5/5 - (2 votes)

Como ser prospero? O que te impede mudar de vida? O que de fato te bloqueia?

Melhorar a condição financeira da família, ter o próprio negócio, viajar mais, sair da rotina, não sentir o trabalho como um fardo, é o sentimento de muitas pessoas que trabalham diariamente para mudar de vida.

Como ser prospero é o desejo presente em todo indivíduo. Afinal, ser prospero é melhorar como atleta, profissional, é melhorar a condição financeira, é elevar o autoconhecimento, é expandir a espiritualidade. Ser prospero é ocasionar o crescimento.

No entanto, mesmo querendo e trabalhando para isso, a maior parte das pessoas não conseguem alcançar o feito.

Considere um indivíduo que busca mudar de vida. Um indivíduo que anseia ser prospero financeiramente e dedica horas do seu dia para isso. Mas, ainda assim, não conquista o esperado, a conclusão dessa situação, por parte desta pessoa, pode ser incompetência.

É comum uma pessoa nessas circunstâncias pensar “não deu certo porque não era para mim”, ou “estou querendo algo que não mereço”. O pensamento que rodeia esse indivíduo pode ser de incapacidade.

No entanto, o que pode estar passando despercebido por essa pessoa são alguns hábitos ruins no seu dia. São crenças que o limitam a desempenhar seu máximo. A barreira que o impede de alcançar o que é almejado, está construída dentro de si próprio.

E não é sobre incompetência, ou despreparo. É sobre o olhar negativo, desfavorável e prejudicial envolta do que se quer.  

São muitas as interferências que podem estar impedindo o indivíduo de ser prospero e enfim, mudar de vida.

Se você se viu neste indivíduo, entenda que é possível superar os percalços que te impedem de ser prospero.

Verdade absoluta sobre a vida

Um bebê que acabou de nascer se sente solto e inseguro a primeira vez. O bebê perde a única comunicação com a mãe que ele conhecia.

Mas a cada sentimento, sensação ou abalo, o bebê encontra maneiras de se comunicar e conseguir o conforto que ele deseja.

View this post on Instagram

📖 🤔

A post shared by FAGNER BORGES – FREESIDER (@vidadefreesider) on

Com o tempo o bebê associa suas vontades, à comunicabilidade para obter o que espera. Com o tempo ele faz outras associações, é ensinado outras maneira de se comunicar, analisar e comportar. E assim acontece durante toda a nossa vida.

Considere que cada bebê corresponde a um pacote vazio. E tudo o que o bebê sente é o que preenche o pacote.

A cada ano, mês, semana, dia, hora, minuto, a cada segundo que passa, o pacote se enche mais e mais. Dentro dele se encontra associações sobre o que é a alegria, sucesso, felicidade, sentimento de angústia, sofrimento, e as reações para esses sentimentos.

O pacote é o resultado de tudo que já foi vivido. E nós somos um grande pacote. Tudo o que a gente precisa para viver e melhorar de vida está dentro deste pacote.

O grande problema é que, muitas associações presente nesse emaranhado de informações e sentidos, são incompatíveis com nosso desejo.

É como se você estivesse com fome e sua única maneira de pedir comida fosse chorando. No entanto, dentro do seu pacote, está associado que chorar é feio, e por isso você não chora. Consequentemente você continuará com fome.

E como nessa analogia simples entre a fome e o choro, muitas associações, presentes em nosso pacote, nos impedem de alcançar o que desejamos.

Muitas vezes não conseguimos dar o próximo passo para mudar de vida, porque estamos presos a concepção como essa de que “chorar é feio”.

Mudar de vida e ser prospero

Nesse processo de aprendizado para mudar de vida, muitas ideias, atitudes e considerações sobre a vida, devem ser avaliadas a fim de identificar se elas estão contribuindo para o seu crescimento ou para a estagnação.  

De uma maneira ou de outra, todos estão em busca do sucesso na carreira profissional, na família, no esporte, financeiramente e até espiritualmente. No entanto, não observam o que precisa ser alterado para conquistar sucesso em todas essas áreas.

Se trabalhar duro é sinônimo de sucesso profissional, porque muitas pessoas não têm sucesso? Se o casamento é sinônimo de sucesso na família, porque muitas famílias são infelizes? Porque você ainda não tem sucesso?

O fato é que, não existe uma verdade absoluta sobre a vida, nem sobre o sucesso. Por isso, é você quem define o que é o sucesso, o que você deve fazer para alcançá-lo e o que pode te impedir.

O objetivo deste artigo é te mostrar o que te impede de ter sucesso e como você pode se esquivar desses entraves.    

Para isso, você deve refletir sobre as 4 competências que podem te levar até o sucesso, ou te distanciar dele. A aproximação ou afastamento depende da sua perspectiva sobre o que é sucesso.

