O brasileiro adora estar no Facebook e, além de usar a rede social como forma de manter contato, explora a ferramenta como uma maneira bastante atrativa de fazer dinheiro. Por isso, você pode se perguntar: como vender no Facebook?

Isso acontece porque esta mídia social é a mais utilizada em todo o território nacional. De acordo com dados do site especializado em tecnologia, Tech Tudo, cerca de 80% dos internautas brasileiros tem um perfil na plataforma e utilizam com bastante frequência.

80% dos internautas brasileiros estão no facebook. O que é que você está vendendo para essas pessoas?

Portanto, seria perda de tempo deixar de explorar esse espaço como oportunidade de negócio para a conquista de mais qualidade de vida, maior liberdade, que possibilita, inclusive, estar mais tempo com a família. Tudo isto porque o Facebook se transformou no centro do posicionamento da maioria das companhias na rede mundial.

Um dos pontos fortes de obter resultados no marketing digital, mais precisamente utilizando o Facebook, é a possibilidade de calcular os resultados por meio das métricas apresentadas e assim fazer os devidos ajustes para obter o resultado desejado com determinada campanha de anúncios.  

Esses detalhes são facilmente acessados por causa da variedade de funções disponibilizadas pela plataforma para que seja possível descobrir a melhor maneira de como vender no Facebook e se comunicar com o seu público-alvo. E, este recurso se chama Business Facebook, ou Gerenciador de Negócios do Facebook em português.

Do que se trata o Business Facebook?

De maneira geral, este é um painel dentro da rede social com a missão de permitir que os empreendedores possam ganhar dinheiro na internet com mais facilidade e com um custo relativamente acessível.

Sendo assim, este é um recurso com a finalidade de auxiliar os empreendimentos de pequeno, médio e grande porte – independente do seu segmento – a administrar as suas páginas, os seus aplicativos, os seus acervos de produtos e as suas campanhas publicitárias de um único local.

Layout do Facebook para Negócios

Com esta ferramenta, você obtém acesso a um painel interativo para que vocÊ tenha a capacidade de compartilhar as atividades desta rede social com inúmeros profissionais e integrantes de sua equipe. É a maneira mais dinâmica para usufruir das vantagens do Facebookde modo profissional.


Quais as principais ferramentas do Business Facebook?

A busca por como vender no Facebook de maneira economicamente sustentável passa pela utilização das principais ferramentas do Business Facebook. A grande sacada é que você poderá produzir e acompanhar o rendimento de uma campanha de divulgação diretamente desta plataforma.

O Gerenciador de Negócios permite que você insira uma série de anúncios, inclusive simultaneamente, possibilitando o monitoramento do seu rendimento em tempo real, fazendo os pequenos ajustes necessários para garantir o resultado.

Outro ponto interessante é que você pode exibir um catálogo completo dos seus produtos online com linhas de crédito e formas de pagamentos variadas, visando maximizar as suas vendas no Facebook sem ter que colocar muito dinheiro nas suas primeiras experiências.

Além disso, o Facebook Business permite que você separe a sua conta pessoal da profissional na rede. Ou seja, você tem acesso a fanpage para fins exclusivamente comerciais sem a exigência de adicionar todos os colegas e amigos pessoais na página nem mesmo revelar a eles seus negócios virtuais. Dessa forma, você garante o sigilo para fazer suas experiências até que se sinta seguro e à vontade de expor seu negócio digital.

Vale mencionar que você tem o controle de tudo. Isto significa que você é a única pessoa que poderá permitir acesso de outros parceiros em seu ambiente administrativo da plataformas.  Você define inclusive o tipo de acesso e o que elas podem ou não fazer sem a sua autorização. E, claro, você pode adicionar, mudar ou revogar essas permissões a terceiros.

O Gerenciador de Negócios do Facebook é dinâmico e oportuniza que as suas técnicas de marketing digital sejam configuradas e aperfeiçoadas a qualquer instante das suas campanhas de anúncios.

Quais são os cuidados que se deve ter para anunciar no Facebook?

O Facebook possui termos de uso com regras que visam garantir a melhor experiência para seus usuários. Por isso, todas as campanhas requerem aprovação prévia do próprio Facebook para rodar.

