Sentado diante do computador sem o menor estímulo para trabalhar ou estudar ou adiando para a próxima semana sua reeducação alimentar. Tem dias que é impossível fazer qualquer coisa e às vezes são todos os dias assim. Então deve passar pela sua cabeça a grande questão, como ter força de vontade diária?

Essa é a pergunta na mente de muitas pessoas, inclusive estudiosos que buscam como entender os segredos por trás da virtude humana que é ter força de vontade e determinação. Através de muitos testes, eles descobriram que a força de vontade é como um músculo, que fica cansado por excesso de uso e requer exercícios e alimentos para se reabastecer.

Aprender a dizer não reforça seu poder sobre você mesmo
Difícil luta entre a procrastinação e a força de vontade

Estudos comprovaram que através da prática correta, força de vontade e motivação pode ser reforçada como qualquer outro músculo do corpo. Mas, como toda prática, estes exercícios podem ser um desafio em curto prazo. Afinal, você estará estimulando sua força de vontade, da mesma forma que você iria exercitar suas pernas em uma corrida.

O que é força de vontade?

O significado de força de vontade mostrar que é a força interior que lhe permite tomar decisões e executá-las. Ela dá a força para agir e executar tarefas e planos, apesar da resistência interna, desconforto, preguiça ou dificuldades. Quando há vontade, há firmeza, determinação, persistência e o poder de seguir rumo às metas e realizações.

Com esta habilidade bem desenvolvida, você está em uma posição melhor para superar a procrastinação e preguiça, o foco no que você está fazendo e evitar tentações insalubres ou insignificantes.

Como ter força de vontade diária?

Ao aderir às estratégias que estou prestes a compartilhar, você irá entender como ter força de vontade diária, autodisciplina e a capacidade de fazer qualquer coisa. Hoje pode ser o dia que você começa algo diferente e transformador na sua vida.

1 – 10 MINUTOS DE MEDITAÇÃO

Se você busca como ter disciplina e foco o primeiro passo é a meditação. Com ela você alcançará os resultados mais rápidos de todos os exercícios de força de vontade que vou listar. Ao meditar, você está treinando o cérebro para se concentrar e resistir ao impulso de vagar.

Meditação é a chave para aprender como ter força de vontade diária
Meditação é a chave para aprender como ter força de vontade diária

Depois de apenas 2-3 dias de prática da meditação por 10 minutos, seu cérebro será capaz de se concentrar melhor, você terá mais energia, e você vai ser menos estressado. E você tem todas as informações que precisa para começar ainda hoje clicando aqui.

2 – TRABALHE EM SUA POSTURA

Ter a preocupação com sua postura é um ponto muito importante no dia a dia, não somente para saúde, mas também para mostrar como ter força de vontade diária.

Para começar, basta corrigir sua postura cada vez que você se pegar curvado no trabalho ou em casa. Parece extremamente simples, mas é preciso força de vontade para seguir em frente. Toda vez que você fizer isso, você está se policiando e exercitando sua força de vontade.

3 – MANTENHA UM DIÁRIO ALIMENTAR

A maioria de nós não registra todos os alimentos que comemos, mas esse simples hábito pode te ensinar muito como ter força de vontade diária.

A princípio, recomendo baixar o MyFitnessPal App, ele não é um aplicativo para ter força de vontade e sim diário alimentar simples que tem um enorme banco de dados de alimentos e informação nutricional. Mas ele é tão eficiente que basta manter o diário por duas semanas, e logo você verá que sua resistência às tentações alimentares irá aumentar e muito.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

– Descubra agora a melhor prática de meditação para iniciantes

– Descubra os benefícios da alimentação saudável

– Como aplicar a lei de parkinson no dia a dia

4 – USE SUA MÃO OPOSTA

Usando a mesma metodologia com a postura, outra prática que ajudará você a entender como ter força de vontade diária é usar a mão oposta. Seu cérebro está ligado a usar sua mão dominante, por isso é preciso força de vontade para usar a oposta.

Usar as duas mãos não é uma tarefa fácil, exige força de vontade
Usar as duas mãos não é uma tarefa fácil, exige força de vontade

É mais simples do que parece, basta começar selecionando um pedaço do dia para usar a mão oposta. Não necessita ser mais do que uma hora, a fim de obter resultados. E, por experiência pessoal, se você exercitar por mais de uma hora, você vai desnecessariamente cansar o estímulos da sua força de vontade.

5 – APRENDA A DIZER “NÃO”

A grande chave para conseguir ter força de vontade é aprender a dizer “não” às tentações que te cercam durante todo o dia. E para isso você primeiro precisa aprender como resistir a um desejo.

Aprender a dizer não reforça seu poder sobre você mesmo
Aprender a dizer não reforça seu poder sobre você mesmo

Comece se colocando a prova com coisas pequenas, como um chocolate na bolsa durante o dia e só comendo quando retornar para casa. Ok, isso pode ser muito tentador para algumas pessoas, então pode ser determinado um período mais curto e aumentar com o passar do tempo.

O que importa é que você consiga dizer “não” às coisas verdadeiramente tentadoras para você e por consistentemente dizer “não”, você irá aumentar a sua capacidade de resistir a outras tentações e ignorar distrações.

6 – SEJA MAIS CONSCIENTE DE SUAS DECISÕES AUTOMÁTICAS

Um exercício final é simplesmente ser mais consciente de suas decisões ao longo do dia. Estamos muitas vezes tão perdidos em pensamentos, que nossas ações se tornam automáticas. Ter tempo para pensar sobre o porquê você está tomando tais decisões diárias irá aumentar a sua capacidade de se concentrar e resistir às tentações.

Aprender a dizer não reforça seu poder sobre você mesmo
Pequenas decisões do dia a dia podem ser o caminho para adquirir força de vontade

Tenha atenção a um comportamento que você tem rotineiro, que já está automático e se pergunte por que você está fazendo isso.

Podendo ser desde por que você está comendo cereal em vez de ovos no café da manhã ou pode por que exatamente você coloca duas colheres de açúcar em seu café. Ao pensar conscientemente sobre um comportamento automático típico irá aumentar o seu foco e autocontrole.

Dica importante: Como ter força de vontade diária

Acabamos de conhecer seis formas de como ter força de vontade diária, mas vai uma dica importante, não tente fazer todas de uma só vez. Pense sobre sua força de vontade e encare como músculos que se desenvolvem com uma rotina de treinos.

Comece pequeno e gradualmente fortifique sua força de vontade. Determine qual treino parece prático e eficaz para o objetivo que você quer alcançar e comece a trabalhar. Ao seguir os passos estabelecidos, você seguirá bem no seu caminho para se tornar mais forte mentalmente!