A Itália é um dos países mais desejados pelos brasileiros quando pensam em viajar para o exterior. Afinal, além de muitas pessoas possuírem descendência italiana, todos sabem sobre a qualidade de sua gastronomia, as belezas do seu litoral e de suas cidadezinhas no interior do país e as suas riquezas históricas.

Nesse quesito, aliás, não tem para ninguém. É a Itália onde estão as cidades mais antigas do mundo, onde foi o berço do Renascimento e onde há, inclusive, uma cidade toda petrificada por um vulcão que entrou em erupção em 79 d.C.

Vamos conhecer os roteiros de viagem pela Itália perfeitos para você?

Por todos esses motivos, todo viajante que se preste deveria conhecer o país. No entanto, apesar de parecer um lugar pequeno perto do Brasil, a Itália tem diversos destinos para você ir.

Pensando nisso e na complicação de escolher as cidades para visitar, fizemos alguns roteiros de viagem pela Itália, considerando o seu tempo disponível no país. Então, vamos saber mais sobre o que te espera na terra da bota? Buona lettura!

Roteiros de viagem pela Itália – 1 semana

Tem só uma semana na Itália?! Então, que tal conhecer as maiores cidades do país?

Milão – 2 dias

Apesar de muitos acharem Milão uma São Paulo italiana, a cidade merece sua visita. Isso porque é lá onde o business acontece, onde a moda inspira as ruas e onde é o local ideal para experimentar o melhor risotto alla milanese, cotoletta e panetone da sua vida!

É lá onde você pode provar o famoso Aperol Spritz olhando para o Duomo, jantar os aperitivos no bairro Navigli e passear pelo Quadrilatero della moda. Ou seja, Milão é a Itália cosmopolitana que você precisa conhecer!

Milão, com o seu Duomo impressionante, não poderia deixar de figurar na nossa lista de roteiros de viagem pela Itália

Além dos pontos turísticos apontamos acima, recomendamos: Galleria Vittorio Emanuelle, Teatro alla Scala, Pinacoteca de Brera e os Corsos Como, Garibaldi e Buenos Aires. Ah, e não deixem de conferir o imperdível quadro “A Última Ceia” na Igreja Santa Maria della Grazie. Emocionante!

Roma – 5 dias

Ah, Roma, a querida cidade eterna. Lá é onde a Itália dá a sua cara: charmosa, turística e histórica. A capital italiana é ponto certo para quem vai ao país!

Mas o que visitar, afinal?! São tantas coisas! Olha, os passeios imperdíveis são: Coliseu com o Fórum Romano e o Palatino, o Panteão, Campo di Fioria, a Galeria Borghese e, claro, o Vaticano.

Mas não deixe de andar pelas ruas da cidade, perde-se no bairro Trastevere, o point de Roma, ir ao Gheto Judaico e experimentar seus deliciosos pratos com alcachofra, conhecer as famosas praças da cidade, entrar no Castel Sant’Angelo e ver o por-do-sol no Monumento a Vítor Emanuel. Ah, e não deixe de conhecer o país dentro da cidade, o Vaticano, e se emocionar com o Papa Francisco.

O gigante do Coliseu é ponto certo para quem vai à Roma, uma das cidades dos nossos roteiros de viagem pela Itália

Enfim, são muitas opções mesmo em Roma, mas faça tudo isso com calma e permita-se sentir na pele a “dolce far niente” – a doçura de não fazer nada.

Roteiros de viagem pela Itália – 2 semanas

Com duas semanas na Itália, suas possibilidades aumentam e muito. Claro, não poderíamos deixar de fora as cidades mais famosas da Itália além de Milão e Roma: Florença e Veneza.

Florença – 4 dias

Florença é praticamente um museu ou uma galeria de arte ao céu aberto. É lá onde o Renascimento deu sua devida forma, sendo o centro de grandes gênios, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Giotto di Bondone, Sandro Botticelli, Rafael, Donatello, entre outros. Ir a Florença é como voltar à época!

Na cidade, não deixe de conferir a grandiosidade do Duomo e os seus arredores. Vá, também, ver as obras dos gênios acima de perto na Galeria Uffizi e na Galeria Accademia, conhecer o Palazzo Pitti e a Capela dos Médices, atravesse a famosíssima ponte Vecchio e se delicie no Mercado Central San Lorenzo.

