Com o boom da autoajuda há alguns anos, muito tem se falado de motivação pessoal, pensamento positivo e atitude otimista.

Há quem se coloque cético em relação à utilidade ou eficácia desse pensamento, mas o fato é que uma postura mais positiva e motivada causa um impacto real em nossas atividades.

motivação pessoal comemoração
Quando somos imbuídos de motivação social, apreciamos muito mais as nossas conquistas.

Ter um propósito na vida é o que a guia, é o que faz tê-la mais significado e preencher nosso interior. O cumprimento desse propósito depende de uma série de fatores e a motivação é um dos principais responsáveis. As trilhas que levam ao sucesso dependem dessa motivação pessoal e profissional.

O que é motivação pessoal?

Fala-se tanto da importância da motivação, quais os efeitos e benefícios que ela provoca, mas não se fala tanto sobre o que é motivação pessoal, de fato. O que seria, afinal, a motivação pessoal? Qual o seu conceito? Como ela funciona?

A motivação pessoal é uma maneira de produzir impulsos próprios, fomentando a tomada de iniciativa e a realização de ações diversas, o que gera muito mais entusiasmo e disposição na vida daquele indivíduo.

Ela é um dos principais ingredientes para uma vida mais plena, feliz, satisfatória. A falta de motivação propicia uma dose enorme de negatividade e desânimo.

Se essa situação persiste por muito tempo, pode acabar sendo um dos fatores que desencadeiam uma depressão.

motivação pessoal felicidade
A motivação pessoal é um dos elementos integrantes da felicidade.

Motivar-se é de total importância; é dar a si mesmo todo o apoio, amparo e carinho necessário, assim como faríamos a um amigo ou familiar.

E essa automotivação deve ocorrer independente da situação em que você se encontra, seja ela boa ou ruim.

Há uma série de fatores que influenciam na motivação. São eles:

  • Nível de humor;
  • Estado de espírito;
  • O ambiente que nos rodeia;
  • As pessoas do nosso círculo social;
  • Elementos externos à nossa pessoa.

Dificilmente você estará, de fato, motivado se está de mau humor. Pessoas motivadas são alegres, bem humoradas e estão sempre com um sorriso no rosto.

Estar sempre naquele alto astral facilita e muito nos colocar em uma posição mais firme. Ela funciona como um dos meios de nos blindarmos contra os revezes da vida e enfrentarmos tudo com mais coragem.

Por que ter motivação pessoal?

Um carro, para poder circular, precisa de algum tipo de combustível, seja ele álcool, gasolina, gás ou diesel. É esse combustível que vai fazer com que todo o mecanismo do carro funcione corretamente e ande. O mesmo ocorre com a motivação pessoal.

Observe a si mesmo quando tenta fazer alguma tarefa desprovido de qualquer energia e disposição. As coisas não andam, tudo fica travado e o tempo simplesmente parece não passar. Mesmo que consiga fazer algo, ele demora o triplo do tempo ou pode não sair tão bem feito.

Quando um indivíduo está bastante motivado, ele é capaz de fazer muito mais coisas e com uma qualidade bem superior ao que faria normalmente. É como se esse pique fosse um fontes de inspiração, captando e atraindo coisas boas.

motivação pessoal pulo
Um dos combustíveis de nossas ações é a motivação pessoal.

Obviamente que, quando se fala de motivação, aqui estamos falando daquele tipo positivo, que nos impulsiona para o bem, que será benéfica a nós.

Existe a motivação negativa, que nos puxa para baixo e só traz atrasos para nossa vida.

É a motivação que faz com que você sinta muito mais prazer, satisfação e realização no que quer que faça. Ela tem o poder de provocar bem estar e felicidade, tornando o processo das coisas muito mais agradável.

Além disso, uma pessoa motivada acaba por motivar os outros. Pode perceber que quando uma pessoa está motivada e entusiasmada com algo, todos aqueles ao seu redor acabam se contagiando com essa energia.

Você se torna um pequeno foco de luz. Ela dá mais clareza e agilidade e também transmite mais segurança e confiança aos outros.

Ei! Já que estamos falando de desenvolvimento pessoal, dê uma olhada nestes outros artigos aqui:

1 – Descubra quais são os benefícios da PNL na sua vida

2 – Comunicação pessoal: seu sucesso depende dela

3 – Descubra como elevar o seu desenvolvimento pessoal

Dinâmica de motivação pessoal

Não existe uma fórmula mágica ou uma “receita de bolo” para nos mantermos sempre motivados. Por vezes, aquilo que pode motivar alguém pode acabar desanimando uma outra pessoa. Ou então não ser tão eficiente como se gostaria.

motivação pessoal sorriso
Um dos benefícios da motivação pessoal é sempre nos permitir ter um sorriso no rosto, mesmo nas dificuldades.

A despeito desse fato, há uma série de técnicas que, apesar de serem bastante gerais, são muito úteis e eficazes, ajudando bastante a nos mantermos sempre motivados.

Essa dinâmica de motivação pessoal funcionou funciona para um grande contingente de pessoas e pode ajudar você também.

1. Escute músicas que você gosta e te anime

A música tem poderes e propriedades incríveis. Ela mexe com nossos sentidos e nossa mente e isso pode ser de grande valia para nos dar motivação. Seja logo de manhã ou qualquer outro período do dia, ponha músicas que te deixam animado.

2. Assista a vídeos motivacionais

É possível encontrar facilmente na internet vídeos com mensagens ou discursos motivacionais e eles tem a capacidade de mexer com o nosso emocional, deixando-nos mais dispostos e com coragem.

3. Não superestime seus erros

Erros fazem parte do processo. Encare-os simplesmente como um resultado diferenciado, diferente do esperado e não como falha ou fracasso. Eles permitem conhecer aspectos da realidade que não conheceríamos normalmente.

4. Valorize seus acertos e vitórias

Independente do tamanho deles, dê valor aos seus acertos, suas conquistas e vitórias. Eles são mais importantes e impactantes do que imagina.

5. Encare os problemas de frente

Fugir é por vezes um hábito pernicioso. Ao enfrentar alguma dificuldade ou problema, procure encarar de frente, com bravura e coragem, dando-se o poder e bancando aquilo que tiver que acontecer.

6. Viva no presente

Procure ver o lado bom das coisas e das situações. Não olhe para o passado e nem se preocupe com o futuro, bem porque eles já fogem do seu alcance.

O poder da motivação pessoal

Ela é aquele impulso interior que nos leva à ação, o empurrão que nós precisamos para efetuar todas as nossas atividades, que dá a força necessária para caminharmos rumo a um objetivo. Cada tarefa que temos demanda de nós uma carga razoável de vigor.

motivação pessoal mulher
Se queremos uma motivação pessoal mais sólida, devemos cultivá-la todos os dias.

A motivação pessoal é o que faz com que andemos em frente, que sigamos atrás de nossos objetivos com muito mais ânimo, energia e disposição. Ela serve como combustível para nossas ações e nossas atividades cotidianas.

Agora, deixe-nos mostrar este vídeo sobre os 8 hábitos que tiram sua motivação pessoal e no trabalho: