Os 7 desafios de como trabalhar em home office
Vote neste post

Os desafios de como trabalhar em home office vão ao encontro dos benefícios de trabalhar em casa. Ser dono do próprio tempo e trabalhar naqueles horários que é mais produtivo seria o ideal para as pessoas. Talvez precisasse existir algum treinamento ou, ao menos, conscientização sobre disciplina, visto que estar em casa gera um conforto que não se encontra na empresa.

A verdade é que existem desafios e benefícios quando se decide trabalhar em home office, e hoje o artigo fala sobre isso. A ideia é que cada pessoa coloque os desafios de como trabalhar em home office e os benefícios na balança para definir o que se quer para a vida. É sempre válido lembrar que ser dono do próprio tempo requer responsabilidade.

Como trabalhar de casa é visto de maneiras diferentes por cada pessoa, essa é uma escolha bastante pessoal. Embora a maioria das pessoas desejem isso para a própria vida. Por aqui é possível encontrar centenas de dicas de como trabalhar em casa e desenvolver esse método da melhor forma, mas o foco desse artigo é mostrar os desafios e benefícios. Vamos lá?

Os desafios de como trabalhar em home office

Entender como trabalhar de casa é a porta de entrada para um mundo novo, totalmente diferente das regras que conhecemos hoje. Como tudo na vida, trabalhar em home office conta com desafios e benefícios, e cada pessoa tem o direito de tomar suas próprias decisões com relação aos passos que se quer dar na vida. Então vamos conhecer os dois lados.

Agora, antes de começar o conteúdo, você sabia que têm pessoas pelo mundo que trabalham 4 horas por semana? Parece algo para ricos, ou algo do tipo, certo? Mas saiba que é totalmente possível. E esse movimento teve início com o famoso Tim Ferris, autor do livro “Trabalhe 4 Horas Por Semana“.

Veja esse vídeo do fundador do movimento freesider, o Fagner Borges, onde ele fala bem mais sobre esse conteúdo incrível… (Aliás, nós que fazemos o movimento freesider, seguimos essa linha do Tim, adoramos trabalhar poucas horas por dia).

Te apresentamos esse vídeo para que você entenda que é totalmente possível trabalhar em casa, e ainda por cima, trabalhar poucas horas por dia. Então, veja agora o conteúdo mais abaixo, supere os desafios de como trabalhar em home office e conquiste sua qualidade de vida.

Desafios de como trabalhar em home office – #1 Disciplina

Um trabalho tradicional exige que os profissionais se mantenham dentro de horários pré-estabelecidos pelas empresas nas quais trabalham. Essa é a regra, então independentemente de estar com sono, de querer assistir aquele filminho que vai passar de tarde ou querer sair com o amigo para tomar uma cervejinha, no horário de trabalho a pessoa precisa estar presente.

Como trabalhar em casa não conta com um chefe puxando a orelha e nem um relógio para ser respeitado, a pessoa que opta por trabalhar em home office precisa ter em mente que é necessário ser muito disciplinado, e algumas vezes essa característica não é tão simples de ser conquistada. Força de vontade tem que ser a palavra de ordem.

O que é natural de entender, afinal, a pessoa está em casa de pijama, sem horários que precisam ser seguidos, sem patrão cobrando resultados, o sofá à disposição, etc. São muitos obstáculos para uma pessoa só, então como trabalhar de casa? É possível? Claro que sim. Se não fosse assim, não existiria um bom número de empreendedores trabalhando em casa.

Segundo Tawan Pimentel, sócio fundador da empresa HOM – Home Office Management, trabalhar em home office vem crescendo no Brasil:

“Neste último ano, notamos um grande crescimento no interesse das empresas em implantar um modelo. Para se ter uma ideia, nos últimos 12 meses realizamos mais visitas e projetos do que se juntarmos tudo que realizamos nos outros quatro anos de existência da empresa”.

Desafios de como trabalhar em home office – #2 Preconceito

É comum encontrar pessoas dizendo que uma pessoa que descobriu como trabalhar em casa, na realidade, é preguiçoso. E como trabalhar de casa diante disso? É cultural acreditar que o trabalho ideal é aquele que exige que o funcionário fique oito horas na empresa, faça suas horas extras (mesmo isso não sendo tão positivo) e tenha um salário no final do mês.

