5 (100%) 1 vote

Você já começou a colocar em prática todas as resoluções que fez para 2018? Caso você esteja com aquela sensação de desânimo e sequer começou a fazer o que desejaria, que tal ir de encontro ao que você está a fim de ser, conseguir e fazer neste ano? Isso mesmo! Está na hora de descobrir como tirar as metas do papel!

Afinal, não vai adiantar nada terceirizar a responsabilidade pelas suas falhas ou ficar adiando aquela vontade de transformar a sua rotina. Pare de mentalizar tudo e passe a confiar mais na sua capacidade de desenvolvimento, para ter um novo caminho com metas bem mais inspiradoras.

Quanto maior for o seu objetivo, ou quanto mais seus intuitos mudarem a sua rotina e a de outras pessoas a sua volta, maior será o nível de dificuldade a ser encarado dentro e fora de você. Isso acontece ao se avaliar uma situação como grandiosa, e automaticamente se classificar como uma missão além de suas possibilidades.

E, normalmente, a dificuldade de realizar algo diferente ou abandonar a zona de conforto se torna algo tão complicado e temido. Mas, quantas vezes você já abriu mão de seus sonhos? Você já tem o “Não” para tudo que deseja fazer na sua vida, por que não trabalhar e se organizar para chegar ao sim?

Livre-se das desculpas e descubra como alcançar metas!

Como tirar as metas do papel? RoadMap pode ser pontapé inicial!

Muitas vezes, a pessoa sabe o que deseja fazer, mas não necessariamente como tirar as metas do papel. Por isso, o Roadmap pode ser o pontapé inicial da virada na sua rotina. Isso se sucede porque todo mundo precisa de um mapa para indicar o caminho a ser seguido, certo?

E o Roadmap é exatamente o que o seu nome indica: um mapa, uma ferramenta descritiva que vai mostrar como alcançar metas na sua empresa ou na ascensão de sua carreira. Você pode até considerar como uma bússola para alinhar os seus projetos rumo ao sucesso no ramo pretendido.

Você pode sofrer com o esboço de um produto, mas sabe por onde começar na prática? Está com inúmeras ideias empreendedoras, só que tem a capacidade de filtrá-las? O que agregaria mais valores dentro de sua restrição financeira atual?

Fica muito difícil saber como tirar as metas do papel se não existe nenhum roteiro para o seu projeto. Esta é a função primordial de um Roadmap, que atua como uma espécie de roteiro para um ator de cinema ou um mapa de navegação durante uma viagem em local desconhecido.

Como tirar as metas do papel com o roadmap 1
Você sabe onde quer ir, mas não sabe como chegar lá?

As metas desta ferramenta são unificar visões distintas para responder de maneira coesa 3 questões referentes ao desenvolvimento da empresa ou do seu produto: “onde estamos?”, “ onde queremos chegar?” e “como chegaremos?”.

A principal razão para elaborar um roadmap é tornar o processo de organizar suas ideias muito mais fácil e ágil, visando compreender o que priorizar, de maneira a agregar o máximo de valor ao seu negócio. Além disso, esse “manual” te auxilia a calcular o possível orçamento para o seu produto, serviço ou marca.

Confira o vídeo do especialista e criador da filosofia “Freesider”, Fagner Borges a respeito do “Objetivo Smart” e como esse conceito pode fazer a diferença tanto no seu dia a dia quanto na sua rotina profissional!

Como fazer o seu primeiro roadmap?

De maneira geral, um roadmap é uma espécie de linha do tempo, sendo que todas as metas a curto, médio e longo prazo devem constar no seu planejamento. Confira 4 passos para montar:

Passo 1

Inicialmente, você deve colocar a sua ideia realmente no papel e verificar a sua relação com o seu público-alvo.

Passo 2

Para saber como tirar as metas do papel, é necessário listar todas as possibilidades para solucionar o problema da sua audiência.

Passo 3

Este é um momento de organização dos itens citados no passo anterior com a construção do roadmap na prática. Você deve encarar os intuitos de sua companhia, às expectativas de seus consumidores e as restrições do seu orçamento.

Em seguida, é possível organizar as funcionalidades, uma a uma, em cada tópico de sua linha do tempo.

Passo 4

A partir da elaboração do seu primeiro roadmap, é preciso fazer uma avaliação de tempos em tempos para corrigir as falhas de percurso e otimizar o seu tempo e assim descobrir como você pode alcançar suas metas.

como tirar as metas do papel 2
Você precisa aprender a corrigir, constantemente, o percurso.

Essas correções devem ser baseadas nos comentários de seu público-alvo, atualizações tecnológicas, novas tendências do setor e até aprimoramento do seu produto e/ou serviço.

Como tirar as metas do papel de maneira inteligente?

Quantas vezes você já criou metas após fazer o seu planejamento, mas não foi capaz de alcançar? Para não desistir desta programação, é preciso elaborar os seus objetivos de modo inteligente e real. Para isso, você pode adotar o conceito de metas SMART.

Basicamente, as metas SMART são elaboradas de maneira a levar em consideração 5 fatores: S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal). A partir destes elementos, você tende a saber como tirar as metas do papel de uma vez por todas.

S (Específico)

Como alcançar metas sem segmentar ou ser bem especifico? Você deve escapar de qualquer interpretação errada, tanto de sua parte como da parte de seus parceiros e/ou fornecedores, e deixar tudo muito claro.

