Quanto se deve poupar para ter uma aposentadoria sossegada na terceira idade? Os especialistas em educação financeira variam com conselhos de que a sua economia deveria ser de 10% ou 20% e até mesmo existem aqueles que radicalizam com 30% por mês para contar com liberdade financeira no futuro.

No entanto, as pessoas que já efetuaram alguma simulação para comprar uma propriedade ou um veículo com financiamento sabem que as agências bancários não concordam em utilizar mais de 30% de sua renda atual para efetuar o pagamento de prestações.

dedicação, trabalho e planejamento
Dedicação, trabalho e planejamento são essenciais para que seu futuro seja sossegado

Isso acontece porque economizar mais do que essa quantia pode acabar por limitar a sua qualidade de vida. No entanto, ninguém vai lhe estimular a guardar o seu dinheiro para contar com um estilo de vida que deseja em longo prazo. Por isso, é essencial parar para pensar agora sobre a sua liberdade financeira!

Troque as dividas pela sua liberdade financeira

Frequentemente, o Banco Central efetua o cálculo da média de dívida do cidadão brasileiro. A instituição analisa a quantidade total das despesas, dividida pela renda ao ano.

Nos últimos meses, mais de 40% da fonte de renda dos brasileiros acabou sendo destinada para o pagamento de dívidas. Isso quer dizer que se não houvesse despesa, seria possível economizar para comprar, viajar ou se aposentar antecipadamente apenas investindo 40% de tudo o que se ganha.

Nada mais frustrante do que gastar tudo o que se tem no presente e ainda afetar a sua renda a médio e longo prazo, adquirindo tudo o que se pode e nem sempre se precisa. Basicamente, você compra 2 vezes ao arcar com o produto e os valores do empréstimo.

Então, por que não pensar em trocar as suas dívidas de agora pela liberdade financeira dos próximos anos? Isso existe e continua viável, apesar da gravidade da crise financeira. Basta planejamento, dedicação e conhecimento.

Programe a sua liberdade financeira sem fazer loucuras

A liberdade financeira é um conceito bastante particular, mas que pode oferecer extrema felicidade para maioria das pessoas. O trabalho se torna algo opcional e o tempo começa a estar ao seu lado. Você pode trabalhar quando, quanto e no que bem entender sem dar satisfações para ninguém.

confira dicas programar sua independência financeira
Confira algumas dicas para programar a sua independência financeira

No entanto, é preciso levar em conta o seu custo de vida: quanto maior for a sua renda atual, maior será a rentabilidade dos seus investimentos e mais simples será o processo de independência financeira. Por isso, o estilo de vida se baseia unicamente nas suas preferências pessoais.

1 – Dedicação ao trabalho com planejamento

Você se pode comprometer a passar de 5 a 10 anos trabalhando de forma intensa para atingir a maior renda possível. Isso pode ter a ver com fazer hora extra, bater metas das empresas e aplicar as suas bonificações. Seria um período de alto desempenho e muito bem programado.

2 – Gastar o mínimo e poupar neste período

Neste momento de máxima dedicação ao trabalho, você também deveria se contentar com uma vida bastante simples.

As escadas poderiam ser viagens bem programadas e usando o seu serviço de milhagem, aproveitando promoções aéreas, pacotes com descontos em hotéis e restaurantes, além de pegar as férias estrategicamente fora da alta estação.

3 – Poupar mais da metade de sua renda

Basicamente, a sua liberdade financeira pode se referir a uma economia de mais da metade de sua renda neste momento de trabalho intenso.

poupar muito 5 a 10 anos liberdade financeira
Liberdade financeira antecipada pode significar poupar muito por 5 a 10 anos

Isso significa abrir mão de compras fúteis, gastos inesperados, comodidade mínima e nenhuma extravagância em roupas, carros, cartões de crédito, joias e outros itens.

4 – Rentabilidade alta nos investimentos

Você deve buscar a maior rentabilidade para contar com benefícios a fim de ganhar juros sobre juros. No Brasil, você pode obter até 6% acima da inflação sem diversificar, sem correr riscos e sem trabalho para gerenciar os seus investimentos.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente apresentar sugestões para garantir a sua liberdade financeira com novas fontes de renda, dá uma olhada:

1 – Aprenda como ganhar dinheiro vendendo produtos digitais

2 – Aprenda agora a ganhar dinheiro com trader esportivo

3 – Zona de Conforto: como saber se você está preso nela?

5 – Use os juros ao seu favor

Os especialistas afirmam que não existe país no planeta que conte com títulos públicos, que são a forma de investimento mais garantida que há em uma nação, pagando a inflação mais 6% de juros. Por isso, o Brasil é o grande campeão desta lista.

entenda como taxa de juros a seu favor
Entenda como utilizar a alta taxa de juros a seu favor

A novidade é que qualquer cidadão pode aprender as estratégias utilizadas para obter o máximo de rendimento destes títulos públicos e antecipar a sua liberdade financeira.

6 – Programe a sua vida

Não deixe o seu padrão de vida no futuro seja definido apenas pela previdência social (INSS) ou mesmo pela previdência privada, como a maioria das pessoas faz. Afinal, trata-se do seu futuro e das suas escolhas.

Portanto, a sua qualidade de vida futura é tão relevante quanto a sua qualidade de vida nos dias de hoje. A vida que você mantem agora se deve a tudo que andou realizando no passando. Então, se você deseja contar com futuro mais confortável, livre e brilhante deve se planejar.

Continue se especializando financeiramente e estudando sobre técnicas para ganhar dinheiro, economizar e investir. Quanto mais se sabe sobre este assunto, maiores serão as suas chances de realizar bons negócios e antecipar a sua liberdade financeira.

7 – Calculadora de tempo

Por fim, você pode se planejar detalhadamente utilizando programas específicos, softwares inovadores, aplicativos para celulares e até mesmo uma calculadora de tempo. Existem inúmeras possibilidades na rede mundial de computadores com os mais variados formatos e funcionalidades.

liberdade financeira calculadora
Confira duas opções de calculadora para programar sua liberdade financeira

Caso deseje contar com uma calculadora de tempo para a sua aposentadoria de um site conhecido e bastante renomado no Brasil, basta clicar aqui e ser direcionado para a opção “poupar para aposentadoria” do Portal Uol.

Outro exemplo é a plataforma “Me Poupe” com simulares de liberdade financeira, juros compostos, simulador de dívida, calculadora da fortuna, calculadoras de CBD prefixo e pós-fixado e até mesmo a simulação de rentabilidade com base no percentual do CDI.