O que vem na sua cabeça ao pensar sobre a Suíça? Chocolate e frio? Nada mal! Baixas temperaturas e chocolates deliciosos são uma das marcas do país, mas a terra dos Alpes não é só neve e cacau. Existem muitas coisas para aprender na Suíça, sobre a cultura e o estilo de vida que se leva nesse paraíso do chocolate.

A Suíça é mundialmente conhecida por ser um país frio, com dias nublados e com um verão de curta duração. O fator temperatura interfere muito no modo de viver das pessoas. Aquele happy hour com os amigos ou viagem rápida no final de semana não acontecem da mesma forma que conhecemos no Brasil.

Cidade de Berna na Suíça

As pessoas se adaptam a todas as situações e quem é de fora descobre as coisas para aprender na Suíça para aproveitar ao máximo o que esse país lindo tem para oferecer.

Coisas para aprender na Suíça

Se comparado com o Brasil,  a  Suíça é um país minúsculo, mas com diversas fatores que a tornam única! Conheça agora alguns deles e embarque com a gente nessa viagem!

1 – Folga nos dias bonitos

Já pensou em dizer para o seu chefe que não vai trabalhar porque o dia está bonito? No Brasil isso não iria fazer o menor sentido e seu chefe com certeza iria pensar que você está de corpo mole ou algo assim. Na Suíça isso pode acontecer muitas vezes. É comum os funcionários se darem uma folga quando o dia está bonito.

Dias bonitos são motivo de folga no trabalho

Obviamente que depende muito do trabalho de cada um e da profissão, mas essa cultura existe. O país tem poucos dias de verão ensolarado por ano, dessa forma, quando se faz um dia bonito, tem que se aproveitar ao máximo, afinal não é sempre! Se acostumar com eventualidades assim é uma das coisas para aprender na Suíça depois de um tempo morando fora.

Os dias nublados e frios no país são tão frequentes que existe uma “historinha” que se conta para as crianças devido a isso. É comum ver os pais dizendo para os seus filhos que se eles não comerem toda a comida, vai fazer um dia ruim no dia seguinte. Já imaginou isso sendo dito para crianças do nordeste brasileiro? Não ia funcionar muito…

2 – Tecla SAP mode on

Uma das coisas para aprender na Suíça são os seus 4 idiomas oficiais. Isso mesmo, na Suíça se fala alemão, francês, italiano e romance, este último é mais comuns em pequenos vilarejos no interior do país.

Obviamente que você pode incluir a língua inglesa nessa lista também, como se fosse a “segunda língua”, por que as outras 4 são OBRIGATÓRIAS. Já pensou falar 4 idiomas oficiais mais o inglês? Sem dúvida que uma das coisas para se aprender na Suíça é pelo menos uns 2 idiomas novos.

Veja também o conteúdo que preparamos para você:

1 – O melhor da Suíça: está tudo bem aqui 

2 – Saiba quanto dinheiro levar para a Europa em 2017 

3 – Lugares para esquiar dentro e fora do Brasil  

3 – A importância do lixo

A Suíça é um dos países que mais produz lixo no continente europeu, entretanto é um dos liderem mundiais em reciclagem. Uma das coisas para aprender na Suíça é reciclar o seu lixo. Por ser um país com alto custo de vida, até para descartar o lixo paga-se.

O lixo orgânico (restos de comida e etc.) deve ser descartado em saquinhos específicos, em que o preço varia de região para região. O mesmo tipo de separação deve ser feito com vidro, papel, alumínio, papelão e tudo o mais que for dispensado no lixo.

 

A Suíça é um dos líderes mundiais em reciclagem

Se o aprendizado não é pelo amor, ele se torna pela dor. Além da conscientização com o meio ambiente, o fator bolso também está em jogo. Caso haja algum engano na hora da reciclagem, você está sujeito ao pagamento de multas e compra de novos saquinhos para cada tipo de lixo. Portanto a importância do lixo é uma das coisas para aprender na Suíça.

4 – Espaço Schengen

Apesar da Suíça estar ali no meio do continente, fazendo fronteira com vários países europeus como Itália, Alemanha e França ela não faz parte da União Europeia. Tanto é que a moeda praticada no país não é o Euro, e sim o Franco Suíço. Mas para a entrada no país como turista não difere em nada dos critérios dos seus vizinhos. Uma das coisas para aprender na Suíça é que o país integra os países do espaço Schengen, o que faz com que as exigências para o turismo sejam as mesmas de Espanha e França, por exemplo.

5 – Chocolate suíço

O chocolate suíço é famosíssimo no mundo todo e no Brasil eles custam os olhos da cara. Você acha que na Suíça eles são caros? Nem pensar! O chocolate lá é algo do dia a dia e a boa qualidade é tão comum que não há motivo para ser caro. Por isso, assim que chegar lá, uma das coisas para aprender na Suíça é saborear os mil tipos deliciosos de chocolates que o país tem para oferecer. Tarefa difícil, não é?

Suíça paraíso para os amantes de chocolate

6 – Esquiar nos Alpes Suíços

Já pensou na experiência de esquiar nos alpes suíços? O que não faltam são opções de estacoes de ski na Suíça. Tem para tudo quanto é gosto e grau de conhecimento, desde as pistas para crianças e iniciantes, até as mais avançadas e para profissionais.

As paisagens dos Alpes é algo impressionante, por isso que esquiar deve fazer parte da sua lista de coisas para aprender na Suíça. As principais cidades para se praticar ski são Zermatt, Interlaken, St. Moritz, Adelboden e Davos.

Alpes Suíços, uma das principais marcas do país

A Suíça é um país pequenino, mas com muitas singularidades e coisas interessantes para serem conhecidas.

Uma visita ao país vale muito a pena, seja pelo chocholate, pela neve ou pelas tantas outras marcas que esse país lindo tem para oferecer. Está esperando o que para incluir a Suíça no seu roteiro de viagens?