classifique essas atividades em:

  • Tarefas que são realmente importantes e trazem resultados.
  • Atividades que surgem durante o dia e precisam ser resolvidas imediatamente, as famosas emergências
  • Tarefas circunstanciais pouco relevantes como checar e-mails, organizar a mesa e etc.

No final, olhe clinicamente para suas anotações e verifique se não está gastando tempo demais em atividades que não produzem resultados. Você ficará surpreso com as horas que conseguirá economizar somente fazendo uma observação realista do seu dia a dia no trabalho.

4 – Tenha um grande objetivo para o dia

Quer saber como deixar de ter trabalho demais e ganhar mais? Priorize seus objetivos e  dedique mais tempo para alcançá-los. Mas atenção, não faça uma lista de dez objetivos, escolha apenas um por vez para se dedicar. Muitas pessoas tentam zerar várias metas ao mesmo tempo, em razão da produtividade, e acabam ficando frustradas.

Escolher um objetivo e manter o foco central nele faz com que você trabalhe menos e chegue nele mais depressa. Portanto não permita que um grande projeto, concorra com atividades menos relevantes na sua agenda. Seja sensato, perceba o que é possível deixar para depois ou delegue para outros colegas.

5 – Estipule um prazo “fake” para todas as tarefas

Uma das primeiras coisas que devemos olhar numa tarefa é o seu deadline. Para as tarefas que não possuem prazo definido, estipule você mesmo, com base na gestão do tempo uma data para concluí-la.

Agora se você recebe muito antecipadamente algumas tarefas com data definida para entrega, estipule dentro do possível, um prazo mais curto para entregá-la. A intenção é ficar longe daquele esquema de fazer tudo em cima da hora. Isso vale também para as tarefas do dia a dia, se tem duas horas para concluir uma atividade, tente fazê-la em 1h30 minutos ou até menos.

Mesmo que não consiga cumprir o horário que se propôs, certamente terá economizado algum tempo – e na administração do tempo, qualquer minutinho livre é comemorado.

Agora assista esse vídeo onde apresento que tudo isso mais acima é baseado em uma lei muito poderosa, a lei de parkinson.

6 – Como trabalhar poucas horas: Organize o seu e-mail em pastas

Já reparou quanto tempo você gasta no dia checando e-mails? Existem profissionais que recebem por dia centenas de e-mails facilitando a dispersão e a perda de tempo em uma ação tão simples. Para gerenciar melhor seu e-mail recomendamos dividi-lo em quatro pastas:

  1. Aguardando resposta: Coloque nesta pasta os e-mails que você mandou para alguém e ainda está aguardando o retorno. Pelo menos uma vez por semana entre nesta pasta e exclua os e-mail que você já obteve resposta.
  2. Ações não-urgentes: Nesta pasta, deixe os e-mails que você pretende responder, mas que não são tão urgentes, como um documento que você precisa ler ou uma demanda que pode ser respondida na próxima semana.
  3. Arquivo:  Deixe nesta pasta os e-mails que não demandam nenhuma ação, que já foram respondidos e que você deseja guardar apenas para uma futura pesquisa e referência.
  4. Caixa de Entrada: Nesta pasta, a mais importante, você deve deixar apenas os e-mails que precisam ser respondidos à curto prazo.

7 – Como ter mais tempo livre: reserve um tempo para não fazer nada

Você já sabe que para obter uma melhor produtividade dentro do ambiente profissional não é preciso ficar horas seguidas em frente ao computador. Pelo contrário, quando fazemos isso, forçamos a nossa mente a trabalhar intensamente e o nosso raciocínio começa a ficar lento e até mesmo confuso.

De acordo com o psicólogo André Lemos o tempo ocioso colabora para uma melhor concentração do profissional quando ele sentar e voltar a trabalhar. Faça intervalos de dez minutos a cada hora – dá esse tempo, diminui o estresse e colabora para o aumento da produtividade,

Sem falar que, aqueles minutinhos que seriam gastos quebrando a cabeça tentando resolver um determinado problema – quando investidos em descanso, tende a lhe trazer uma nova perspectiva da situação, portanto, menos horas de trabalho para enxergar a solução.

