Alugar ou comprar imóvel? Antes de mais nada é preciso deixar bem claro que o sonho da casa própria é algo que muitos brasileiros possuem, e isso é bom. Sonhar em ter algo próprio é a garantia de uma certa tranquilidade no futuro. Mas a verdade é que se você encontrar como “comprar ou alugar imóvel simulador”, vai perceber que não é bem assim.

O fato é que pesquisas do tipo “comprar ou alugar imóvel 2018” são buscas que têm sido recorrente nos motores de busca. E isso sequer poderia ser diferente, pois as pessoas têm pesquisado muito antes de tomar qualquer tipo de decisão. Decidir entre comprar imóvel à vista ou alugar é algo que pode afetar uma vida inteira. É preciso pensar muito bem.

Se perguntar para as pessoas que conhece, como os pais e amigos: o que é melhor, comprar ou alugar um apartamento?

A resposta certamente será unânime: compra. E não é culpa de ninguém não saber que, atualmente, a melhor opção é o aluguel. E provavelmente, qualquer pessoa que tentar argumentar sobre os benefícios do aluguel, será cortada imediatamente. Mas antes de decidir que vale a pena comprar imóvel em 2018, é melhor olhar os números e as projeções.

Alugar ou comprar imóvel – Aplicações

Muita gente tem se perguntado se é melhor comprar imóvel ou aplicar o dinheiro, mas não é nenhum segredo que alugar tem sido uma melhor opção, ainda mais se o imóvel estiver na planta. O cenário nos últimos dois a três anos reflete um momento de aumento dos juros do financiamento, tornando a aquisição uma atitude que deverá ser tomada mais para a frente.

Muita gente tem se perguntado se é melhor comprar imóvel ou aplicar o dinheiro, mas não é nenhum segredo que alugar tem sido uma melhor opção, ainda mais se o imóvel estiver na planta.

Alugar ou comprar imóvel tem mais a ver com o momento de cada um comparado ao momento em que o país passa. O denominador dessa comparação é o que decidirá o próximo passo de cada pessoa. Mas vale ressaltar que o fato de alugar um imóvel hoje, não coloca em risco a aquisição do imóvel futuramente. Tudo é apenas o momento.

Imaginando um aplicativo do tipo: comprar ou alugar imóvel simulador, ele te mostraria que segundo a última pesquisa Focus de 2017, o PIB (Produto Interno Bruto) conta com uma alta de 2,70% para esse ano. E certamente essa melhora será notada em diversos segmentos, inclusive no ramo mobiliário, que inclusive vem se recuperando desde os últimos meses de 2017.

Com essa pesquisa em mãos, fica mais fácil planejar os próximos passos.

Financiamento

Tendo como base as estimativas da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o processo pode se tornar um pouco mais simples. Segundo esses dados, os financiamentos oriundos das cadernetas de poupança devem crescer 15% agora em 2018. Comprar ou alugar imóvel 2018 significa levar em consideração mais do que isso.

Esse avanço está atrelado aos empréstimos destinados à aquisição de moradias, mas os créditos voltados para a construção de novos empreendimentos aparentemente vão continuar na marcha lenta. Pode até ser um bom momento para alguns financiamentos, ainda mais levando em consideração a queda da taxa básica de juros (Selic).

O ano de 2017 se encerrou com a taxa em 7%, e parece mesmo uma ótima notícia. Para se ter uma ideia, em julho de 2016, a taxa média do juro de financiamento imobiliário era de 11,3% ao ano. Quase um ano após essa informação fornecida pelo Banco Central, a taxa estava em 8,6%. As dificuldades de financiar um imóvel sofreram uma queda e esse é o ponto de análise.

Se as previsões são de taxas seguindo esse declínio, comprar imóvel à vista ou alugar pode ser uma decisão simples. Vamos analisar.

Alugar um imóvel

Essa ideia de que alugar um imóvel é jogar dinheiro fora, precisa ser analisada. Crescemos ouvindo essa frase, é verdade. Mas assim como há alguns anos, o empreendedor digital sequer era reconhecido, e hoje é a opção de muitas pessoas que desejam começar seu próprio negócio em casa, a locação de um imóvel também ganhou seu espaço.