A geração nascida até os anos 1990 (principalmente), certamente ouviu e ainda ouve dos pais que o melhor mesmo é passar em um concurso e ter seu emprego como funcionário público garantido pelo resto da vida. Claro que os pais são sábios, no entanto o tempo muda, o mundo muda, e novos cargos e maneiras de se trabalhar vão surgindo.

É uma pena que pessoas estejam deixando de lado as diversas dicas que existem de como trabalhar em casa de maneira produtiva, por medo do que a família ou os amigos vão pensar. Se o preconceito fosse menor, certamente muita gente estaria desempenhando seu trabalho em casa, até porque esse mesmo preconceito também parte de alguns gestores.

O Chefe

Antes de qualquer coisa que possa ser dita, é importante lembrar que o governo vai autorizar trabalho em home office para ministério. E o que isso significa? Trabalhar em home office vem sendo cada vez mais adotado por todos que compreendem as grandes vantagens de como trabalhar de casa.

desafios de como trabalhar em home office 1

Convencer o patrão é fundamental, tendo em vista que é uma oportunidade que a empresa tem de gerar um maior faturamento, maior economia, e contar com uma equipe mais motivada. Justamente pelos dois primeiros desafios citados: O patrão tem medo que seus funcionários não sejam disciplinados e tem até mesmo preconceito.

Ainda segundo Tawan Pimentel: “Se um colaborador pode trabalhar em casa duas vezes por semana e leva duas horas para chegar no trabalho e mais duas horas se deslocando para voltar para a casa, no mês, quer dizer que ele ‘ganha’ 32 horas livres. Com esse tempo ele pode ficar mais tempo com a família, fazer exercícios ou até mesmo descansar. Isso faz uma grande diferença no dia a dia estressante e cansativo das pessoas”.

E como abordar a conversa com o chefe?

Desafios de como trabalhar em home office – #3 Pergunte!

Como trabalhar de casa com a permissão do patrão? Pergunte! Isso mesmo. Nenhum tipo de ideia deve ser formada antes de uma boa conversa. Muitas vezes uma simples pergunta pode dar abertura a toda uma nova maneira de trabalhar, então nada de sentir medo de ter uma conversa com o patrão. O melhor é chegar e perguntar.

como trabalhar em casa 2
O “não” você já tem, o que você precisa é correr atrás de um “sim”.

A melhor maneira de fazer isso é partir para a ação mesmo. Parar de ficar imaginando “o que será que meu chefe vai pensar?” ou “e se ele ficar com uma má impressão ao meu respeito?”. A verdade é que uma conversa respeitosa pode ser a solução que um funcionário tanto procura. O ideal é explicar os motivos, mostrar o ponto de vista e debater com educação.

Outra dica legal para essa conversa, é mostrar através dos números as vantagens de manter funcionários trabalhando parcialmente em casa. É importante que gestores entendam que permitir que o profissional vá trabalhar em home office pode trazer benefícios para todos. Otimizar tanto os resultados da empresa quando a própria qualidade de vida do funcionário.

Desafios de como trabalhar em home office – 4# Estatísticas

Outra maneira de expor a ideia para o gestor e explicar como trabalhar em casa pode ser positivo, é mostrando que ele não será o único. O trabalho remoto vem sendo adotado por muitas empresas por diversos motivos. E tudo, com um pouco de pesquisa no Google mesmo, deve ser embasado com pesquisa e números. Por exemplo, entre os benefícios, estão:

  • Maior produtividade – Segundo um estudo da SurePayroll, as reuniões de última hora e colegas de trabalho desagradáveis são muito estressantes. Para 86% dos entrevistados, trabalhar sozinho é sinônimo de produtividade. E ⅔ dos gestores disseram que essa modalidade aumentou a produtividade.
  • Eficiência – Um relatório da ConnectSolutions mostrou que 30% dos entrevistados disseram que o trabalho remoto permitiu melhores resultados em menos tempo. E 24% disseram que a produtividade em casa, durante o mesmo tempo que se está na empresa, foi maior.
  • Redução nos gastos com escritório – Uma reportagem da Revista Forbes mostrou que a Aetna – que conta com 14,5 mil dos 35 mil funcionários não têm uma mesa fixa – economizou U$78 milhões, enquanto a American Express obteve uma economia – no período de um ano – de U$10 a U$15 milhões.
  • SOS meio ambiente – Um relatório da Dell mostrou que pessoas que trabalham em casa reduziram suas viagens em cerca de 200 milhões de quilômetros anualmente, deixando de emitir 35 mil toneladas de gases – que colaboram com o efeito estufa – saindo de circulação 7400 carros.
  • Fenômeno global – A pesquisa global da IGP apontou que 60% das pessoas que trabalham de forma remota – parcialmente – deixaram seu emprego atual e trocaram por um emprego remoto que permite que o trabalho seja desenvolvido dessa forma em tempo integral.