8 – Organize o seu ambiente de trabalho

Um ambiente bagunçado é um convite para a improdutividade. Imagine que você precise procurar um determinado documento ou qualquer outro papel em seu escritório e tudo ali parece estar fora do lugar? O indivíduo não precisa ser metódico para ser produtivo e trabalhar menos.

como trabalhar poucas horas por dia sendo organizado 2
Além de te tirar do foco, e aos poucos ir minando o seu tempo livre, a bagunça causa estresse mental.

Tire um momento para organizar sua gaveta, sua mesa, documentos importantes entre outras coisas, e você verá seu dia de trabalho se tornar mais prático.

9 – Não diga “sim” com tanta frequência

De acordo com a Lei de Pareto, 20% do esforço produzem 80% dos resultados; no entanto, 20% dos resultados consomem 80% do esforço. Em vez de trabalhar mais, devemos nos concentrar nos esforços que produzem 80% dos resultados e deixar o resto de lado.

Assim trabalhamos poucas horas, sem perder a produtividade e ainda teremos mais tempo para as tarefas mais importantes. Dizer não para tarefas que geram pouco ou nenhum resultado é a diferença entre pessoas bem-sucedidas e pessoas muito bem-sucedidas, já dizia Warren Buffet, famoso investidor e diretor executivo da Berkshire Hathaway.

10 – Como trabalhar poucas horas, tirando um cochilo durante o dia

Você sabia que Leonardo da Vinci tirava vários cochilos durante o dia? Que Eleanor Roosevelt, esposa do Presidente Franklin D. Roosevelt, costumava aumentar a sua energia ao cochilar antes de suas palestras? E que o empresário do mercado petrolífero e filantropo John D. Rockefeller, dormia todas as tardes em seu escritório?

Tirar um cochilo de meia hora por dia é o suficiente para aumentar seus níveis de energia e por tabela sua produtividade no trabalho. Muitas empresas, hoje em dia, possuem “salas de descanso”, que permitem seus funcionários dê aquela apagada depois do almoço, e assim retomar com mais gás para o trabalho.

11 – Há um Limite Para Perfeccionismo

Quando se fala em produtividade, todo mundo que ser o melhor. Entretanto parte de ser eficiente consiste em saber quando a tarefa que estamos realizando, já está o suficientemente boa.

como deixar de ser perfeccionista no trabalho 3
Ser eficiente consiste em saber quando a tarefa que estamos realizando, já está o suficientemente boa.

Se você ficar obcecado com cada mínimo detalhe, não há administração do tempo que te salve.

12 – Como acabar com trabalho demais, usando ferramentas de produtividade

A tecnologia está aí, então vamos usá-la ao nosso favor? Existem ferramentas, softwares e hardwares que aumentam a nossa produtividade. O Google Now, por exemplo, é um aplicativo que pode ser utilizado em smartphones, tablets e notebooks e serve como um assistente pessoal.

Com ele você pode criar listas de tarefas, fazer pesquisas na internet, mandar mensagens, realizar chamadas, fazer anotações e muito mais apenas utilizando o comando de voz. Para que perder tempo digitando, não é mesmo?

O Google Now é apenas um exemplo. A internet oferece uma infinidade de recursos, gratuitos ou não, que podem tornar-se aliados da sua produtividade e gestão do tempo.

13 – Elimine suas distrações

Durante o dia, muitas distrações podem afetar nossa produtividade. Páginas de redes sociais, televisão, rádio, telefone, conversas paralelas e outros desperdiçadores de tempo devem ser removidos antes mesmo de começar a trabalhar.

Ao tomar essa atitude você acabará trabalhando menos horas por dia e ganhando mais tempo livre para aproveitar com o que realmente importa.

14 – Cuide da sua saúde

Focar nas tarefas do dia a dia e deixar a saúde em segundo plano é um erro muito comum, que pode trazer várias consequências ruins. Quer trabalhar poucas horas por dia? Pois, então respeite os limites do seu corpo e de sua mente.

