Você já se perguntou em como algumas pessoas conseguem viver viajando pelo mundo, mesmo sem ganhar muito dinheiro? O segredo não está apenas no quanto você ganha, mas principalmente no que você faz para juntar dinheiro ganhando pouco!

Guardar dinheiro pode parecer muito complicado, especialmente quando não se recebe um salário tão alto e se tem muitas contas.

Organizar seus gastos e ganhos é um bom passo para saber aonde o seu dinheiro está sendo gasto, e aonde você pode economizar.

Muitas pessoas pensam que é impossível guardar dinheiro para algum objetivo quando se ganha pouco, mas a verdade é que o seu maior inimigo pode ser o mau hábito e falta de prática.

 

Com foco e determinação, é possível fazer alterações no seu dia a dia que irão te fazer reduzir despesas e, consequentemente, economizar. É possível. Acompanhe algumas dicas.

1 – Saiba aonde está indo o seu dinheiro

Controlando cada pequeno gasto do seu dia, você irá saber em quê está gastando, e esse é o primeiro passo para começar a identificar onde pode reduzir. Analise com cuidado as suas despesas diárias, por menores que sejam.

Pode parecer chato e desgastante, mas é uma forma muito eficaz de você começar a conquistar o seu objetivo e juntar dinheiro. Uma ferramenta muito útil para essa prática é um gerenciador financeiro: um sistema que te dará uma visão ampla dos seus gastos, através do seu computador.

2 – Não faça dívidas

Dê uma segurada nesse cartão de crédito! Dívidas parceladas podem ser grandes inimigas de quem planeja juntar dinheiro.

Pague as dívidas que você já tem, sem atrasos para não cair nos juros, e não faça mais nenhuma outra dívida supérflua.

Evite usar o seu cartão de crédito, principalmente evite fazer compras parceladas.

Use apenas dinheiro ou cartão de débito, isso te impedirá de gastar dinheiro que você não tem nas mãos. Gastando excessivamente, você acaba correndo o risco de ter que usar a sua reserva para cobrir esse buraco!

3 – Evite gastos diários que possam ser evitados, como comer fora

O hábito de comer fora é comum a maioria das pessoas que trabalha, seja pela rotina corrida ou pela praticidade, e muitas vezes uma refeição em um restaurante simples parece inofensiva, mas colocando na ponta do lápis isso pode custar caro no fim do mês. Se você tem essa oportunidade, leve marmita de casa.

Caso você não tenha tempo para cozinhar, pode improvisar um sanduíche saudável e nutritivo, ou cozinhar nos finais de semana e separar a comida em várias porções e congelar. Cozinhar em casa sempre sairá mais barato do que comer na rua, além de ser uma opção muito saudável também.

Você vai ver a diferença no final do mês! Faça um cálculo para estimar o quanto você gasta semanalmente comendo fora, e então calcule esse gasto para preparar as suas refeições em casa. Já separe essa diferença que irá economizar para deixá-la guardada para o seu objetivo.

Outros gastos que podem ser evitados na rotina são os gastos com a vida social. Lazer é importante, sim, mas quando se tem um foco é necessário deixar alguns prazeres um pouco de lado. Caso você queira ir ao cinema, por exemplo, escolha um dia da semana em que pagará meio ingresso.

Você não precisa abrir mão de ir ao cinema, mas pode verificar os cinemas que oferecem promoções para dias e horários específicos.

Se for jantar fora com os amigos, escolha um restaurante que não estoure o seu orçamento. Encontre programas com entrada gratuita para o seu fim de semana. Você verá a diferença.

4 – Tenha um foco objetivo

É mais fácil juntar dinheiro ganhando pouco quando você sabe para quê está fazendo isso. Ter foco no seu objetivo nada mais é do que ajudar a manter a disciplina.

Comece com objetivos mais simples, mais fáceis de ser alcançados. Por exemplo, a compra de um celular que você deseja, ou uma viagem no fim de semana.

Depois que você conquistar esse objetivo, terá mais confiança para ter outros maiores, sabendo que é possível chegar lá, sem pessimismo. Alimente o seu sonho diariamente.

Se você quer guardar dinheiro para uma viagem, veja fotos do local de destino todos os dias para manter esse desejo aceso em você.

Uma viagem de fim de semana para Arraial do Cabo pode ser uma meta a ser estabelecida.

Se você quer economizar para comprar um carro, tenha em mente todas as facilidades que ele trará ao seu dia a dia. Antes de fazer qualquer gasto supérfluo, reflita se aquilo é realmente importante para você, e se vale a pena adiar a conquista do seu objetivo principal para realizar aquela compra.

Lembre-se: disciplina é um exercício diário.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente mostrar algumas dicas para fazer as alterações ideais no seu padrão de vida o quanto antes, dá uma olhada:

1 – Descubra por que viver com menos coisas em nossas vidas

2 – Como viver uma vida mais tranquila?

3 – Como viver com menos dinheiro?

5 – Estabeleça uma quantia mínima para juntar dinheiro ganhando pouco

Não precisa ser um valor alto, especialmente no começo. Comece poupando um pouco, até pegar o hábito, e depois analise o quanto você consegue economizar em todos os âmbitos da sua vida e logo o quanto pode poupar.

Mesmo que a quantidade que você possa guardar inicialmente seja pequena, o importante é você começar a ter sua reserva.

Estabeleça esse valor como o mínimo que você certamente guardará naquele mês ou semana. Se você já tem uma data para a conquista do objetivo que tem em mente, faça um cálculo do valor que será necessário para obtê-lo e divida pelo tempo que você tem para juntar. Assim você saberá o quanto necessita guardar por mês ou por semana.

Nunca mexa na sua reserva, e sempre que ver que é possível juntar mais do que a quantia estabelecida, faça isso. Isso vai te ajudar ainda mais no seu objetivo de juntar dinheiro ganhando pouco. Além de fazer com que você conquiste o seu objetivo mais rápido, te dará uma margem para prevenir qualquer imprevisto.

7 – Cuide do seu dinheiro

Quando for começar a economizar, escolha como você vai armazená-lo. Se for guardar no banco, abra uma conta poupança. Poupança tem baixo rendimento, então é válida apenas para quem deseja guardar valores por prazos menores, e não para quem quer guardar o pé de meia de uma vida.

Você pode investir em um plano de previdência privada também, o que pode lhe dar mais segurança, já que esse dinheiro não ficará na sua mão, e você tem a certeza do retorno dele na data estabelecida.

Guardar o dinheiro em casa pode ser uma boa opção se você for extremamente controlado e cuidadoso. Guarde o seu dinheiro com segurança, em um local sem risco de perdê-lo. Caso você imagine que pode cair em tentação e gastá-lo, mantenha em outro lugar.

Juntar dinheiro ganhando pouco é possível, sim! Trace uma meta e o calcule o tempo que você precisa para chegar até lá, sem pressa e respeitando os seus limites. Tenha disciplina e força de vontade e você vai ver que, logo, juntar dinheiro vai ser natural para você, sem sacrifícios.

Para saber mais dicas de como você pode juntar dinheiro ganhando pouco, não deixe de seguir as nossas redes sociais!