O WhatsApp está presente em aproximadamente 70% dos smartphones brasileiros. Proporcionando às empresas mais uma maneira de fazer negócio. Uma ferramenta ideal para estreitar o relacionamento com os clientes, tal como vender pelo WhatsApp e manter o vínculo com a marca.
São 120 milhões de brasileiros conectados em um único aplicativo que substitui ligação e chamada de vídeo, sem falar dos outros tipos de mensagem como o SMS e o e-mail. O aplicativo oferece inúmeras funcionalidades, desde como abordar um cliente pelo WhatsApp, o acompanhamento e a concretização da venda.
Antes de saber como vender pelo WhatsApp e o que deve ser feito para aumentar as vendas por meio do aplicativo, você deve considerar o que motiva uma pessoa a comprar. E ainda mais relevante é estabelecer qual será a abordagem de venda pelo WhatsApp.
Independente do produto ou serviço oferecido, se a venda será no ponto de venda ou online, as pessoas são motivadas a comprar por apenas dois motivos: medo ou desejo.
Compram por medo de não conseguir emagrecer, receio de não ter condições de proporcionar uma vida melhor para os filhos, medo de não pertencer a um grupo. Ou pelo desejo de ter um corpo mais saudável, garantir uma vida mais tranquila para a família, ou para sentir o prazer de pertencer a um grupo.
Reconhecer na sua marca o que impulsiona a venda do seu produto é o ponto de partida para definir a abordagem de venda pelo WhatsApp. Assista ao vídeo abaixo para entender melhor o que impulsiona a venda.
1 – As vendas
Agora que você já sabe qual o propósito de venda do seu produto, é o momento de ordenar como será feito o contato com os cliente e prospectos. No WhatsApp, redes sociais ou em qualquer outra ferramenta é fundamental manter pessoas relevantes para a empresa.
Seguindo a ideia do autor Baltasar Gracián y Morales de que “A perfeição não consiste na quantidade, mas na qualidade. Tudo o que é muito bom foi sempre pouco e raro, enquanto a abundância é pouco apreciada”, a empresa deve manter relacionamento com pessoas que possuem interesse nela.
O App possui várias funcionalidades e a mais utilizada profissionalmente é a lista de transmissão. Essa ferramenta possui a aplicação perfeita de como vender pelo WhatsApp e garantir um relacionamento constante com o cliente de maneira personalizada.
Ao contrário de montar grandes grupos com pessoas desconhecidas e o envio de propaganda por WhatsApp desordenada, a lista de transmissão permite que a mesma mensagem seja entregue a todos os membros da lista de modo individualizado.
Uma ferramenta com boas perspectiva de venda pelo WhatsApp, mas que pode prejudicar a empresa, se usada de maneira equivocada.
É preciso ter cautela para utilizar a lista de transmissão, pois, simples atitudes podem destruir a imagem da empresa. Envie mensagens para seus clientes sempre com autorização deles. É muito invasivo adicionar alguém na lista de transmissão para receber mensagens quase que diariamente sem o consentimento dela.
Personalize ao máximo as mensagens de acordo com o perfil do cliente. A ferramenta possibilita ter mais de uma lista, construa lista para os clientes mensais, outra para os que gostam das novidades e assim por diante.
A estratégia de como vender pelo WhatsApp é construída usando como base um relacionamento mais personalizado possível. Ainda que as mensagens sejam disparadas para mais de uma pessoa, o objetivo não é o envio de propaganda por WhatsApp.
2 – Abordagem de venda pelo WhatsApp
O objetivo do relacionamento no WhatsApp deve ser claro para a empresa e para os clientes. Um equívoco é adicionar todos os contatos, amigo, conhecido ou familiar que não é um cliente potencial, na lista de transmissão da empresa e enviar propaganda pelo WhatsApp.
A abordagem de venda pelo WhatsApp é fundamental para que haja a interação e a compra. O ideal é que o cliente tenha o interesse em fazer parte da lista. E existem várias maneiras de estimular o interesse do prospecto para interagir com a empresa.
