5 ideias de como empreender nas horas vagas
Vote neste post

A aspiração de muitas pessoas é conquistar a liberdade financeira. Ter liberdade para realizar viagens, construir um patrimônio e ter uma velhice sem depender de aposentadoria. E ainda que, tenha um trabalho sólido com renda garantida, uma alternativa para ascender a essa liberdade financeira é encontrar uma maneira de como empreender nas horas vagas.  

O empreendedorismo no Brasil é uma área que mantém sempre em ascensão. Visando o sucesso empresarial, o empreendedor é motivado pela auto realização e pelo desejo de assumir a responsabilidade de ser independente.

Mais de 500 mil empresas foram criadas no país, apenas nos três primeiros meses de 2017. O crescimento é acompanhado desde 2010 pelo Serasa Experian de nascimento de empresa.

O setor de serviço é o que mais cresce. Em março de 2010 o número de empreendimentos para prestação de serviço foi de 53,6%, em março de 2017 esse número aumentou para 64,4%.

como empreender nas horas vagas 1
Uma alternativa para ascender a essa liberdade financeira é encontrar uma maneira de como empreender nas horas vagas.  

Ter uma fonte renda extra que possa ser administrada por conta própria, é um estímulo para manter mais dedicação, esforço e conhecimento para crescer cada vez mais. No empreendedorismo tradicional ou no mercado digital o lucro passa a ter mais valor que o salário.

Numerosos são os nichos e oportunidades de como empreender nas horas vagas, é preciso estar consciente que o empreendedorismo é um estilo de vida.

Com um negócio digital ou uma loja física, o empreendedor pensa e se comporta como propósito de evoluir constantemente em todas as áreas da vida.

Empreender é ter a capacidade de desenvolver negócios que geram riquezas, conhecimento, avanços e mais ainda, é contribuir com a satisfação do outro.

A ideia de que o empreendedorismo é abrir um novo negócio é um conceito decadente.

O fato é que independente do tamanho do mercado, seja uma grande empresa ou apenas uma adequação de como empreender nas horas vagas, criar um negócio envolve foco, disciplina,  resiliência para compreender a importância e disposição para trabalhar a mente.

A maior dificuldade que pode impedir alguém de conquistar resultados com o empreendedorismo não são os fatores externos e sim o fato de não ter uma mente preparada.

Ainda que no início a ideia seja de como empreender nas horas vagas, é preciso eliminar a mentalidade de empregado e se esquivar do vitimismo.

1 – Consultoria

A primeira ideia de como empreender nas horas vagas é utilizar o recurso mais fácil e próximo que você já tem, o conhecimento. A consultoria é uma alternativa ideal principalmente para quem quer conciliar a atividade profissional, já que oferece mais flexibilidade nos horários.

como trabalhar com Consultoria nas horas vagas 2
Use seu conhecimento e experiência profissional para transformar isso em dinheiro.

Um estudo realizado pela Catho mostra que muitos executivos iniciam negócios de consultoria enquanto ainda estão empregados.

Seja qual for a área do trabalho tradicional, pense de que maneira é possível ajudar a empresa a crescer ainda mais.

Oferecer consultoria para a própria empresa com finalidade de ter um aumento salarial e valorização profissional é uma alternativa de começar um negócio.

Esta alternativa economiza tempo, já que o trabalho será desenvolvido em um nicho de mercado que você já tem conhecimento. Pode ser executada tanto através do mercado digital como tradicional. Pode ser executada no mercado tradicional assim como no mercado digital, através de reuniões por videoconferência.

É possível também, ajustar as informações sobre esse assunto específico e oferecer consultoria para empresas menores.

Se o foco não for continuar na carreira de atuação e crescer nesse setor de trabalho, você pode considerar a alternativa de atuar como instrutor ou professor de uma outra matéria que você tenha mais interesse.

Um assunto que se tenha interesse, seja tecnologia, moda, alimentação ou literatura, mas que não esteja necessariamente ligado à área de atuação é possível ser uma alternativa de como empreender nas horas vagas.

Considere aprofundar os estudos e analisar alternativas de ter um meio de divulgação das informações e também de compartilhamento e promoção do serviço.

2 – Eventos e festas

Um setor em crescimento no Brasil, que mesmo com as dificuldades econômicas continua em ascensão é o ramo de festas. O setor cresceu 41% em apenas quatro anos.

As pessoas poupam, reservam dinheiro e se planejam durantes anos para realizar uma festa como sempre sonharam. Ou seja, oportunidade ideal para quem pode oferecer algum serviço.

como criar Eventos e festas nas horas vagas 3
Mesmo o país em crise, o setor de festas e eventos continua crescente. Aproveite esse crescimento para ganhar dinheiro em cima disso.

