O mercado digital é uma realidade que tem sido explorada com objetivo de conectar pessoas com interesses que se complementam. Com direcionamento certo do negócio é possível saber como começar do zero no marketing digital e gerar grandes resultados através desta conexão.

O uso da tecnologia é parte integral no cotidiano das pessoas e de uma forma ou outra, todos buscam por recursos avançados para cumprir tarefas de maneira mais rápida, eficiente e segura.

De acordo com dados do um artigo da Forbes metade da população mundial está online, cerca de um terço se encontram nas redes sociais e 53% usam alguma tecnologia mobile para se conectar.

Pessoas das mais diversas culturas, raças, gêneros e idades de todo o planeta. Todas elas conectadas a uma rede de informações que só cresce e aumenta também a busca por como começar do zero no marketing digital.

Com a progressão do mercado, enquanto grandes empresas desenvolvem novos serviços como a Netflix, Uber, Airbnb e produtos como o Kindle, criado pela Amazon em parceria com a Foxconn, o mercado digital oferece inúmeras oportunidades também para pessoas comuns, que não tem muito para investir.

Vantagens do mercado digital

O mercado digital apresenta inúmeras vantagens em relação ao mercado tradicional, mas a principal delas é que, neste meio é possível saber exatamente quem é o cliente ideal para a efetivação da compra.

A primeira vantagem do mercado digital é o poder de segmentação, baseando-se não só em dados demográficos, mas também no comportamento do consumidor. A segmentação traz identificação do público que realmente está interessado no que você tem a oferecer, aumentando as oportunidades de como ganhar dinheiro na internet.

Tudo isso graças as grandes plataformas que ajudam aos anunciantes a encontrarem seus usuários da melhor maneira possível.

Embasa as estratégias de marketing de um modo mais eficiente e ajuda a entender como e por quais meios deve se comunicar com seu público alvo, além disso, a segmentação pode aumentar o lucro e diminuir gastos.

Outra vantagem é a opção de personalização dos conteúdos. Ao conhecer mais profundamente o cliente é possível oferecer conteúdo com maior relevância e montar estratégias e campanhas personalizadas.

De acordo com uma pesquisa realizada em conjunto pelas consultorias Forrester Consulting e Persado, 67% dos profissionais de marketing dos Estados Unidos e da Europa Ocidental conseguem melhores resultados ao desenvolver conteúdo personalizado que impacte emocionalmente os clientes.

Investir no mercado digital significa mais do que divulgar produtos e aumentar as vendas. Além de ser um meio mais barato na relação entre custo e benefício, a internet é utilizada para facilitar o processo de venda, reduzindo custos operacionais e impulsionando quem compra e quem vende.

O uso das estratégias certas no mercado digital aumentam o índice de retorno efetivo, aumentando a capacidade de pequenas empresas alcançarem resultados tão expressivos quanto os daquelas que investem em larga escala.

Negócio digital como renda extra

Com as vantagens apresentadas pelo mercado digital cria-se a possibilidade de trabalhar mais livremente com baixo investimento e por menos horas. Uma opção utilizada por pessoas que buscam maneiras de aumentar a renda sem prejudicar o trabalho tradicional.

Trabalhar pela internet no mercado digital possibilita definir o horário de trabalho, quantas horas vai trabalhar e como vai trabalhar. Além de ficar livre de trânsito o maior benefício é a satisfação de saber que o retorno dessa dedicação retorna a você.  

Existem infinitas possibilidades de como ganhar dinheiro na internet, mas o principal é ver nesse trabalho um propósito maior que o dinheiro. Essa inclusive é uma característica de empreendedores digitais, que além de fazerem o que gostam dedicam seu tempo para entregar um benefício ao cliente.

Antes de saber como começar do zero no marketing digital, é imprescindível conhecer a si próprio e atentar para suas características positivas e negativas, para então direcionar o método de atuação no mercado digital.

O mercado digital apresenta variadas vertentes de operação, é permitido criar, desenvolver e vender serviços, produtos físicos e de informação.

A dinâmica de vendas no mercado digital funciona semelhante ao mercado físico. O objetivo é conectar pessoas que precisam de um produto à quem tem a solução para oferecer.

