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Manter o mundo conectado tem sido a missão do Facebook desde sua criação. Com mais de 100 milhões de brasileiros conectados todos os meses, a plataforma aparece como uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de promoção de marcas. Pequenos, médios e grandes empresas acompanham a expansão do negócio através dos anúncios no Facebook.

A plataforma possui mais de 3 milhões de anunciantes ativos em todo o mundo, que utilizam estratégias de como ganhar dinheiro na internet através de anúncios em redes sociais. Os resultados aparecem em razão do poder de escala e segmentação da plataforma, que possibilita a entrega de conteúdo ao público relevante e de interesse da marca.

Dados internos disponibilizados pelo Facebook reconhece que a conexão entre marcas e pessoas realmente funciona. O estudo afirma que 99% dos usuários da plataforma leem as publicações das marcas assim como o conteúdo em formato de anúncios no Facebook.

Dos usuários que participaram da pesquisa 68% deles destacam que acessam o Facebook em busca de novas empresas e produtos, confirmando o sucesso da conectividade e mobilidade da plataforma. E comprovando às empresas uma maneira eficiente de como ganhar dinheiro na internet através de anúncios no Facebook.

A plataforma disponibiliza o sistema de mídia paga, o Facebook Ads. A partir dele é possível montar estratégias de como ganhar dinheiro na internet através de publicidade e anúncios no Facebook.

Para conseguir êxito com a campanha sem perder muito tempo, existem alguns passos indispensáveis que garantem que os anúncios no Facebook sejam realizados de maneira eficiente, mas ainda assim, totalmente personalizado para com o objetivo da empresa e os usuários.

1 – Estrutura da campanha

Entender a estrutura de uma campanha é fundamental para que os anúncios no Facebook alcancem o sucesso esperado. Isso porque as campanhas no Facebook respeitam uma sequência que inicia com a campanha, o conjunto de anúncio e o anúncio.

A campanha é o objetivo maior determinado para atingir. Se o interesse é aumentar as vendas online do e-commerce, os anúncios do Facebook serão otimizados para converter para o site. Sendo assim, dentro de uma campanha é possível fazer vários anúncios com o mesmo objetivo.

Os objetivos de campanhas são vários, é possível enviar pessoas para o site, aumentar o envolvimento em um aplicativo, promover a própria página no Facebook, promover descontos e ofertas, obter visualização de vídeo, entre outras.

Após definido o objetivo da campanha é o momento de montar o conjunto de anúncio. Aqui será estabelecido como os anúncios no Facebook serão veiculados. Qual o público-alvo e sua localização, gênero, idade, entre outras segmentações. No conjunto de anúncios também será definido o orçamento e o posicionamento dos anúncios.

Os posicionamentos disponíveis para os anúncios no Facebook são no feed de notícias do desktop, feed de notícias mobile, coluna da direita no desktop ou no Instagram.

O anúncio é a etapa final, onde serão criados os anúncios no Facebook, o que o público verá de fato. Nesse nível serão escolhidos textos, imagens e os vídeos.

2 – Público de interesse

Ao montar o conjunto de anúncios em redes sociais é natural tentar colocar a maior quantidade de pessoas, porém, é preciso considerar apenas o público que realmente tem interesse no produto anunciado, ou você perderá dinheiro.

Entender e conhecer, de fato, o público que será atingido é extremamente importante para fazer uma segmentação correta da campanha dentro da plataforma, aperfeiçoando assim, os investimentos e determinando uma comunicação satisfatória ao público.

Procure relacionar interesses ao seu produto que não são óbvios. Se seu produto é camiseta, procure saber quais as bandas, filmes, séries e outros gostos e comportamentos do usuário e não apenas interesses relacionados a moda. Dessa maneira é possível encontrar um público mais segmentado e mais aquecido para a compra.   

3 – Anúncios no Facebook é conteúdo

O Facebook Ads é a maneira mais específica para atingir pessoas certas no momento certo. Mas só é possível ter sucesso se a mensagem também estiver alinhada a circunstância do usuário. Ou seja, fazer aleatórios anúncios no Facebook, com informações sem relevância, não proporcionará bons resultados para o negócio.

