Quantas vezes já procurou dicas de como administrar seu tempo no trabalho enquanto conversava com algum contato via sms ou redes sociais?

De uma vez por todas é preciso entender que não é possível fazer duas coisas ao mesmo tempo.

Isso acontece porque o cérebro tem o que é chamado de funções executivas. Tais funções são responsáveis pelo desenvolvimento de diversas atividades diárias.

Quando se realiza muitas tarefas ao mesmo tempo, o lobo frontal fica “sobrecarregado” e destravam problemas como falta de concentração e dificuldade nas resoluções.

A melhor administração do tempo requer foco. Agora, seja sincero. Nesse exato momento, quantas abas do seu navegador estão abertas? Seu celular está próximo com notificações ativas em alto e bom som? Tem uma música tocando enquanto trabalha? Se as resposta para essas perguntas for “sim”, saiba que essas práticas não estão ajudando.

administração do tempo
Se você quiser ser produtivo, e ter tempo livre, você precisa administrar o tempo e encontrar os assassinos do seu tempo

Com a quantidade de informações que chegam diariamente é natural acreditar que quanto mais conseguir absorver, melhores resultados serão obtidos no trabalho. Ledo engano. Devido ao mecanismo cerebral de atenção seletiva responsável pelo foco, quando associamos mais de uma atividade no mesmo espaço de tempo perdemos produtividade.

Isso porque, o cérebro perde tempo ao dar comandos para alternar a atenção de uma execução para outra.  Dessa forma, para ganhar dinheiro em casa, inclusive, é importante se concentrar em uma tarefa de cada vez.

E como trabalhar em casa diante tantas distrações? Afinal, quem são esses vilões que podem estar prejudicando o trabalho em casa? É possível uma melhor administração do tempo no trabalho e manter bons resultados?

Continue a leitura, e aprenda de uma vez quem são eles e como evitá-los!

Administração do tempo no trabalho em casa

É cultural acreditar que ser multitarefa é admirável. A maior parte das pessoas cresceu ouvindo que “o fulano sim é trabalhador, faz 10 coisas ao mesmo tempo”, ou presenciou algum empresário cheio de orgulho em mencionar a quantidade de tarefas que desenvolveu ao mesmo tempo para atingir metas.

O fato é que ser um multitask tem efeito contrário ao esperado, ou seja, acredita-se estar produzindo mais, quando na verdade a tão necessária administração de tempo está sendo pouco eficiente. O resultado é a contraprodução.

Então é importante lembrar que a liberação massiva de dopamina no organismo, gerada pela satisfação em olhar uma nova mensagem, um novo e-mail ou realizar tarefas ao mesmo tempo não está otimizando o trabalho em casa. Foco é a palavra de ordem!

Então descubra como trabalhar em casa, identificando cada um desse vilões e eliminando-os do cotidiano.

Vilão nº 1 – Notificações no celular

É fato que os smartphones melhoram muito a vida de todos. Porém, eles têm sido a principal fonte de distração dos profissionais. Cerca de 50% dos motivos de baixa produtividade vêm dos celulares.

São incontáveis aplicativos para ainda mais incontáveis necessidades. Podemos checar os e-mails, sms, conversar com amigos e familiares, ouvir música, pedir comida, entre tantos outros. E como trabalhar em casa diante dessa tentação? Como administrar seu tempo? A resposta é tão simples quanto perturbadora: Esquece o celular!

como eliminar a distração do celular
As notificações do celular podem acabar com sua concentração. Elimine-as imediatamente em suas configurações!

Essa dica vale tanto para quando estiver trabalhando, quanto para as horas de lazer. O som da notificação de novas mensagens e e-mails fazem a pessoa perder o foco, então o ideal é que silencie o celular enquanto estiver exercendo outra atividade que certamente merece toda a atenção.

Agora, se a vontade de dar uma olhadinha está difícil de ser controlada, a orientação é que mantenha o celular distante. Fazer uma pausa após cada tarefa executada ou de tempos em tempos predeterminados é positivo e ajuda na produtividade. Aproveitar esse tempo para dar uma olhada no celular pode ser uma solução.

Vilão nº 2 – Redes Sociais

É bem difícil encontrar uma pessoa que não possua um perfil em ao menos uma rede social. E não há nada de errado nisso, afinal, as redes sociais ganharam espaço e caíram no gosto popular.

O problema começa quando a pessoa não consegue desempenhar suas atividades diárias com a mesma eficiência de quando não existiam as redes.

Isso acontece porque as redes sociais causam um vício bastante grande, e atrapalham a administração do tempo no trabalho. Para desviar dessas armadilhas, algumas medidas podem e devem ser tomadas para não deixar cair sua produtividade.

Desabilitar os chats é uma ótima maneira de começar a vencer esse vilão. Outra dica bacana, é abrir somente abas que tenham a ver com o trabalho que está sendo desenvolvido.

E para causar aquela dualidade que deixa muitos satisfeitos, existem aplicativos que podem ajudar nesse momento (sim, aplicativos!), como o News Feed Eradicator for Facebook e o SeenBlock, que darão auxílio na hora de escapar das distrações.

Vilão nº 3 – E-mail

Esse vilão já teve mais dias de glórias, no que diz respeito à comunicação entre usuários, do que atualmente. Mas ainda entra na lista. Os e-mails são uma das maneiras que empresas utilizam para fazer seu marketing. É comum nos cadastrarmos em páginas que mantenham informações de nosso interesse, para ficarmos antenados em cada novidade.

como não se distrair com o e-mail
Ficar verificando o e-mail de instante em instante só vai fazer com que seu tempo se escorra cada vez mais.

O ideal é que saiba separar sua utilidade, afinal, eles ajudam muito na hora de enviar informações, imagens e arquivos. E ganhar dinheiro em casa envolve tais atividades.

Para uma otimização na administração do tempo, utilize sua caixa de e-mails apenas para o trabalho. Evite mandar mensagens para contatos, abrir mensagens dos mesmos e ler a respeito de informações que dispersam do foco do momento..

Esse vilão pode ser um excelente amigo para quem busca ganhar dinheiro em casa, mas cabe a cada empreendedor utilizá-lo com sabedoria.

Dica: Especialistas em produtividade garantem que separar um momento do dia para a verificação dos e-mails otimiza a produtividade. Determine um horário no seu dia para isso, e apenas nesse momento, deixe seu e-mail aberto.

Vilão nº 4 – Filmes e séries

Estamos falando de algo que alivia o estresse, é verdade. Mas o efeito é contrário quando a vontade de assistir aquele filme legal ou acompanhar a série favorita acontece durante o tempo determinado pelo próprio empreendedor para o trabalho em casa.

E como trabalhar em casa sem se distrair com isso? A orientação é que o local escolhido para o desenvolvimento do trabalho não contenha televisão. No caso dos computadores, evitar procurar por opções online dos mesmos. Uma boa administração de tempo exige alguns esforços.

Para poder desfrutar desses momentos que tanto fazem bem, a dica é que escolha os melhores horários do dia para isso. Ou, talvez, aos finais de semana.

O silêncio que acontece mais a noite, permite uma maior atenção aos detalhes e diálogos do filme ou série favorita. Fazê-lo enquanto trabalha vai tirar o foco tanto do trabalho quanto do filme.

Ao saber escolher séries positivas, que trazem aprendizados e bons exemplos, pode ser considerada uma atividade, além de prazerosa, aliada ao seu sucesso, sendo necessário, apenas saber como administrar seu tempo para que cada atividade tenha seu devido momento.

Vilão nº 5 – Indisciplina

Essa é uma questão bastante comentada quando uma pessoa busca dicas para a melhor administração do tempo no trabalho. E, obviamente, isso não acontece por acaso.

A indisciplina faz com que o empreendedor pareça um bezerro solto no pasto. Corre para todo o lado, não sabe ao certo qual atividade exerce primeiro e vai administrando-as da maneira que é possível.

Essa falta de foco procrastina atividades importantes, e potencializa minutos gastos com atividades que poderiam ser deixadas para logo mais.

Ter disciplina ajuda em todos os setores da vida porque ela garante o seu melhor naquilo que se dispõe a fazer. No trabalho em casa, é ela a responsável por manter o empreendedor dentro dos prazos e produzindo no auge de sua capacidade.

Existem muitas técnicas para melhorar a disciplina, e cada uma delas merece um pouco mais da atenção de cada pessoa que deseja ganhar dinheiro trabalhando em casa.

Aprender a manter a disciplina será de grande ajuda para a produtividade, ajudar a focar nas questões que são realmente importantes e ajudar a seguir horários.

Vilão nº 6 – Procrastinação

É incrível como cada um de nós (sim, todos estão inclusos) possui a facilidade de deixar para depois. Mas afinal, por que procrastinamos?

Um dos motivos é pela falta de determinamos nossas prioridades. Todos os dias quando uma pessoa acorda, ela já faz, mentalmente, uma lista dos afazeres do dia. As prioridades são distribuídas de acordo com a importância.

como superar a procrastinação
A procrastinação não pode ser eliminada, mas ela pode ser controlada.

E quando não definimos essa lista de prioridades o nosso cérebro faz isso por nós e, inconscientemente, a tendência é adiar, já que o cérebro busca sempre a “frouxura”, o descanso, por medida de sobrevivência.

