As belezas da Itália são um assunto sem discussão. É impossível estar lá e não sair do país apaixonado. Imagine aproveitar todos os encantos que existem ao fazer uma viagem pela Itália de carro? Neste post vamos contar tudo o que você precisa para ter uma viagem incrível.

Usar as belezas naturais e arquitetônicas desse país, além de sua cultura milenar, são argumentos extremamente redundantes para convencê-lo a ir à Itália. Essa é uma realidade. A Itália é linda e saborosa, e conhecê-la de carro é uma viagem inesquecível.

Aproveite esse conteúdo e imagine-se viajando por esse país milenar de carro. Sensacional, não?

Já falamos aqui sobre os melhores lugares da Itália para você conhecer, mas hoje quero contar tudo o que você precisa saber para fazer um tour pelo país de carro sem passar por problemas e poder aproveitar ao máximo tudo que haverá de bom.

Viagem pela Itália de carro

Descubra tudo o que precisa para realizar o desejo de viajar por um país milenar de carro. Consegue se imaginar conhecendo toda a beleza desse país do antigo continente tão de perto?

Carteira de motorista

A carta de condução emitida no exterior pode ser usada na Itália apenas por visitantes que tenham atingido a idade mínima necessária para os titulares italianos de licenças para a mesma categoria de veículo, mesmo se forem qualificados para dirigir em uma idade menor em seu país de residência. Uma carta de condução estrangeira não autoriza o seu titular a conduzir pela Itália de carro até a idade de 18 anos.

Os visitantes podem conduzir veículos privados ou comerciais se estiverem em posse dos seguintes procedimentos:

1 – Carta de condução válida.

2 – Permissão Internacional para Dirigir (1926, 1949, 1968) (Disponível aqui).

3 – Comprovante de seguro.

4 – Comprovante de identificação (passaporte).

5 – Além disso, é necessário que o carro possua alguns equipamentos: coletes refletores e triângulo (obrigatório em todos os veículos de quatro rodas ou mais).

OBSERVAÇÃO – Motociclistas: é obrigatório para os pilotos e passageiros o uso de capacete.

É proibido transportar uma criança com menos de quatro anos de idade em um ciclomotor ou em uma motocicleta.

Regras de trânsito e regulamentos

Todo país tem suas regras, algumas valem para o mundo todo, outras são específicas de cada localidade. Então, é sempre bom saber como tudo funciona por lá, ok?

Ultrapassagem

O veículo a ser ultrapassado deve manter tanto à direita quanto possível e não acelerar. Em estradas com três faixas de tráfego, a ultrapassagem é permitida somente quando um veículo que viaja na direção oposta não estiver na faixa do meio.

É proibido ultrapassar um veículo que esteja a ultrapassar outro veículo ou um outro que tenha abrandado ou parado perto de uma passagem para pedestres para permiti-los a travessia. A ultrapassagem é proibida na abordagem e em passagens de nível. Também é proibida em curvas, no topo de uma colina, nos cruzamentos e em todos os lugares onde a visibilidade é limitada.

Prioridade

Deve ser dada prioridade aos veículos que vêm da direita ou que se locomovem sobre trilhos, exceto onde indicado pelos sinais de trânsito. Eles devem dar lugar a pedestres que já estão em cruzamentos e ciclistas perto de ciclovias.

Imagine a sensação maravilhosa de liberdade neste cenário surreal.

Os motoristas devem dar direito de passagem a todos os veículos da polícia e de emergência quando eles estão usando os sinais de aviso sonoro ou luminosos especiais.

Cintos

Qualquer pessoa deve usar cinto de segurança nos assentos dianteiros e traseiros em todos os veículos. Tal equipamento é indispensável em qualquer lugar do mundo e na Itália não seria diferente.

Cinto de segurança sempre é importante para que você possa fazer uma viagem segura.

Viajar com crianças

Não esqueça nenhum documento. E deixe-o sempre em uma mochila próximo à criança.

Antes de ir ao próximo tópico, o que acha de dar uma olhada nestes outros artigos relacionados a viagens?

1 – Os melhores destinos da França

2 – 8 motivos para fazer um intercâmbio na Irlanda

3 – 10 dicas de como ser um mochileiro na Europa

Limites de velocidade

Os seguintes limites de velocidade nacional são aplicáveis:

1 – Condições normais de trânsito

2 – Autoestradas: 130 km/h

3 – Áreas residenciais: 50 km/h

A velocidade deve ser reduzida à noite, de acordo com a visibilidade, cruzamentos próximos, curvas, escolas ou locais frequentados por crianças, também em estradas com desníveis, estradas especialmente estreitas e em áreas urbanas.