Decoração, fotografia, filmagem, música, doces, bolo, buffet, coquetéis, maquiagem, joias, roupas especiais, são alguns dos serviços consumidos em uma festa. Mas nos últimos meses os doces gourmetizados e a papelaria personalizada tem destacado a chance de como empreender nas horas vagas.

Uma festa promove variadas áreas passíveis de desenvolvimento de como empreender nas horas vagas. A principal delas e que tem dado resultados principalmente para quem gosta de cozinha é a elaboração de doces e bolos.

Um nicho com alta rentabilidade no Brasil, os doces gourmetizados podem ser confeccionados a noite e finais de semana. Além de serem comercializados diretamente para uma festa, podem também ser consumidos como sobremesa no dia a dia.

Outra característica das festas nos últimos anos é a personalização. Dos convites às lembranças, toda a ornamentação de uma festa pode ser personalizada.

A personalização aparece como mais uma oportunidade de como empreender nas horas vagas. A partir da confecção de papelaria.

Além do convite, a papelaria abrange o desenvolvimento de caixinhas, guardanapos, tags, rótulo para embalagens, quadros, jogos, mini livros e muito mais.

A confecção das embalagens pode ser feita em casa, é uma fonte de como empreender nas horas vagas. Pode ser vendida através de mídias sociais no mercado digital.

Para iniciar o negócio é necessário um investimento inicial para comprar uma boa impressora e máquina de corte.

3 – Clube de assinaturas

Mais um mercado que cresceu muito nos últimos anos e apresenta uma chance de como empreender nas horas vagas é o clube de assinaturas.

Uma possibilidade de como empreender nas horas vagas a partir do mercado digital, o clube de assinaturas é uma forma de atuar com comercialização de produtos ou serviços porém de maneira assídua.

como criar um club de assinaturas 4
Se você consegue fazer uma única venda, você consegue com que o mesmo cliente compre de você todos os meses.

É um modelo de negócio, que atende de maneira mais personalizada, clientes que buscam receber em casa determinado produto, sem a preocupação de ter que efetuar a compra toda semana, por exemplo.

Ao contrário das tradicionais lojas virtuais, os sites de assinatura possuem características únicas e vão muito além de simplesmente enviar produtos aos seus consumidores pelo correio. Através do mercado digital oferecem praticidade e exclusividade.

Existem clubes de assinaturas para todas as áreas. E eles são classificados dentro de dois grandes grupos.

O primeiro grupo é o de produtos básicos como alimentação e higiene pessoal. O segundo grupo são produtos que, além de oferecer o conforto da entrega em casa, apresentam outra característica que é a de proporcionar uma nova experiência.

Enquanto o grupo básico é caracterizado pela entrega de produtos essenciais como itens de higiene pessoal, na área de alimentação a entrega de frutas, legumes e hortaliças ou alimentos congelados.

Os sites de assinatura de itens mais selecionados e exclusivos oferecem a entrega de produtos selecionados e a diferenciação de experimentar um novo vinho, ou receber cervejas artesanais variadas. Podem ser ofertadas caixas com roupas, cosméticos, brinquedo para crianças, entre outros.

Para iniciar o negócio de como empreender nas horas vagas com o clube de assinaturas é preciso o contato com as marcas e o investimento para a criação do site. Além da disponibilidade de entrega, logística e promoção para o conhecimento do público.

4 – Franquias online

O mercado digital oferece inúmeras oportunidades de como empreender nas horas vagas, uma delas é a franquia online.  

A franquia online é um modelo de negócio virtual que pode ser adquirido no sistema de franchising. O franchising é uma estratégia em administração que utiliza um sistema de parceria em que a empresa franqueadora cede ao franqueado o direito de uso sobre sua patente.

Assim a pessoa que tem a autorização pela exploração da marca pode distribuir os produtos e serviços. Aproveitando o tempo para adequar a um novo modelo de como empreender nas horas vagas.

As franquias virtuais funcionam da mesma maneira que as tradicionais. Há cobrança de taxas como os royalties e taxas de divulgação.

O cuidado no momento da escolha também são os mesmos. É importante realizar a análise da empresa e pesquisa de mercado.

Este modelo apresenta algumas vantagens para iniciar um negócio de como empreender nas horas vagas. A primeira dela é em relação à marca, que já possui consolidação no mercado.

Para quem está iniciando no mercado digital, ter uma empresa experiente, consolidada e o apoio de uma equipe ajuda a ter mais segurança e sucesso no negócio.

