Em tempos de crise econômica, com a inflação e os preços subindo, assim como o desemprego, muitos começaram a procurar alternativas de trabalho fora do convencional e fontes de renda extra.

É, nessa procura, que muitos passam a se interessar pelo mercado digital, o negócio do futuro. No entanto, várias pessoas desistem da ideia ao se deparar com uma pergunta que, para elas, não há resposta e nem solução: como começar do zero no mercado digital?

A chave do sucesso para o seu negócio online é compreender como começar do zero no mercado digital

Como sabemos, o mercado online está, atualmente, super em alta e, por consequência, com excesso de oferta. Isso pode até ser verdade, mas você precisa ter em mente de que muitos não atingem sucesso justamente por não saber como começar do zero no mercado digital. E é aqui que a gente entra!

Se você quer saber mais para não entrar em furadas, então não deixe de ler esse texto que ele lhe será super esclarecedor. Vem descobrir com a gente que o mercado digital vai muito além de vendas de produtos online!

O que é mercado digital?

Não vamos colocar os burros na frente dos bois, certo?! Primeiro, você precisa entender o conceito desse assunto para, depois, ir a fundo em saber como funciona o mercado digital. Afinal, de que adianta conhecer o funcionamento de algo se não sabe nem o que esse algo significa, não é mesmo?!

Há um bom tempo, o mercado tradicional vem apresentando marcas de saturação e dificuldades para acompanhar as necessidades de consumidores cada vez mais atualizados e modernos. Isso porque o mundo está cada mais globalizado e online – quantas vezes você optou pelo conforto da sua casa ao adquirir algo a ter que ir a um shopping, por exemplo? Várias, né?!

A cada dia que passa, você está menos propenso a sair de casa para efetuar suas compras. Por isso, é tão importante saber como funciona o mercado digital

Tendo em mente a mudança comportamental dos consumidores, fica claro perceber que está cada vez mais propício a atuar de maneira online. Com isso, termos como negócio online e mercado digital começam a ganhar cada vez mais força. Mas, afinal, o que é isso?

Mercado digital nada mais é do que a possibilidade de trabalhar de maneira online, seja por meio de vendas de mercadorias ou de prestação de serviços. Desse conceito central, ramificam-se outros termos, tais como digital influencers, youtubers, infoprodutor, afiliados, lojas online, e-books e entre tantos outros… O mundo no mercado digital é gigantesco!

Se você quer saber como começar no mercado digital, é importante saber primeiro quais são as suas possibilidades de negócio

Gostou do tema? Se sim, fique de olho que o nosso próximo tópico é sobre a pergunta que não quer calar: “Começar do zero no mercado digital?”. Mas, antes de seguirmos com o texto, vamos te passar alguns posts relacionados ao tema para que você fique por dentro de tudo! Tem muito know-how no nosso blog pra você!

Como começar do zero no mercado digital?

Antes de falarmos como começar do zero no mercado digital, você precisa saber o que é infoproduto. Isso porque é por meio dele que você conquistará de maneira mais rápida os resultados no seu negócio online.

O infoproduto é um produto de informação, feito pelo produtor para vender para o cliente por meio da plataforma online. Você, com certeza, já adquiriu um e-book (livro digital), já acompanhou os famosos digital influencers, que são aquelas pessoas formadoras virtuais de opinião, já fez treinamentos e aulas online ou já participou de algum evento pela internet, certo? Pois bem, tudo isso é infoproduto!

mercado de infoprodutos
Num mundo cada vez mais digital, o mercado de infoprodutos cresce e se torna uma opção viável de negócio

No mercado de infoprodutos, há duas figuras principais na relação: o produtor,  que é quem oferece sua expertise e cria os produtos, e o comprador. Além deles, têm, também os afiliados, e é aqui onde nós queremos chegar, pois é o caminho mais rápido para você  começar no mercado digital.

O afiliado é aquela pessoa cuja função é  buscar o cliente ideal para o produtor no mercado, fazendo a devida indicação do produto e, assim, estimulando a sua venda. Como recompensa do seu serviço, ele receberá uma comissão sobre cada venda que fizer, sendo ela é definida pelo produtor.

Se o negócio for todo realizado por meio de uma plataforma de pagamento, por exemplo, é ela quem irá realizar a devida distribuição do dinheiro entre o produtor e o afiliado. Bacana, não?

“Mas por que devo me tornar um afiliado?” Bom, trabalhando com isso, você não se precisará se preocupar com os problemas de produção, de logística, de custos… E sabe o por quê? Porque sua função é única e exclusivamente gerar tráfego, audiência para o produtor. Percebe a importância da função? Ninguém – repito, ninguém – tem resultado na internet sem tráfego de potenciais clientes. Abaixo, o Fagner Borges fala mais sobre o assunto.

Como eu me torno um afiliado?

Agora que já sabe qual é o caminho mais curto para começar do zero no mercado digital, então você deve se estar peguntando: “Como eu me torno um afiliado?”. Pois bem, existe três tipos para você escolher em se tornar um, que são:

1-Afiliado investidor

É quem compra mídia para poder promover produtos, sem precisar aparecer. O afiliado investidor vende em maior quantidade no sentido de que, quanto mais ele coloca de dinheiro em diferentes produtos, mais rápido ele vende e mais tem retorno.

2 –Afiliado autoridade

Diferente do afiliado investidor, o afiliado autoridade precisa escolher um nicho em que irá atuar. Isso porque ele se tornará autoridade naquele segmento, tornando-se uma referência e, assim, ganhando seu dinheiro ao recomendar o produto.

3 – Afiliado renda extra

Enquanto as duas figuras acima trabalham de maneira profissional, o afiliado renda extra seria como se fosse um freelancer no mercado. Ele indica os produtos para seus parentes, amigos e conhecidos.

O afiliado renda extra indica os produtos para seus parentes, amigos e conhecidos.

Escolhendo qual o seu tipo de afiliado para trabalhar, você tem duas opções pra começar: ou você aprende sozinho, com a prática do dia a dia,  ou passa a seguir os passos de alguém que já teve os resultados que tanto procura no mercado digital.

O Fagner Borges, nosso expert do tema, promove, pelo menos anualmente, a Jornada da Liberdade, um evento virtual e totalmente gratuito para você aprender mais sobre o tema. Que tal participar, hein?! A sua vida pede por essa mudança!