O WhatsApp está presente em aproximadamente 70% dos smartphones brasileiros. Proporcionando às empresas mais uma maneira de fazer negócio. Uma ferramenta ideal para estreitar o relacionamento com os clientes, tal como vender pelo WhatsApp e manter o vínculo com a marca.

São 120 milhões de brasileiros conectados em um único aplicativo que substitui ligação e chamada de vídeo, sem falar dos outros tipos de mensagem como o SMS e o e-mail. O aplicativo oferece inúmeras funcionalidades, desde como abordar um cliente pelo WhatsApp, o acompanhamento e a concretização da venda.

como vender pelo WhatsApp 1
São 120 milhões de brasileiros conectados em um único aplicativo que substitui ligação e chamada de vídeo, sem falar dos outros tipos de mensagem como o SMS e o e-mail.

Antes de saber como vender pelo WhatsApp e o que deve ser feito para aumentar as vendas por meio do aplicativo, você deve considerar o que motiva uma pessoa a comprar. E ainda mais relevante é estabelecer qual será a abordagem de venda pelo WhatsApp.

Independente do produto ou serviço oferecido, se a venda será no ponto de venda ou online, as pessoas são motivadas a comprar por apenas dois motivos: medo ou desejo.

Compram por medo de não conseguir emagrecer, receio de não ter condições de proporcionar uma vida melhor para os filhos, medo de não pertencer a um grupo. Ou pelo desejo de ter um corpo mais saudável, garantir uma vida mais tranquila para a família, ou para sentir o prazer de pertencer a um grupo.

Reconhecer na sua marca o que impulsiona a venda do seu produto é o ponto de partida para definir a abordagem de venda pelo WhatsApp. Assista ao vídeo abaixo para entender melhor o que impulsiona a venda.

1 – As vendas

Agora que você já sabe qual o propósito de venda do seu produto, é o momento de ordenar como será feito o contato com os cliente e prospectos. No WhatsApp, redes sociais ou em qualquer outra ferramenta é fundamental manter pessoas relevantes para a empresa.

Seguindo a ideia do autor Baltasar Gracián y Morales de que “A perfeição não consiste na quantidade, mas na qualidade. Tudo o que é muito bom foi sempre pouco e raro, enquanto a abundância é pouco apreciada”, a empresa deve manter relacionamento com pessoas que possuem interesse nela.

O App possui várias funcionalidades e a mais utilizada profissionalmente é a lista de transmissão. Essa ferramenta possui a aplicação perfeita de como vender pelo WhatsApp e garantir um relacionamento constante com o cliente de maneira personalizada.

Ao contrário de montar grandes grupos com pessoas desconhecidas e o envio de propaganda por WhatsApp desordenada, a lista de transmissão permite que a mesma mensagem seja entregue a todos os membros da lista de modo individualizado.

Uma ferramenta com boas perspectiva de venda pelo WhatsApp, mas que pode prejudicar a empresa, se usada de maneira equivocada.    

É preciso ter cautela para utilizar a lista de transmissão, pois, simples atitudes podem destruir a imagem da empresa. Envie mensagens para seus clientes sempre com autorização deles. É muito invasivo adicionar alguém na lista de transmissão para receber mensagens quase que diariamente sem o consentimento dela.

Personalize ao máximo as mensagens de acordo com o perfil do cliente. A ferramenta possibilita ter mais de uma lista, construa lista para os clientes mensais, outra para os que gostam das novidades e assim por diante.

A estratégia de como vender pelo WhatsApp é construída usando como base um relacionamento mais personalizado possível. Ainda que as mensagens sejam disparadas para mais de uma pessoa, o objetivo não é o envio de propaganda por WhatsApp.

2 – Abordagem de venda pelo WhatsApp

O objetivo do relacionamento no WhatsApp deve ser claro para a empresa e para os clientes. Um equívoco é adicionar todos os contatos, amigo, conhecido ou familiar que não é um cliente potencial, na lista de transmissão da empresa e enviar propaganda pelo WhatsApp.

A abordagem de venda pelo WhatsApp é fundamental para que haja a interação e a compra. O ideal é que o cliente tenha o interesse em fazer parte da lista. E existem várias maneiras de estimular o interesse do prospecto para interagir com a empresa.

como fazer Abordagem de venda pelo WhatsApp 3
O objetivo do relacionamento no WhatsApp deve ser claro para a empresa e para os clientes.

Divulgue o número do WhatsApp em todos os perfis da empresa, Facebook, Instagram, site, e todas as plataformas devem ter acesso ao contato da empresa.

