Hoje em dia é muito fácil perder totalmente o foco e temos dificuldade em eliminar a distração no trabalho. Somos bombardeados a cada segundo com novas informações, sempre urgentes e que precisam de nossa atenção imediata.

Após ler este artigo, ‘produtividade’ será seu nome do meio e você será capaz de eliminar a distração no trabalho. Sua preocupação agora vai ser apenas em como gastar todas as suas horas extras acumuladas!

Aproveite melhor seu tempo e a diminua a distração no trabalho com nossas dicas!

Então, fique aqui com a gente e se segure, porque você se surpreenderá com algumas sacadas que vamos dar.

5 dicas para eliminar a distração no trabalho

Ser produtivo no trabalho é praticamente uma missão impossível e as horas extras se acumulam sem parar. Uma das coisas que diminui nossa produtividade natural no trabalho são as distrações e, a partir de agora, vamos dar 5 dicas para você eliminar a distração no trabalho.

1) Desligue-se do mundo ao redor

Uma das formas mais comuns de eliminar a distração no trabalho é simplesmente desligar a sua mente de tudo aquilo que está acontecendo ao seu redor.

Pesquisas mostram que trabalhar ouvindo música melhora o rendimento profissional, pois aqueles que o fazem durante a execução de suas tarefas acabam por terminá-las mais rapidamente e são mais criativos, já que a música atua como estimulante e melhora o mau humor.

Ouvir música é uma boa opção para quem quer eliminar a distração no trabalho.

Você precisará testar. Nem todo mundo consegue se desligar do mundo exterior e focar no trabalho ouvindo música. Existem casos de pessoas que se distraem com aquilo que estão ouvindo e isso não é bom para quem busca eliminar a distração no trabalho.

Todavia, é importante fazer o teste. Da mesma forma, é necessário testar qual é o tipo de música ideal para ser ouvido. Grande parte dos sites ou aplicativos voltados exclusivamente para música, como o Spotify, já tem playlists focadas em produtividade ou trabalho, é só procurar!

Se música realmente não funcionar para você, talvez seja uma boa ideia investir em isoladores de ruído, que costumam ser baratos e eficientes para eliminar a distração no trabalho.

2) Utilize a técnica Pomodoro

A técnica pomodoro é muito utilizada para o gerenciamento eficiente de tempo e pode ser muito útil para ajudar a eliminar a distração no trabalho.

Ela consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos ininterruptos de 25 minutos, separados por curtos intervalos. A técnica tem esse nome devido ao cronômetro que se utiliza muito na cozinha, que costuma ter o formato de um tomate (pomodoro, em italiano).

Seu intervalo entre cada rodada de pomodoro não deve ser maior do que 5 minutos. A cada quatro rodadas, você pode fazer uma pausa maior. O recomendado pelos adeptos da técnica são 30 minutos.

Usar a técnica pomodoro pode salvar sua produtividade e ser muito útil para eliminar a distração no trabalho.

A ideia da técnica é que você fique exclusivamente focado na tarefa por 25 minutos ininterruptos, o que serve para eliminar a distração no trabalho. Durante esse período você não pode mexer no celular, checar seu e-mail ou procurar algo no Google “rapidinho”.

Seu foco tem que ser única e exclusivamente para a execução da tarefa e você pode fazer todas essas outras coisas no intervalo de 5 minutos entre uma rodada e outra.

É importante fazer a pausa mesmo que não tenha terminado a tarefa que estava fazendo nos 25 minutos, para que sua mente continue proativa e você continue capaz de eliminar as distrações no trabalho. Já falamos da técnica pomodoro aqui no site, quando citamos Aplicativos de Produtividade para ajudar sua vida.

Ops! Antes de seguir ao próximo tópico, e já que sabemos que produtividade tem a ver com desenvolvimento pessoal, dê uma olhada nestes artigos que fizemos:

1 – Descubra como elevar o seu desenvolvimento pessoal

2 – 10 dicas para destravar seu crescimento pessoal

3 – Descubra quais são os benefícios da PNL na sua vida

3) Instale a extensão “Stay Focusd” do Google Chrome

StayFocusd é uma extensão para o Google Chrome que promete aumentar sua produtividade ao limitar o tempo que você pode passar em sites que geram desperdício de tempo. Parece uma ótima ideia para eliminar as distrações no trabalho, não é mesmo?

Quando sentamos ao computador, nossa intenção inicial é realmente trabalhar e sermos produtivos. Porém, acabamos distraídos e, muitas vezes, terminamos nosso dia assistindo a vídeos de gatinhos no Youtube.

Isso é particularmente ainda mais grave para as pessoas que são freelancers, empreendedoras ou trabalham em regime home office. Sem a burocracia do escritório e o julgamento do chefe e colegas de trabalho, distrair-se e fugir do foco é muito fácil.

A extensão promete ajudar a focar e a eliminar as distrações no trabalho e faz isso ao limitar a quantidade de tempo que poderá ser gasto em sites considerados geradores de desperdício de tempo. A partir do momento que você usar o tempo todo disponível, o site será bloqueado e ficará indisponível pelo resto do dia! É uma maneira de eliminar as distrações no trabalho na marra, mesmo.

A melhor parte da extensão é que ela é altamente personalizável. Você pode escolher quais sites quer bloquear, se quer bloqueá-los com ou um todo ou só partes deles ou um tema específico em todos os sites, etc.

Parece incrível para eliminar as distrações no trabalho! Por nós, podemos dizer: realmente é!

4) Seja sério com suas obrigações e com as recompensas

Não adianta nada investir seu tempo pesquisando formas de como eliminar as distrações no trabalho e, na hora de colocar em prática, não levar tudo o que aprendeu a sério! É preciso estar comprometido com suas obrigações para que seja mais fácil focá-las.

Trabalhar com um sistema de recompensas é uma ótima forma de eliminar as distrações no trabalho.

Seguindo a técnica do pomodoro, por exemplo, você sabe que em alguns minutos terá uma pausa e poderá se recompensar com algo que gostaria de fazer. Por exemplo, visitar rapidinho um site que você adora ou responder às mensagens dos seus amigos no celular.

Quando nosso cérebro funciona em um sistema de tarefas e recompensas, costumamos ser mais proativos e engajados, pois sabemos que no final das tarefas seremos recompensados com algo que nos deixa feliz.

5) Evite conversas desnecessárias

Nos ambientes de trabalho formal, uma das maiores ameaças a nossa produtividade e capacidade de eliminar as distrações são, realmente, os nossos colegas. Todos eles sempre têm uma coisa urgente para falar – seja uma pendência urgente para empresa ou uma fofoca que aconteceu no final de semana.

Muitas vezes é difícil falar ‘não’ – especialmente quando o colega em questão é mais sênior ou até mesmo seu superior. Todavia, devemos aprender a evitar conversas desnecessárias ou nunca seremos capazes de eliminar as distrações no trabalho.

Seja sério, mas não rude! Conversas com os colegas de trabalho devem ficar em segundo plano para eliminar distrações no trabalho.

O ponto crucial é, na verdade, aprender a não ser rude no seu discurso, mas sim dizer apropriadamente ao colega em questão que aquele não é um bom momento para conversarem e que assim que você terminar aquela tarefa, entrará em contato.

É bem provável que a situação de seu colega possa aguardar e que, com o passar dos dias, os demais entendam que você é um profissional comprometido com suas obrigações e que eles, às vezes, precisam aguardar um pouco para conversar com você.

De repente, assim, você disseminará uma cultura de produtividade no trabalho e ajudará a empresa a eliminar as distrações nesse ambiente.

Considerações finais

Desejo que você tenha gostado deste conteúdo e que ele tenha sido útil para eliminar as distrações no trabalho. Precisamos ser mais objetivos, focados e usar a tecnologia ao nosso favor para esse mal.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários! Ajudaremos no que for preciso e adoraremos saber o que achou do artigo. Agora, deixe-nos compartilhar com este vídeo feito pelo criador do Movimento Freesider, Fagner Borges.