Está cansado do trânsito engarrafado, de perder horas no trajeto para o trabalho, de acordar todos os dias no mesmo horário, das inúmeras interrupções dos colegas e do chefe pedindo ajuda e atrapalhando a conclusão de suas tarefas? Se respondeu sim a todas essas perguntas, muito provavelmente o home office será a solução de seus problemas.

Já sabemos que manter uma jornada de trabalho, com uma carga horária excessiva nada tem a ver com produtividade. Muito pelo contrário! Os profissionais que precisam manter esse tipo de jornada costumam em algum momento, experimentar alguma situação de estresse.

Uma pesquisa realizada ainda este ano, pela Associação Internacional do Controle do Estresse mostrou que o Brasil é o segundo país do mundo com o maior nível de estresse. Sendo que de cada dez pessoas, pelo menos três estavam estressadas em razão trabalho.

Se esse é o seu caso, está na hora de saber como trabalhar de casa pode ser uma alternativa viável para você e também para o seu chefe. Pois realizar um trabalho de forma remota e com horários mais flexíveis certamente, o farão produzir mais resultados e que chefe não ficaria feliz com isso, não é mesmo?

Um dos principais atrativos do home office  é a união da qualidade de vida com a produtividade, pois além de se livrar de um possível esgotamento físico e mental provocado pelas atribulações de uma rotina de trabalho cansativa, o profissional que trabalha de casa consegue definir seu próprio horário, e assim deixar as atividades mais complexas para o momento que se sinta mais produtivo.

Uma pessoa que consegue fazer uma administração de tempo inteligente, que se mantém focado em suas atividades conseguirá produzir com qualidade independente de está trabalhando do seu escritório, ou de casa, porque o trabalho de fato é algo que você faz, executa no dia a dia e não um lugar para onde você vai.

Além disso, trabalhar em home office aumenta motivação, e um profissional motivado contribui em muito para o sucesso da empresa que o emprega. Você quer convencer seu chefe a flexibilizar sua jornada de trabalho? Então vamos dar uma olhada no conteúdo mais abaixo… 

Só que antes, precisamos te falar que algumas dessas ideias vieram do famoso escritor Tim Ferriss, especificamente do livro Trabalhe 4 Horas por Semana. E se você quiser mais sobre o conteúdo deste material, veja os comentários do Fagner Borges, fundador do movimento freesider, sobre este livro incrível:

Confira abaixo nossas dicas sobre como trabalhar de casa parcial ou integralmente com o aval do seu chefe

1 – Peça!

Conhece aquele ditado, que diz do “não” já temos certeza, é hora de correr atrás do “sim”. Pois então, vamos atrás da resposta que nos faz feliz. Chame seu chefe para uma conversa, deixe ele sabe do seu desejo de trabalhar de casa, mostre a ele o seu ponto de vista, e conte ao seu chefe porque fazer home office seria uma opção boa para os dois lados.

Para ajudar a persuadi-lo, explique para ele como trabalhar de casa pode ser vantajoso para empresa a partir de alguns tópicos, como:

– Maior economia com empregados e encargos sociais.
– Oferecimento de produtos e serviços melhores com custos menores.
– Otimização de atividades.
– Atendimento ao cliente 24 horas por dia.
-Vantagens fiscais.
-Aumento da produtividade e a criatividade dos funcionários.
– Funcionários vivem outras situações e trazem novidades para a empresa.
– Redução no número de atestado médicos recebidos pela empresa.
– Trabalha com estrutura física reduzida.

É importante também se antecipar as preocupações do seu chefe. Alguns deles receiam que seus funcionários em home office produzam menos por não ter uma “fiscalização” constante de seu trabalho. Por esse motivo é fundamental que seu chefe entenda perfeitamente a frequência e por quais meios você irá entrar em contato com eles e seus respectivos colegas de equipe.

Uma ferramenta bastante utilizada pelas pessoas que trabalham de casa é o Skype, mas vocês podem combinar outra forma de contato, e até mesmo estabelecer um horário para falar sobre o andamento de suas tarefas.

Depois de focar muito nas vantagens do home office para o seu chefe. Fale sobre horários mais flexíveis de trabalho. Em alguns casos é válido argumentar que você costuma ser mais produtivo em um determinado período do dia, por exemplo.

2 – Impressione-o. Apresente os dados

Segundo a empresa de tecnologia Citrix, até 2020 quase 90% das organizações deverão oferecer a seus funcionários alguma modalidade de home office. Em países como os Estados Unidos e Índia trabalhar de casa já faz parte da realidade de muitos colaboradores e das corporações que os empregam.

