Ter controle sobre o seu tempo disponível pode melhorar muito a sua produtividade e aumentar o seu sucesso profissional e pessoal. Para te ajudar vamos mostrar 5 dicas para você otimizar a sua organização do tempo.

Saber gerenciar o tempo utilizando todos os recursos disponíveis para isso vai otimizar o seu desempenho, mas pode não ser uma tarefa tão fácil assim e requer uma completa reeducação.

Melhorar sua organização do tempo vai ajudar em sua qualidade de vida profissional e pessoal.

Para dar o primeiro passo você precisa estar focado e ter disciplina para mudar os seus hábitos, além de olhar com atenção para a sua rotina de trabalho e identificar tudo o que poderá ser mudado.

  • Quais são aquelas tarefas que consomem mais tempo até serem concluídas?
  • Quais hábitos estão prejudicando a sua produtividade?
  • Quais são as suas maiores dificuldades no meio desse processo, e o que você já tem testado para melhorar a organização do tempo?

Pergunte-se tudo isso antes de começar, pois será um guia para o autoconhecimento e também para as mudanças.

Na Internet muitas ferramentas e aplicativos estão disponíveis para serem seus aliados durante esse processo de organização do tempo, fazendo com que os resultados sejam ainda melhores.

5 maneiras para melhorar sua organização do tempo

Já que você está percebendo a importância da organização do tempo, juntamos aqui 5 ótimas dicas de como você vai poder organizar melhor o seu tempo.

1 – Crie planos de acordo com as metas que deseja atingir

Tendo uma meta a ser atingida, está na hora de você desenvolver todo o plano para o caminho até ela, isso tanto no âmbito pessoal como também no profissional.

Diversas ações e tarefas serão cumpridas em prol de um objetivo final: atingir a meta. Saiba para onde você está indo e saberá a melhor maneira de trilhar o caminho com o tempo que você tem disponível.

2 – Saiba delegar quando for preciso

Nem sempre é possível dar conta de todos os seus compromissos, especialmente se você tem uma demanda extra, além da que pode dar conta no seu tempo.

Ao delegar você tem mais tempo livre para executar tarefas mais importantes.

Tentar fazer tudo de uma vez ou dar conta de tudo pode resultar em muitos trabalhos malfeitos ou medianos, então saiba quando existe a necessidade de delegar.

Isso também é investir no seu trabalho e nos bons resultados. Delegue atividades a pessoas capacitadas e desfrute dos benefícios de um bom trabalho em equipe.

3 – Perca o hábito de procrastinar

Se você tem tempo livre, aproveite para realizar as suas tarefas pendentes. Não deixe para amanhã, risque as suas obrigações da agenda hoje, e melhore muito a sua qualidade de tempo e de vida para o amanhã.

Os resultados vão aparecer já a curto prazo, pois você não terá que se deparar com muito trabalho acumulado e prazos curtíssimos poucos dias depois de procrastinar.

Evite procrastinar. Mantenha seu foco para organizar seu tempo.

Lembre-se: procrastinação é um vício de comportamento muito prejudicial e difícil de ser combatido depois de entranhado.

Não assuma compromissos que você não poderá realizar e sempre desmembre as tarefas pendentes em pedaços menores dos quais você consiga dar conta dentro do prazo que tem para resolver tudo.

E aí?! Tirando proveito desse artigo para ajudar a organizar o seu tempo? Se sim, então saiba que é possível fazer ainda mais para organizar tudo em sua vida, do trabalho a sua casa! Isso mesmo!!! Como?! Lendo mais esses três textos que selecionamos especialmente para você!

4 – Tenha foco!

Pode parecer clichê dizer que foco é essencial para a realização das suas metas, mas nada pode ser mais verdadeiro do que isso.

É preciso fazer uma organização de cada dia de trabalho e tarefas pendentes, e então focar no que é prioritário e essencial, sem desviar a atenção e perder tempo com bobagens.

Uma checagem rápida nas redes sociais ou interrupção para realizar outro tipo de tarefa que nada tem a ver com as que você precisa terminar podem te tirar dos trilhos e te fazer perder muito tempo, já que a mente demora a se adaptar novamente ao foco quando você for retomar o seu trabalho.

Evite as pessoas que te dispersem, tire o foco de tudo o que for supérfluo e se mantenha atento nas suas obrigações.

Sempre fique de olho em sua agenda. Seja ela digital ou de papel.

Acompanhe sempre a sua agenda, seja ela de papel ou no celular, para saber se está esquecendo de algo que deveria ser feito.

5 – Inclua atividades de cunho pessoal na sua organização do tempo

Quando for montar o esquema de sua agenda para otimizar todo o seu tempo disponível, é primordial que você inclua nessa conta as suas atividades pessoais, como lazer, tempo com a família, esportes, etc.

Quem preenche todo o seu tempo de compromissos de trabalho acaba perdendo momentos dedicados a coisas muito importantes, como a convivência com os filhos, realização de sonhos, investimento na saúde e muitas outras coisas.

Adicione em sua rotina e em sua agenda atividades que te agradem, e a sua família. Você pode reservar um tempinho para ir ao cinema, teatro, ao parque com seus filhos, ao estádio de futebol, ou em qualquer outro evento que não esteja relacionado ao trabalho.

Inclua atividades de lazer, como ir ao cinema, em seu agenda.

É sempre muito importante que se tenha esses momentos de lazer para você mesmo e para a sua família. Isso melhora muito a sua qualidade de vida, e a qualidade de vida de todos que convivem com você, o que vai influenciar diretamente em sua produtividade na volta ao trabalho.

A sua vida profissional depende também da sua qualidade de vida, da sua saúde mental e física, então não adianta nada se sobrecarregar porque isso acabará traindo você e afetando inclusive o seu desempenho no trabalho mais pra frente.

A sua rotina pessoal deve andar lado a lado com os compromissos profissionais, cada um a seu tempo, mas de maneira alinhada.

Use o tempo sempre com sabedoria

Seja sábio para utilizar o seu tempo com qualidade, já que ele é o seu bem mais precioso e irrecuperável. Invista em você, na sua cultura, divertimento e bem-estar.

Tire proveito de tudo o que possa te ajudar na organização do tempo: aplicativos modernos, agenda, calendário e tudo o que estiver ao seu alcance.

Com o avanço da internet já existem vários aplicativos que podem te ajudar a cuidar e organizar se tempo e sua produtividade no seu próprio celular. Não deixe de tirar proveito de tudo que estiver a seu alcance para te ajudar a ter tempo de qualidade.

Organização é sinônimo de qualidade, seja ela de vida ou trabalho.

Esse artigo te ajudou? Agora que tal compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais e assim ajudar mais pessoas a melhorar a organização do tempo?