Isso porque, o usuário só interage com publicações do seu interesse. Propaganda soam ao usuário como invasivas, por isso, é necessário cautela para montar os anúncios no Facebook, passando conteúdos exclusivos e informações relevantes que podem ajudá-lo em algum aspecto da vida.   

Anúncios no Facebook é conteúdo 3
Fazer aleatórios anúncios no Facebook, com informações sem relevância, não proporcionará bons resultados para o negócio.

Mais do que nunca, as marcas devem demonstrar interesse por seus clientes, utilizar o Facebook Ads como meio de transmitir um conteúdo exclusivo e não apenas, realizar propaganda sem objetivo, apenas lembrando ao usuário que a marca está na plataforma.

4 – Facebook Ads Custom Audiences

Nas campanhas tradicionais existem muitos parâmetros que podem ser explorados, como dados demográficos e interesses das pessoas para quem queremos impactar, mas a escolha de quem se encaixa nesses perfis cabe à própria rede social.

O website Custom Audiences é uma funcionalidade disponíveis pela plataforma que pode ajudar muito a ter uma campanha de sucesso com maior taxa de conversão no Facebook. Uma vez que, é possível escolher exatamente as pessoas que vão receber os anúncios no Facebook.

Utilizando a própria base de leads ou clientes para direcionar os anúncios em redes sociais segmentados conforme o perfil. Para ativar essa função é preciso colar um código em seu site, permitindo que o Facebook colete informações de acesso. Pode criar um perfil de audiência de pessoas que já acessaram o seu site ou algumas páginas específicas.

Esta ferramenta, possibilita ser mais assertivo nos anúncios, pois fica mais fácil usar o conteúdo certo para as pessoas certas e assim, saber como vender pela internet para os usuários de maneira mais específica e personalizada, aumentando assim o engajamento.

5 – Definição de orçamento

Estipular quanto poderá ser gasto em uma campanha é fundamental para uma melhor performance. Já que assim será determinado o período em que os anúncios no Facebook ficarão ativos. Tão importante quanto determinar o valor a ser investido é imprescindível conhecer os tipos de orçamento e escolher a melhor modalidade.

Orçamento vitalício é definido um orçamento para toda a campanha e permite que o algoritmo do Facebook defina os melhores dias e horários para a entrega dos anúncios no Facebook. Para conseguir otimizar a campanha, porém, são necessários no mínimo sete dias. Dessa maneira os valores variam até o término da campanha, assim como os resultados também.

Definição de orçamento em campanhas do facebook 5
Estipular quanto poderá ser gasto em uma campanha é fundamental para uma melhor performance.

Na opção de orçamento diário pode-se definir o valor máximo a ser utilizado por dia. Assim fica mais fácil controlar os gastos e ao mesmo tempo forçar a plataforma de anúncios a consumir apenas o proposto. Pode também aumentar o investimento diário quando precisar ter resultados mais rápidos.

Faça testes para encontrar a melhor maneira, mas o orçamento diário é a melhor opção para ter mais controle do consumo e sobre a entrega dos anúncios no Facebook.

6 – Foque em audiência qualificada  

Muitos empreendedores acreditam que o número de curtidas na página é o que resultará como lucro para o negócio, por isso, direcionam grande parte do orçamento em anúncios no Facebook para a aquisição de novos seguidores, sabemos porém, que o número de fãs não está relacionado ao número de vendas da empresa.

É certo que uma perfil com vários seguidores funciona como prova social, transmite relevância e credibilidade para pessoas que visitam o perfil da empresa, mas o foco nessa abordagem não traz retorno diretamente e você pode estar gastando dinheiro desnecessário.

O Facebook Ads pode ser usado para identificar as pessoas que não tem interesse pelo conteúdo publicado na página, criando uma audiência mais refinada, garantindo assim uma maneira de como vender na internet, já que ter um público mais definido aumentará as chances de conversão.

Mais importante que a quantidade de fãs é o engajamento. Quando o conteúdo é de interesse do usuário ele interage e busca mais sobre o produto e até recomenda para outras pessoas de maneira orgânica. Utilize os anúncios no Facebook para encontrar quem realmente fará diferença para seu negócio.

