Muito se fala da “obesidade” como um problema de saúde. Porém pesquisas recentes comprovam que o sedentarismo é o verdadeiro mal. Evitar o sedentarismo é evitar problemas de saúde.

Nosso corpo possui uma série de necessidades. A alimentação é responsável por parte delas. Porém é preciso também manter o corpo plenamente ativo.

Para evitar o sedentarismo, é preciso aliar as atividades com bons hábitos alimentares.

O sedentarismo causa uma série de problemas para o indivíduo, em todos os sentidos. O ser em sua totalidade sofre com os efeitos desse male.

O que é sedentarismo?

Antes de adquirir conhecimentos para evitar o sedentarismo, é preciso saber mais a fundo o que é o sedentarismo, no que ele consiste.

De acordo com a definição dada pela Wikipedia, o sedentarismo é caracterizado como a falta ou acentuada diminuição das atividades físicas.

Ela é um dos principais males do século 20 e 21. Algumas pessoas associam o sedentarismo ao “excesso de conforto” proporcionado pela vida moderna.

Como tudo costuma estar ao alcance de um apertar de botão, as pessoas ficam mal habituadas e não se exercitam, se movimentam menos.

Essa carência de exercícios físicos traz uma série de consequências negativas para o indivíduo, principalmente, de forma óbvia, para o corpo em si.

Diminuir o tempo ao computador e fazer mais exercícios é um modo de tratar o sedentarismo.

Ainda sobre a definição de sedentarismo, ele pode ser conceituado também como uma dada quantidade de atividades não elevam o gasto calórico acima do nível de repouso.

Em outras palavras, é quando você realiza uma movimentação do corpo apenas o minimamente necessário para algumas atividades funcionais, básicas ou simples.

Sintomas do sedentarismo

É sempre bom procurar por dicas para evitar o sedentarismo, visto que ele traz uma série de consequências ruins e negativas.  Infelizmente o sedentarismo é muito comum.

Além disso, boa parte dessas pessoas, ainda que se aperceba disso, permanece nessa mesma condição ou demora muito tempo para modificar a situação.

Quanto mais tempo você permanecer nessa situação e não procurar um tratamento para o sedentarismo, mais prejuízos terá em sua saúde e mais complicado será o processo de recuperação.

O sedentarismo pode causar uma série de problemas aos organismo. Entre eles, podemos citar:

1. Preguiça intensa e constante

Quando não se é tão ativo fisicamente, tem-se muito pouca ou praticamente nenhuma vontade de sair, de se fazer qualquer coisa.

A pessoa evita qualquer atividade que envolva uma movimentação ligeiramente maior do que aquela que está habituada. A pessoa quase sempre vai optar por atividades que envolvam o mínimo de movimentos.

2. Atrofia muscular

Os músculos foram feitos para a ação. Eles precisam tem uma boa dose de “agitação”, de exercícios. Se você não se movimenta além do mínimo, os músculos, sub utilizados, começam a atrofiar. Isso acontece porque o corpo entende que eles não são tão necessários e por isso perdem massa.

Ei! Deixa a gente te dar mais algumas sacadas para que você viva em alta performance

1 – Descubra como elevar o seu desenvolvimento pessoal

2 – Os benefícios do yoga para o corpo, mente e espírito

3 – Descubra agora a melhor prática de meditação para iniciantes

3. Colesterol

A prática de atividades físicas ajuda a eliminar gordura do organismo e evitar o acúmulo das mesmas pelo corpo.

Quer evitar o sedentarismo?Saia um pouco do sofá e faça alguma atividade física que te dê prazer.

O indivíduo sedentário pode desenvolver índices altos de colesterol, o que é perigoso para a circulação.

4. Problemas cardíacos

A falta de exercícios físicos causa não estimula o coração, que também é um músculo, tem sua capacidade de bombear o sangue diminuída, o que pode acarretar em graves consequências, como um infarte, por exemplo.

5. Problemas circulatórios

O corpo, quando se movimenta, demanda uma maior circulação sanguínea e isso ajuda com que ela flua melhor. Agora quando se é sedentário, a circulação diminui bastante, podendo provocar problemas circulatórios.

Como evitar o sedentarismo?

Para evitar o sedentarismo é necessário, obviamente, um tratamento para o sedentarismo.  O sedentarismo por si só não é uma doença, mas acaba sendo um grande motivador para uma série de mazelas para as pessoas.

É claro que conforto, descanso e relaxamento podem e devem fazer parte de nossas vidas. Porém isso não deve ser a única coisa que façamos.É imprescindível colocar mais movimento e ação em nossas vidas, para poder ter uma vida mais saudável.

Você não precisa passar horas a fio em uma academia ou centro esportivo. Basta algum tempo de exercícios diariamente, ou ao menos 3 vezes na semana e assim você estará evitando uma série de males em sua vida.

Iremos citar algumas formas de dar um “chega pra lá” no sedentarismo e cuidar mais de você.

1. Mexa-se

Dica óbvia, porém necessária. Não estamos falando aqui somente de atividades físicas, mas de por mais movimento nas atividades práticas do cotidiano.

Prefira subir pelas escadas, ao invés do elevador; não fique horas demais sentado e sim mexa-se um pouco de tempos em tempos, enfim, coloque um pouco mais de esforço físico em suas ações.

2. Dê um trato de limpeza no seu lar

Que tal arrumar seu guarda-roupa? Organizar a estante de livros? Tirar o pó daquela prateleira? Realizar os afazeres domésticos é um bom exemplo de exercício funcional para detonar o sedentarismo.

Deitar é necessário para o descanso, mas para evitar o sedentarismo, isso deve ser dosado.

3. Ande mais

Quando se tem meios de transporte fácil a disposição, ficamos mal acostumados e tudo queremos usar o carro/moto/táxi. Se o local é relativamente perto, por que não ir a pé? Além de ser mais saudável, ajuda a espairecer.

4. Pratique atividades físicas regularmente

Essa é a principal dica que podemos dar a você. Procure atividade física que que apraze mais, como uma dança, luta, natação, caminhada, futebol,  por exemplo. Efetue essa atividade regularmente, todos os dias se possível, ou ao menos de 3 a 4 vezes na semana. É o suficiente para espantar o sedentarismo e trazer mais saúde.

Evitar o sedentarismo para trazer mais saúde

Quer ter mais saúde, disposição e energia para fazer o que quer que seja em sua vida? Pratique atividades físicas para evitar o sedentarismo. Seu corpo e sua mente agradecem.

Se quer ter menos cansaço, é preciso evitar o sedentarismo.

Sendo assim, nada mais justo e correto que saber como tratar o sedentarismo e ter uma vida mais plena e saudável em todos os aspectos, prevenindo e remediando uma série de coisas.