Como diria um de nossos textos, viajar é preciso e conhecer a Itália passa a ser quase que uma necessidade, uma vez que grande parte da população brasileira tem descendência italiana.

E se você pensa na Itália, automaticamente vem à mente Roma, uma das cidades mais antigas do mundo e a capital do país. Não é à toa que isso ocorre, posto que Roma carrega consigo as clássicas imagens italianas.

Trastevere: um dos bairros mais charmosos de Roma
Trastevere: um dos bairros mais charmosos da cidade é ideal para quem quiser curtir a vida como um verdadeiro romano

Vaticano, Fontana di Trevi, Pantheon, Coliseu, Arco de Constantino, Monte Palatino, Fórum Romano… Ufa! Esses são só alguns exemplos do que estamos falando. Quer saber mais? Então nos acompanhe!

Dicas gerais sobre Roma

Antes de falarmos sobre os lugares imperdíveis de Roma, é importante que saber algumas dicas gerais da capital italiana. Com essas sugestões em mãos, sua viagem será, com certeza, muito mais aproveitosa e você nos agradecerá por isso!

Roma Pass

Se tem uma coisa em que você precisa investir antes de embarcar para a Itália, essa é o Roma Pass de 3 dias. Não sabe o que é? Então te contamos: ele é um ticket que dá direito à entrada gratuita nas duas primeiras atrações visitadas e tarifa descontada nas seguintes.

A ativação do Roma Pass acontece na primeira utilização, seja no transporte público ou na atração escolhida, e sua validade se encerra à meia-noite do terceiro dia.

E se acha que é só entrada grátis a vantagem do Roma Pass, você está enganado! Além disso, o passe também dá direito ao transporte gratuito e ilimitado em metrô, ônibus e bonde (e algumas linhas de trem). Vale lembrar NÃO é incluído transporte de e para os aeroportos.

Roma Pass
Roma Pass é o melhor jeito de furar fila legalmente nas principais atrações da capital italiana

DICA IMPORTANTE: reserve o passe pela internet e, ao chegar ao aeroporto, vá à loja do Roma Pass para validá-lo.

Chegando ao aeroporto

Falamos acima que, ao chegar ao aeroporto, você deve validar o Roma Pass, certo? Além disso, a outra dica que damos é a respeito do uso do trem Leonardo Express para ir à cidade. É simples, fácil e muito tranquilo – e você ainda economiza uns bons trocados.

No aeroporto, vá em direção aos totens para comprar a passagem e validá-la (aliás, nunca se esqueça de validar porque, caso contrário, você pode arrumar um belo problema). Com os tickets em mãos, basta seguir as placas indicativas no desembarque do aeroporto – não tem erro!

O trem funciona diariamente e tem saídas a cada 30 minutos. A primeira saída do Aeroporto Fiumicino, o principal de Roma, ocorre às 6h23 e a última é às 23h23.

Aeroporto Fiumicino
Ao chegar ao aeroporto de Roma não deixe de pegar o trem para ir à cidade

Ops! Antes de seguir com o conteúdo,  e já que o papo é sobre voos, temos alguns posts imperdíveis pra você:

Dicas para conseguir passagens aéreas mais baratas

– Descubra 9 dicas de como conseguir passagens aéreas mais baratas

– Aplicativos de viagem – os top 5 que todo viajante tem que ter

Em Roma

– Fique em Campo di Fiori, Trastevere ou Monti para ter uma experiência mais completa.

– Vá à Via del Corso e à Via Veneto, onde estão várias lojas bacanas e restaurantes chiques.

– Visite os monumentos à noite, por exemplo, depois das 23h00, e tenha outra visão de Roma.

Coliseu no pôr-do-sol
Uma das mais belas paisagens de Roma é o Coliseu no pôr-do-sol

– Não deixe de conhecer a feira que acontece todos os dias no Campo di Fiori pela manhã (mais ou menos das 7h00 às 13h30).

– Atravesse a Ilha Tiberina e passe pelo quarteirão judeu.