O indicado é montar uma estratégia de compra assim como no Inbound Marketing. Criar um funil para elaborar anúncios e ofertas para manter o público sempre atraído pelo conteúdo, desse modo, mesmo que ele ainda não esteja pronto para realizar a compra a empresa terá estreitado o relacionamento e gerando valor para ele.

7 –  Mensure os resultados

Depois que os anúncios no Facebook já estiverem sendo veiculados o primordial é acompanhar a sua performance. A principal análise a ser feita é referente ao ROI, o esperado é que o retorno seja sempre maior que o investimento.  

A ferramenta disponível pela mídia digital é o Conversion Tracking do Facebook. É possível utilizar o Google Analytics também para obter acessos do Facebook.

O Conversion Tracking é um código que você coloca no seu site e que permite o Facebook colher uma diversidade de informações de resultado da sua campanha. Ele oferece diversas formas de mensurar este números.

Acompanhando os resultados dos anúncios no Facebook é possível ter mais certeza nos resultados da campanha e mais precisão na hora de descobrir o que realmente funciona e o que não funciona.

8 – Verificação

A maior vantagem do marketing digital é a capacidade de mensuração. É comum campanhas não alcançarem o resultado esperado por ou pequeno equívoco que passou despercebido. Esses erros ficam mais sérios quando é um anúncio, nesse caso além do tempo a falha desperdiça dinheiro.  

Com a estratégia já estabelecida e os anúncios no Facebook montados é importante checar alguns critérios antes de aumentar o investimento. Rever o caminho que estabelecido que o lead vai cumprir após clicar no anúncio.

check list dos anúncios do facebook 7
É comum campanhas não alcançarem o resultado esperado por ou pequeno equívoco que passou despercebido, por isso é importante sempre ter um checklist.

Analisar se a segmentação do anúncio está correta, checar se há erros de português nos anúncios do Facebook ou nas páginas por onde o lead irá passar, refletir se os textos, imagens e vídeos estão transmitindo bem a proposta de valor da empresa ou do produto, enfim alguns cuidados que devem ser tomados para que a campanha obtenha sucesso.

9 – Criatividade

Cada vez mais empresas disputam o espaço com anúncios no Facebook. As imagens para anúncio são responsáveis por 50% dos seus resultados. Esse dado reforça que para ter êxito e atrair as pessoas a criatividade é indispensável.  

Os anúncios são criados para ter uma conexão entre o público alvo e o negócio e tudo que for publicado possui extrema importância tanto nos anúncios como em toda a comunicação. É ideal conseguir relacionar a imagem ou vídeo à marca ou produto.

Os anúncios no Facebook aparecem entre as informações que o usuário costuma ver, por isso, aparecer de modo organizado, com uma imagem que condiz com os interesses do usuário, ou por meio de vídeos interativos que prendem a atenção do prospecto é a melhor maneira para conseguir que ele se interesse pelo anúncio.

Os anúncios do Facebook, podem ser utilizados para direcionar o lead para o e-commerce quanto para realizar vendas de produtos através do mercado de afiliados. E independente do produto ser físico ou virtual, chamar a atenção do usuário é o maior desafio das campanhas de marketing.

Por isso, utilize todas as possibilidades que o Facebook oferece para a publicação de imagens, vídeos, textos curtos, áudio, criação de eventos e enquetes. Todos os recursos, quando bem usados, convertem.

10 – Organização

Colocar um anúncio no Facebook para funcionar não é uma tarefa fácil e exige método e disciplina. Por isso estabeleça o período de tempo que será destinado para pesquisa e estudo relacionado ao anúncio e a empresa. Além de montar a campanha é crucial ter tempo para acompanhar os dados e o que está dando ou não resultado.

Limitar o tempo de cada tarefa ajuda a manter o foco e cumprir as todo o trabalho necessário. Existem várias ferramentas como a técnica de Pomodoro que auxiliam na organização e execução da tarefa com mais foco.

Outra maneira utilizada para produzir mais de maneira organizada em menos tempo é apresentada na aula do Dia de 3 Horas, realizada pelo fundador do movimento freesider, o Fagner Borges. Esta é uma aula online, voltada para pessoas que querem aproveitar o máximo do seu tempo produzindo com excelência poucas horas por dia.