Tenha rotina de alimentação saudável e de exercícios físicos. Dessa forma você terá mais disposição para trabalhar num ritmo mais acelerado, sem perder o foco e a produtividade.

15 – Encontre o seu pico de produtividade e trabalhe menos

Em qual parte do dia você costuma render mais? Qual é o seu momento de maior energia e criatividade? Observe a si mesmo, e encontre a sua hora de produtividade e faça o possível para encaixar sua rotina de trabalho nela.

16 – Como deixar de ter trabalho demais e ainda se divertir trabalhando

Encontre uma maneira mais agradável de fazer suas tarefas e verá como o trabalho ficará mais empolgante. Esse método é um dos melhores e mais utilizados para elevar os níveis de produtividade.

Reflita sobre suas atividades e repense numa forma de desempenhá-las de maneira mais motivadora. Você pode, por exemplo, desafiar a si mesmo cronometrando o tempo que leva para realizar alguma tarefa e sempre buscar quebrar um novo recorde.

Um incentivo também pode animar as coisas. Estabeleça pequenas recompensas por suas metas alcançadas diariamente, mensalmente e anualmente. As recompensas devem ter a medida do esforço dedicado e ser importante.

17 – Rompa com as crenças limitantes

Crenças limitantes são todas as ideias que você ouviu, e se tornaram uma verdade absoluta para você. Tudo que fazemos, pensamos, sentimos, até a forma como agimos, é resultado de crenças. E é por essa razão que muitas pessoas podem agir diferentes, em situações parecidas ou idênticas.

As crenças são poderosas! Se você acredita em uma verdade ela se torna real. Portanto se você crer, por exemplo, que é preciso se matar de trabalhar para ganhar dinheiro, ou que você não nasceu para ser rico – a vida lhe trará situações compatíveis com esses pensamentos.

“Nunca vou conseguir dinheiro suficiente’’, “não tenho dinheiro para nada”, “ não tenho tempo para nada”, “ não sou bom o suficiente”, “não consigo alcançar meus objetivos ou realizar meus sonhos”, “não consigo me organizar” é apenas algumas das crenças limitantes que podem ser um grande obstáculo para que você trabalhe menos e viva mais.

A dica para eliminar esse tipo de crença negativa é simples, mas requer exercício contínuo e consiste em substituir a crença limitante, por outra crença positiva e depois condiciona-la até virar um hábito. Experimente trocar o “não tenho dinheiro para nada” para “eu posso conseguir o dinheiro que eu preciso”, por exemplo, e perceba os resultados.

Fazer esse tipo de exercício é fundamental para que você tenha um mindset de vencedor e mude sua postura para ganhar mais, trabalhando de forma inteligente.

18 – Foque em atividades de alto impacto e renda

Como trabalhar menos e ganhar mais? A primeira coisa que você precisa fazer é analisar a sua atual atividade profissional e determinar o que traz dinheiro e focar nesses pontos. Faça o relógio trabalhar a seu favor, e concentre-se nas tarefas geradoras de rendas e que podem refletir algum impacto na sua profissão, como uma promoção, por exemplo, e sempre complete essas tarefas.

Muitas pessoas vivem falando “quero trabalhar menos” e acabam fazendo o oposto, tudo porque gastam um tempo precioso fazendo tarefas que não lhe rendem absolutamente nada, como “atender ao telefone”, “navegar nas redes sociais” – O simples fato de deixar distrações, como essas de lado, fazem com que o seu dia de trabalho se torne mais produtivo, gerando dessa forma mais resultados.

19 – Alterne o ambiente de trabalho

Se você tem que enfrentar trânsito, costuma trabalhar do escritório todos os dias… Que tal pensar em mudar o seu ambiente de trabalho? Fazer um home office algumas vezes na semana, além de eliminar o tempo que você deslocaria até ao  trabalho pode ser crucial para que você trabalhe menos e invista em produzir mais resultados, e consequentemente mais lucros.