O Brasil também acordou para o benefício do home office. A instituição financeira do Banco do Brasil, por exemplo, há algum tempo selecionou alguns profissionais da área da tecnologia para trabalhar de casa parcialmente, já que uma vez na semana é esperado que eles compareçam para as reuniões de equipe. O motivo? Isto poupa dinheiro! Cada funcionário no sistema home Office aumentou em 15% a produtividade e cada um gerou ainda, isoladamente, uma economia de 17% para instituição.

Faça uma pesquisa bem detalhada, com maior número de dados possíveis e mostre a seu chefe porque existe uma parcela considerável de pessoas em todo mundo trabalhando em home office.

Atenta para o fato de que os índices apesar de conservadores, crescem vigorosamente e em todo o mundo e que  empresa só tem a ganhar aderindo essa prática.

3 – Prove! Proponha um teste

Se os números não foram o suficiente para convencer seu chefe, mostre na prática, como trabalhar de casa pode ser um excelente acordo para ele.

como trabalhar de casa ou de qualquer lugar 1
Uma vez ou outra, saia do escritório e mostre que você consegue fazer o seu trabalho com qualidade de qualquer lugar.

Quando estiver realizando alguma tarefa difícil, que precise de certa atenção e tranquilidade para concluí-la – Saia do escritório. Procure um lugar em que se sinta mais calmo e produtivo como um Café, e foque apenas em terminar o seu trabalho.

Você pode também pedir para finalizar sua tarefa em casa. Nas duas situações, volte com um ótimo resultado, mostrando que você pode produzir com muito mais qualidade, e inclusive entregar em prazos recordes se trabalhar de casa, ficando assim livre do tempo perdido no trânsito, dos telefones tocando e interrupções que ocorrem na empresa.

4 – Aponte as economias e para a sustentabilidade

Calcule aproximadamente quanto você gastaria trabalhando fora de casa, esteja disposto a um possível reajuste no salário em prol de uma maior qualidade de vida.

Diga ao seu chefe que a empresa só tem a lucrar com o home Office, uma vez que ao trabalhar de casa, você logicamente não estará usando o espaço físico da empresa. O que representa para a organização, maior economia de gastos com energia elétrica, água, café, telefone, materiais de escritório e entre outros.

Essa redução de gastos para a empresa tende a crescer. De acordo com o Sebrae, é  possível uma organização economizar até 70% com um funcionário em home office.

Parece exagero, mas até o planeta sai ganhando – Quanto menos deslocamentos de carro ou outro meio de transporte de casa para empresa, mais sustentabilidade para o meio ambiente. Além disso, com o tempo trabalhando de casa, muita gente acaba desistindo de vez de manter um carro que será utilizado somente para passeios.

5 – Flexibilize acordos

Se o seu chefe não está ainda muito seguro em como trabalhar de casa pode ser altamente vantajoso para a empresa dele. Proponha a princípio, uma jornada parcialmente presencial.

Entrar no home office aos poucos é uma boa alternativa até para você, que poderá se adaptar ao modelo de trabalho a distância gradativamente.

Alguns chefes topam que o funcionário trabalhe até três vezes na semana em home office ou ainda que passe a manhã trabalhando em casa e vá para o escritório somente a tarde ou vice-versa.

Mesmo não trabalhando de casa de maneira integral. Comprometa-se a passar o feedback. Desde o começo é interessante que fique claro para o seu chefe que, caso ele perceba uma redução no seu rendimento – você poderá retomar tranquilamente a forma que trabalhava antes. Essa atitude deixará seu chefe mais tranquilo.

Aproveite a oportunidade para mostrar ao seu chefe que você está disposto a encarar novos desafios e impressioná-lo mesmo que a distância. Seja autodisciplinado.

E pra dar um bom incremento a essas dicas, separamos um vídeo incrível do Fagner Borges, fundador do movimento freesider, onde ele dá mais algumas dicas de como trabalhar de casa e convencer o seu patrão. Clique e dá uma olhada:

Dicas extras para começar trabalhar em home office:

– Não ouse demais no ambiente de trabalho: Quando for montar o seu espaço de trabalho em casa, esqueça os designs de moda e as dicas do pinterest, que podem ser bonitas, mas nada funcionais. Uma cadeira pode ser super arrojada, mas causar problemas de colunas. Priorize o conforto!

Além disso, uma decoração muito descolada possui muitos estímulos visuais, e faz com que o ambiente em si, seja também uma fonte de distração, e diminuir sua produtividade no home office.

como trabalhar de casa e ter um home office 2
Foque em criar um ambiente simples, mas o mais confortável possível.

– Siga regras ergonômicas: No trabalho, a ergonomia estuda o bem-estar frente a males causados pelo trabalho, como dores nos pés, na coluna e problemas visuais.

