Com o surgimento da era industrial, ficou muito complicado ter maior liberdade de tempo e espaço. Hoje em dia, as pessoas trabalham cerca de 40 horas semanais e, quando chegam ao final da vida, percebem que passaram mais de um terço da vida trabalhando.

Além do trabalho, há a questão do tempo desperdiçado diante do trânsito caótico diário. Então, perante uma escassez de tempo assim, como conseguir mais tempo livre para aproveitarmos o melhor da vida?

O cansativo dia a dia do brasileiro. Várias horas dentro do trabalho, mais algumas de trânsito e poucas em momentos de lazer.

É com base nesse questionamento que iremos nortear este conteúdo. E aqui vai descobrir como você poderá ter bem mais tempo livre em seu dia a dia com dicas bem simples que irão turbiná-lo.

Por que ter liberdade de tempo e espaço?

A vida é muito curta para desperdiçarmos todo nosso tempo em coisas inúteis e deixar de lado o que realmente é importante para nós.

Contudo, isso é extremamente compreensível, pois a maioria das pessoas está perdida, está à deriva. Então, tendemos a procrastinar nossas atividades mais importantes e acabamos focando nosso tempo em coisas que não irão nos levar a lugar algum.

Logo, se você quiser ter mais tempo livre para fazer algo que realmente trará mais liberdade de tempo e espaço, como a criação de um negócio ou o foco para algum concurso, você precisa ser mais produtivo. Ser mais produtivo livrará você de sua ansiedade e estresse, pois você saberá aonde ir e, acima de tudo, tentará agir de forma inteligente para conquistar suas metas e objetivos.

Então, vamos deixar de papo furado e ir ao que interessa com algumas dicas de produtividade.

Como conseguir liberdade de tempo e espaço?

Vamos dar algumas dicas e orientações que você precisa pôr em prática se quiser ter maior liberdade de tempo e espaço.

Segredo da liberdade de tempo e espaço – produtividade.

Tenha em mente algo bem importante antes de seguir com as dicas: nada disso importará se você não puser em prática o que for aprendido. Saiba que 1000Kg de informação é menos importante que 1g de prática. Aprenda o que precisa aprender e coloque a mão na massa desde já!

Dica 1 – Meta e objetivo

Caso deseje viver uma vida com maior liberdade de tempo e espaço, você precisa saber aonde você quer chegar. É preciso definir um objetivo em sua vida e traçar todas as diretrizes necessárias. Afinal, a vida é como o universo de Alice no País das Maravilhas: lembra-se de quando ela chega a uma “encruzilhada” e o Gato lá diz: “Se você não sabe aonde ir, qualquer caminho serve”.

Logo, se você não tem um objetivo bem definido, você vai procrastinar durante todo o dia, vai agir como um zumbi e será dominado pela vontade de outras pessoas. E a melhor forma de você fazer isso é definir um objetivo SMART, em que seu objetivo deve ser Específico, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal.

Para você entender melhor sobre o objetivo SMART e mais algumas técnicas de administração do tempo, veja alguns artigos que selecionamos de nosso blog:

1 – Definição de metas: porque elas são importantes para o sucesso?

2 – Administração do tempo: 5 dicas para você melhorar sua produtividade

3 – Os 4 melhores aplicativos de produtividade

Dica 2 – Organização do seu dia 

Bem, agora que você sabe aonde precisa ir, será necessário organizar o seu dia a dia. Veja bem, quando pessoas definem um objetivo, elas o observam de uma forma ampla. Contudo, será preciso observá-lo de uma forma mais destrinchada. Então, você deverá fragmentar o seu objetivo em micro-objetivos e todos os dias deverá fazer algo para tentar chegar ao objetivo final; assim, você chegará aonde precisa com pequenas conquistas diárias.

E para fazer isso com excelência, será necessário definir uma lista de tarefas diárias, que deverá conter detalhadamente o que você precisa fazer. Detalhe: esta lista deverá ser elaborada um dia antes. Por dois motivos:

1 – Ao organizar a lista no dia anterior, seu sono será muito mais tranquilo, pois quando listamos o que precisamos fazer, deixamos de pensar no que será preciso fazer no dia posterior, o que causa uma sensação de tranquilidade e de confiança.

2 – Organizar uma lista com um dia de antecedência dá uma sensação muito forte pela manhã, pois você começa o dia já bem definido e muito bem organizado.

Dica 3 – Aplicativos 

Agora que você já tem tudo bem definido e organizado, chegou a hora da otimização do processo; por isso, será necessário baixar aplicativos que ajudarão em sua organização e criação de tarefas. Vamos sugerir, então, um aplicativo poderosíssimo, que otimizará a conclusão de suas atividades diárias, oferecendo a você uma boa liberdade de tempo e espaço.

Com o Evernote, tudo fica mais organizado.

Esse é o Evernote, um aplicativo com o qual é possível sincronizar anotações, separadas em cadernos, os quais poderão ser sincronizados em seu desktop, em seu celular e em qualquer outro computador do mundo. Afinal, seus dados estarão armazenados na nuvem, então basta acessá-lo em qualquer navegador e usar um login e senha.

Dica 4 – Desabilite as notificações dos aplicativos

Esta é uma das melhores orientações, pois consiste em você simplesmente desabilitar notificações de suas redes sociais e de seus aplicativos de mensagens. Antes de tomar esta pequena ação, pense por um minuto: note que boa parte de seu tempo diário é gasto com um celular em mãos. Perceba: uma porção de seu tempo é desperdiçada com um smartphone!

Para erradicar de vez esse vício, basta apenas deixar de receber qualquer notificação das suas redes sociais. Afinal, sabemos que muitas dessas conversas e notificações não vão levar você a lugar algum, concorda?

Isso não significa ficar totalmente ausente de suas redes sociais e de seus amigos. Queremos que você apenas administre a quantidade de tempo em que foca toda atenção em um smartphone.

Considerações finais sobre liberdade de tempo e espaço

Esperamos muito que você tenha gostado deste conteúdo e que possa aproveitar da melhor forma possível todas as dicas e orientações.

Chegou o momento de ter uma qualidade de vida melhor e com muito mais liberdade.

Viu que, com essas dicas, vai ficar muito mais fácil conseguir liberdade de tempo e espaço, pois agora você será uma pessoa que sabe aonde deve ir, como se organizar e como otimizar seu dia a dia adicionando alguns aplicativos e desabilitando outros.

Qualquer dúvida, deixe seu comentário! Forte abraço e até a próxima!