O nosso cérebro e também a nossa mente vão muito além daquilo que podemos imaginar. Neles, existem muito mais potenciais escondidos do que somos capazes de conceber. Os benefícios da PNL são uma prova clara disso.

Cada vez mais surge na sociedade a descoberta de novas técnicas e ferramentas. Estas, por sua vez, possibilitam que atinjamos nossos objetivos e desenvolvamos nossos potenciais para uma vida mais plena.

benefícios da PNL cérebro
Para desfrutar dos benefícios da PNL é importante compreender os mecanismos de nosso cérebro.

Já imaginou simplesmente despertar todo o poder que há em você, ultrapassar limites e aprimorar talentos? Pois é, justamente isso e muito mais que a PNL pode fazer por você.

O que é PNL?

Antes de saber quais são os benefícios da PNL, é preciso entender o que é PNL e como ela funciona. A PNL nada mais é que uma sigla que significa Programação Neurolinguística. Ao contrário de que alguns podem pensar, ela vai muito além de pensamentos positivos.

Ela se constitui em um verdadeiro sistema de conhecimentos. Surgiu na década de 70, nos Estados Unidos, e avança cada vez mais em seus elementos teóricos e técnicas. A verdade é que a PNL possui uma definição bastante ampla e complexa. Programação porque se entende que somos capazes de reestruturar e organizar nossa mente, nossas ideias e ações para conseguir o que queremos.

Neuro porque nessa área do conhecimento entende-se que todos nossos pensamentos, hábitos, comportamentos e sentidos são oriundos de processos neurológicos. O corpo e a mente dialogam entre si, provocando reações mútuas.

Os benefícios da PNL são decorrentes da nova programação mental que construímos.

Linguística porque acredita-se que linguagem seja fundamental para a construção do pensamento, do comportamento e também para nos comunicarmos com o mundo.

A PNL afirma que todos os nossos pensamentos, atitudes, hábitos, comportamentos têm uma estrutura, uma forma de organização própria. Essa estrutura pode muito bem ser modificada, alterada e transformada, ou seja, reprogramada.

Nosso contato com o mundo físico e sensível passa pelo crivo de nossa mente, de nossa constituição neurológica. Em outras palavras, criamos uma interpretação e uma representação para o mundo a nossa volta.

Contudo, nem sempre toda essa representação é consciente ou plenamente consciente. É justamente aí que a PNL entra: ela busca compreender essas representações e como podemos mudá-las.

Quais são os benefícios da PNL?

Um dos grandes trunfos da PNL é buscar uma compreensão profunda daquilo que está por trás do modo como agimos. Dito de outro modo: as razões para nos comportarmos como nos comportamos.

Feita essa análise, o que se faz depois é a aplicação de uma série de técnicas que nos faz retirar aquele velho e disfuncional modo de pensar e, consequentemente, agir e trocar por um mais novo e muito melhor.

Um dos benefícios da PNL é a melhoria nas relações interpessoais.

Uma outra área, conhecida como coaching, também costuma utilizar diversas técnicas de PNL. O que é coaching?

Bem, resumidamente, coaching é um processo de desenvolvimento humano. Ele se utiliza de diversas ciências onde uma pessoa ajuda outra a alcançar suas metas, através do desenvolvimento dos seus potenciais. Vamos elencar aqui uma série de benefícios da PNL na vida das pessoas.

1 – Busca constante e profunda de autoconhecimento

O autoconhecimento é uma das bases para uma vida mais plena. Saber mais sobre nós permite conhecer nossos limites e talentos e como trabalhar com eles.

2 – Fortalecimento da autoestima e autoconfiança

Aprendemos a deletar toda negatividade que nós cultivamos (seja elas por conta própria ou influência dos outros). Passamos a ter uma ideia melhor e mais positiva sobre nós.

3 – Desenvolvimento da inteligência e maturidade emocional

De forma direta ou indireta, tudo envolve nossas emoções. Conseguir encarar tudo com mais inteligência e de forma mais madura surte efeitos melhores em nós mesmos e nossas vidas.

4 – Elaboração de um mindset positivo

A positividade e o otimismo, além de trazer mais qualidade de vida e bem estar, agrega mais valor em nossas vidas, em todos os sentidos possíveis e ajuda a pavimentar um caminho rumo ao sucesso.

5 – Efeitos benéficos nas relações

Com a ajuda da PNL, aprendemos melhor como nos comunicar e relacionar com o outro de forma saudável.

Técnicas de PNL para aplicar na sua vida

Se você quer conhecer mais a fundo sobre o que é a PNL, como ela funciona, onde aprender, entre outras coisas, uma boa dica é a SBPNL. Trata-se da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística, onde há diversas indicações de cursos e treinamentos.

Caso deseje, pode ainda encontrar uma variedade bem vasta de materiais de PNL grátis espalhados pela internet. Há um grande número de textos, matérias, postagens, livros, revistas e até mesmo vídeos falando sobre o assunto.

A fim de saciar uma parcela da sua curiosidade, vamos mostrar algumas técnicas de PNL para você aplicar na sua vida e começar a ver agora mesmo alguns resultados.

1 – Técnica Swish

É uma técnica utilizada para modificar um pensamento ou sentimento indesejado.

Escolha um sentimento que você deseja alternar. “Em vez de me sentir assim, quero em sentir de x jeito”. Tenha visualizado na mente ambas as situações.

Não existem benefícios da PNL sem uma modificação da estrutura mental.

Busque saber o que desperta e quando tal sentimento ruim é despertado. Ao ter isso claro na mente, coloque a imagem positiva de substituição no canto da “tela” mental.

Aos poucos, diminua a imagem negativa e aumente a desejada, imaginando uma espécie de assovio, um “swish” enquanto isso acontece. Depois, limpe sua mente.

2. Técnica do espelho

Bastante conhecida por conta de Louise Hay, pode ter um impacto bem bacana. Fique em frente a um espelho e comece a se observar. Em seguida, comece a dizer coisas boas de você, para você. Abençoe e agradeça a si mesmo.

3. Técnica da visualização e escrita

Pode parecer bobagem, mas essa autossugestão realmente funciona, desde que você a pratique com alma, sinceridade e fé.

Imagine algum comportamento que você queira modificar ou um objetivo que deseja alcançar, como se tornar um melhor surfista, por exemplo. Sente-se ou deite-se em uma posição confortável, feche os olhos e comece a imaginar-se como surfista. Escolha sua roupa, prepare a prancha, enfim, realize mentalmente todos os passos que daria.

Quanto mais cor, movimento e som nessa visualização, melhor. Não basta apenas mentalizar, é necessário sentir, como se fosse efetivamente real. Pegue uma folha e escreva sobre isso. Como deseja que tudo isso ocorra, o quão se sente bem. Quando você for efetivamente praticar o surf, vai sentir a diferença!

Colhendo os benefícios da PNL

É necessário pontuar que a PNL não se trata de nenhuma modalidade de terapia. Mas obviamente os benefícios da PNL ajudam de fato.

Os benefícios da PNL vão além dos resultados finais, mas também estão presentes durante esse processo de mudança, que é uma verdadeira aventura.

Ela é simplesmente um campo de conhecimento que nos permite nos reeducarmos a fim de alcançarmos os resultados que esperamos, de modo bastante prático, simples e realmente muito interessante.