As competências são de âmbito pessoal, interpessoal, financeiro e produtivo. O modo como você olha para cada uma dessas áreas e a reação que você tem diante delas é o que determina o sucesso e a concretização do desejo sobre mudar de vida.

1. Competência pessoal

A competência pessoal é a primeira área que deve ser analisada para ser prospero e mudar de vida. Isso porque, a partir do momento que você entende os mecanismos da sua mente, você tem a possibilidade de conduzir suas ideias e pensamentos.

Aperfeiçoar a competência pessoal é se dedicar a entender como funciona seu cérebro, para usufruir de todo seu potencial.

Essa etapa é necessária porque, se você quer mudar de vida e ser prospero, mas seu foco está voltado para os problemas e dificuldades diárias, dificilmente você conseguirá se libertar desses empecilhos para prosperar.

Nossa evolução funciona como um imã. Você atrai o que está em você. Então, quando o pensamento está voltado para os problemas, consequentemente você desperta problema.

A parte boa, é que o mesmo realiza quando o foco está voltado para soluções. Se você foca em resultado, você terá soluções e será prospero.

Isso acontece porque, com o pensamento de solução, você começa a ver coisas que geram resultado. Então, ao invés de focar no problema, você começa a refletir em como é possível resolver esse problema.

A necessidade de comprar uma bicicleta, por exemplo, é um problema. Se você quer comprar uma bicicleta, e pensar, “ não tenho dinheiro para comprar essa bicicleta”, seu cérebro busca gatilhos para justificar o fato de não ter dinheiro para investir na bicicleta.

As justificativas serão baixo salário, excesso de gastos, alto valor da bicicleta, ou até mesmo repensar se a bicicleta é necessária.  

No entanto, se você pensar “como posso conseguir dinheiro para comprar a bicicleta”, seu cérebro começa a trabalhar para encontrar oportunidades de ganhar dinheiro para resolver o problema, que é comprar a bicicleta.

A grande sacada para controlar o cérebro é realizar as perguntas certas. As respostas certas aparecerão por causa da atenção seletiva.  

Atenção seletiva

A atenção seletiva é um processo cognitivo no qual a pessoa se atenta a uma ou algumas entradas sensoriais enquanto ignora as outras.

Considere a atenção seletiva como o processo de se concentrar em um determinado objeto no ambiente por um determinado período de tempo.

View this post on Instagram

📖🖌 #ajornadadaliberdade

A post shared by FAGNER BORGES – FREESIDER (@vidadefreesider) on

Quando você está conversando com alguém mesmo em um ambiente com muito barulho, você ignora todos os outros sons e se concentra no que está sendo dito.

O mesmo acontece quando você quer comprar um sofá, por exemplo, e a partir daí você começa a ver muitos sofás e se atentar a detalhes de sofá que até então passava despercebido.

Por isso que, se você quer mudar de vida, é preciso focar no que realmente tem importância para sua transformação.

Como a atenção é um recurso limitado, a atenção seletiva nos permite ignorar detalhes sem importância e nos concentrar no que realmente importa.

Por isso, precisamos ser exigentes quanto às coisas que prestamos atenção. Aproveitando assim o máximo do seu potencial.

2. Competência interpessoal

Muitas pessoas acreditam que para mudar de vida, e para alcançar sucesso depende somente delas mesmo. Essa é uma verdade, porém não absoluta.

Nosso cérebro é capaz de processar 400 bilhões de bits por segundo, através dos sentidos, tato, visão, audição, olfato e paladar.

Porém, apenas 2 milhões de bits por segundo chegam até o consciente. E todo o restante dessa informação vai para o subconsciente

Por isso, o comando enviado para o cérebro deve ser certeiro. Pois, quando seu cérebro recebe um direcionamento, ele ignora todo o resto.

E a gente processa e armazena as informações de acordo com a maneira que estamos programados para pensar. Dentro do que consideramos importante para guardar ou descartar.

Por isso, a importância que se dá para o problema ou solução, e até a maneira como pensamos está relacionada ao ambiente onde estamos e as pessoas ao nosso redor.

Afinal, você é a média das 5 pessoas com quem você mais convive. Por isso, estar perto de pessoas que já conseguiram mudar de vida e alcançaram prosperidade é determinante para sua caminhada.

Foi comprovado pela física quântica que a energia pode dificultar ou ajudar no nosso caminho. Isso não significa que energias e pensamentos negativos vão te impedir de concretizar seus planos, mas vai dificultar o processo.

Sendo assim, estar com pessoas que já trabalham a atenção seletiva, canalizam pensamentos positivos e estratégicos para a mudança de vida te inspiram e incentivam a realizar o mesmo.