Olha esse vídeo do Fagner Borges, criador do movimento Freesider, que fala justamente sobre isso tudo e ainda traz outras estatísticas muito importantes para que você mostre para seu patrão na hora de argumentar, aumentando as chances da adoção do trabalho remoto.

Desafios de como trabalhar em home office – 5# Prove que dá certo

Toda vez que decidimos fazer algum tipo de mudança na vida, ou adquirir algum novo produto ao qual não temos muito conhecimento, o natural é buscar informações a respeito e, de preferência, a opinião de outras pessoas sobre determinado produto, provando que ele realmente funciona ou que se pode confiar na marca.

Durante toda a vida é assim. Tudo aquilo que dizemos, precisa de embasamento e provas, porque infelizmente existem pessoas que não entendem a responsabilidade de passar informações adiante. Dessa maneira, nada mais comum do que provar tudo aquilo que dizemos. Com consistência e não apenas com palavras.

Se seu patrão, ainda que mostrando as tantas estatísticas aqui citadas no artigo e no vídeo do Fagner, ainda estiver em dúvidas sobre o trabalho em casa, peça para fazer uma demonstração. Pegue um dia que precise de um pouco mais de tempo livre, leve para casa o trabalho que precisa ser desenvolvido e faça da melhor maneira possível, provando as estatísticas e a possibilidade.

Se seu patrão observar que os resultados não apenas não diminuíram, como tiveram um aumento, não existirá mais motivos para duvidar de que essa modalidade é muito positiva. Além disso, ainda terá provado para você mesmo que aprendeu como trabalhar em casa, sendo produtivo e capaz de trabalhar no auge da sua capacidade.

Desafios de como trabalhar em home office – 6# Economia

Além daquela reportagem citada da Revista Forbes que já mostrou alguns resultados conquistados com a permissão do trabalho remoto, ainda vale lembrar que a economia gerada abrange todos os envolvidos. E só esse motivo já seria o suficiente para pensar na possibilidade de trabalhar com funcionários em casa.

Para a empresa, a economia com luz, água, café, copos descartáveis, papel e até mesmo com o aluguel, pois o gestor que trabalhar com funcionários em casa, poderá alugar um espaço menor para estabelecer como sede da empresa. E todos os custos que envolvem o funcionário poderão ser expressivamente reduzidos para quem permitir trabalhar em home office.

Por parte dos profissionais, mais economia ainda. Gasolina, passagens, alimentação fora de casa, pagar babá para ficar com filhos, locomoção das crianças para a escola e vice e versa (visto que não sobra tempo para levá-los) e na tentativa errônea de aliviar um pouco a falta em casa, gasta-se muito com presentes para os filhos.

Trabalhar em casa reduzirá todos esses gastos, e ainda a família pode se manter unida.

Desafios de como trabalhar em home office – 7# Flexibilidade

Se vai pedir para o patrão ser mais flexível, obrigatoriamente deve estar mais flexível para ouvir as suas opiniões. As pessoas não pensam da mesma maneira, e certamente nesse tipo de modalidade não é diferente, pois como trabalhar de casa para alguns é o futuro, para outros é sinônimo de falta de vontade (lembra do preconceito?).

Então mostre todo o lado positivo de trabalhar em home office e esteja disposto a negociar. Quem sabe trabalhar dois dias na semana em casa ou apenas no período da tarde. Tudo vai depender do bom diálogo e da disposição de ambas as partes. O mais importante é ter um foco, uma meta.

Gostou da ideia? Vai conversar com seu chefe? Ótimo! E para gerar resultados ainda melhores, inscreva-se gratuitamente na aula online do Fagner “O Dia de 3 Horas” que vai te ensinar como conquistar os resultados de um dia inteiro de trabalho investindo apenas 3 horas por dia. Não perca mais tempo e conquiste seu trabalho remoto, sua liberdade móvel, de tempo e financeira.