Para evitar esse tipo de problema ao trabalhar de casa, leve em conta os seguintes pontos – Ajuste a cadeira numa altura que permita que seus pés sempre estejam apoiados firmemente no chão ou em um descanso para pés, posicione seu antebraço em posição paralela ao chão na hora de digitar e coloque o monitor de maneira que seus olhos consigam ver toda a tela sem movimentos bruscos da cabeça.

– Abra espaço para a luz natural: Procure montar seu home office próximo a uma janela, além de ser mais agradável, pode te ajudar a manter acordado. Quanto à luz artificial opte por luminárias de mesa.  

– Guarde papéis de forma inteligente: Não é porque você estar a trabalhar de casa, que a organização pode ficar em segundo plano. Ter um local reservado para armazenar documentos importantes é fundamental para não perder tempo, quando precisar recorrer a um papel específico.

– Tenha um espaço para relaxar: Trabalhar muito tempo sem fazer uma pausa é prejudicial à saúde e a sua produtividade. Portanto na hora descansar prepare um local confortável, uma poltrona, uma luz fraca é o suficiente para relaxar e readquirir a concentração do começo do home office.

– Tire do alcance de seus olhos tudo que te incomodada no escritório: trabalhar de casa tem que ser mais legal do que trabalhar fora. Impressoras, excesso de post-its, o som do telefone, qualquer outro item que te deixa entediado pode ser camuflado, recolocado em outro cantinho da sua casa.

-Deixe tudo que precisar ao alcance de suas mãos: Deixe as distrações para hora do descanso e mantenha o que importa para o seu home office próximo de você. Pois se toda hora que você precisar de alguma coisa como uma tesoura, um papel, um grampeador, até mesmo uma bebida tiver que andar pela casa, pode cair na tentação de alguma distração e perder alguns minutos, horas que seriam destinadas para sua tarefa.

Conte com a compreensão da sua família: Se divide a casa com outras pessoas, é essencial que elas saibam separar o seu horário de trabalho mesmo que em casa, do seu horário livre.

Tenha uma conversa franca com seus familiares, deixando-os cientes do seu horário de trabalho, para que você não interrompido por ninguém.

Home office também é rotina: Trabalhar de casa é maravilhoso, mas é necessário muita disciplina para se manter focado em suas atividades e tirar proveito máximo da flexibilidade de horário.

Por mais que você possa escolher a hora que deseja trabalhar, seu rendimento costuma ser melhor quando se tem horários regulares para trabalhar. Portanto invista no período do dia, em que és mais produtivo e o torne uma rotina.

Além do Home office…

Você tentou argumentar com seu chefe, mas não teve sucesso? Não se preocupe, existe uma alternativa ao home Office – O famoso mercado de afiliados, que é atualmente um dos meios mais prósperos, buscados por quem quer trabalhar de casa, e iniciar um negócio digital lucrativo, sem precisar largar o emprego, inclusive.

Como ganhar dinheiro em casa com o mercado de afiliados? O mercado de afiliados funciona do seguinte modo, em uma plataforma, como a hotmart, por exemplo, vários produtores disponibilizam seus produtos digitais para que pessoas se afiliem a eles, se tornando assim, uma espécie de representante de vendas.   

como trabalhar de casa através do mercado de afiliados 3
O mercado de afiliados pode te trazer liberdade de tempo, mobilidade e dinheiro.

E é aí que você passará a faturar do conforto de seu lar, pois cada indicação de venda que fizer, uma comissão cairá na sua conta. Simples, né? E o que é melhor com pouquíssimo ou nenhum custo financeiro e sem gastar muito do seu tempo.

Vale destacar que dentro desse mercado também há espaço para que você assuma o papel de produtor. Para tanto, basta criar um infoproduto que tenha credibilidade e que seja capaz de engajar um determinado nicho.

Portanto, nada de ficar remoendo se o seu chefe, não autorizar o
home office. Pois começar um negócio digital através do mercado de afiliados pode acabar sendo uma oportunidade melhor e mais rentável para você.

Quer saber como trabalhar de casa, no horário que desejar e ganhar um bom dinheiro? Participe da nossa jornada liberdade e dê um passo certeiro, rumo a sua independência financeira:

!!Dica EXTRA: Já te contei sobre o Caio Ferreira?

Ele conseguiu criar um método de você ter um e-commerce mesmo sem ter estoque em 2009. Hoje, além de vender centenas de milhares de reais na sua loja virtual, ele ainda ensina como outras pessoas podem fazer isso.

O Caio está com uma aula online gratuita que ensina "Como Criar Sua Loja Online do ZERO Sem Precisar Ter Estoque de Mercadorias". Espero que ele não tire do ar antes de você assistir.