Por isso, é importante compreender a competência pessoal para utilizar a seu favor. Definir com quem você quer andar, faz toda a diferença para você em questão de prosperidade, para se sentir bem.

3.Competência financeira

Já vimos que para mudar de vida é preciso ser sincero consigo mesmo e compreender o que de fato, pode estar te impedindo de realizar seus planos.

Um fato importante sobre a competência financeira é que, de nada adianta ganhar muito dinheiro se você não sabe gerir essa quantia.

Você pode ter boa vontade, estratégia, bons amigos, mas se você não souber como administrar suas finanças dificilmente conseguirá liberdade financeira.

A dificuldade pode existir em ganhar, gerir, guardar ou investir o dinheiro. Mas todas essas limitações estão dentro de você.

Ao longo da nossa vida vamos construindo algumas crenças, principalmente negativas em relação ao dinheiro.

Isso acontece quando, mesmo sabendo que o dinheiro é necessário, criamos a ideia de que dinheiro não é tudo, que dinheiro não traz felicidade ou, que o dinheiro corrompe, dinheiro é sujo, entre outras.

São essas crenças que impedem a mudança de vida e prosperidade. O tempo todo somos bombardeados sobre crenças positivas e negativas sobre dinheiro.

O equilíbrio entre as crenças positivas e negativas sobre o dinheiro é chamado de termostato financeiro. É o termostato que indica o quanto podemos ganhar.

Se você não ganha o quanto você gostaria, o problema está nas crenças que você traz sobre o dinheiro.

A lição mais importante da competência financeira é então, ser verdadeiro com você mesmo para identificar quais são suas crenças negativas em relação ao dinheiro, para que possa eliminá-las.

A partir daí você deve se empenhar em aprender a gerir seus rendimentos. Enquanto você acreditar que o dinheiro é um mal necessário, dificilmente você conseguirá ter muito dinheiro.

4.Competência produtiva

A produtividade é uma característica muito presente quando se fala em mudar de vida. No entanto, muitas pessoas ainda não conseguem alcançar seu máximo de produtividade.

Considere que a mente é organizada por caixas. Cada caixa se refere a um tema. E ao mudar de tema, ou função uma caixa se fecha, para que a outra possa abrir.

Todo esse abre e fecha acontece muito rápido. No entanto, podemos perceber a baixa da produtividade ao realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo.  

Quando você está trabalhando e recebe uma notificação no celular, por exemplo, mesmo que você não abra a conversa para responder, sua mente saí do departamento de trabalho e vai para a mensagem.

Por mais rápido que tenha sido a olhada no celular, sua mente demora um tempo maior para voltar a se concentrar no trabalho que estava sendo executado. Ou seja, você perde tempo.

Perde tempo para olhar, e principalmente tempo para se concentrar novamente no trabalho

Para elevar sua produtividade

Comece o dia executando tudo o que é mais importante. Retire as notificações do seu celular, reserve um tempo para checar e-mail e responder mensagem.

Comece a trabalhar para você e por você. Se você quer realmente ter prosperidade, assista ao vídeo que serviu como inspiração para esse artigo e coloque em prática as competências que podem mudar a sua vida.

Quem não quer ter prosperidade na vida? Seja na carreira, na vida pessoal ou até mesmo nas finanças. Às vezes com as dificuldades do dia a dia e com tantos problemas para resolver, nos esquecemos dos principais mandamentos da prosperidade.

Ter uma vida mais plena e com mais qualidade não é para poucos! Você pode sim atingir suas metas e realizar todos os seus sonhos tendo atitudes e hábitos mais prósperos. Quando acreditamos no nosso potencial, descobrimos que o podemos ter o mundo na palma da nossa mão, só depende de nós!

mandamentos da prosperidade
Saiba reconhecer as coisas boas na sua vida

Que tal conhecer agora os principais mandamentos da prosperidade para a sua vida pessoal e financeira? Tome nota de tudo e tenha uma vida mais próspera, regada de alegria, felicidade e realizações.

Como ser prospero na vida pessoal

É possível ter mais prosperidade na vida mudando pequenos hábitos do dia a dia. Coisas simples e que parecem não ter muita importância, fazem muita diferença na hora de ter uma vida mais plena. Confira!

1 – Seja grato!

Às vezes quando tudo parece difícil, pare e pense em tudo o que você deve ser grato na vida. Faça uma lista de todas as coisas boas que você e sua família têm e agradeça.

Agradeça a saúde de todos, as boas condições financeiras que não deixam faltar o básico. Enfim, saber ser grato mesmo nos momentos de dificuldade é um dos mandamentos da prosperidade.

2 – Aprenda com os erros

Muita gente não gosta de errar ou não gosta de assumir riscos pelo medo do fracasso. Bobagem! Já diz o ditado que errar é humano. As pessoas devem errar sim! Devem errar e aprender com os erros para prosperar.