Mercado de afiliados

Para saber como criar um negócio online voltado para o mercado de infoprodutos o principal é identificar os dois principais setores de atuação e as habilidades necessárias para seguir como produtor ou afiliado.

Produtor é a pessoa que possui alguma característica bem desenvolvida e elabora um material, seja curso ou treinamento online para passar o conhecimento adiante. A principal vantagem é encontrar o público específico com interesse nessas informações de maneira livre, sem precisar sair de casa.

Como você quer iniciar, como produtor ou como afiliado?

O afiliado, no entanto, é o responsável por apresentar o produto desenvolvido pelo infoprodutor ao cliente. Seu objetivo é captar pessoas com perfis de interesse nessas informações através de anúncio, banner, e-mail e direcioná-las para o site ou página de venda do produtor.

Uma pesquisa realizada pela Forrester, estima que o mercado de afiliados deverá movimentar cerca de US$ 7 bilhões nos Estados Unidos em 2020.

O estudo Online Performance Marketing Study, produzido pelo IAB UK, mostra um aumento de 12% em investimentos em 2016 no mercado britânico de afiliados em relação ao período anterior, equivalente a US$ 2,12 bilhões.

O mercado de afiliados é uma forma de gerar rendimento através de um trabalho de partilha, recomendação e promoção de produtos ou serviços de outras pessoas ou empresas.

O resultado destes estudos é a confirmação do enorme potencial do mercado de afiliados. Com baixo investimento e alta lucratividade garante ainda, a liberdade para trabalhar online em casa ou de qualquer outro lugar.

Passo a passo para o começar no mercado de afiliados

O mercado digital é seguro por diversos fatores, um deles é a possibilidade de escalar o negócio sem precisar ter um investimento alto.

1) Plano de ação

Para ter sucesso e atingir êxito em como criar um negócio online é preciso ter um planejamento, estabelecer o que é possível alcançar, os objetivos, metas e prazos para assim, avaliar a evolução do projeto e realizar as correções necessárias.

O planejamento é essencial para o sucesso no negócio, assim como traçar objetivos e estudar como alcançá-los. Para cada um deles, uma série de ações e projetos podem ser postos em prática, para escolher qual caminho será seguido, em qual período de tempo e quanto será investido e as estratégias utilizadas.

Aposte em cronogramas e planilhas para deixar todos os detalhes sempre com fácil acesso e organizados. Defina metas e se esforce para segui-las, saber exatamente onde quer chegar e quem deseja alcançar pode fazer toda a diferença em seus projetos.

2) Autoconhecimento

Antes de começar a saber como começar do zero no marketing digital, buscar especializações e conhecer sobre tecnologias, é necessário conhecer a si mesmo.

Quando a pessoa desenvolve o autoconhecimento, ela toma consciência das suas metas, desejos, objetivos e propósitos, repensa suas atitudes, fortalece suas qualidades, enfrenta as eventuais mudanças de cabeça erguida, repensa suas atitudes, potencializa sua coragem, reconhece e aceita suas emoções negativas e trabalha para que elas sejam modificadas.

Quando se tem o autoconhecimento o desenvolvimento pessoal e profissional é inevitável.

Todo esse processo permite o crescimento e conhecimento da sua essência, alcance uma melhor qualidade de vida e bem-estar e adquirir autonomia sobre a sua vida, sua história e seus objetivos.

Buscar perceber quais são os pontos positivos e aqueles em que devem ser melhorados. Isso quer dizer que deve buscar aprimorar as habilidades e competências para poder contribuir de uma melhor forma dentro da organização em que está, ter segurança para tomar decisões, para realizar tarefas e otimizar resultados.

O autoconhecimento auxilia todo o processo e como ganhar dinheiro na internet, pois influencia na etapa primordial que é a escolha do tipo de produto e nicho de atuação.

O mais indicado é escolher a área mais confortável e próxima que te agrada e mais próximas das suas características, assim a interação e busca por mais informações acontece de maneira natural, sem a pressão de ser um trabalho.  