Se você também está se perguntando o que é melhor, comprar ou alugar um apartamento ou se vale à pena comprar imóvel em 2018, saiba que entre comprar imóvel ou aplicar o dinheiro, o momento é da última opção, principalmente pelo declínio da taxa que vem ocorrendo com o passar dos meses. Um imóvel que está em ótimas condições hoje, estará melhor amanhã.

Também é preciso considerar o tempo que cada pessoa pretende se estabelecer no local. Essa é uma boa regra  para decidir entre alugar ou comprar imóvel, pois se a ideia é a de ficar menos de cinco anos no imóvel, a melhor opção também é a locação.

A regra vale não apenas para quem deseja financiar um imóvel, mas também para os que pretendem pagar o imóvel à vista. O melhor é sempre passar nesse filtro dos cinco anos. Muitos erros poderão ser evitados.

Investimentos

Mais uma etapa que deverá ser analisada para optar entre alugar ou comprar imóvel: os investimentos. Você sabe quanto seu dinheiro estaria rendendo se estivesse aplicado ao invés de estar entrando em uma negociação para o imóvel próprio? Aplicações conservadoras mesmo, como os CDBs e o Tesouro Direto, por exemplo.

Se fizer esse cálculo, e o resultado do rendimento for maior que a parcela do aluguel, o melhor mesmo é continuar assim, afinal, o que está rendendo paga o aluguel e ainda possibilita uma sobra para aplicações futuras. Até mesmo a compra de um imóvel quando a taxa estiver mais baixa e o momento ainda mais propício.

Vamos imaginar uma situação, como se fosse uma resposta para “comprar ou alugar imóvel simulador”. Imagine um casal na terceira idade, que conseguiu guardar um milhão de reais. Eles podem comprar o tão sonhado apartamento no bairro que se imaginam, é verdade. Mas eles também podem investir essa quantia e viver suas aposentadorias tranquilamente.

Imagine que o casal paga, incluindo aluguel e condomínio, R$4.000, e com o rendimento pelos investimentos feitos, conseguirão R$7.000. O que parece mais vantajoso? A compra do imóvel e nada de dinheiro depois, ou um investimento que cobre as despesas do imóvel alugado e ainda sobra em uma considerável quantia?

Comprar ou alugar imóvel simulador

Para descobrir se você deve comprar ou alugar imóvel 2018 você pode contar com uma grande ajuda, como os simuladores para se ter uma ideia do que vale mais à pena nesse ano que ainda está no início. Assim como muitos segmentos – como o mercado digital, por exemplo – o ramos imobiliário também conta com ferramentas.

Para descobrir se você deve comprar ou alugar um imóvel 2018 você pode contar com uma grande ajuda de simuladores.

Tanto nessa calculadora como nessa outra calculadora, você poderá fazer suas projeções para definir suas próximas diretrizes e optar entre comprar imóvel à vista ou alugar, visto que já ficou claro que o momento para os financiamentos ainda vai melhorar bastante. Os dados deverão ser informados corretamente conforme solicitados.

Se não gostou das primeiras opções, ainda é possível utilizar a Calculadora FipeZap. Ela vai mostrar exatamente o que você está procurando e ajudar a decidir o que é melhor, comprar ou alugar um apartamento, entre outros imóveis que pode estar pensando em adquirir. Entender se vale à pena comprar imóvel em 2018 tem mais a ver com projeções do que planos.

Sobre a Calculadora FipeZap, você terá que preencher e se por acaso o resultado for maior que o aluguel, definitivamente o melhor é manter assim.

Comprar imóvel ou aplicar o dinheiro?

Se existir a opção de aguardar mais um pouco antes da aquisição do novo móvel, aproveite. As financiadoras estão com os juros reduzidos, mas até que toda essa queda seja repassada para o cliente, leva um tempo. Dessa maneira, nos primeiros meses de 2018, entre alugar ou comprar imóvel, opte pela segunda atitude.

Se existir a opção de aguardar mais um pouco antes da aquisição do novo móvel, aproveite.

