4.7 (93.33%) 6 votes

Já parou para pensar o que te impede mudar de vida. Já identificou o que de fato te bloqueia e interfere para você não prosperar?

Melhorar a condição financeira da família, ter o próprio negócio, viajar mais, sair da rotina, não sentir o trabalho como um fardo, é o sentimento de muitas pessoas que trabalham diariamente para mudar de vida.

Prosperar é o desejo presente em todo indivíduo. Afinal, prosperar é melhorar como atleta, profissional, é melhorar a condição financeira, é elevar o autoconhecimento, é expandir a espiritualidade. Prosperar é ocasionar o crescimento.

No entanto, mesmo querendo e trabalhando para isso, a maior parte das pessoas não conseguem alcançar o feito.

Considere um indivíduo que busca mudar de vida. Um indivíduo que anseia prosperar financeiramente e dedica horas do seu dia para isso. Mas, ainda assim, não conquista o esperado, a conclusão dessa situação, por parte desta pessoa, pode ser incompetência.

É comum uma pessoa nessas circunstâncias pensar “não deu certo porque não era para mim”, ou “estou querendo algo que não mereço”. O pensamento que rodeia esse indivíduo pode ser de incapacidade.

No entanto, o que pode estar passando despercebido por essa pessoa são alguns hábitos ruins no seu dia. São crenças que o limitam a desempenhar seu máximo. A barreira que o impede de alcançar o que é almejado, está construída dentro de si próprio.

E não é sobre incompetência, ou despreparo. É sobre o olhar negativo, desfavorável e prejudicial envolta do que se quer.  

São muitas as interferências que podem estar impedindo o indivíduo de prosperar e enfim, mudar de vida.

Se você se viu neste indivíduo, entenda que é possível superar os percalços que te impedem de prosperar.

Neste artigo você terá acesso as 4 competências que sustentam sua capacidade de crescimento e prosperidade.

Verdade absoluta sobre a vida

Um bebê que acabou de nascer se sente solto e inseguro a primeira vez. O bebê perde a única comunicação com a mãe que ele conhecia.

Mas a cada sentimento, sensação ou abalo, o bebê encontra maneiras de se comunicar e conseguir o conforto que ele deseja.

View this post on Instagram

📖 🤔

A post shared by FAGNER BORGES – FREESIDER (@vidadefreesider) on

Com o tempo o bebê associa suas vontades, à comunicabilidade para obter o que espera. Com o tempo ele faz outras associações, é ensinado outras maneira de se comunicar, analisar e comportar. E assim acontece durante toda a nossa vida.

Considere que cada bebê corresponde a um pacote vazio. E tudo o que o bebê sente é o que preenche o pacote.

A cada ano, mês, semana, dia, hora, minuto, a cada segundo que passa, o pacote se enche mais e mais. Dentro dele se encontra associações sobre o que é a alegria, sucesso, felicidade, sentimento de angústia, sofrimento, e as reações para esses sentimentos.

O pacote é o resultado de tudo que já foi vivido. E nós somos um grande pacote. Tudo o que a gente precisa para viver e melhorar de vida está dentro deste pacote.

O grande problema é que, muitas associações presente nesse emaranhado de informações e sentidos, são incompatíveis com nosso desejo.

É como se você estivesse com fome e sua única maneira de pedir comida fosse chorando. No entanto, dentro do seu pacote, está associado que chorar é feio, e por isso você não chora. Consequentemente você continuará com fome.

E como nessa analogia simples entre a fome e o choro, muitas associações, presentes em nosso pacote, nos impedem de alcançar o que desejamos.

Muitas vezes não conseguimos dar o próximo passo para mudar de vida, porque estamos presos a concepção como essa de que “chorar é feio”.

Mudar de vida

Nesse processo de aprendizado para mudar de vida, muitas ideias, atitudes e considerações sobre a vida, devem ser avaliadas a fim de identificar se elas estão contribuindo para o seu crescimento ou para a estagnação.  

De uma maneira ou de outra, todos estão em busca do sucesso na carreira profissional, na família, no esporte, financeiramente e até espiritualmente. No entanto, não observam o que precisa ser alterado para conquistar sucesso em todas essas áreas.

