A depressão no trabalho tratamento é uma área de constante busca. Já que, o desempenho no trabalho e a saúde de quem sofre com depressão estão em paralelo caminhando ladeira abaixo.

Para a maioria de nós, o trabalho fornece estrutura aos nossos dias, a oportunidade de socializar, um sentimento de realização e uma fonte de felicidade. Em outras palavras, o trabalho pode reduzir a probabilidade de se tornar deprimido.

Mulher buscando entender as causas da depressão no trabalho
Mulher buscando entender as causas da depressão no trabalho

Apesar disso, existem circunstâncias em que o trabalho é menos benéfico para o bem-estar.

Embora haja poucas evidências de que condições precárias de trabalho causem depressão, condições de trabalho irracionais combinadas a outros problemas, como dificuldades domésticas ou eventos infelizes, podem contribuir para o humor deprimido.

Algumas das condições comuns de trabalho necessárias para garantir funcionários felizes e saudáveis ​​são:

  • Boas condições de trabalho, considerando níveis adequados de luz, ar limpo, ruído mínimo, temperatura confortável
  • Empregos que oferecem uma oportunidade de usar e desenvolver habilidades
  • Empregos que oferecem variedade e possibilidade de desenvolvimento e crescimento
  • Chefes de apoio, ou seja, pessoas que não intimidam ou criticam
  • Expectativas de desempenho claras e suporte para atender a essas expectativas

Mas ainda assim, mesmo com todas essas condições básicas e positivas no trabalho, muitas pessoas sofrem e lidam com a depressão no trabalho tratamento.

E como explicar a depressão no trabalho em um ambiente em que tecnicamente não há brechas para a doença? Possivelmente, a causa da depressão no trabalho tratamento está, na insatisfação pessoal.  A depressão no trabalho se instala de tal maneira que a pessoa não consegue compreender o real motivo da dor.

Acoberta a frustração pessoal com o desânimo no trabalho. Se acomodam e não conseguem sair dessa situação.

Depressão no trabalho

Qualquer problema, doença, ou percalço ao longo da vida a tendência é procurar imediatamente o causador da situação.

Atitude natural, porém preocupante. Isso porque, a busca pelo gerador da dor, é uma maneira de escape.

Pois, já que, existe o responsável pelo cenário conflituoso, eu não tenho compromisso para resolver a situação.

Por exemplo:

  • O salário é a quantia exata para pagar as contas. Logo, o empregador paga mal.
  • Os relacionamentos não prosperam. Logo, todas as pessoas com as quais me relacionei fizeram algo errado, ou não são boas o suficiente para mim.
  • Faz o melhor para o filho, mas ele não respeita. Logo, o problema está com a criança, na escola, ou em outros lugares que ele frequenta.  

Em todas essas afirmações o movimento claro, é o de terceirização da culpa. A responsabilidade é do chefe, das pessoas, da professora, mas em hipótese alguma há o ato de assumir a auto responsabilidade.

Seguindo esse fluxo de pensamento, quando se fala em depressão no trabalho tratamento, a primeira ideia é de que a empresa não oferece o suficiente para a saúde mental do trabalhador.

Não oferece boas condições de trabalho, salário proporcional, entre outras questões. E realmente, muitas empresas não oferecem condições básicas.

Mas, é preciso avaliar e identificar se esse é o seu caso. E mais importante que isso, é reformular o questionamento.

  • O que me impede de conseguir um trabalho melhor? O que posso fazer para ter mais dinheiro?
  • O que me impede de ter um relacionamento próspero? O que eu posso fazer para melhorar meu próximo relacionamento?
  • O que eu faço para que meu filho não me respeita? O que eu posso fazer para meu filho me ver com respeito?

Nessas idas e vindas de não assumir a responsabilidade pela própria vida, a frustração abre espaço para a depressão.

É depressão ou frustração?

Quando uma palavra é muito usada, ela acaba sendo banalizada. E esse é um movimento observável com a palavra depressão.

Poucas pessoas sabem exatamente do que se trata, no entanto fala-se muito sobre. E o fato é que a depressão no trabalho tratamento é uma realidade no Brasil e no mundo.

Mulher gritando em desespero
Mulher gritando em desespero

Mais de 75 milhões de pessoas por ano são diagnosticadas e afastadas do trabalho por motivos de depressão no trabalho tratamento.

O principal sintoma da depressão é ter um mau humor grave e persistente caracterizado por tristeza, um sentimento de desespero e desamparo. Em alguns casos, pode se manifestar como irritabilidade.

Algumas pessoas que estão deprimidas também não gostam mais de atividades que costumavam amar.

