Dezembro já está no final e junto com um novo ano, começa também o desejo de melhorar e crescer. E empreender, principalmente em um negócio online, é uma solução próxima e possível de ser alcançada. Por isso, conhecer os negócios digitais com alto potencial de crescimento é o primeiro passo para ter sucesso em 2018.

Empreender em um negócio digital, possui uma série de vantagens. A primeira delas é em relação ao ambiente de trabalho, que para ser realizado precisa apenas de um computador com conexão à internet, ou seja, pode ser em casa, ou em qualquer lugar do mundo.

Investir tempo e dinheiro em um negócio digital possui uma série de vantagens, como: liberdade de tempo, mobilidade e dinheiro.

Ter um negócio online, é sinônimo de mais liberdade e rentabilidade, já que o negócio funciona no modo automático.  E os negócios digitais com alto potencial de crescimento, possibilitarão um avanço mais preciso, menos perda de tempo e com mais lucratividade.

Outra característica do negócio digital, é praticidade de mantê-lo. Com conhecimento básico é possível lucrar até mesmo, nos momentos em que não está em frente ao computador. O mercado possibilita fazer dinheiro online, com poucas horas de trabalho por dia.

O empreendedorismo digital, permite viver mais livremente, aproveitar momentos em família e viagens, enquanto o negócio funcione automaticamente.

Antes de saber quais são os 7 negócios digitais com alto potencial de crescimento, entenda como o empreendedorismo digital pode transformar sua vida.

1- E-commerce

O primeiro modelo de negócio digital que se pensa em como fazer dinheiro online é por meio de uma loja virtual. E ainda que, seja o método mais tradicional de empreendedorismo digital, continua, no entanto, com prospecções de crescimento para os próximos anos.

O período de receio com compras online, já passou, hoje as pessoas possuem confiança e segurança para comprar online. Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito, SPC Brasil, em 27 capitais do país, afirmou que 89% das pessoas que têm acesso à internet realizaram pelo menos uma compra online nos últimos 12 meses.

Este é, sem dúvidas, o método mais tradicional de empreendedorismo digital.

A principal vantagem de ter um comércio eletrônico como negócio digital, é em relação a otimização. Já que não exige alto investimento inicial, o negócio é dinâmico, mais ágil e flexível. Além da comodidade de fazer com que funcione de dentro de casa.

O acesso ao produto e ao serviço é muito maior, já que o cliente tem a possibilidade de entrar na loja a qualquer hora do dia. Outra vantagem para o empreendedor é a facilidade de mensurar resultados. Saber exatamente quantas pessoas viram, compraram ou demonstram interesse pelo produto de maneira instantânea, e assim otimizar os resultados.

O grande desafio, porém, é fidelizar os clientes. A concorrência entre negócios digitais é alta, e o atributo final que define a compra do consumidor é o valor mais baixo. Por isso, o relacionamento com o cliente tem sido tão explorado pelas marcas.

O e-commerce é sem dúvidas um dos negócios digitais com alto potencial de crescimento em 2018, e para ter sucesso com esse empreendimento é importante encontrar um nicho de mercado em que seja possível competir, seja por meio de preço, informação, relacionamento, atendimento, ou outras vantagens para o consumidor.  

2- Blog

O conteúdo continuará sendo a principal tendência no marketing digital, ainda mais os negócios digitais com alto potencial de crescimento. Ainda que o conteúdo seja necessário em todos os meios digitais, o blog aparece como uma fonte de conteúdo de informação e confiabilidade.

O número de blogs não para de crescer e a agência Grumft, traçou um perfil dos blogueiros brasileiros. E além da informação de que 50,9% dos blogueiros são mulheres, a informação que mais chama atenção é que 72% desse público escreve por hoby, 24% trabalha de maneira autônoma ou trabalham meio expediente, e que apenas 4% escreve profissionalmente.

O conteúdo continuará sendo a principal tendência no marketing digital, por isso é importante pensar em investir em um blog.

Essas informações mostram que ainda há muito o que ser explorado na blogosfera brasileira, para isso é necessário decidir para qual segmento de mercado será direcionado o conteúdo do blog. O ideal que opte trabalhar com conteúdo que mais tenha interesse.

