Clube de Assinatura: Saiba tudo sobre esse modelo de negócio e ganhe muito dinheiro em 2018
Vote neste post

O clube de assinatura é mais um dos setores lançados com o avanço da tecnologia. Vinhos, queijos, produtos de beleza, cervejas, produtos de beleza, entre outros, serão encontrados entre as opções oferecidas pelos clubes. Já deu para ter uma ideia sobre o que é um clube de assinatura, certo? Contudo, como ganhar dinheiro com um clube de assinatura?

Ou, ainda, como funciona um clube de assinatura? Calma. Você não tem que ter todas as respostas na ponta da língua. No artigo de hoje, vamos explicar tudo sobre o clube de assinatura. Quem sabe, conhecendo exatamente o que é um clube de assinatura, você não faça com que seu negócio dê o próximo passo. Às vezes, o que falta é uma inspiração.

Com a popularização crescente dos e-commerce, é natural preferir fazer compras pela internet. Você mesmo deve ter optado por realizar compras pela internet diversas vezes. Além da comodidade, a internet oferece outras vantagens. Através dela, é possível conseguir produtos exclusivos com preços abaixo do mercado.

O crescimento de 15% esperado pelo setor, para este ano, é uma excelente maneira de mostrar sua importância. Assim, fica mais fácil compreender como ganhar dinheiro com um clube de assinatura. E em um segundo momento, vale lembrar que pessoas gostam do sentimento de pertencimento. Gostam de fazer parte de grupos.

A junção dessas características não poderia chegar em outra situação, senão ao clube de assinatura. Mas afinal, como funciona um clube de assinatura? Quais os benefícios e características que ele traz? Será que o seu empreendimento comporta essa modalidade? E ainda, no final do artigo, temos um incrível presente para você. Com certeza, você vai passar a enxergar o mundo com outros olhos. Atenção nas dicas e tenha uma excelente leitura!

O que é um clube de assinatura, afinal?

O clube de assinaturas é a modalidade escolhida por empresas que optam por comercializar seus produtos de maneira recorrente. Por exemplo: Contratar uma TV a cabo ou assinar a Netflix. Você tem direito a um pacote de serviços, pagando um valor fixo por ele. Assim sendo, recebe o produto na comodidade do seu lar, sem precisar repetir todo o processo para adquirir novamente o produto ou serviço.

club de assinatura 1
O clube de assinaturas é a modalidade escolhida por empresas que optam por comercializar seus produtos de maneira recorrente.

Esse tipo de conforto faz com que o clube de assinatura seja uma excelente opção. Sobretudo, para as pessoas que moram em grandes centros. O tempo perdido no trânsito faz com que, muitas vezes, deixemos de lado algumas vontades ou necessidades. Uma empresa que escolhe essa opção, busca trabalhar a fim de manter a tranquilidade de seus clientes.

Aliás, por esse motivo também. Claro que ganhar dinheiro e reconhecimento são dois fatores de extrema importância para qualquer empreendedor. De qualquer maneira, a ideia aqui é mostrar como ganhar dinheiro com um clube de assinatura. Vamos imaginar o caso de um produto digital. O assinante terá direito a acessar o conteúdo de maneira ilimitada.

Inegavelmente, a disponibilidade de conteúdo exclusivo é o que atrai as pessoas. É isso que faz com que elas paguem por um clube de assinatura. Para entender como funciona um clube de assinatura, é preciso entender como as pessoas se comportam. Uma pessoa que goste muito de ler, vai preferir ganhar descontos mensais do que comprar livros espaçadamente.

Conseguiu entender o que é um clube de assinatura? Ótimo. Então agora vamos entender um pouco mais a ideia. Isto é, como você pode explorar o clube de assinatura no seu negócio. Como ganhar dinheiro com um clube de assinatura também já ficou claro. Então vamos entender as características desse tipo de modalidade que vem ganhando tanto espaço.

Principais características de um clube de assinatura

Como entender como funciona um clube de assinatura, sem conhecer suas principais características? Vamos conhecer qual o diferencial do clube de assinatura. Além da comodidade oferecida, é preciso ter um pouco mais. Então, vamos conhecer quais as características que sua empresa precisa ter para ser caracterizada um clube de assinatura.