De acordo com informações institucionais, o período máximo para apuração é de 24 horas, porém, na prática, esse tempo não passa de alguns minutos..

Você sabia que é necessário haver uma aprovação prévia do facebook para sua campanha começar a rodas?

Nesse período de análise o Facebook checa as imagens, texto, vídeos, e a sua página para saber se está de acordo com as políticas e evitar que pessoas mal intencionadas prejudiquem os usuários com propagandas enganosas ou ofensivas.

Logo após, você vai obter um alerta informando que asua campanha foi aprovada. Caso esteja tudo certo, basta começar acompanhar as métricas em tempo real pelo Gerenciador de Anúncios.

O que acontece quando o seu anúncio não é liberado?

Para você ter sucesso em conversões de leads e vendas no marketing digital é imprescindível dominar o uso do Facebook, já que é a principal rede de divulgação em massa.

Você será capaz de fazer com que a sua mensagem chegue para a pessoa certa, aplicando os filtros inteligentes da plataforma. Mas, o que ocorre quando você não recebe o aval da rede social?

De modo geral, a sua propaganda não é liberada quando a página direcionada não está operando dentro das Diretrizes de Publicidade da Plataforma.

Neste caso, você pode tomar duas medidas para fazer com que a decisão seja revertida dentro de um curto espaço de tempo.

1 – Ajustar a sua publicidade

Caso você receba uma resposta negativa e o seu anúncio não tenha se adaptado às normas seguidas pela mídia social, basta refazer os pontos de conflitos e encaminhar a publicação novamente para a análise.

O processo é bem simples: cheque o seu e-mail que usou para cadastrar a sua conta Business. Quando a propaganda não é liberada, o Facebook envia uma notificação esclarecendo os motivos.

A partir desses dados, você ajusta seu anúncio conforme as políticas da rede social. Em seguida, salve todas as modificações e solicite uma nova avaliação.

2 – Contestar a desaprovação da publicidade

Eventualmente, se você não conseguir apenas ajustar a sua divulgação ou ainda se acreditar que aconteceu alguma falha no sistema que reprovou sua campanha, é possível contestar a resolução mediante preenchimento de um formulário. Você pode fazer isto agora mesmo, clicando aqui.

O que não pode ser anunciado pelo Facebook?

Se você deseja entender como ganhar dinheiro como afiliado ou infoprodutor e não ter a sua ação cerceada tanto no Facebook quanto no Instagram, tome os seguintes cuidados:

1 – Saúde e estética

Para ganhar dinheiro com a internet não utilize de “antes e depois” ou que apresentem resultados inviáveis dentro de um curto espaço de tempo. Nesses casos, o Facebook geralmente entende que a propaganda é enganosa, devido a histórico de problemas automatizados em seus sistema. Por isso, a publicidade de itens para estética, cuidados com a saúde e emagrecimento são exclusivos para faixa adulta.

2 – Práticas financeiras

O anúncio não pode prometer resultados financeiros definidos ou ganhos   a curto prazo. Analise bem o seu post para que ele não seja enquadrado em qualquer modalidade econômica com práticas abusivas.

3 – Preconceito

A sua campanha também não deve sugerir nenhum tipo de postura preconceituosa para com outras pessoas em função de nacionalidade, religião, idade, gênero, contexto familiar, cor ou de saúde.

4 – Cigarro, bebidas alcoólicas e remédios perigosos

A propaganda não deve incentivar a comercialização de cigarro ou produtos relacionados com o tabaco. Além disso, a venda de cerveja deve seguir as regras de cada localidade e a faixa etária indicada.

É proibido o anúncio de qualquer tipo de droga irregular. Já os suplementos e os remédios que forneçam algum risco devem se submeter a critério diferenciado mediante envio de notificação por escrito ao Facebook.

5 – Armas

É proibida qualquer oferta que envolve arma, munição ou similares.

6 – Material apelativo ou falso

Caso você queira saber como vender no Facebook com uma margem de lucro não faça uso de material sensacionalista, violento, falso ou irreal, bem como menções inverídicas.

7 – Conteúdo controverso

A campanha não pode contar com conteúdo que trate de assuntos políticos ou sociais controversos com a finalidade de obter rendimento financeiro. Portanto não use palavras ofensivas ou simbologias inadequadas.