Quando o foco é uma melhor administração do tempo, seja ela para o trabalho ou para qualquer outro setor, o ideal é que os primeiros ítens da lista de prioridades, elaboradas de preferência na noite anterior, sejam atividades que exigem mais atenção e disposição mental.

O cérebro tem o poder de boicotar a atividade em 10 segundos. Então, a dica é que quando decidir fazer algo, faça em 10 segundos. Um exemplo: “Preciso tomar um copo de água”. Levanta e vai tomar. Se esperar por 10 segundos, é muito provável que pensamentos do tipo: “Mas o filtro está longe” surjam e boicotem esse bom hábito.

Vilão nº 7 – Má alimentação

Esse vilão costuma dar as caras em todos os lugares que se possa imaginar. Parece que tudo está ligado à boa/má alimentação, não é mesmo? Pois saiba que sim, todas as funções do corpo são influenciadas pela alimentação.

É bastante comum, enquanto se trabalha na frente do computador, abusar dos alimentos industrializados, já que são mais práticos.

No entanto, o impacto negativo sobre o cérebro faz com que valha a pena gastar um tempo a mais na cozinha, no preparo de alimentos mais saudáveis. Abusar de alimentos com excesso de calorias irá afetar as moléculas ligadas à memória e ao aprendizado. Como consequência, uma administração do tempo adequada ficará mais difícil.

A verdade é que todas as atividades exercidas têm relação com a alimentação. Um bom desempenho em uma corrida vai depender da disciplina alimentar, treinos, resistência física e mental de cada participante.

Com as atividades intelectuais não é diferente. A boa alimentação faz com que o cérebro trabalhe com mais clareza, melhora a memória e aumenta o poder de concentração.

Entre os alimentos que auxiliam nossas funções cerebrais estão as castanhas, peixes, vegetais verde escuro, cereais e leguminosas.

Vilão nº 8 – Não desligar o cérebro

O empreendedor entendeu todas essas dicas e decidiu colocá-las em prática. Ótimo!

Mas chega a hora do descanso, o cérebro fica pensando no que ficou para ser feito amanhã, nos prazos, fica fazendo cálculos e pensando nos novos contatos. Todas as dicas deixam de ser positivas com essa atitude.

O trabalho em casa possibilita estarmos conectados a ele o dia todo, e nessa hora é preciso entender que em casa também se encerra o expediente!

como não ser um workaholic
Você precisa aprender a se desligar de seus compromissos e responsabilidades.

Definir os horários para o trabalho é o ponto principal para combater esse vilão. Orientamos que antes e depois dos horários estabelecidos, não se pense em mais nada que envolva o trabalho.

A administração do tempo no trabalho deverá ser pensada no horário estabelecido para essa atividade. Após isso, é hora de aproveitar o descanso, relaxar a mente e curtir a família.

Batemos muito nessa tecla exatamente porque é preciso entender que o cérebro precisa de descanso. O corpo precisa relaxar e o convívio social é tão importante quanto qualquer outra atividade.

Cérebro descansado é sinônimo de produtividade em alta. E produtividade alta gera resultados. E resultados se convertem em lucros.

Conclusão

Se fizer uma pesquisa com pessoas próximas, que abordem questões que envolvem o trabalho, muitas vão dizer que gostariam de uma melhor administração do tempo e ser dono do seu dia, gerando maior qualidade de vida e momentos importantes, como ficar com a família. Tempo livre é o que todos buscam.

Enfrentar o dia-a-dia do trânsito, seguir ordens e seguir modelos de trabalho estabelecidos pelas empresas têm estressado muito às pessoas, afinal, cada um tem sua maneira de trabalhar, tempo para realizar tarefas e tolerância para ouvir ordens.

Seguindo essas dicas para fugir dos vilões da produtividade para ganhar dinheiro em casa, você vai conseguir, finalmente, a tão esperada estabilidade financeira e uma melhor administração de tempo, gerando momentos preciosos.

Baixe gratuitamente o e-book “5 Atitudes de como trabalhar menos e ganhar mais” clicando aqui embaixo para saber o que fazer para aumentar a sua produtividade e, consequentemente, ter maior liberdade de tempo para aproveitar a vida em família.

!!Dica EXTRA: Já te contei sobre o Caio Ferreira?

Ele conseguiu criar um método de você ter um e-commerce mesmo sem ter estoque em 2009. Hoje, além de vender centenas de milhares de reais na sua loja virtual, ele ainda ensina como outras pessoas podem fazer isso.

O Caio está com uma aula online gratuita que ensina "Como Criar Sua Loja Online do ZERO Sem Precisar Ter Estoque de Mercadorias". Espero que ele não tire do ar antes de você assistir.