Existem variadas maneiras de ganhar dinheiro online com blog. Uma delas é através de banners patrocinados, ou seja, disponibilizar espaço dentro blog, para que empresas aluguem esse espaço para a exposição de banners da marca.  É preciso levar em consideração a experiência do leitor, por isso não é indicado destinar muitos espaços para publicidade.

A segunda dica é monetizar seu blog com serviço, por isso a escolha do nicho de mercado é tão importante. Escolher uma vertente em que você é bom. A área de tecnologia da informação, por exemplo, é um setor em crescimento, você pode criar um blog voltado para a área de tecnologia, com dicas e oferecer o serviço de assistência técnica.

O blog está entre um dos negócios digitais com alto potencial de crescimento, justamente por oferecer uma diversidade de maneiras de como fazer dinheiro online, mas é preciso muito estudo e empenho para alcançar esses resultados.

3- Franquias Virtuais

A franquia é um modelo de negócio muito conhecido no mercado tradicional e no mercado online faz parte dos negócios digitais com alto potencial de crescimento. A praticidade torna o negócio atrativo para quem quer começar no mercado online.

A vantagem da franquia online, para a tradicional é em relação ao investimento inicial, que é menor, e o meio de prospectar clientes. Todas as outras características de uma franquia tradicional, como cobranças de taxas de royalties e divulgação, valem para o negócio digital.

A franquia é um modelo de negócio muito que está se tornando muito conhecido no mercado online.

Um detalhe que deve ser levado em consideração é a escolha da franqueadora, as precauções para a seleção são as mesmas de uma franquia física. É necessário analisar a empresa franqueada e também o mercado de atuação.

Os dois setores de franquia online, como negócio digital, com mais previsão de crescimento são no segmento de turismo e marketing digital. Mas o ideal é encontrar uma franquia em que se tenha afinidade pelo produto ou serviço prestado.  

Conversar com empresários que já possuem a loja da mesma franquia, buscar conhecimento sobre a dinâmica de funcionamento e às técnicas de gestão utilizadas no negócio online. Avaliar o nível de satisfação dos outros franqueados, antes de fazer o investimento.

4- Vendas de domínios

Um comércio muito comum na internet é a venda e compra de domínios. Existem pessoas que garimpam domínios promissores que ainda não foram usados ou que estão prestes a aspirar, compram por um preço mais baixo e os vendem por um valor maior.

Esse negócio digital acontece e é um dos negócios digitais com alto potencial de crescimento, porque todos os dias novos sites são lançados, e um domínio qualificado, um nome que tenha relação direta com o produto ou serviço oferecido pela empresa é fundamental para que os clientes encontrem o endereço mais facilmente.

Um comércio muito comum na internet, e altamente lucrativo, é a venda e a compra de domínios.

Existem duas maneiras de comercializar domínio. A primeira delas é ao registrar um domínio com uma boa palavra-chave e oferecer para empresas do nicho de mercado, e a segunda maneira é através da compra de domínios abandonados em um leilão do Registro.br.

Para iniciar nesse negócio online é necessário ter certo conhecimento sobre marketing digital e utilizar ferramentas corretas de buscas, para avaliar qual nome vale a pena ser comprado e revendido futuramente.

A negociação de domínios pode gerar bons resultados para quem busca uma maneira de como fazer dinheiro online, e mesmo que não tenha nenhuma formalidade quanto a compra e venda de domínios a comercialização é um negócio legal.

5-  Promotor de vendas

Uma maneira de realizar vendas e fazer dinheiro online, sem precisar investir na criação de site, compra e entrega de produtos é sendo promotor de vendas.

Vários sites marketplaces disponibilizam uma ferramenta para quem tem o interesse de vender os produtos do site. Ao se cadastrar é criado um e-commerce gratuito para os promotores, e liberado um endereço eletrônico que pode ser disponibilizado nas suas redes de amigos.  

O promotor escolhe os produtos que tem interesse em promover e seleciona o modo de exibição da propaganda, que pode por meio de banner, link, e também no boca a boca. A comissão de venda é de acordo com a categoria de produto e a marca.