– Vá ao Coliseu no pôr-do-sol e surpreenda-se com as suas fotos.

Melhor estratégia para visitar Roma

Acima, demos a dica sobre o Roma Pass, está lembrado? E agora que você já sabe o que visitar em Roma, então fica a pergunta: qual a melhor estratégia para usar o Roma Pass nesses destinos?

Aqui vai: em seu primeiro ingresso “grátis”, vá ao Coliseu, Fórum Romano e ao Monte Palatino (os três contam como uma só atração). Essas atrações têm uma fila absurda e furá-la – legalmente – não seria nada mal. Já a segunda atração, deixe para a Galleria Borghese e não se esqueça de agendar o seu horário de visita.

Para os ingressos com desconto, visite o Museu Capitolino, o Museu Ara Pacis, o Castel Sant’Angelo e as Termas de Caracalla. As filas aqui são bem menores e você irá economizar um tempão ao fazer uso dessa estratégia.

Lugares imperdíveis de Roma

Fazer um roteiro de viagem requer muita pesquisa e paciência. Mas, por sua sorte, esse não será o caso de Roma, já que vamos contar todos os lugares imperdíveis da capital da Itália. Vamos ver?

Coliseu

Ir a Roma e não visitar o Coliseu é a mesma coisa que ir ao Rio de Janeiro e não ver o Cristo Redentor… Ou seja, não terá feito nada em sua viagem.

Coliseu
O Coliseu faz parte das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e é parada obrigatória em Roma

Não tem como não ficar impressionado e encantado diante dessa construção. Não é à toa que faz parte da lista das Sete Maravilhas do Mundo Moderno!

Vaticano

Bem no coração de Roma está ele, o Vaticano, a menor nação do mundo e sede da Igreja Católica. São milhares de fiéis que visitam diariamente a região com esperança de ver o papa, que por lá reside.

Cúpula da Basílica de São Pedro
Vista do topo da Cúpula da Basílica de São Pedro, uma das mais belas da cidade

Por isso, compre seu ingresso com antecedência no site oficial e garanta a sua visita ao local. Já imaginou se numa visita dessa você vir o papa? Que honra, hein?

Fontana di Trevi

Gigantesco! É isso a primeira coisa que as pessoas falam e pensam ao ver a Fontana di Trevi. Mesmo imensa, a multidão que está ali faz com que você brigue por um microespaço para tirar uma foto na fonte.

Fontana di Trevi
Mesmo gigantesca, a briga é boa pra arrumar um espaço pra foto

O sufoco vale a pena, mas confessamos que ela fica muito mais bonita à noite, com menos pessoas. Além do mais, a iluminação é fantástica para essa preciosidade artística.

Pantheon

Outro lugar imperdível de Roma é o Pantheon (ou Panteão, no bom português brazuca). Com mais de 2 mil anos de história, ele foi erguido como um templo em honra a todos os deuses. Imperdível!

Panteão
Aproveite para conhecer o Panteão quando visitar a Piazza Navona, que está ali ao lado e é outro marco de Roma

Piazza Navona

Uma das mais célebres praças de Roma, este é um lugar imperdível que, sem dúvidas, merece a sua visita. Só que não é apenas isso…

Palazzo Pamphilj, propriedade da República Federativa do Brasil e que está localizado na Piazza Navona

Tem mais: nela está localizado o Palazzo Pamphilj, propriedade da República Federativa do Brasil, sede da Embaixada Brasileira, do Consulado-Geral do Brasil e da Missão do Brasil para a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Legal, não?

Esses são só alguns dos lugares imperdíveis que Roma possui. A cidade é toda mágica, cheia de história e cultura para os seus visitantes. Ir até lá fará com que você mergulhe em uma realidade completamente diferente da nossa, sem falar que isso fará bem danado ao te fazer sair da rotina. Tenha uma boa viagem!

Ei! Antes que você queira compartilhar o nosso artigo, deixe-nos mostrar este vídeo incrível que conseguimos para compartilhar com você.