Os limites de velocidade em caso de precipitação (chuva, neve, etc.):

1 – Autoestradas: 110 km/h

2 – Estradas fora de centros urbanos: 90 km/h

3 – Detectores de radar são proibidos!

Penalidades

Então, vamos agora entender porque devemos seguir as regras, pois, como sabemos, no trânsito, temos que ser punidos pelo bolso, infelizmente!

Multas

A polícia pode impor uma multa ao condutor de um veículo que não seguir as especificações da lei. Se o condutor quiser contestar a multa ou por qualquer motivo se recusa a pagar, eles devem depositar a garantia que é a metade do montante máximo em dinheiro.

Estradas italianas são um verdadeiro “tapete” para quem gosta de pegar a estrada.

Se eles se recusam a depositar a garantia, a polícia pode confiscar seu veículo até que pague a multa. No caso dos veículos registrados na Europa, a garantia exigida é equivalente a um quarto da multa máxima.

A apreensão de veículos

Os veículos podem ser confiscados pela polícia, em muitos casos (por exemplo, quando o motorista não tem licença ou as chapas de matrícula são forjadas ou ainda quando os documentos de registro não forem mais válidos). Já em casos de ciclomotores e motociclos, tais veículos podem ser confiscados por três meses nos seguintes casos:

1 – A falta de um capacete de segurança.

2 – Transportar um passageiro em veículos em que não são permitidos.

Estacionamento

Em áreas construídas, parar e estacionar só são permitidos no lado direito da estrada em uma rua com dois sentidos de tráfego. Em uma rua de sentido único, estacionamento e paragem são permitidos no lado direito ou do lado esquerdo da rua, desde que pelo menos três metros de espaço livre sejam deixados no meio.

Zonas onde é necessário o pagamento para estacionar foram criadas em grandes cidades em áreas próximas ao centro e são indicadas por faixas azuis. As zonas podem ser gratuitas por algumas horas do dia e aos domingos, como indicará no local através de painéis.

Os veículos são rebocados quando causam uma obstrução à circulação de tráfego, mas grampos de rodas são utilizados, em casos particulares, ao em vez de reboque, por exemplo, quando o veículo é estacionado no pavimento. Em ambos os casos, uma multa deve ser paga, que inclui o custo de remoção do veículo e do acondicionamento do mesmo.

Bebida/condução de drogas

O limite legal geral de álcool no sangue dos condutores é de 0,05%. A polícia pode solicitar um motorista suspeito de estar sob a influência de álcool para fazer um teste de respiração.

Estradas cercadas de vinícolas? Tem alguma coisa mais romântica que isso?

Um motorista envolvido em um acidente pode ser testado pelos serviços médicos a pedido da polícia. Um condutor suspeito de estar sob a influência de narcóticos também pode ser testado e receber uma sanção.

As áreas de serviço para uma viagem pela Itália de carro

Existem muitas estações de serviços nas autoestradas italianas, oferecendo uma ampla variedade de instalações para os motoristas, por exemplo, combustível, restaurante, hospedagem e loja.

Disponibilidade de combustível

Apenas 25% dos postos de gasolina nas estradas comuns (dentro e fora das cidades) estão abertos 24 horas por dia. Postos de gasolina que abrem aos domingos permanecem fechados às segundas-feiras. O serviço noturno (3% dos postos de gasolina) começa às 22h00 no inverno e 22h30 no verão e dura até as 06h00.

O horário de funcionamento é claramente visível nos postos de gasolina, bem como os endereços das garagens mais próximos que estão abertos. As horas acima não se aplicam às estações de serviço nas autoestradas ou nas imediações dos postos fronteiriços.

Emergências

Telefones de emergência especiais estão situados a cada dois quilômetros em autoestradas. Você já pode ficar tranquilo caso aconteça alguma emergência, pois já sabe como pedir ajuda.

Belas paisagens são possíveis quando você sai de sua zona de conforto. Que tal começar agora?

Existem dois tipos de telefone: um com o qual o motorista pode pressionar um botão com o símbolo de uma chave para ligar para a assistência mecânica e outro sinalizado com uma cruz vermelha para procurar ajuda médica. Uma luz vermelha confirma que a mensagem foi recebida no sistema de alarme autoestrada central.

Bem, este foi o fim de mais um conteúdo aqui do Vida de Freesider. Esperamos que a Itália possa estar em seu próximo roteiro de viagem. E se você gostou, compartilhe com seus amigos ou então deixe seu comentário mais abaixo. Até a próxima!