1 – Produtos selecionados

Uma pessoa que opta por esperar alguns dias ao invés de adquirir o produto em sua cidade, certamente está em busca de uma qualidade superior. Esse talvez seja o motivo que mais as motiva a descobrir o que é um clube de assinatura. E, por fim, participem deles. Os produtos precisam oferecer um alto valor e a empresa deve fazer uma proposta irrecusável.

2 – Exclusividade

Falamos sobre isso um pouco acima, mas vamos entender melhor. As pessoas gostam de sentir que pertencem a um grupo exclusivo. E mais do que isso, querem produtos exclusivos. Um clube de assinatura sabe bem disso, e normalmente supre essas necessidades. Quer saber como ganhar dinheiro com um clube de assinatura? Ofereça exclusividade.

3 – Pagamento recorrente

Normalmente os pagamentos são descontados em conta corrente ou no cartão de crédito. Isso também gera comodidade. O cliente não terá que se preocupar com datas. Para trabalhar da melhor maneira, é preciso conhecer as necessidades dos clientes. É possível oferecer as mais diferentes formas de pagamento, para os mais diversos clientes.

Benefícios do clube de assinatura

Para entender como funciona um clube de assinatura, vamos compreender quais são as vantagens para o empreendedor. Assim fica mais fácil pesar.

clube de assinatura
Vamos compreender quais são as vantagens para o empreendedor.

1 – Fidelização dos clientes

Essa, sem dúvida, é uma das melhores vantagens. O cliente que assina seu clube, certamente será um cliente fiel. E ainda, por um tempo maior do que se estivesse consumindo de maneira esporádica. Essa é uma excelente maneira de educar quem chega. E ainda, você tem a chance de constantemente enviar conteúdo de valor e diferenciado para ele.

O que é um clube de assinatura senão a oportunidade de engajar sua base de clientes e ainda fazer do marketing de relacionamento uma das principais estratégias. Antes de mais nada, é preciso entender a importância desse tipo de marketing. Um cliente satisfeito, faz propaganda gratuita e boca a boca. E isso, sem dúvida, gera muita credibilidade.

2 – Melhor previsibilidade

Um clube de assinatura não costuma sofrer com oscilações, como a sazonalidade. A cobrança fixa faz com que os clientes sempre se mantenham presentes. Isso porque com um número fixo de clientes, é possível saber exatamente de quanto será o faturamento. A empresa não dependerá de vendas avulsas.

Assim é mais fácil compreender como ganhar dinheiro com um clube de assinatura. Por conta dessa característica, é possível fazer previsões sobre investimentos. E como todo empreendedor sabe: investimento é sinônimo de aumento nas vendas.

3 – Maior controle do estoque

Quando os produtos são físicos, é possível manter um melhor controle sobre o estoque. Você sabe tudo o que está saindo, com uma boa precisão. Isso evita que aconteça o terrível acúmulo de produtos em estoque por falta ou queda de demandas. Quer saber como funciona um clube de assinatura? Imagine uma loja, em seu pleno funcionamento, e ainda com estratégias otimizadas.

E ainda será possível negociar preços bem menores, levando em consideração que é possível fazer o pedido de um grande estoque. E como brinde, você ainda reduz os custos operacionais. Com o controle melhor de estoque e a previsibilidade, é possível reduzir os custos operacionais.

4 – Feedback honesto

Imagine que você é um empreendedor digital que vende cursos de gastronomia. Tem uma boa quantidade de assinantes. Então decide expandir suas fronteiras. Então, além de seus cursos em formato de vídeo sobre a gastronomia, você decide vender ebooks sobre uma breve história sobre a cultura dos países. Apesar da ideia ser ótima, você ainda não sente muita segurança.

A princípio, você poderá enviar uma amostra desse novo infoproduto para os assinantes, e perguntar o que acharam. Eles certamente serão muito honestos quanto ao conteúdo e formato oferecidos. O que é um clube de assinatura senão uma grande rede de apoio.

Se não sabe ao certo como fazer sua primeira venda, olha esse vídeo do criador do movimento freesider, Fagner Borges, em que fala justamente sobre como fazer a primeira venda:

Coloque em prática as dicas do Fagner.

E como criar um clube de assinatura?