A Catedral de Santa Maria del Fiore é o “Duomo” de Florença, que já foi por muito a maior do mundo.

Desvende Florença durante 3 dias e reserve o outro para fazer o tradicional bate-e-volta Pisa/Lucca. Afinal, ir para Itália e não tirar a clássica foto da torre torta é praticamente não ir, não é mesmo?

Veneza – 3 dias

Veneza é a cidade dos apaixonados; afinal, quem nunca imaginou estar com o amor da sua vida andando de gôndola pelos rios da cidade? Pois é! Mas saiba que Veneza é muito mais que isso.

Apesar da Piazza San Marco, do Palazzo Ducale, da Ponte dos Suspiros e de outros serem pontos obrigatórios para quem visita a cidade, Veneza mostra todo o seu charme quando você se perde por suas ruas. Cada cantinho veneziano é uma atração à parte! Aproveite para ir à cidade no período do carnaval e não se arrependa por nenhum minuto!

Veneza com suas lindas gôndolas que parecem um quadro tem que estar na nossa lista de roteiros de viagem pela Itália

Hum, está ficando com vontade de ir para lá, né? Então, olhe só essas dicas ótimas que temos para você:

Roteiros de viagem pela Itália – mais de 2 semanas

Vai ficar na Itália por mais de 2 semanas?! Sorte a sua! Por isso, listamos alguns outros destinos italianos para você escolher conforme seu gosto. Pronto para saber mais?

Bolonha, mais conhecida como La dotta, la rossa, la grassa (a sábia, a vermelha, a gorda)

Sim, meus amigos, Bolonha TEM que fazer parte de algum dos seus roteiros de viagem pela Itália se tiver mais tempo por lá. Isso porque, se você for fã da comida do país, é mais do que sua obrigação ir ao seu polo gastronômico. É nessa cidade onde você vai experimentar o autêntica “alla bolognesa”, comer um das melhores lasanhas da sua vida, beber o famoso lambrusco e se deliciar com seus embutidos.

A sábia, a vermelha, a gorda, Bolonha merece estar na nossa lista de roteiros de viagem pela Itália

Além disso, Bolonha é uma ótima base para fazer os bate-e-voltas para Parma e Modena e fazer lá o que todo mundo espera de você: comer. “Mas comer o quê?!” Então, sabe o queijo parmesão, o presunto parma e o aceto balsâmico? Pois é, são todos dessa região! E o melhor: você pode ir diretamente à fábrica para experimentar essas delícias – e sair rolando, é claro.

Nápoles e Pompéia

Nápoles é a famosa cidade caótica da Itália, onde se vê muito lixo pelas ruas, roupas penduradas e os italianos mais sem paciência. Mas, mesmo assim, ela vale a sua visita – que seja só para comer a tradicional pizza napolitana na Antica Pizzeria Da Michele (sim, a mesma do filme Comer, Amar e Rezar)

Toscana

A toscana é o sonho de consumo de todo e qualquer turista que vai para a Itália, não é mesmo? Afinal, é nessa região onde se encontram as cidadezinhas mais bonitas do interior, as melhores vinícolas e onde a comida faz jus à fama.

São becos como esse em Toscana que a torna um destino imperdível e obrigatório nos nossos roteiros de viagem pela Itália.

Pegar um carro para desbravar esse pedaço italiano é mais do que necessário. Por isso, programe-se com isso e não deixe de incluir Toscana nos seus roteiros de viagem pela Itália.

Cinque Terre e Costa Amalfitana

Mas a Itália não se trata só de comida e de cidades antigas ou do interior. O país conta com um dos melhores litorais da Europa e é destino certo para os europeus no verão. Como sugestão, temos a Cinque Terre, apesar de não ser tão propícia para os banhistas, e a Costa Amalfitana.

Essa, aliás, é super lotada e a disputa para ver a Gruta Azul, em Capri, é gigante. Então, aqui vale a mesma dica de cima: programe-se para não deixar de ir num dos lugares da nossa lista de roteiros de viagem pela Itália.

Região da Sicília

Essa região tão desvalorizada pelos turistas em geral merece a sua atenção também. Claro, ela não faz parte dos clássicos roteiros de viagem pela Itália, mas tem muito a oferecer! Aliás, “O Poderoso Chefão” foi filmado lá e a cidade Savoca é destino para os amantes do filme. Imperdível!