Outra vantagem é que a franquia já possui soluções testadas e aprovadas pela franqueadora. Tornando mais simples a tarefa de administração.

Por outro lado, grande parte do lucro da empresa volta para a franqueadora. Não há liberdade para promover a loja ou elaborar um plano de vendas. É preciso seguir o mesmo modelo.

O investimento inicial para esta opção de como empreender nas horas vagas começa a partir de sete mil reais, podendo ultrapassar aos cem mil reais, dependendo da franquia. E os resultados demoram entre 10 a 24 meses para aparecer.

Ao optar por esse tipo de empreendimento no mercado digital é necessário planejamento para investir, e esperar pelo lucro.

5 – Mercado de afiliado

Outra oportunidade para começar a a empreender nas horas vagas é focar no mercado de afiliados.

O mercado de afiliados é uma área do empreendedorismo digital que tem crescido gradativamente junto com o aumento do acessos à internet. Isso porque este mercado acontece no meio digital. E sem dúvidas, é mais uma excelente oportunidade para você descobrir como empreender nas horas vagas. Veja o vídeo mais abaixo e entenda como funciona este mercado tão promissor.

O mercado de afiliados funciona como uma estrutura entre produtores de infoprodutos, a plataforma de distribuição e vendedores.

Os produtores, as pessoas que fazem os infoprodutos, são pessoas que têm conhecimento sobre alguma área especifica. Elaboram um material em formato de áudio, vídeo, e-book, ou outros formatos, e disponibilizam essas informações para venda e formação de outras pessoas.

Os produtos são expostos em uma plataforma de afiliação. Este site funciona como uma vitrine, onde é estará disponível informações do produto, do produtor e de divulgação.

A plataforma mais utilizada no Brasil é a Hotmart. É também esta plataforma a responsável pela entrega do produto digital ao comprador, e o pagamento da comissão ao afiliado, caso o mesmo tenha realizado a indicação do infoproduto.

O afiliado é o representante do produto digital. Ele conhece o produto e o produtor por meio da plataforma utiliza as mídias digitais, como o Facebook e o Instagram, para divulgar este produto.

A cada venda o afiliado recebe uma comissão. O afiliado profissional pode representar vários produtos de diferentes produtores e assim, consegue escalar o negócio e ter resultados como empreendedor no mercado digital.

Para iniciar neste negócio é necessário o cadastro na plataforma de afiliação, ter acesso a internet e uma conta no Facebook. É possível fazer anúncios por meio do Facebook Ads ou realizar vendas de maneira orgânica, utilizando redes sociais, blogs ou vídeos no youtube.

Definitivamente: como empreender nas horas vagas

O primeiro passo na hora de decidir como empreender nas horas vagas é determinar, da forma mais exata possível, quanto tempo você terá disponível para a empreitada.

Também é necessário traçar estratégias e perspectiva de quanto demora para o negócio deslanchar.

5 – (imagem=pessoa trabalhando com roupas confortáveis, na varanda ou um lugar aberto)

Para evitar, assim, que a falta de tempo não gere em uma perda de capital do investimento nesse novo empreendimento, seja no mercado digital ou tradicional.

O empreendedorismo requer tempo e dedicação, e a falta de planejamento pode provocar frustrações e muitos insucessos.

Coloque no papel quanto tempo você tem disponível para se dedicar ao negócio. Anote também quanto de dinheiro você poderá destinar para o empreendimento.

Se você não tem uma reserva que pode ser utilizada como investimento para o início de um novo negócio, existem outros mercados que com apenas cem reais ao mês é possível movimentar e escalar os ganhos.

Por exemplo, c mercado de afiliados é um negócio com investimento inicial muito baixo. Se for possível separar uma pequena parte do salário, para investir no negócio todo mês, e reservar 3 ou 4 horas no dia, é possível ter retorno em poucos meses.

Planejar o tempo e o investimento é o primeiro passo para iniciar no meio do empreendedorismo.

E optar por um negócio que você goste é o melhor incentivo para continuar no mercado.

Importante também, é estudar o mercado, conhecer modelos de negócios, empreendedores que já obtiveram sucesso e as estratégias utilizadas por eles.

Para ter mais segurança nesse processo de iniciar no empreendedorismo e como empreender nas horas vagas, assista a aula online O Dia de 3 Horas. Uma Vídeo-aula realizada por Fagner Borges, criador do movimento Freesider.

O objetivo da aula é te ajudar a se organizar para produzir em apenas 3 horas as tarefas que você levaria o dia todo para cumprir. Participe e tenha mais segurança para iniciar seu empreendimento.