Divulgue o número do WhatsApp em todos os perfis da empresa, Facebook, Instagram, site, e todas as plataformas devem ter acesso ao contato da empresa.
Pelo Facebook é possível criar um link direto com o número do WhatsApp, esse link pode ser distribuído por todas as mídias. O cliente, então, não precisa digitar todos os números do WhatsApp, ele consegue ser direcionado para o aplicativo ao clicar no link.
Além disso, uma ótima oportunidade para conseguir o contato de clientes e a autorização deles é através de ações promocionais e de desconto no próprio ponto de venda. E sempre esclarecer ao cliente qual o objetivo da empresa em manter a interação com ele.
Considerar a abordagem de venda pelo WhatsApp é importante não apenas no primeiro contato, mas durante a interação com um todo. Todas as mensagens devem ter a finalidade de ajudar o prospecto, manter um diálogo, onde ele se sinta a vontade para responder. Não apenas envio de propaganda por WhatsApp.
Não há problema algum, em datas especiais, enviar mensagens de cunho comercial, falando sobre liquidação, ou novidades. A estrutura do vínculo entre a marca e o cliente, porém, deve ser sempre o conteúdo.
3 – Conteúdo
“Aquilo que ocupa parcialmente, ou totalmente, o espaço em algo”. Essa é a definição de conteúdo. E mesmo não estando falando de um conteúdo tangível, é nítido que o espaço ou período entre o reconhecimento do produto até a compra, pode e deve ser preenchida com conteúdo informacional.
O que impede uma pessoa de realizar a compra imediatamente são as dúvidas e objeções que ela tem sobre o produto, a marca, desconfiança, medo do novo, receio pelo desconhecido. E manter essa pessoa próxima da empresa para quebrar essas objeções e passar segurança para ela resulta em comprometimento e conversão.
O objetivo de utilizar as estratégias de como abordar um cliente pelo WhatsApp é a possibilidade de estabelecer esse relacionamento mais próximo com o cliente. Mas, para que tenha sucesso com essa estratégia, é fundamental entender as necessidades do público.
A taxa de abertura das mensagens do WhatsApp é de 98%,de acordo com o resultado da pesquisa feita pela Mobile Time e Opinion Box. Sua mensagem será lida e essa é uma oportunidade imperdível de conexão do conteúdo com o cliente, tal como vender pelo WhatsApp.
Utilizar o espaço e aproveitar a mensagem para provocar uma reflexão ou dividir uma dica, que seja relacionada com o produto ou a empresa. Enviar mensagens com objetivo de educar, informar, demonstrar a autenticidade do produto, também funcionam como abordagem de venda pelo WhatsApp.
O WhatsApp permite interação com texto, imagem, vídeo, áudio. Os emoticons podem ser usados para que haja maior humanização. Todos esses recursos, usados da maneira correta, se conectando com o cliente, sem ser invasivo, convergem para a venda no WhatsApp .
4 – Como fazer anúncio no WhatsApp
Diferente do Facebook Ads e do Instagram Ads o WhatsApp ainda não possui uma ferramenta disponível para a criação de anúncios. Mas está em teste, a possibilidade de anunciar no aplicativo.
A princípio o modo de como fazer anúncio no WhatsApp, seria vinculado pelo gerenciador de anúncios do Facebook, assim como o Instagram. Em algumas páginas estava disponível a opção de “enviar mensagem pelo WhatsApp”, mas nada ainda foi anunciado.
Por enquanto, a maneira disponível de como fazer anúncio no WhatsApp é orgânica, através de estratégias de relacionamento e proximidade com o cliente. Ainda que não haja a possibilidade de pagar para realizar um anúncio, é possível montar campanhas e observar o retorno que as mensagens proporcionam.
Fique atento para as dúvidas dos clientes, a partir delas você pode preparar as respostas mais frequentes. Através de áudio, por exemplo, é uma alternativa de personalização. Montar novas estratégias de interação ou informações mais específicas da empresa ou produto também é possível a partir do retorno dos clientes.