É natural ficar com um pouco de receio quanto a isso, ainda mais que para o brasileiro, o sinônimo de sucesso é uma casa própria e um carro na garagem. E esses também são os sonhos de boa parte das pessoas. Mas como falamos por aqui, é preciso expandir a mente para as novas ideias.

“A mente que se abre para a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original.” – Albert Einstein

Então nada melhor do que aceitar as transformações que ocorreram com o passar dos anos, sobretudo na última década, e manter a mente aberta para as mudanças que certamente ocorrerão daqui para a frente. Nessa expansão, cabe a reflexão: será que as normas impostas pela sociedade são realmente as melhores para a vida de cada um?

Educação financeira

É impossível dar qualquer tipo de palpite quando o assunto são investimentos financeiros quando não se tem uma educação financeira adequada. Alugar ou comprar imóvel não é a única questão a ser avaliada, mas o mercado como um todo deve ser avaliado para cada decisão que é necessário tomar. Estudar é fundamental em qualquer momento da vida.

Por exemplo, quando se quer realizar uma viagem, é natural entrar em um avião, carro ou ônibus e sair assim, sem destino ou nenhum tipo de planejamento para a viagem? O mesmo vale para vida financeira. Achismos não serão as melhores respostas para os passos que deverão ser dados nos diferentes momentos da vida.

Para falar bem a verdade, optar por comprar ou alugar imóvel 2018 é algo até simples de se analisar. Um ponto – aliás, o inicial – que precisa ser observado com atenção: Uma casa gera lucros? A menos que se tenha várias e as alugue para outras pessoas, a resposta é “não”. Até pelo contrário, ela pode resultar em muitos gastos com manutenção.

Aí o argumento “mas é própria” certamente poderá surgir. Mas ainda assim, vale à pena manter um local, apenas porque é próprio, pagando anualmente IPTU e, em muitos casos, condomínio?

Tesouro Direto

Esse é um exemplo de investimento que nunca vai deixar de ser excelente. Para entender exatamente essa afirmação, vamos falar sobre uma velha conhecida dos brasileiros: a inflação. Ela nada mais é do que o aumento generalizado do nível dos preços, e aqui no Brasil, o índice oficial da taxa de inflação é o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Esse é um exemplo de investimento que nunca vai deixar de ser excelente.

Todo e qualquer investimento feito, deverá levar em conta a inflação. Independência financeira tem relação direta com o conhecimento, e o conhecimento é o que vai ajudar a escapar das “dicas quentes” e modismos que surgem a todo momento. Ninguém vai cuidar do seu dinheiro melhor do que você mesmo, então não se deixe levar por boatos.

O Tesouro Direto é o mais seguro dos investimentos, pois se trata de títulos públicos e são garantidos 100% pelo Tesouro Nacional, isto é, o governo federal garante todo o pagamento para os seus investidores. Você poderá encontrar títulos de até R$30 e para que possa começar, basta apenas ter um CPF válido.

Então é só escolher uma corretora de valores (que vai intermediar a negociação), solicitar um cadastro no site do Tesouro Direto, transferir para a corretora o valor que será investido, escolher quais serão os títulos e comprá-los. O tempo para poder solicitar o valor deverá ser acertado previamente com a corretora de valores.

Mercado Digital

Você ainda poderá investir no mercado digital, e contar com um retorno equivalente aos seus esforços. A disciplina e a força de vontade deverão ser seu combustível, e este deverá ser convertido em algum tempo em frente ao computador. Olha esse vídeo do Fagner Borges, criador do movimento freesider, e você vai entender sobre o mercado digital.

As vantagens de se trabalhar nesse tipo de modalidade, certamente é a liberdade que é possível adquirir. Seja ela financeira, móvel ou de tempo. Isso porque para que o trabalho seja possível, será necessário apenas ter um computador com conexão com a internet. Não perca mais seu tempo com imposições infundadas e comece hoje mesmo a mudança de vida.

Seja o protagonista da sua vida se inscrevendo gratuitamente na Jornada da Liberdade, e decida os melhores momentos para trabalhar, dicas de quem está inserido no mercado digital e ainda a chance de conquistar a liberdade de decidir a própria vida. Clica aqui na imagem abaixo, se inscreve e depois conta aqui nos comentários como está sendo sua jornada.