Muitas pessoas evitam conversar sobre dinheiro. Elas correm quando o assunto é sobre controle de gastos mensais, finanças pessoais, planejamento financeiro e qualquer outro assunto relacionado a economia.

A principal explicação para essa situação é a falta de educação financeira.  Não é simplesmente não saber falar sobre isso, mas é trazer um grande prejuízo na sua vida financeira.

Sem se dedicar a ter pelo menos um conhecimento básico sobre finanças e investimentos é muito capaz que você tome decisões bem erradas em muitas situações e, portanto, gerar consequências graves, que podem comprometer por um bom período. É não conseguir chegar a nenhuma solução e virar uma bola de neve.

Sua vida financeira pode melhorar se aprender a economizar.

Você pode optar a não seguir esse caminho e a solução é muito simples: invista em conhecer mais sobre finanças e como você pode melhorar sua educação. Essa é a melhor aposta para esse momento.

O melhor método para começar a entender um pouco mais quando o assunto é economia são os livros. Você vai acompanhar as dicas dos melhores livros de educação financeira que podem te ajudar a controlar suas finanças e melhorar de vez sua vida.

O que vai aprender com livros para educação financeira

1- Como os livros para educação financeira podem ajudar você no controle de gastos.

2- Vai aprender criar o hábito da leitura, isso não é apenas quando se fala sobre economia.

O hábito da leitura melhora sua vida financeira.

3- Aprender a separar um momento do dia para se dedicar a aprender.

4- Muitas recomendações sobre livros para educação financeira e detalhes sobre suas finanças que você ainda não sabe.

5- Conhecer alguns autores que influenciam além dos livros.

Os melhores livros para educação financeira

A seguir, conheça cinco livros que ajudarão você a melhorar sua vida financeira e expandir sua cabeça quando o assunto é empreendedorismo. Os livros trazem dicas para você não depender do dinheiro da aposentadoria paga pelo governo e como melhorar suas finanças para seu futuro.

1- Pai Rico, Pai Pobre (Robert Kyosaki e Sharon Lechter)

Esse é um dos clássicos quando o assunto é educação financeira. É um dos livros mais vendidos sobre o tema em todo mundo. Ele traz assuntos como finanças, empreendedorismo e hábitos para construir sua riqueza.

O autor apresenta um conceito conhecido como Corrida dos Ratos. De acordo com ele, esse conceito é um círculo vicioso que faz elevar o padrão de vida de acordo que aumenta os ganhos. Um bom exemplo é quando a pessoa consegue uma renda extra, a medida que ela ganha mais, ela procura uma forma de gastar esse dinheiro extra.

O resultado desse conceito é a dificuldade de enriquecer porque o dinheiro é apenas para manter a qualidade de vida que você escolher e não para guardar pensando no futuro.

Enriquecer é uma questão de hábito do que até mesmo de conhecimento. O que realmente é abordado no livro é o empreendedorismo, mas ele não fala apenas sobre ter um negócio próprio. Fala sobre ter um pensamento de renda suficiente para se sustentar e não apenas que entre dinheiro e saia rapidamente.

2- Carta a um jovem investidor (Gustavo Cerbasi)

Ele é um dos autores mais conhecidos aqui do Brasil quando se fala de finanças. É muito indicado para pessoas que querem iniciar uma leitura mais tranquila e esclarecida. O livro é muito breve, leve e vai direto ao ponto, sem trazer muitas complicações durante o estudo.

Mas não pense que o livro não trabalha pontos muito importantes para quem busca independência financeira. Ele traz muitos pontos fortes para melhorar sua saúde econômica.

Outro lado muito importante do livro de Gustavo Cerbasi, é como ele mostra uma forma de manter um padrão de vida mesmo que você pare de trabalhar. Se você tem esse pensamento e desejo, a leitura é obrigatória.

Antes de descobrir mais sobre como economizar, dê uma olhada nestes links. Eles com certeza irão ajudar a você melhorar sua vida financeira:

1- Livro “Trabalhe 4 horas por semana” – por que lê-lo?

2- Economizar dinheiro na crise – Como fazer?

3- Como juntar dinheiro ganhando pouco?

3- Adeus, aposentadoria (Gustavo Cerbasi)

Mais um livro de Gustavo Cerbasi, um dos livros mais vendidos nos últimos tempos. O propósito dele é que os leitores esqueçam de tudo que envolva a aposentadoria. Nada de se iludir e pensar em viver com o auxílio mensal pago pelo governo ou então pela previdência privada. De acordo com o autor, esse sistema já não funciona mais.

O aumento da expectativa de vida, custo de vida ainda mais alto e níveis ainda maiores de educação e cultura, é quase impossível sobreviver com o dinheiro que é pago na aposentadoria, e seja ela pública ou privada.

Gustavo Cerbasi ensina como não depender do dinheiro do Governo

Nesse livro o autor mostra uma outra forma de planejar seu futuro, algo mais realista, uma forma de preparar o futuro. Ele passa isso através de pesquisa sobre caso de sucesso e fracasso de muitas pessoas. Com isso, ele disponibiliza um plano para administrar seu dinheiro (a sua riqueza). O interessante também é como ele trabalha de acordo com a faixa etária.

4- Quero ficar rico (Rafael Seabra)

Esse livro é indicado para quem realmente está interessado em resolver sua vida financeira e conseguir controlar suas finanças pessoais. Além disso ele também foca em quem tem determinação para se tornar uma pessoa rica. O objetivo do livro é mostrar que qualquer pessoa pode alcançar a liberdade financeira.

Melhorar sua vida financeira pode levar você a riqueza.

O livro conta com 144 páginas distribuídas em 7 capítulos. Ou seja, uma leitura rápida, mas com uma apresentação muito focada para começar a jornada em busca da liberdade financeira.

Você encontra a solução para diversos problemas financeiros que podem surgir durante o percurso. Ele também ensina mudar os hábitos e mentalidade para mudar de vez sua cabeça na hora de pensar e executar ações envolvendo seu dinheiro.

5- Aprenda a investir (Leandro Martins)

É o livro que te apresenta o mundo dos investimentos e é muito indicado para quem não tem ideia de onde e quando investir.

Ele mostra que essa transação não é um bicho de sete cabeças. Qualquer pessoa que tenha uma renda pode investir, principalmente se for em renda variável.  Se você já é um investidor, não pense que esse livro não é para você. Na realidade, ele ajuda você a investir ainda melhor o seu dinheiro.

Separe um valor de sua renda e faça um investimento.

Ele destaca em capítulos exclusivos tudo que você precisa saber sobre renda fixa e fundos de investimentos. Em uma leitura didática e uma linguagem bem simples, ele não ajuda você apenas a economizar, mas a entender o conceito de economia e suas características.

Assim você entende o que é economia e como pode investir esse dinheiro que tanto trabalha para conquistar.

Aproveite a leitura e saiba como controlar sua vida financeira, seja ela do dia a dia, mensal ou anual. Cada um deles apresenta informações de grande relevância para melhorar sua saúde econômica e também ensinam a investir melhor seu dinheiro.