Se trabalhar duro é sinônimo de sucesso profissional, porque muitas pessoas não têm sucesso? Se o casamento é sinônimo de sucesso na família, porque muitas famílias são infelizes? Porque você ainda não tem sucesso?

O fato é que, não existe uma verdade absoluta sobre a vida, nem sobre o sucesso. Por isso, é você quem define o que é o sucesso, o que você deve fazer para alcançá-lo e o que pode te impedir.

O objetivo deste artigo é te mostrar o que te impede de ter sucesso e como você pode se esquivar desses entraves.    

Para isso, você deve refletir sobre as 4 competências que podem te levar até o sucesso, ou te distanciar dele. A aproximação ou afastamento depende da sua perspectiva sobre o que é sucesso.

As competências são de âmbito pessoal, interpessoal, financeiro e produtivo. O modo como você olha para cada uma dessas áreas e a reação que você tem diante delas é o que determina o sucesso e a concretização do desejo sobre mudar de vida.

Competência pessoal

A competência pessoal é a primeira área que deve ser analisada para prosperar e mudar de vida. Isso porque, a partir do momento que você entende os mecanismos da sua mente, você tem a possibilidade de conduzir suas ideias e pensamentos.

Aperfeiçoar a competência pessoal é se dedicar a entender como funciona seu cérebro, para usufruir de todo seu potencial.

Essa etapa é necessária porque, se você quer mudar de vida, ter prosperidade, mas seu foco está voltado para os problemas e dificuldades diárias, dificilmente você conseguirá se libertar desses empecilhos para prosperar.

Nossa evolução funciona como um imã. Você atrai o que está em você. Então, quando o pensamento está voltado para os problemas, consequentemente você desperta problema.

A parte boa, é que o mesmo realiza quando o foco está voltado para soluções. Se você foca em resultado, você terá soluções e prosperidade.

Isso acontece porque, com o pensamento de solução, você começa a ver coisas que geram resultado. Então, ao invés de focar no problema, você começa a refletir em como é possível resolver esse problema.

A necessidade de comprar uma bicicleta, por exemplo, é um problema. Se você quer comprar uma bicicleta, e pensar, “ não tenho dinheiro para comprar essa bicicleta”, seu cérebro busca gatilhos para justificar o fato de não ter dinheiro para investir na bicicleta.

As justificativas serão baixo salário, excesso de gastos, alto valor da bicicleta, ou até mesmo repensar se a bicicleta é necessária.  

No entanto, se você pensar “como posso conseguir dinheiro para comprar a bicicleta”, seu cérebro começa a trabalhar para encontrar oportunidades de ganhar dinheiro para resolver o problema, que é comprar a bicicleta.

Em função disso, a grande sacada para controlar o cérebro é realizar as perguntas certas. As respostas certas aparecerão por causa da atenção seletiva.  

Atenção seletiva

A atenção seletiva é um processo cognitivo no qual a pessoa se atenta a uma ou algumas entradas sensoriais enquanto ignora as outras.

Considere a atenção seletiva como o processo de se concentrar em um determinado objeto no ambiente por um determinado período de tempo.

View this post on Instagram

📖🖌 #ajornadadaliberdade

A post shared by FAGNER BORGES – FREESIDER (@vidadefreesider) on

Quando você está conversando com alguém mesmo em um ambiente com muito barulho, você ignora todos os outros sons e se concentra no que está sendo dito.

O mesmo acontece quando você quer comprar um sofá, por exemplo, e a partir daí você começa a ver muitos sofás e se atentar a detalhes de sofá que até então passava despercebido.

Por isso que, se você quer mudar de vida, é preciso focar no que realmente tem importância para sua transformação.

Como a atenção é um recurso limitado, a atenção seletiva nos permite ignorar detalhes sem importância e nos concentrar no que realmente importa.

Por isso, precisamos ser exigentes quanto às coisas que prestamos atenção. Aproveitando assim o máximo do seu potencial.

Competência interpessoal

Muitas pessoas acreditam que para mudar de vida, e para alcançar sucesso depende somente delas mesmo. Essa é uma verdade, porém não absoluta.

Nosso cérebro é capaz de processar 400 bilhões de bits por segundo, através dos sentidos, tato, visão, audição, olfato e paladar.