Por exemplo, aumentar as vendas não é necessariamente um objetivo, uma vez que pode significar diversas questões diferentes. Para escapar desta falha, no momento de como tirar as metas do papel, procure responder aos seguintes questionamentos:

Quais benefícios essas metas vão trazer para o projeto? Quem será responsável por ela? Como tudo deve ser feito? Até quando ela deve ser batida? Por que esses intuitos existem neste momento? Assim, já dá para detalhar muito mais o seu planejamento e tirar as dúvidas de seus funcionários.

M (Mensurável)

Já dizia Peter Drucker, um dos gurus da Administração Moderna, que o que não pode ser mensurado não pode ser administrado. Desta maneira, após especificar os seus objetivos é preciso ser capaz de medir. Portanto, você terá condição de estabelecer um resultado satisfatório e prazo adequado para isto.

A (Atingível)

Não adianta absolutamente nada elaborar um planejamento quando não há como alcançar metas estabelecidas. As consequências destes intuitos serão desastrosas para você ou a sua equipe, uma vez que a motivação para buscar esse crescimento é nula devido a impossibilidade de realização.

Deste modo, ao criar as suas metas SMART, é de extrema importância manter o objetivo mensurável, só que de maneira que os índices possam ser obtidos pela sua equipe sem fazer loucuras ou comprometer o seu esforço.

retirando as metas do papel da empresa 3
Não adianta absolutamente nada elaborar um planejamento quando não há como alcançar metas estabelecidas.

Para definir metas reais, você pode avaliar o seu histórico e analisar se esse aumento é plausível e levar em consideração o que os outros têm a dizer. Assim, é possível medir o comprometimento e até descobrir se as metas são mesmo factíveis para a realidade do seu negócio.

R (Relevante)

Uma forma de como tirar as metas do papel é comprovar que podem oferecer algum tipo de benefício prático a seu empreendimento. Ou seja, esses objetivos devem influenciar diretamente a sua rotina de maneira que você possa elevar a sua margem de lucro, a quantidade de consumidores ou minimizar as suas despesas.

Sendo assim, preste atenção nos números vitais para a sobrevivência do seu negócio e procure criar metas smart relacionadas com algum deles. Seja cauteloso com que os intuitos que não são importantes e tendem a não lhe conduzir para lugar algum.

Todo objetivo a ser atingido necessita ser explicado com algum dado relevante para o dia a dia do empreendimento. Logo, lembre-se sempre: metas SMART precisam ser importantes para impactarem positivamente o seu produto e/ou serviço.

T (Temporal)

Um objetivo sem um limite de tempo é algo que jamais será alcançado, então, sempre que quiser saber como tirar as metas do papel comece por um prazo real para a sua conclusão. Se você seguir as dicas de forma eficiente, na próxima fase de estipular a meta como mensurável já terá elaborado um período para a sua execução.

De qualquer jeito, repasse as metas e confira se o tempo está de acordo a sua realidade. E jamais se esqueça: por mais que o objetivo tenha um índice a ser alcançado, como, por exemplo, lucrar R$ 100 mil com as suas mercadorias, você sempre deve contar com um deadline.

Como alcançar metas com menos tempo de trabalho?

Agora que você já sabe como criar um roteiro de como tirar as metas do papel e tomar as decisões certas através da fixação de metas SMART, o ideal seria atingir resultados melhores com menos tempo dedicado ao seu trabalho, não é? De fato, este seria o melhor dos dois cenários: mais lucro e menos serviço.

Na verdade, todas as dicas para elaborar um planejamento detalhado para a sua empresa e/ou carreira para curto, médio e longo prazo tem como prioridade lhe conceder muito mais produtividade em um curto espaço de tempo.

Você pode fazer isso no Brasil: veja como ganhar mais e trabalhar menos!

De fato, está cada vez mais comum encontrar exemplos bem-sucedidos ao redor do mundo e empresas e até países que compreendem a viabilidade de aumentar a produtividade reduzindo o trabalho. Recentemente, a Suécia passou a fazer experiências a fim de implementar jornada de trabalho de 6 horas por dia, sendo que o limite semanal já é de 40 horas.

Segundo reportagem da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, os primeiros estudos mostram que os trabalhadores se sentiram mais saudáveis, as licenças médicas caíram consideravelmente, o relacionamento com os clientes melhorou bastante e a produtividade não foi tão abalada.

Essas primeiras experiências são apenas alguns exemplos de uma série de iniciativas de jornadas de trabalho mais breves conduzidas pelo Governo Sueco, que se orgulha de sua política de bem-estar inovada.

Se um país de primeiro mundo aponta que a redução da jornada de trabalho é um caminho possível, por que não fazer isso por você mesmo? Com a revolução digital, você não precisa esperar por experimentos semelhantes no Brasil para obter meios de como tirar as metas do papel e ter o seu próprio negócio online.

Vamos lá? Caso você tenha alguma dúvida da possibilidade de buscar pela estabilidade financeira em 2018, basta fazer o download de maneira gratuita do ebook 5 Atitudes para Ganhar mais Trabalhando Menos e pleitear por uma rotina muito mais equilibrada, recompensadora e livre!

ebook ganhar mais trabalhando menos