Muitas pessoas dizem que sofrem de depressão, mas na verdade estão tendo um caso simples de “tristeza”, depois de algumas horas ou um dia, ou quando algo agradável acontece, elas voltam a ser felizes.

Isso significa que eles não estão verdadeiramente deprimidos porque, na realidade, a depressão clínica é muito mais complexa e duradoura. Este é realmente um fator que define a depressão da tristeza, a sua duração.

Quais os sinais da depressão?

Se não for tratada, a depressão clínica pode durar oito meses ou mais.  Em média, os indivíduos clinicamente deprimidos podem sofrer com os sintomas entre seis e oito meses

E a tristeza é apenas um pequeno componente da depressão. Por isso, que estar triste não significa estar deprimido.  A depressão no trabalho tratamento, pode muitas vezes estar associado a insatisfação pessoal e profissional.

O sentimento de querer ficar mais tempo na cama quando o despertador toca, desânimo de ir para o trabalho, desgosto pelo serviço e pelos colegas de trabalho podem ser sinais da sua insatisfação.

A parte boa é que é mais fácil cuidar de uma frustração, que uma doença como a depressão.

Depressão no trabalho tratamento

A depressão é uma doença que consiste em episódios depressivos, como “crises” em pessoas com esclerose múltipla ou artrite. Um episódio é quando um indivíduo apresenta sintomas de depressão por pelo menos duas semanas.

A duração de um episódio pode variar. Enquanto algumas pessoas têm apenas uma, a maioria das pessoas com depressão apresentam episódios recorrentes ao longo de suas vidas, razão pela qual o tratamento é tão importante.

Vários relógios espalhados na parede simbolizando a correria do dia a dia
Vários relógios espalhados na parede simbolizando a correria do dia a dia

 

Deixados sem tratamento, como qualquer doença, os sintomas podem piorar progressivamente e levar a prejuízos significativos, interferir nos relacionamentos e no trabalho, ou levar à automutilação ou ao suicídio.

Indivíduos com depressão maior podem experimentar uma remissão parcial ou total, em que seus sintomas desaparecem ou não apresentam nenhum sintoma.

Depressão, ou transtorno depressivo maior, é um transtorno de humor. Diferente de apenas sentir-se deprimido, acredita-se que a depressão clínica seja causada por desequilíbrios de substâncias químicas no cérebro.

Entenda melhor o Transtorno Depressivo

O transtorno depressivo maior pode ser altamente recorrente, com pelo menos metade das pessoas que experimentam um episódio com um ou mais episódios adicionais durante a vida.

E o período de tempo que dura a sua depressão depende de fatores de estilo de vida e se você recebe ou não tratamento imediato. Pode durar várias semanas, meses ou anos.

Se você estiver em risco de sofrer de depressão recorrente, o tratamento pode ser eficaz no controle de seus sintomas e pode minimizar a recorrência de episódios depressivos.

Mas, se você está passando por momentos difíceis, de estresse, decepção ou preocupação, isso não significa ter depressão. Ainda que você se sinta depressivo.

Influência do trabalho nas emoções  

De acordo com um estudo realizado pela professora de administração, Cynthia Fisher, da Universidade Bond chamado Emoções no trabalho: o que as pessoas sentem e como devemos medi-las?

As emoções negativas mais comuns experimentadas no local de trabalho são:

  • Frustração / irritação
  • Preocupação / nervosismo
  • Raiva / agravamento
  • Não gosto
  • Decepção / infelicidade
Depressão no trabalho tratamento e busca de melhora diária
Depressão no trabalho tratamento e busca de melhora diária

A frustração é um sentimento presente em todos os aspectos da vida. Quando você acha que passa por depressão no trabalho tratamento, você pode estar sofrendo com frustração.

Pois, a frustração geralmente ocorre quando você se sente preso ou incapaz de seguir em frente de alguma forma.

Isso pode ser causado por um colega bloqueando seu projeto favorito, um chefe desorganizado demais para chegar à reunião a tempo, ou simplesmente porque você quer crescer e não tem oportunidade.

Mas, seja qual for o motivo, é importante identificar o sentimento de frustração e o que está provocando.

Isso porque, as frustrações rapidamente podem levar a mais emoções negativas, como a raiva.

Pare e avalie

Uma das melhores coisas que você pode fazer é parar mentalmente e olhar para a situação. Pergunte a si mesmo porque você se sente frustrado.

Anote e seja específico. Então, pense em uma coisa positiva sobre sua situação atual.

Por exemplo, se você não conseguiu a promoção para um novo cargo, pense que você terá mais tempo e disponibilidade para investir em um negócio próprio.

Encontre algo positivo sobre a situação

Pensar em um aspecto positivo de sua situação geralmente faz com que você veja as coisas de uma maneira diferente.