Através da ferramenta disponilizada pelas grandes empresas de varejo, o promotor gerencia seu estoque, realiza o cadastro dos produtos, acompanha os pedidos e entregas em tempo real.

6- Mercado de Infoprodutos

Infoproduto é a adequação do ensino a distância para mais próximo do interessado e com mais praticidade de estudo. O mercado de infoproduto baseia-se na criação e desenvolvimento de materiais de informação.

A internet é a principal fonte de pesquisa, é nesse cenário em que as pessoas buscam por conhecimento e o mercado da informação é uma maneira de como fazer dinheiro online. A base para a criação de um infoproduto é o conhecimento específico sobre determinado assunto, e a escolha da melhor maneira de compartilhá-lo.

Os produtos podem ser dos mais diversificados assuntos, seja manutenção de computadores, maquiagem ou planejamento financeiro, o mais importante é entregar conhecimento e aprendizagem ao consumidor final.

O conteúdo pode ser entregue dos mais variados formatos, que variam de acordo com o setor de atuação e complexidade de entendimento. Pode ser feito um e-book, ou uma apresentação em PDF, audiobook, podcast, vídeo-aula ou palestras. Dependendo do conteúdo que será apresentado pode ser feito uma combinação entre dois ou mais modelos de entrega.

Os benefícios do infoproduto para o negócio digital é a facilidade de distribuição, já que pode ser entregue pelo e-mail ou por download ou acesso em um site. Outro benefício é quanto ao baixo custo de produção.

Um dos mais promissores negócios digitais com alto potencial de crescimento, o mercado de infoproduto exige conhecimento, criatividade, força de vontade para ser desenvolvido e estratégia para montar o produto, entrega e assistência ao cliente.  

7- Mercado de afiliados

Enquanto o produtor, desenvolve seu infoproduto, testa e acompanha seus clientes, o mercado de informação como negócio digital, demanda alguém para prospectar mais clientes, as pessoas que fazem esse trabalho são chamados de afiliados.

Os afiliados, são como representantes de uma marca ou produto no meio digital. Enquanto no mercado tradicional, um vendedor realiza visitas às empresas e lojas oferecendo produtos, o afiliado usa as mídias digitais para atrair pessoas que se interessam pelo conhecimento específico ofertado em um infoproduto, no negócio online.

Existem plataformas online em que os produtores disponibilizam seus infoprodutos para que os afiliados tenham acesso, se filiem e vendam seus produtos em troca de uma comissão. As comissões variam de produto para produto, mas podem chegar em até 70% do valor final do produto.

O benefício do afiliado é que ele pode promover vários produtos de diferentes produtores ao mesmo tempo. O afiliado é remunerado a cada venda realizada por isso quanto mais produtos, maiores as chances de ganhar dinheiro online.

O modelo mais fácil para o afiliado anunciar é pelo facebook ou instagram, por meio dessa ferramenta é possível montar uma estratégia de busca por perfis de usuários a partir de seus interesses, facilitando assim o processo de venda.

A função do afiliado é montar essa estratégia e ir acompanhando as vendas, já que o negócio digital de afiliado funciona de modo automatizado. Esse acompanhamento pode ser feito até mesmo do celular.

A venda acontece quando um indivíduo se interessa pelo anúncio, ao clicar ele é direcionado para a página de compras. Ao efetuar a compra o afiliado é notificado e em poucos dias o valor da missão estará em sua conta. Cada afiliado possui um código que será utilizado para identificar a venda e direcionar o valor da comissão.

Esse modelo de negócio, permite que o afiliado viva mais livremente, tenha mais tempo e ainda assim continue faturando, já que o negócio continua funcionando 24 horas de modo automatizado. Muitos afiliados iniciaram seu negócio digital como fonte de renda extra e hoje vivem exclusivamente de vendas online.

Existem métodos com o passo-a-passo para iniciar um negócio digital da maneira correta, com baixo risco de erro. Para conhecer mais sobre essa metodologia e fazer parte do grupo de pessoas do empreendedorismo digital, acompanhe a Jornada da Liberdade.