Além disso, as melhores ideias, as mais criativas e inovadoras, costumam surgir sempre quando estamos longe do ambiente estéril do trabalho, elas podem, inclusive acontecer quando estamos dormindo, dirigindo, fazendo exercícios, ou até mesmo no banho, por exemplo.

Quero trabalhar menos e ser mais produtivo! Como posso convencer meu chefe que o home office é uma boa alternativa ? Assista ao vídeo abaixo e descubra:

Caso não seja possível flexibilizar o horário e nem o local de trabalho, faça intervalos pequenos de 5 a 10 minutos para retomar a tarefa mais produtivo.

20 – Compartilhe as responsabilidades

Algumas pessoas têm dificuldade de atender a tantos pedidos e de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, e por esse motivo acabam passando horas a mais no escritório para conseguir entregar tudo dentro do prazo.

Para evitar que isto aconteça, o diálogo é a melhor solução. Caso tenha um superior, verifique com ele a possibilidade de diminuir a demanda de trabalho, para que você possa se concentrar em projetos mais importantes para você e para a empresa.

Se possível, divida as tarefas com outros colegas de trabalho, dessa forma todos estarão igualmente comprometidos. Caso você seja o dono do seu próprio negócio, concentre-se nas tarefas que podem gerar mais grana para o seu bolso.

21 – Invista em algo Escalável

Tem gente que bota na cabeça “quero trabalhar menos” e passa a investir seu tempo e esforços em ideias para ganhar dinheiro mais facilmente, e se possível do conforto de sua casa. E acredite, há no mercado várias opções de profissões que trabalham pouco e ganham muito dinheiro, como coachs e até mesmo grandes cerimonialistas – que costumam realizar poucos, porém importantes eventos semanalmente ou mês.

Há também, pessoas que decidem por se dedicar ao ramo do artesanato e alimentação, que também são trabalhos bem valorosos e requisitados, mas que possui alguns entraves, tais como – se você não pode executar o trabalho, não fatura, e se já trabalha o dia inteiro, dificilmente vai conseguir faturar mais.

Então quer parar de trabalhar demais e de ganhar pouco? Procure buscar uma fonte de renda extra, de lucro escalável, que não comprometa todo o seu dia, como empreender pela internet, por exemplo. Atualmente, existem várias opções de trabalhos que você pode desenvolver no mercado online, uma delas é pelo mercado de afiliados.

No Mercado de afiliados, você escolhe um produto para se associar, e ganha uma comissão toda vez que alguém realizar conversão através do seu anúncio/divulgação. É uma ótima alternativa para começar a trabalhar menos e ganhar mais dinheiro, sem precisar largar o emprego, podendo inclusive, futuramente montar o seu próprio negócio.

Entenda como funciona o mercado de infoprodutos e porque ele pode ser uma ótima opção para você que está cansado de trabalho demais:

Como Trabalhar poucas horas e ganhar mais?

Já sabemos que é necessário trabalho demais para manter a produtividade em alta. A questão é – Ser apenas produtivo basta? E se pudéssemos conquistar uma liberdade completa investindo pouquíssimo do nosso tempo e dinheiro? Saiba que isso é perfeitamente possível, graças à expansão do mercado digital.

Enfim, com o crescimento da tecnologia e um maior número de pessoas com acesso a internet, muitas novas possibilidades de negócios online surgem a todo o momento. Certamente, é a era dos empreendedores digitais, pessoas que decidiram buscar uma alternativa que não atrapalhasse o emprego comum e mergulharam de cabeça, nessa nova tendência e hoje devido a ela, usufruem de uma maior qualidade de vida.

Dessa forma, a boa notícia é que qualquer pessoa que tenha a intenção também pode incluir este novo estilo de empreender a sua vida, obter retorno financeiro rápido e sem prejuízo a sua rotina pessoal e profissional.

Assim, ser produtivo também significa conseguir fazer coisas que você nunca conseguiu fazer antes.

Portanto, quer saber como aderir a esse novo comportamento e ser plenamente livre? Então clique na imagem abaixo e saiba mais sobre como isso é possível: