Os fundos de investimentos são uma modalidade de aplicação econômica que conta com os recursos de uma série de investidores, com o intuito de gerar uma margem de lucro com a aquisição e a venda de títulos, quantias mobiliarias, de parcelas de outros negócios no Brasil e no restante do mundo.

A integração de todos os valores colocados em um fundo por seu ou pelos seus inúmeros investidores acaba por formar o patrimônio do fundo e, ao aplicar em um determinado negócio, o investimento usado é revertido em cotas, as quais equivalem as fatias deste patrimônio.

Conheça os conceitos dos fundos de investimentos e as suas principais vantagens

Vale destacar que cada investidor tem uma quantidade de cotas correspondente ao valor integral de seus investimentos. Sendo assim, quanto maior for o dinheiro envolvido, mais cotas terá o interessado em questão.

Entenda o conceito dos fundos de investimentos

Basicamente, o valor de cotas de fundos de investimentos é estipulado todos os dias através de seu patrimônio líquido pelo número total de cotas. A partir daí, o patrimônio líquido é avaliado pela junção do valor de todos os ativos que formam os investimentos do fundo, reduzindo as obrigações e os indicativos exigidos para o seu gerenciamento.

Os fundos de investimentos são um modelo de aplicação financeira coletiva, na qual os recursos são destinados para contar cada vez com bens de valor que vão pertencer a todos os envolvidos, levando em consideração a proporção de investimento efetuado por cada uma das partes envolvidas.

Quais são as principais formas de fundos de investimentos?

De maneira geral, os fundos de investimentos são uma comunhão de recursos, a fim de levar a obtenção de novos ativos. Em resumo, os investidores têm a liberdade de apostar em inúmeras possibilidades para fazer o seu dinheiro render mais a cada dia.

Hoje em dia, você pode encontrar inúmeros tipos de fundo de investimento e para todos os bolsos

São três as mais relevantes maneiras:

1 – O fundo é gerenciado por um administrador, o qual repassa as cotas para a obtenção de caixa e, assim, realizar a aquisição dos ativos que vão constituir esse fundo;

2 – Cada parcela se refere a uma fração do patrimônio líquido do fundo (PL), podendo originar ainda mais lucro;

3 – O investidor ao adquirir as parcelas, se transforma em um cotista deste negócio.

Os fundos de investimentos mais comuns são destinados para o mercado de ações, cambial, de renda fixa e de multimercado. Isso significa que o administrador tem a capacidade de aplicar em títulos de renda fixa, títulos públicos, moedas, derivados, entre outros.

Quais são as vantagens de apostar nos fundos de investimentos?

De fato, existem inúmeros benefícios em se aplicar neste setor. Hoje em dia, você encontra oportunidades de negócios que se ajustam ao seu bolso e podem representar uma fonte alternativa de renda. Vamos lá?

1 – Variedade

Atualmente, você tem condições de variar a sua carteira de ativos por uma quantia bastante razoável e que sejam do seu interesse.

2 – Administração especializada

Para quem não tem muito tempo livre para gerenciar a sua conta, é possível contar com uma série de profissionais especializados em educação financeira para tomar as medidas mais rentáveis para o seu caso.

3 – Praticidade

O investidor não necessita monitorar diariamente a liquidez dos ativos que fazem parte dos seus fundos de investimentos e tampouco deixar de faturar.

Fundo de investimento é bastante prático para seu investidor

Há quem possa efetuar isso com muito mais conhecimento de causa.

4 – Diminuição das despesas

As despesas de corretagem são repartidas entre todos os custos do fundo, ou seja, você não paga a conta sozinho.

5 – Liquidez

O interessado tem a chance de resgatar a suas cotas com muita facilidade. Esse resgate pode acontecer na mesma data ou em 10, 20 ou 30 dias a mais em função do tempo da liquidação da cota.

Como ocorre a tributação nos fundos de investimentos?

A exigência em cima dos desempenhos nestas aplicações é distinta para os investimentos em fundos de multimercado e de renda fixa, levando em consideração um fundo de ações.

Para os pacotes desta categoria, é acompanhada a tabela regressiva do imposto de renda, enquanto que para os fundos de ações a requisição de impostos é de 15% referentes à lucratividade do capital.

Entenda como ocorre a forma de tributação neste modelo de negócio

Sendo assim, alguns modelos de negócios de multimercados e de renda fixa também correspondem à medida de IOF no primeiro mês de aplicação.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, imaginamos que você queira gerar riqueza de alguma forma, portanto nossa sugestão está no mundo online, dá uma olhada: 

1 – Descubra como ganhar dinheiro com Google Adsense

2 – 5 formas de conseguir uma renda extra na internet

3 – O que fazer para ganhar dinheiro: Ideias para renda extra em 2017

Dicas para tirar o máximo proveito do seu fundo de investimento

É essencial destacar que as recomendações mais importantes para as pessoas que tem a vontade em ingressar neste mercado de fundos de investimentos são as seguintes:

1 – Exigência baixa de capital

Os fundos de investimentos são opções excelentes para as pessoas que possuem pouco capital para aplicar, uma vez que fornecem uma carteira variada para clientes com todos os portes financeiros.

2 – Diversidade

Há inúmeros tipos de fundos, para os mais distintos perfis de investimentos e com os intuitos individualizados.

3 – Reserva para emergências

Deste modo, essa alternativa de investimento é uma ótima escolha para a quantia que pode se transformar em uma reserva econômica para emergências do seu dia a dia. Afinal, você nunca sabe como será o dia de amanhã, certo?

Fundo de investimento pode ser uma forma de poupar para momentos de emergência

Portanto, você pode necessitar ter esses recursos ao seu alcance com rapidez em uma eventualidade, sendo este um dos benefícios para quem aposta neste segmento.

4 – Segurança

No fim das contas, os fundos são extremamente atrativos para os brasileiros que não se sentem muito confiantes ou não possuem tempo livre para selecionar por conta própria as aplicações de sua carteira.

Isto é, você vai ter acesso a assistência de um profissional qualificado e com larga experiência neste modelo de investimento, visando fazer com que o seu dinheiro trabalhe a seu favor de uma vez por todas.

Agora precisamos saber: o que você achou desse conteúdo? Somos viciados em querer entregar o melhor conteúdo possível para nossos leitores, mas para que isso seja possível precisamos saber do seu feedback. Para que isso seja de forma simples, deixe seu comentário mais abaixo…

Isso ajuda bastante o crescimento do nosso blog!