Ninguém nasce sabendo, por isso o erro faz parte do processo de aprendizagem. Encare seus erros como um ensinamento, não deixe que a autocritica te impeça de crescer e se desenvolver cada vez mais.

 3 – Olhar para dentro e si e encontrar a felicidade

Muitas pessoas buscam a felicidade nos outros, seja em relacionamentos, seja em filhos ou até na carreira e se esquecem que a felicidade maior está bem aqui, dentro de nós. Saiba curtir a individualidade do seu ser, para depois encontrar a felicidade do lado de fora.

mandamentos da prosperidade
Saiba olhar para dentro de si e encontrar sua felicidade e paz interior

Poder encontrar a felicidade dentro de nós é um dos mandamentos da prosperidade que vai fazer uma baita diferença na sua vida a partir de agora!

Antes de conhecer os mandamentos da prosperidade financeira, veja também outros conteúdos especiais que preparamos para você!

  1. 8 filmes de superação para você assistir hoje
  2. Como eliminar crenças limitantes agora 
  3. Dicas de melhores investimentos

Como ser prospero financeiramente

A prosperidade na vida é com o que devemos nos preocupar, mas não podemos negar que prosperar financeiramente falando também faz parte do todo, não é? Assim, vamos conhecer agora todos os mandamentos da prosperidade para o seu bolso!

4 – Valorize seu dinheiro

Só você sabe o quanto teve que trabalhar o mês inteiro para ganhar o seu salário no final do mês, por isso, valorize-o. Pense 2 vezes antes de gastá-los com coisas supérfluas.

Comece a calcular quantas horas de trabalho você precisa trabalhar para comprar alguma coisa. Com essa simples conta você vai descobrir quanto tempo da sua vida você trocou por um celular novo, por exemplo.

5 – Evitar dívidas

Muitas pessoas ainda acham que os cartões de crédito fazem mágica, pois de uma hora para outra você pode ter o que quiser, já que o que importa é o valor da parcela caber no seu bolso. Não caia nessa, não se deixe enganar pela facilidade de crédito no mercado.

mandamentos da prosperidade
Quanto tempo da sua vida (horas de trabalho) você trocou por um celular novo, ou algum bem supérfluo?

Compre a vista, se você não tem dinheiro, simplesmente não compre, você não tem condições para essa aquisição agora, junte dinheiro ou espere até estar ao seu alcance.

Um dos mandamentos da prosperidade financeira é evitar dividas ao máximo. O crédito é um falso amigo, seu uso constante tende a se tornar uma bola de neve, quando você perceber, está trabalhando para pagar parcelas e mais parcelas, onde está a prosperidade?

6 – Acostume-se a juntar dinheiro

Infelizmente falta de educação financeira é um problema de muitos brasileiros. A falta de planejamento financeiro em coisas simples do dia a dia mostra a dificuldade que se tem em guardar dinheiro.

Mas nós somos os donos do nosso destino e podemos mudar essa realidade, por isso, se você ganha 1 ou 10 salários mínimos, não importa, comece a juntar dinheiro.

Comece juntando 10% do seu salário todos os meses, e esqueça esse dinheiro. Não use nem para emergências, pois nossa mente vai fazer qualquer eventualidade parecer uma emergência.

Guardar dinheiro é um hábito! Apenas acostume-se com ele e para ser prospero na sua vida!
Guardar dinheiro é um hábito! Apenas acostume-se com ele e para ser prospero na sua vida!

Nesse sentido, estude programas de previdência privada com o seu banco, poupança programada, títulos do governo e fundos de investimento.

O banco é bom para te pagar juros e rendimentos, mas não para pagar juros para eles. Um dos mandamentos para ser prospero financeiramente é estar no time dos investidores e não dos tomadores.

7 – A arte de barganhar

Hoje em dia todos os comércios aceitam cartões de créditos e opções de financiamento com o próprio lojista. Assim quando o consumidor realiza uma compra à vista, a empresa deixa de pagar taxas e percentuais para o banco, logo, é mais dinheiro para ele. Dinheiro esse que pode ser seu!

Negocie sempre valores que serão pagos à vista, todos têm a ganhar, você e o vendedor, o único que não ganha é o banco.

Equilíbrio da vida pessoal e financeira é fundamental para ser prospero
Equilíbrio da vida pessoal e financeira é fundamental para a prosperidade

O equilíbrio entre vida pessoal, profissional e financeira é a chave da para ser prospero. Portanto, Vá com calma, mude seus hábitos aos poucos, mas sempre busque a melhoria e aperfeiçoamento contínuo.

Você vai ver que os mandamentos para ser prospero vão te ajudar a ter uma vida mais leve, com um ambiente mais favorável para a concretização dos seus sonhos.