Essa pequena mudança em seu pensamento pode melhorar seu humor. Quando as pessoas estão causando sua frustração, elas provavelmente não estão fazendo isso deliberadamente para irritá-lo.

Lembre-se da última vez que você se sentiu frustrado

A última vez que você estava frustrado com alguma coisa, a situação provavelmente deu certo depois de um tempo, certo?

Seus sentimentos de frustração ou irritação provavelmente não fizeram muito para resolver o problema, o que significa que eles não estão fazendo nada por você agora.

O que você pode aprender com isso

Tudo, qualquer situação é um aprendizado. Ao identificar o que gera sua dor você pode contornar a situação e evitar atitudes que te guiam sempre para o mesmo caminho.

Todos nós temos que lidar com emoções negativas no trabalho, por vezes, e aprender a lidar com esses sentimentos é agora mais importante do que nunca.

Jogando fora aquilo que já não te serve mais
Jogando fora aquilo que já não te serve mais

Afinal, emoções negativas podem te espalhar e ninguém quer estar perto de uma pessoa que acrescente negatividade a um grupo.

Por isso, é tão importante saber o que causa suas emoções negativas, e quais tipos de sentimentos você enfrenta com mais frequência.

Dessa maneira, quando essas emoções começarem a aparecer, inicie imediatamente sua estratégia para interromper o ciclo.

Pois, quanto mais você esperar, mais difícil será afastar-se do pensamento negativo e do sentimento de depressão.

Autoconhecimento para se livrar da depressão

O desânimo e o sentimento de depressão, causam uma sensação de impotência perante qualquer situação.

O fato é, que esses pensamentos estão sempre presentes. A menos que você se conheça o suficiente para controlá-los. 

Neste vídeo, Fagner Borges, fala sobre como é possível superar a depressão no trabalho:

O autoconhecimento está bem relacionado com esses sentimentos de depressão no trabalho tratamento.

Afinal, ao fazer o processo de introspecção, olhar e focar sua atenção internamente, é possível perceber os pensamentos e como eles surgem e desaparecem.

O autoconhecimento é importante porque ajuda você a se entender melhor. Através de uma melhor compreensão sobre si mesmo, assim você é mais capaz de controlar a sua vida e eliminar a depressão no trabalho tratamento.

Tomar decisões de acordo com o que você realmente quer, e não por outros motivos. Além disso, o autoconhecimento te ajuda a se reconhecer na essência.

Assim você pode então, fazer a vida acontecer para você, em vez de ter a vida acontecendo com você. Essa é, na verdade, a principal lição do autoconhecimento e da autor responsabilidade.

O potencial da autor responsabilidade

Afinal, poucas pessoas sabem que somos nós mesmos quem criamos nossas próprias vidas. E que somos puramente os responsáveis por tudo o que criamos.

E você pode estar pensando: “Poxa, mas na vida só acontece coisa ruim, quer dizer que eu quero viver coisas ruins?”

E a resposta é, sim. Sim, você conscientemente ou inconscientemente é responsável por tudo o que você cria.

É óbvio que coisas externas influenciam sua vida, no entanto o seu pensamento, suas ações é determinada por você.

E é extremamente estimulante perceber que, seja o que for que criamos, podemos recriar, portanto, nunca somos uma vítima das circunstâncias. Está sempre ao nosso alcance mudar nossas vidas.

Entenda a importância do Autoconhecimento

O autoconhecimento nos permite reconhecer nosso erro em pensar e corrigi-lo. E essa atitude é essencial para eliminar a depressão no trabalho tratamento.  É, portanto, o meio para uma vida melhor e mais gratificante física, emocional, mental e espiritualmente.

Muitas pessoas levam anos para entenderem que ninguém é responsável por suas vidas além delas mesmas.

E o quanto antes você aprender isso, melhor. Afinal, assim você tem condições de identificar o que não te agrada, o que te deprime e se livrar de tudo isso.

Comece o exercício de buscar por soluções, em vez de pessoas para delegar a culpa.

E para iniciar esse processo de auto responsabilidade, autoconhecimento e eliminar atitudes ruins, pensamentos negativos e depressivos, sugiro que você faça a leitura do Livro A Jornada da Liberdade.

Aprenda a ser o Líder da sua própria vida.   

!!Dica EXTRA: Já te contei sobre o Caio Ferreira?

Ele conseguiu criar um método de você ter um e-commerce mesmo sem ter estoque em 2009. Hoje, além de vender centenas de milhares de reais na sua loja virtual, ele ainda ensina como outras pessoas podem fazer isso.

O Caio está com uma aula online gratuita que ensina "Como Criar Sua Loja Online do ZERO Sem Precisar Ter Estoque de Mercadorias". Espero que ele não tire do ar antes de você assistir.