Pelo Facebook é possível criar um link direto com o número do WhatsApp, esse link pode ser distribuído por todas as mídias. O cliente, então, não precisa digitar todos os números do WhatsApp, ele consegue ser direcionado para o aplicativo ao clicar no link.

Além disso, uma ótima oportunidade para conseguir o contato de clientes e a autorização deles é através de ações promocionais e de desconto no próprio ponto de venda. E sempre esclarecer ao cliente qual o objetivo da empresa em manter a interação com ele.

Considerar a abordagem de venda pelo WhatsApp é importante não apenas no primeiro contato, mas durante a interação com um todo. Todas as mensagens devem ter a finalidade de ajudar o prospecto, manter um diálogo, onde ele se sinta a vontade para responder. Não apenas envio de propaganda por WhatsApp.

Não há problema algum, em datas especiais, enviar mensagens de cunho comercial, falando sobre liquidação, ou novidades. A estrutura do vínculo entre a marca e o cliente, porém, deve ser sempre o conteúdo.

3 – Conteúdo

“Aquilo que ocupa parcialmente, ou totalmente, o espaço em algo”. Essa é a definição de conteúdo. E mesmo não estando falando de um conteúdo tangível, é nítido que o espaço ou período entre o reconhecimento do produto até a compra, pode e deve ser preenchida com conteúdo informacional.

O que impede uma pessoa de realizar a compra imediatamente são as dúvidas e objeções que ela tem sobre o produto, a marca, desconfiança, medo do novo, receio pelo desconhecido. E manter essa pessoa próxima da empresa para quebrar essas objeções e passar segurança para ela resulta em comprometimento e conversão.

como gerar relacionamento pelo whatsapp 4
O que impede uma pessoa de realizar a compra imediatamente são as dúvidas e objeções que ela tem sobre o produto, sua missão é quebrar isso com os conteúdos.

O objetivo de utilizar as estratégias de como abordar um cliente pelo WhatsApp é a possibilidade de estabelecer esse relacionamento mais próximo com o cliente. Mas, para que tenha sucesso com essa estratégia, é fundamental entender as necessidades do público.

A taxa de abertura das mensagens do WhatsApp é de 98%,de acordo com o resultado da pesquisa feita pela Mobile Time e Opinion Box. Sua mensagem será lida e essa é uma oportunidade imperdível de conexão do conteúdo com o cliente, tal como vender pelo WhatsApp.

Utilizar o espaço e aproveitar a mensagem para provocar uma reflexão ou dividir uma dica, que seja relacionada com o produto ou a empresa. Enviar mensagens com objetivo de educar, informar, demonstrar a autenticidade do produto, também funcionam como abordagem de venda pelo WhatsApp.

O WhatsApp permite interação com texto, imagem, vídeo, áudio. Os emoticons podem ser usados para que haja maior humanização. Todos esses recursos, usados da maneira correta, se conectando com o cliente, sem ser invasivo, convergem para a venda no WhatsApp .

4 – Como fazer anúncio no WhatsApp

Diferente do Facebook Ads e do Instagram Ads o WhatsApp ainda não possui uma ferramenta disponível para a criação de anúncios. Mas está em teste, a possibilidade de anunciar no aplicativo.

A princípio o modo de como fazer anúncio no WhatsApp, seria vinculado pelo gerenciador de anúncios do Facebook, assim como o Instagram. Em algumas páginas estava disponível a opção de “enviar mensagem pelo WhatsApp”, mas nada ainda foi anunciado.

Como fazer anúncio no WhatsApp 5
Diferente do Facebook Ads e do Instagram Ads o WhatsApp ainda não possui uma ferramenta disponível para a criação de anúncios.

Por enquanto, a maneira disponível de como fazer anúncio no WhatsApp é orgânica, através de estratégias de relacionamento e proximidade com o cliente. Ainda que não haja a possibilidade de pagar para realizar um anúncio, é possível montar campanhas e observar o retorno que as mensagens proporcionam.

Fique atento para as dúvidas dos clientes, a partir delas você pode preparar as respostas mais frequentes. Através de áudio, por exemplo, é uma alternativa de personalização. Montar novas estratégias de interação ou informações mais específicas da empresa ou produto também é possível a partir do retorno dos clientes.

Essas informações são importantíssimas para entender mais sobre os conteúdos que fazem os consumidores interagirem com a marca, aqueles que mais despertam sua atenção e até mesmo os que eles não gostam de receber.

5 – Planejamento

Assim como ocorre em qualquer outro canal de mídia online, o uso do WhatsApp como abordagem de venda deve ser muito bem planejado. Caso contrário, fica fácil enviar mensagens sem qualquer filtro, gerando dispersão e irritação nos usuários.

Outra questão fundamental de como vender pelo WhatsApp é a moderação no envio de conteúdo. É preciso saber dosar o volume de mensagens para não parecer invasivo, ou ser mais uma marca enviando propaganda pelo WhatsApp.

Da mesma forma como o e-mail marketing sofreu muito em função do excesso de mensagens enviadas, também no WhatsApp algumas marcas praticam o SPAM. E isso é muito perigoso, já que pode descredenciar o aplicativo como ferramenta mercadológica.

Estabelecer qual conteúdo será enviado para determinado cliente e a periodicidade das mensagens é determinante para a tomada de decisão do cliente. Seja para continuar acompanhando, lendo e interagindo com a marca, tal como para silenciar, bloquear ou até pedir para ser retirado da lista.

O ideal é planejar uma estrutura de mensagem que gere conexão com o cliente e sobre tudo, provoque o desejo de querer mais e saber mais.

6 – WhatsApp Business

O WhatsApp Business é voltado para empresas que usam o serviço para se relacionar com clientes. O objetivo é estruturar a plataforma para que a empresa tenha maior controle das atividades dos clientes, facilitando, mesmo que indiretamente, as estratégias de como vender pelo WhatsApp.

O aplicativo especial permite a criação de um perfil empresarial com informações sobre o negócio. É possível, por exemplo, criar respostas rápidas para perguntas frequentes, ou então mensagens de saudação ou de ausência para quando não for possível responder imediatamente.

A versão corporativa do aplicativo possui também, estatística de mensagens para avaliação da eficiência do serviço, como o número de mensagens que foram lidas pelos usuários para dar uma ideia de como as coisas estão indo.

Assim como é importante ter uma página no Facebook e um perfil comercial no Instagram, baixar a versão business no WhastApp é mais uma forma de manter o profissionalismo da empresa. E utilizar os recursos disponíveis pelo aplicativo é uma garantia de controle e de direcionamento da empresa, para conquistar o modo de como vender pelo WhatsApp.

7 – Gatilhos

Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos.

Mais que propaganda pelo WhatsApp, através dos gatilhos, você é capaz de engajar as pessoas no seu negócio e fechar vendas matando as objeções dos clientes. Esses gatilhos podem ser usados para ter mais engajamento tal como vender pelo WhatsApp.

Os mais conhecidos são os gatilhos da escassez e da urgência. As pessoas tendem a comprar, pois elas não querem deixar de ter uma condição que é limitada e finita e deixar que outras pessoas comprem no lugar delas.

Outro gatilho que ao ser aplicado converte em vendas é o gatilho da prova social. Nesse caso você pode mostrar as pessoas usando o seu produto, depoimentos e avaliações de clientes. Esse é o momento em que o cliente é convencido que o seu produto realmente é bom, através da prova de sua audiência.

Gatilho da garantia, de oferecer algo a mais, ou devolver o dinheiro. Gatilho da autoridade, utilizado para que você se posicione como autoridade do seu segmento, as pessoas tendem a associarem as marcas com a autoridade que elas propõem no seu mercado.

Esses e tantos outros gatilhos possuem o objetivo de estreitar o relacionamento com o cliente, entendendo a situação em que ele está, e é uma estratégia utilizada para como vender pelo WhatsApp.

As várias maneiras de como fazer anúncio no WhatsApp, e a possibilidade de investir em uma comunicação um a um faz o aplicativo ser ainda mais útil. Isso porque não há o trabalho de enviar a mesma mensagem para cada consumidor. Otimiza seu tempo e traz mais agilidade para as suas atividades do dia a dia.

Para ter ainda mais agilidade e produtividade no seu dia, você pode assistir a vídeo aula “O Dia de 3 Horas” e garantir mais eficiência e tempo livre.

Trabalhe apenas 3h por dia

!!Dica EXTRA: Já te contei sobre o Caio Ferreira?

Ele conseguiu criar um método de você ter um e-commerce mesmo sem ter estoque em 2009. Hoje, além de vender centenas de milhares de reais na sua loja virtual, ele ainda ensina como outras pessoas podem fazer isso.

O Caio está com uma aula online gratuita que ensina "Como Criar Sua Loja Online do ZERO Sem Precisar Ter Estoque de Mercadorias". Espero que ele não tire do ar antes de você assistir.