4.8 (95%) 4 votes

Você acredita no seu potencial? Confia no seu talento e nos resultados do seu trabalho? Estas são perguntas que você precisa responder para começar a compreender um pouco mais sobre suas crenças. Como eu faço isso? Compreenda e busque entender as crenças limitantes e aprenda a eliminá-las.

De uma maneira mais ampla, podemos identificar essas crenças como aqueles pensamentos negativos que temos quando estamos prestes a tomar uma decisão ou praticar alguma ação. Seguem alguns exemplos:

“Não vou dar conta de fazer isso”.

“Eles não vão acreditar em mim”.

“Tudo que eu faço dá errado”.

Essas afirmações com o passar do tempo acabam minando a sua confiança e te deixam cada vez mais desanimado. Dependendo do tempo que você já estiver pensando assim é possível que você perca até a vontade de levantar da cama.

Pensando nesse tema, conseguimos encontrar alguns tópicos para você ficar de olho para poder identificar suas crenças limitantes e eliminá-las o mais rápido que puder. Vamos aprender juntos:

 Entender as crenças limitantes e identificar cada uma delas

1 – Consciência das crenças

Para entender quais são suas crenças, você pode fazer algumas perguntas para si mesmo. Aqui estão algumas delas:

  • Você tem conquistado seus sonhos e suas metas?
  • O que tem impedido você de agir em prol de suas metas?
  • Você se acha digno de atingir suas metas e sonhos?
  • Você se cobra bastante? Outras pessoas também te cobram?
  • Sempre tem em mente que as coisas que deseja são muito difíceis de alcançar?
  • O que você percebe como os seus limites?

Respondeu essas perguntas? Se a maioria delas foi negativa, você vai precisar identificar o que te leva a confiar tão pouco em você. Se as respostas foram mais positivas, então você já está começando a trilhar o caminho certo para alcançar o seu sucesso.

Após responder essas perguntas acima você precisa entender como cada uma dessas crenças foi implantada em sua cabeça. Foram seus pais ou seus colegas de trabalho? Foi você mesmo? A causa dessa crença pode ser a resposta para encontrar uma saída dela.

Sabendo de onde esses pensamentos negativos vem, você começa a entender as crenças limitantes e já pode começar a buscar resoluções para as mesmas.

2 – Identificando cada tipo de crença limitante

Essas crenças tem níveis e modalidades diferentes. Algumas estão mais internalizadas em seus inconsciente e algumas ficam mais na superfície. Para que consiga entender as crenças limitantes e possa solucioná-las, será preciso aceitar que você ainda não acredita nem um pouco no seu potencial.

Estes pensamento raramente surgem em pessoas que estão confiantes do caminho que seguem. Dito isso, devemos explicar que essa confiança não vem da noite pro dia e deve ser trabalhada constantemente.

Entender as crenças limitantes e aprender a eliminá-las
Entender as crenças limitantes e aprender a eliminá-las

As crenças mais perigosas são as que nos impede de realizar nossas tarefas diárias. Como assim? Vamos te explicar. Você levanta cedo para ir trabalhar e quando sai da cama já vem um pensamento (“Nossa, devia ter ficado na cama”, “Será que vou conseguir trabalhar hoje”?).

Vai passando o dia e novos pensamentos assim vão surgindo e vão ficando cada vez mais negativos, causando desânimo e falta de interesse.

Diferentes modelos de pensamentos limitantes

Homem com cara de cansado
Homem com cara de cansado

Um outro tipo de crença limitante bem comum também é o que surge no final do dia. Aqueles pensamentos que são desse estilo: “Não aguento mais trabalhar nesse lugar”, “Não consigo fazer mais nada hoje”.

Estas frases vão entrando no seu subconsciente e vão te deixando cada vez mais desanimado. Assim elas vão limitando o seu potencial e esse círculo vicioso de reclamações e lamentações só aumenta. Mas pode ficar calmo (a) que vamos te ajudar também a eliminar as crenças limitantes.

 Eliminando as crenças limitantes

Você já deve ter começado a entender as crenças limitantes. Agora vamos te mostrar como você consegue eliminá-las para ter uma vida bem mais produtiva e positiva. Vamos passar alguns passos para você seguir:

1 – Identifique as crenças e anote em algum lugar

Identificando suas crenças e anotando para lidar com elas
Identificando suas crenças e anotando para lidar com elas

Colocando no papel te dará uma visão daquilo que você deve trabalhar para resolver uma de cada vez. Além disso você terá consciência de que ela existe e que estará a alguns passos de transformar limitações em autoconfiança. Anotar também ajuda a tirar as ideias da mente e transformá-las em algo real.

2 – Descubra o gatilho para entender as crenças limitantes

Descubra o que te limita e vença essa limitação
Descubra o que te limita e vença essa limitação

O que queremos dizer com isso? O que são gatilhos? São algumas palavras ou atitudes que ativam alguma lembrança ou sentimento em todos nós. Um mesmo gatilho pode gerar diferentes reações e criar diferentes crenças.

Esses gatilhos podem ser gerados por outras pessoas mas também podem surgir de nós mesmos. Algumas frases que citamos mais cedo neste artigo são considerados gatilhos, como: “Não aguento mais trabalhar nesse lugar”, “Não consigo fazer mais nada hoje”.

3 – Reavalie suas metas, sonhos e objetivos

Reavaliando as metas e objetivos que anotou antes
Reavaliando as metas e objetivos que anotou antes

As metas que estipulou são realistas e alcançáveis? Isso é muito importante para que não crie expectativas altas demais para cumprir. Coloque tudo aquilo que deseja alcançar no papel e defina novas datas.

Feito isso você já pode começar a transformar as crenças que te limitavam em novas crenças positivas como:

“Vou fazer de tudo para alcançar meus objetivos”

“Eu consigo tudo o que eu quero”

Você pode assistir esse vídeo aqui também para te ajudar a acreditar mais em si mesmo (a):

4 – Acrescente esses novos pensamentos no seu dia a dia

Para que as crenças limitantes saiam da sua vida de vez é preciso que você mantenha uma prática constante, quase como um mantra de novos e positivos pensamentos. Você pode estipular um horário fixo no seu dia para que vire uma rotina.

Para cada não ou não consigo, pense em algo positivo ou em uma maneira de solucionar essa negação. Entender as crenças limitantes não é uma tarefa fácil, mas sabemos que você vai conseguir tanto entender quanto vencê-las e substituí-las por pensamentos e crenças positivas.

Para entender melhor ainda, assista o vídeo abaixo que fala do poder dos pensamentos positivos?

Conclusão:

Como dica final deste artigo, queremos te propor um exercício para você fazer durante a sua jornada na conquista do seu sucesso e dos seus momentos de felicidade.

Aqui estão as diretrizes: Se cobre menos mas não deixe que te digam que não consegue; valorize suas conquistas, inclusive as que considerar menores; se coloque em primeiro lugar e priorize o seu bem estar. Conseguiu entender as crenças limitantes? Se ainda não, deixe aqui um comentário que vamos ter o maior prazer em te ajudar.

Queremos te fazer um convite. Acesse este link AGORA para fazer a sua inscrição em nossa Aula Gratuita com o tema: Como ACABAR com a Auto Sabotagem e alcançar a ​​​​​​​Liberdade Financeira