Antes de mais nada, é preciso saber exatamente que tipo de produto você quer comercializar. Também é preciso definir o público-alvo e a melhor plataforma para fazer a hospedagem dos produtos. Isso tudo é uma escolha pessoal. Não é possível compreender como funciona um clube de assinatura, se não considerar essas características.

1 – Escolha o nicho

Você está iniciando, então pode ser que escolher o nicho que mais tem familiaridade seja uma boa ideia. Ou, ao menos, aquele que consegue assimilar todas as informações de maneira mais rápida. Também vale uma boa pesquisa de mercado. Sites de busca como o Google podem ser uma excelente ferramenta nesse momento. Absorva tudo o que puder.

Encontre a média entre sua paixão e um mercado lucrativo. Também procure observar se é escalável e possível de ser segmentado mais facilmente. Trabalhar com um assunto familiar, vai possibilitar uma melhor gestão. Trabalhar com o segmento que tenha boa procura, permitirá encontrar um diferencial que o destaque. O importante é estar sempre oferecendo valor.

2 – Conheça o seu público-alvo

É bem verdade que o público que a internet abrange, é muito vasto. São pessoas que procuram pelos mesmo produtos e serviços e, ao mesmo tempo, possuem características bem diferentes. Para que seu produto ou serviço seja oferecido de uma maneira que fuja do genérico, terá que conhecer essas características.

Informações como a idade, o sexo, o cargo que ocupa, entre muitas outras características, vai precisar ser considerado. Quando conseguir pensar nas características do seu público, será possível construir sua persona. Como ganhar dinheiro com um clube de assinatura, se não souber quem vai assiná-lo?

3 – Selecione produtos ou serviços

A princípio, terá que saber se o que vai oferecer é um produto ou serviço. Depois, é preciso construir a persona, a fim de trabalhar de forma mais personalizada. Então, analise os resultados colhidos na pesquisa de mercado e nicho. Vamos supor que o segmento da culinária realmente foi o melhor que encontrou.

Então defina quais formatos serão os melhores. Vídeo-aulas com receitas rápidas? Ou seria melhor ebooks com a culinária do mundo todo? Não esqueça que as informações devem ir de encontro com a sua persona. Definida esta etapa, você só terá que se preocupar com mais um detalhe: como e quanto cobrar pelo serviço ou produto oferecido?

4 – Quanto cobrar pelo serviço ou produto?

Uma das principais vantagens de um clube de assinatura, é o precinho acessível. Claro que este deverá seguir aquilo que é oferecido. Afinal, você precisa ter uma boa margem de lucro, sem fazer cobranças exageradas, certo? Para chegar ao melhor preço, leve em consideração todos os investimentos necessários, da criação do produto ao pós-venda.

Não esqueça de oferecer planos de assinaturas flexíveis. A ideia aqui é ser democrático. Por exemplo, a assinatura poderá ser semanal, quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, semestral, anual, entre outras opções que conseguir encontrar. Mas não esqueça: o conteúdo, para cada uma dessas assinaturas, deverá ser equivalente ao valor.

Conclusão

Você já entendeu o que é e como funciona um clube de assinatura. Nessa altura, já é possível imaginar se essa é uma modalidade que venha de encontro aos seus ideais. Ou, ao menos, se tem produto ou serviço para oferecer dessa forma recorrente. O clube de assinatura tem que trazer vantagens para o seu consumidor, e não ser apenas mais uma forma de gastar.

Um bom negócio, é vender infoprodutos mesmo. Pois ao mesmo tempo que trabalha, poderá viajar pelo mundo. Lembre-se que esse tipo de trabalho, permite uma maior liberdade móvel, de tempo e financeira. Aliás, já pensou nessa ideia com um pouco mais de carinho?

O que é um clube de assinatura, senão a oportunidade de ser o protagonista da sua vida? Se esse é o seu objetivo, não deixe de baixar gratuitamente o ebook “Como Lucrar com seu Conhecimento enquanto Viaja pelo Mundo”. Nele, o Fagner Borges, traz dicas incríveis para que sua vida não fique estagnada por causa do trabalho.

Não fique de fora dessa galera que, dia após dia, descobriu a felicidade de ser dono da própria vida. Bons negócios e muita sorte!