Essas informações são importantíssimas para entender mais sobre os conteúdos que fazem os consumidores interagirem com a marca, aqueles que mais despertam sua atenção e até mesmo os que eles não gostam de receber.
5 – Planejamento
Assim como ocorre em qualquer outro canal de mídia online, o uso do WhatsApp como abordagem de venda deve ser muito bem planejado. Caso contrário, fica fácil enviar mensagens sem qualquer filtro, gerando dispersão e irritação nos usuários.
Outra questão fundamental de como vender pelo WhatsApp é a moderação no envio de conteúdo. É preciso saber dosar o volume de mensagens para não parecer invasivo, ou ser mais uma marca enviando propaganda pelo WhatsApp.
Da mesma forma como o e-mail marketing sofreu muito em função do excesso de mensagens enviadas, também no WhatsApp algumas marcas praticam o SPAM. E isso é muito perigoso, já que pode descredenciar o aplicativo como ferramenta mercadológica.
Estabelecer qual conteúdo será enviado para determinado cliente e a periodicidade das mensagens é determinante para a tomada de decisão do cliente. Seja para continuar acompanhando, lendo e interagindo com a marca, tal como para silenciar, bloquear ou até pedir para ser retirado da lista.
O ideal é planejar uma estrutura de mensagem que gere conexão com o cliente e sobre tudo, provoque o desejo de querer mais e saber mais.
6 – WhatsApp Business
O WhatsApp Business é voltado para empresas que usam o serviço para se relacionar com clientes. O objetivo é estruturar a plataforma para que a empresa tenha maior controle das atividades dos clientes, facilitando, mesmo que indiretamente, as estratégias de como vender pelo WhatsApp.
O aplicativo especial permite a criação de um perfil empresarial com informações sobre o negócio. É possível, por exemplo, criar respostas rápidas para perguntas frequentes, ou então mensagens de saudação ou de ausência para quando não for possível responder imediatamente.
A versão corporativa do aplicativo possui também, estatística de mensagens para avaliação da eficiência do serviço, como o número de mensagens que foram lidas pelos usuários para dar uma ideia de como as coisas estão indo.
Assim como é importante ter uma página no Facebook e um perfil comercial no Instagram, baixar a versão business no WhastApp é mais uma forma de manter o profissionalismo da empresa. E utilizar os recursos disponíveis pelo aplicativo é uma garantia de controle e de direcionamento da empresa, para conquistar o modo de como vender pelo WhatsApp.
7 – Gatilhos
Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos.
Mais que propaganda pelo WhatsApp, através dos gatilhos, você é capaz de engajar as pessoas no seu negócio e fechar vendas matando as objeções dos clientes. Esses gatilhos podem ser usados para ter mais engajamento tal como vender pelo WhatsApp.
Os mais conhecidos são os gatilhos da escassez e da urgência. As pessoas tendem a comprar, pois elas não querem deixar de ter uma condição que é limitada e finita e deixar que outras pessoas comprem no lugar delas.
Outro gatilho que ao ser aplicado converte em vendas é o gatilho da prova social. Nesse caso você pode mostrar as pessoas usando o seu produto, depoimentos e avaliações de clientes. Esse é o momento em que o cliente é convencido que o seu produto realmente é bom, através da prova de sua audiência.
Gatilho da garantia, de oferecer algo a mais, ou devolver o dinheiro. Gatilho da autoridade, utilizado para que você se posicione como autoridade do seu segmento, as pessoas tendem a associarem as marcas com a autoridade que elas propõem no seu mercado.
Esses e tantos outros gatilhos possuem o objetivo de estreitar o relacionamento com o cliente, entendendo a situação em que ele está, e é uma estratégia utilizada para como vender pelo WhatsApp.
As várias maneiras de como fazer anúncio no WhatsApp, e a possibilidade de investir em uma comunicação um a um faz o aplicativo ser ainda mais útil. Isso porque não há o trabalho de enviar a mesma mensagem para cada consumidor. Otimiza seu tempo e traz mais agilidade para as suas atividades do dia a dia.
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