Em mundo cada vez mais tecnológico, uma coisa é fato: há, a cada dia que passa, mais e mais distrações ao nosso redor.

Seja pelas redes sociais que insistem em ser mais interessantes do que as nossas obrigações, seja pelas notícias que mudam a cada minuto, sejam as excessivas demandas que surgem ao longo do dia. Enfim, manter e administrar a disciplina pessoal está cada vez mais difícil, se não raro.

Administrar a disciplina pessoal está cada vez mais difícil com o excesso de informações e demanda no mundo atual.

Se você quer uma solução para esse problema recorrente, fique calmo porque nós iremos te dar algumas dicas úteis para você superá-lo. Ao texto!

O que é a disciplina pessoal?

Não há segredos para entender o que é disciplina pessoal. Ela nada mais é do que  é a capacidade de se manter focado nas tarefas necessárias para concretização de uma meta sem se desviar e sem perder a motivação.  Ou seja, ela te permite realizar tudo aquilo que você se propôs a fazer, sem deixar com que nada te desanime.

Ter disciplina pessoa é planejar-se, organizar-se para não deixar que acontecimentos imprevistos atrapalhem o nosso andamento… é se esforçar e focar nossas ações para a conquista dos nossos objetivos.

Quantas vezes nos deparamos com pessoas que reclamam da sua vida, cheias do tão falado “mimimi”, colocando vários entraves para a realização de seus sonhos ? Diversas vezes, não é mesmo?!

E quantas vezes achamos que essa pessoa não fez o mínimo necessário para ser alguém que mereça aquilo que ela tanto deseja? Diversas vezes também, né?! Então, não seja essa pessoa! Tenha disciplina pessoal e mude a sua vida!

Disciplina pessoal é também enfrentar os desafios que a vida nos coloca e superá-los em vista dos nossos objetivos

E antes de ir à nossa lista de como administrar a disciplina pessoal, que é o tema do nosso texto, que tal falarmos sobre os porquês disso?! Sabendo a importância dessa atitude fará com que você se sinta mais motivado a mudar de comportamento. Então, vamos nessa?!

Por que administrar a disciplina pessoal?

Se tem uma sensação que é constante para quem não consegue administrar a disciplina pessoal, ela, com certeza, é a frustração. Frustração por não ter conseguido, por não ter sequer tentado, por ter deixado ser vencido.

Nós planejamos diversas coisas para a nossa vida, mas quase nunca as cumprimos. Quer um exemplo básico? Veja, então, sua lista de promessas de ano novo – quantas delas você realizou? Poucas, não é mesmo?

Como diriam alguns: “onde não há disciplina e organização não haverá o progresso e consequentemente o sucesso”. A frase pode até parecer dramática e pesada, mas não é exagero!

Tudo o que você conquista vem devido ao seu esforço dedicado para que aquilo acontecesse. Sorte são para poucos privilegiados – por isso, melhor não contar com ela, não é mesmo?! Dedique-se, discipline-se e veja seus sonhos acontecerem. Você é o único responsável pelo seu próprio sucesso!

Pra você entender ainda mais do porquê administrar a disciplina pessoal, vamos listar alguns post do nosso blog que irão te ajudar a esclarecer ainda mais sobre o assunto. Você terá um material valiosíssimo em mãos com esse texto, junto com as publicações abaixo. Aproveite!

Administrar a disciplina pessoal é a possibilidade que você tem em suas mãos de ser o dono de sua própria vida.

Bom, e agora que você já sabe da importância de ter disciplina pessoal na sua vida, vamos conversar mais sobre como tê-la?! É o que todos querem saber, não é verdade?! Então, vamos nessa!

Como ter disciplina pessoal?

Chegamos, enfim, ao ponto principal do nosso texto: como ter disciplina pessoal? A um primeiro momento, parece um bicho de sete cabeças, mas saiba que não é. Claro que você precisa ser disciplinado inclusive no cumprimento com os pontos da nossa lista para ter sucesso nessa empreitada. Com paciência e foco, você chega lá!

1. Organize-se
  • Compre uma agenda ou, melhor ainda, um planner. Organize seus horários, considerando as locomoções, compromissos, trabalho, horas de lazer e de exercício. Dê um tempo de 15 a 30 minutos entre eles – que é o tempo necessário para desfocar no que estava fazendo e passar a focar na nova atividade. Fazendo isso, você perceberá que há muitos momentos disponíveis no seu dia que você nem percebe tamanha a procrastinação.
2. Trabalho é trabalho e lazer é lazer
  • Lembre-se: trabalho é trabalho e lazer é lazer. É óbvio que ninguém consegue ficar 100% do tempo focado no que estava fazendo – não é à toa que os colégios ou faculdades dão intervalo entre uma aula e outra. É justamente para isso, para você parar e respirar e voltar com força total. O problema aqui é que, sem horário programado para essas respiradas, nós tendemos a desfocar continuamente com a sensação de que estamos trabalhando, mas, na verdade, não estamos. Ou seja, coloque intervalos no seu dia-dia para sair do piloto automático.
3. Dedique-se um tempo para você
  • Algo importante para manter a disciplina pessoal é dedicar um tempo do seu dia para você. Se não fizer isso, a procrastinação pode ser ainda maior, além do estresse. Então, reserve uma parte do seu dia para fazer esportes, meditar, cuidar-se e sentir-se bem. Apesar de parecer “perde de tempo” num primeiro momento, isso, com certeza, isso trará um upgrade na sua disciplina pessoal.
Uma das partes mais importantes para ter disciplina pessoal é dedicar um tempo para si.
4. Deixe todos cientes dos seus planos
  • Avise a todos sobre os seus planos. Sim, muitos não aconselham a fazer isso devido ao famoso “olho gordo”, mas quem está do seu lado vai querer o seu bem e irá te ajudar, além de compreender, o seu novo comportamento, incluindo as suas abdicações. Ainda: deixando todos cientes dos seus objetivos, quem sabe você não encontra aquela pessoa essencial que irá torná-lo mais factível? Guardando para si, essa possibilidade não existiria.
5. Comece com aquilo que você sabe que irá conseguir fazer
  • Comece com objetivos tangíveis. Por exemplo, uma pessoa que está acima do peso jamais conseguiria perder, com saúde, 30kg em um mês, certo? Pois então, de nada adianta ela se propor a fazer isso, porque é um objetivo completamente inalcançável. Traçando planos que você, claramente, não conseguirá cumprir irá apenas te desmotivar. No nosso exemplo, comece com a meta de perder 3kg num mês e assim vai indo… Não coloque os pés pelas mãos!
6. E não se esqueça de que você é o responsável da sua vida
  • E a dica mais essencial de tudo: pense sempre que você é o dono e o responsável pelo caminho da sua vida. Claro que há imprevistos ao longo da jornada, mas pense no quão triste é você deixar-se vencer, seja pela preguiça, pela procrastinação ou por falta de organização. O alcance dos seus objetivos está em suas mãos e somente você poderá realizá-los.
Ter disciplina pessoal fará com que você seja o dono e o responsável pelo caminho da sua vida

Chegamos ao fim de mais um texto nosso! Espero que você consiga seguir nossos conselhos e ter mais disciplina pessoal na sua vida. Nos vemos num próximo post! Até mais!