Porém, apenas 2 milhões de bits por segundo chegam até o consciente. E todo o restante dessa informação vai para o subconsciente

Por isso, o comando enviado para o cérebro deve ser certeiro. Pois, quando seu cérebro recebe um direcionamento, ele ignora todo o resto.

E a gente processa e armazena as informações de acordo com a maneira que estamos programados para pensar. Dentro do que consideramos importante para guardar ou descartar.

Por isso, a importância que se dá para o problema ou solução, e até a maneira como pensamos está relacionada ao ambiente onde estamos e as pessoas ao nosso redor.

Afinal, você é a média das 5 pessoas com quem você mais convive. Por isso, estar perto de pessoas que já conseguiram mudar de vida e alcançaram prosperidade é determinante para sua caminhada.

Foi comprovado pela física quântica que a energia pode dificultar ou ajudar no nosso caminho. Isso não significa que energias e pensamentos negativos vão te impedir de concretizar seus planos, mas vai dificultar o processo.

Sendo assim, estar com pessoas que já trabalham a atenção seletiva, canalizam pensamentos positivos e estratégicos para a mudança de vida te inspiram e incentivam a realizar o mesmo.

Por isso, é importante compreender a competência pessoal para utilizar a seu favor. Definir com quem você quer andar, faz toda a diferença para você em questão de prosperidade, para se sentir bem.

Competência financeira

Já vimos que para mudar de vida é preciso ser sincero consigo mesmo e compreender o que de fato, pode estar te impedindo de realizar seus planos.

Um fato importante sobre a competência financeira é que, de nada adianta ganhar muito dinheiro se você não sabe gerir essa quantia.

Você pode ter boa vontade, estratégia, bons amigos, mas se você não souber como administrar suas finanças dificilmente conseguirá liberdade financeira.

A dificuldade pode existir em ganhar, gerir, guardar ou investir o dinheiro. Mas todas essas limitações estão dentro de você.

Ao longo da nossa vida vamos construindo algumas crenças, principalmente negativas em relação ao dinheiro.

Isso acontece quando, mesmo sabendo que o dinheiro é necessário, criamos a ideia de que dinheiro não é tudo, que dinheiro não traz felicidade ou, que o dinheiro corrompe, dinheiro é sujo, entre outras.

São essas crenças que impedem a mudança de vida e prosperidade. O tempo todo somos bombardeados sobre crenças positivas e negativas sobre dinheiro.

O equilíbrio entre as crenças positivas e negativas sobre o dinheiro é chamado de termostato financeiro. É o termostato que indica o quanto podemos ganhar.

Se você não ganha o quanto você gostaria, o problema está nas crenças que você traz sobre o dinheiro.

A lição mais importante da competência financeira é então, ser verdadeiro com você mesmo para identificar quais são suas crenças negativas em relação ao dinheiro, para que possa eliminá-las.

A partir daí você deve se empenhar em aprender a gerir seus rendimentos. Enquanto você acreditar que o dinheiro é um mal necessário, dificilmente você conseguirá ter muito dinheiro.

Competência produtiva

A produtividade é uma característica muito presente quando se fala em mudar de vida. No entanto, muitas pessoas ainda não conseguem alcançar seu máximo de produtividade.

Considere que a mente é organizada por caixas. Cada caixa se refere a um tema. E ao mudar de tema, ou função uma caixa se fecha, para que a outra possa abrir.

Todo esse abre e fecha acontece muito rápido. No entanto, podemos perceber a baixa da produtividade ao realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo.  

Quando você está trabalhando e recebe uma notificação no celular, por exemplo, mesmo que você não abra a conversa para responder, sua mente saí do departamento de trabalho e vai para a mensagem.

Por mais rápido que tenha sido a olhada no celular, sua mente demora um tempo maior para voltar a se concentrar no trabalho que estava sendo executado. Ou seja, você perde tempo.

Perde tempo para olhar, e principalmente tempo para se concentrar novamente no trabalho

Para elevar sua produtividade, comece o dia executando tudo o que é mais importante. Retire as notificações do seu celular, reserve um tempo para checar e-mail e responder mensagem.

Comece a trabalhar para você e por você. Se você quer realmente ter prosperidade, assista ao vídeo que serviu como inspiração para esse artigo e coloque em prática as competências que podem mudar a sua vida.