3)  Entender o público

Definir um público de interesse é importante, mas entendê-lo é ainda melhor. Compreender o que eles gostam, quais são suas dores, seus hábitos, o que não gostam, qual sua rotina em que momento vai usar o produto e qual o objetivo dele com a compra.

Parece complicado, mas existem técnicas para conseguir essas informações, e o principal é aplicá-las para alcançar os benefícios e montar as estratégias de como criar um negócio online.  

E uma das palavras mais faladas em treinamentos é empatia, a capacidade de se colocar no lugar do cliente para oferecer a melhor proposta para o problema dele, entender frustrações e os objetivos com o objetivo de cultivar relacionamento a longo prazo.

É muito mais fácil gerar empatia com alguém pessoalmente, mas no mercado digital é possível utilizar essa estratégia através de vídeos, e-mails e chat para compreender melhor o prospector e realizar a venda.

4) Conteúdos relevantes

Um conteúdo sem relevância, como o próprio nome já diz, não é um conteúdo atrativo aos olhos dos internautas. A dica para conseguir resultados de como começar do zero no marketing digital é, apresentar primeiro o conteúdo e, depois, o produto.

A comunicação mais eficiente e direta possibilita que o marketing de conteúdo mostra sua força, pois busca falar com clientes e potenciais clientes sem vender produtos de forma evidente.

Quando você se preocupa realmente em suprir as necessidades de seus clientes, o dinheiro vem por consequência.

Procure construir relacionamentos e experiências através de processos de trocas de informações qualificadas, que são relevantes para um determinado público. Com isso, a comunicação passa a ser mais humanizada, direta e eficiente, falando com as pessoas sobre aquilo que elas realmente desejam saber.

No mercado de infoprodutos é indicado produzir conteúdo relevante sobre os produtos que estão sendo promovidos. Isso inclui escrever reviews detalhados sobre esses produtos, indicando os prós e contras dos produtos, as vantagens de usá-los e porque você recomenda esses produtos para o seu público.

5) Atento às tendências

Confira constantemente as técnicas em alta no universo do mercado digital, mais especificamente no mercado de afiliados, e analise também os seus concorrentes de sucesso.

Já que, eles chegaram aonde estão por algum motivo e, tê-lo como guia da sua própria estratégia certamente auxiliará na hora de colocar a criatividade em prática para garantir como começar do zero no marketing digital.

Observe quais são os formatos mais modernos, pesquise novos estilos e maneiras de fazer com que o seu público tenha uma experiência enriquecedora quando estiver em contato com o seu conteúdo.

6) Teste

É comum membros do mercado de afiliados ficarem presos a estratégias que funcionam. Quando se encontra uma estratégia que dá resultado, a tendência é usar somente essa estratégia até à exaustão.

No entanto, tenha em consideração que existem diferentes formas de promover programas de afiliados, sendo altamente recomendável você diversificar suas fontes de tráfego e, principalmente, a forma como você promove programas de afiliados.

Tal como em outros mercados, no mercado de afiliados a diversificação pode ser crucial para fazer seu negócio sobreviver e crescer. Não é indicado montar apenas uma única fonte de tráfego e/ou de uma única estratégia de divulgação, caso contrário, é bem provável que você tenha que desenvolver uma nova estratégia em pouco tempo.

Utilize diferentes fontes de tráfego para promover seus produtos e compare cada uma das suas estratégias.

7) Invista em conhecimento

Sempre que puder, invista em conhecimento, pois o conhecimento é algo valioso e que nunca poderá ser tirado de você.

O conhecimento deve ser adquirido com alegria e entusiasmo, pois ele proporciona melhora no trabalho, intelecto e até no nosso ser. Mas como investir em conhecimento?

Comece investindo em tempo, tempo livre para ler livros do seu segmento, assistir vídeos, documentários.

Depois invista capital, por meio de cursos, palestras, workshops, graduações e até mesmo coaching. O ideal é guardar 1/3 de todo valor que ganhar com marketing digital e usar para reinvestir no seu negócio, seja em treinamentos, ferramentas mais robustas e cursos para aumentar seu desempenho.

Se você quer mais dicas de como começar do zero no marketing digital, participe da jornada da liberdade. É seu primeiro investimento para alavancar seu negócio online.