8 – Atendimento ao público adulto

A publicidade de serviços específicos para a faixa etária adulta deve ser voltada unicamente para pessoas acima dos 18 anos, sendo proibida de qualquer maneira conteúdo de sexo explícito ou sugestivo.

9 – Itens ou serviços irregulares

A sua publicidade não pode mostrar ou anunciar mercadorias ou atividades ilícitas no território nacional. Por exemplo, uma campanha voltada para crianças e adolescentes não deve ofertar nada inapropriado para esta idade, como bebida alcoólica e cigarro.

10 – Práticas irregulares de marketing

Qualquer divulgação destinada a como ganhar dinheiro com infoprodutos ou como vender no Facebook não tem a permissão para estimular leilões, marketing em vários níveis ou negócios com retorno irreal em tempo recorde.

11 – Spyware ou malware

Obviamente, o seu anúncio está terminantemente proibido de propagar qualquer ato nocivo contra máquinas, celulares ou sistemas alheios. Isso também corresponde ao direcionamento para plataformas suspeitas.

12 – Documentação falsa

A sua propaganda jamais deve estimular a obtenção de qualquer tipo de documentação irregular ou falsa para qualquer fim.  

13 – Violação de direitos autorais e inadequações em vídeos

O uso do vídeo é uma ferramenta interessante para chamar a atenção do seu público-alvo, mas não pode utilizar técnicas prejudiciais ou desleais ao consumidor. A exploração de conteúdo pertencente a terceiros (filmes, programas de TV, games) é proibida.

Como chamar atenção de um público com vídeos no facebook

O mesmo vale para material que mostre utilização de drogas, conteúdo com temática adulta para faixa etária inadequada, material difamatório ou excessivamente violento.

Como vender no Facebook diretamente para seu público-alvo?

O Facebook permite que você direcione os pode direcionar os seus anúncios para o seu exato público-alvo, utilizando o sistema de filtros ao descrever faixa etária desejada, os interesses, a localização, o gênero e até mesmo o melhor horário para que a sua campanha seja vista.

Por isso, todos os elementos da sua publicidade (textos, as imagens, os vídeos, os áudios, etc) precisam estar relacionados com a temática do produto ou serviço para o perfil de consumidor traçado.

A divulgação precisa ser objetiva e condizente com a empresa, a mercadoria ou serviço que está sendo anunciado. Além disso, você pode adotar critérios diferentes para a sua ação de marketing na rede social mais famosa no Brasil.

Isto é, você pode aumentar a quantidade de cliques no seu site e likes na sua fanpage, atrair visualizações nas suas promoções ou lançamentos, ampliar o engajamento da suas publicações e, especialmente, turbinar as conversões na sua plataforma.

O que é necessário para iniciar as vendas no Facebook?

Você não precisa de muita coisa para entender como vender no Facebook. Só é necessário ter acesso à Internet através de um computador, um celular, tablet ou outro dispositivo móvel.

Munido da ferramenta, o empreendedor utiliza sua página de negócios no Facebook  para oferecer as soluções em forma de produtos e serviços para as pessoas que deles necessitam. É também uma forma de ajudar.

Use o facebook para turbinar as vendas do seu negócio.

A partir daí, a ação é bastante simples. Você poderá optar pelo “investimento diário ou vitalício”, de acordo com a quantia que você pode  desembolsar neste primeiro momento.

Vale destacar que a maioria das divulgações demanda um preço que varia entre um a cinco dólares por dia, só que este valor pode aumentar levando em consideração o modelo de otimização pretendido e a conversão para real.

O valor definido para a sua campanha não é ultrapassado, independente das variáveis que irão definir a quantidade de cliques e visualizações, ou seja: a freqüência da postagem, público-alvo (uma ação de marketing ampla ou uma ação por nicho de comportamento ou localização específica).

Em caso de dúvida, você pode experimentar um tutorial oferecido pelo próprio Facebook para a elaboração do seu primeiro anúncio na rede social, clicando aqui.

Ei, agora saiba como melhorar sua produtividade e vender ainda mais no Facebook com o e-book gratuito “As 5 Atitudes para a Liberdade”, clique na imagem abaixo, e baixe agora o seu exemplar: