O ano de 2017 começou complicado economicamente para boa parte dos brasileiros. Com a crise financeira deixando mais de 12 milhões de pessoas sem emprego e aumentando significativamente os preços de produtos variados, a população tenta encontrar maneiras de economizar dinheiro ganhando pouco.

Mas, como economizar dinheiro ganhando um salário mínimo? É importante lembrar que desde o primeiro dia deste ano, o salário mínimo subiu para R$ 937 em todo Brasil. Mesmo que não se trate de uma quantia considerável, é preciso descobrir maneiras de como economizar dinheiro no dia a dia.

É possível economizar dinheiro ganhando pouco no trabalho
É possível economizar dinheiro ganhando pouco no seu trabalho atual

Então, se este é o seu objetivo para 2017 toda ajuda é bem-vinda. Logo, confira a seguir algumas dicas para economizar dinheiro ganhando pouco.

Sugestões para economizar dinheiro ganhando pouco

Pode ficar tranquilo(a), porque se esse era um problema que estava te incomodando, pode ficar tranquilo(a), porque a solução acabou de chegar.

1 – Crie uma tabela para economizar dinheiro

Não é uma tarefa simples começar a poupar dinheiro, especialmente, quando se recebe um salário insuficiente para a realidade atual. Mas, esta é a situação enfrentada diariamente por milhões de brasileiros.

Crie uma planilha para aprender a economizar dinheiro ganhando pouco
Crie uma planilha para aprender a economizar dinheiro ganhando pouco

Os especialistas no setor financeiro indicam que se deve poupar cerca de 30% da sua remuneração mensal. Porém, como juntar dinheiro ganhando um salário mínimo?

Basicamente, você terá que elaborar uma tabela para economizar dinheiro com o registro de todas as entradas e saídas, ou seja, o quanto se ganha e o quanto se gasta todos os meses.

Afinal, você precisa conhecer todas as suas despesas para definir o que pode ser cortado do seu orçamento a fim de iniciar a sua poupança. Normalmente, as pessoas tendem a reduzir as despesas supérfluas e tentam diminuir os gastos fixos (contas de luz, água, alimentação, telefone, etc).

A partir disso, você determina uma porcentagem para começar a economizar todos os meses, mesmo que não atinja 30% de seu salário. Lembre-se: o valor pode mudar de acordo com as suas necessidades, mas não deixe que nenhum mês passe em branco.

2 – Anote todas as suas despesas

É possível encontrar formas de como economizar dinheiro no dia a dia, mesmo que você tenha que descobrir como guardar dinheiro ganhando 1000 reais ou menos. Uma maneira eficiente é anotar todas as suas despesas no mês.

Descubra formas de economizar dinheiro ganhando pouco
Descubra formas de economizar dinheiro ganhando pouco ao anotar todas as suas despesas

Não se trata das contas mensais ou dos gastos maiores, só que de todos os custos sejam de R$ 100 ou 1 real. Anote em uma página de caderno, na planilha do Excel ou no aplicativo de seu celular.

Ao fazer esse exercício, você começa a perceber o quanto desperdiça com elementos banais e como poderia empregar muito melhor cada quantia, mesmo que mínima. Por isso, todo o trabalho vale a pena quando você passa a se perguntar se precisa mesmo fazer essa compra.

3 – Volte a juntar dinheiro no cofrinho

Aprender a como juntar dinheiro no cofrinho pode ser encarado como uma lição para crianças, todavia, pode ser útil para quem também deseja entender como guardar dinheiro ganhando pouco.

Moedas também são uteis na hora de eocnomizar
Cada moeda faz diferença na hora de economizar dinheiro ganhando pouco

O objetivo realmente pode ser visto como uma grande brincadeira. Defina um desafio que deve ser cumprido com o pagamento de uma moeda ou mesmo com todas as moedas que receber durante o mês.

A partir do cumprimento ou não desta exigência, você deposita uma moedinha e passa a entender como juntar dinheiro no cofrinho é engraçado e eficiente, uma vez que tem tudo para resultar em uma quantia significativa no fim do ano.

4 – Aprenda a tomar decisões econômicas diariamente

O que vai possibilitar que você possa descobrir como economizar dinheiro no dia a dia: fazer a sua própria refeição ou sair para jantar fora todo fim de semana? O que pode ser mais barato: assistir um filme na Netflix ou sair para ir ao cinema semanalmente?

Geralmente, as pessoas se veem forçadas a tomar decisões financeiramente mais viáveis para atingir algum objetivo, como, por exemplo, uma viagem para o exterior e comprar um carro novo, ou colocar a sua situação econômica em ordem, especialmente, se a sua intenção é economizar dinheiro ganhando pouco.

E, dependendo da urgência de cada um dos casos é necessário realizar uma engenharia financeira mais flexível ou radical. Por isso, é preciso que você avalie todas as suas prioridades e enxergue o que mais vale a pena neste momento: frequentar as festas mais badaladas de sua região ou pesquisar por formas de entretenimento acessíveis?

Além disso, você pode enxergar toda a sua realidade atual de uma maneira muito mais positiva e encontrar motivação para realizar os cortes necessários. Desta maneira, você desenvolve a capacidade de dar muito mais valor aos seus prazeres, avaliar adequadamente cada investimento futuro e também se aproximar da sua meta.

Ei! Antes de você seguir para o próximo tópico, deixa a gente te mostrar oportunidades de como você pode ganhar dinheiro através da internet:

1 – Descubra agora as melhores dicas de renda extra em 2017

2 – Programa de afiliados: como ganhar dinheiro com ele

3 – Como ganhar dinheiro com blog por visitas

5 – Realizando os ajustes essenciais para atingir o seu objetivo

Se você já percebeu que dá para economizar dinheiro ganhando pouco pode se fazer uma pergunta ainda mais complexa: como juntar dinheiro em pouco tempo? Existem diversas respostas plausíveis, mas tudo depende da sua motivação.

Realize ajustes para poder economizar dinheiro ganhando pouco
Realize ajustes no seu cotidiano para poder economizar dinheiro ganhando pouco

Quando se trata de uma emergência, isso significa um problema grave de saúde ou algo que pode mudar totalmente a sua vida, todas as pessoas consideram tomar medidas extremas, como, por exemplo: colocar o carro e/ou casa própria a venda, vender algum terreno ou algum móvel, pesquisar por formas de empréstimos bancários e consórcios.

Mas, a sua vontade de descobrir como juntar dinheiro rápido e fácil não tem nada a ver com risco ou mudança de vida, há meios mais sutis de alcançar o seu objetivo.

Você pode revender produtos de beleza, investir em uma micro franquia na sua residência, trabalhar com a divulgação de infoprodutos, investir em marketing digital, atuar como profissional freelance nas suas horas vagas e tantas outras possibilidades de como juntar dinheiro em pouco tempo.

Além disso, você pode achar técnicas ainda mais radicais de como economizar dinheiro no dia a dia se desapegando de bens materiais, tais como: a televisão, o carro, a moto, o telefone fixo, o micro-ondas, o celular novo, o videogame, entre outros.

Se a sua ideia é juntar dinheiro rápido e fácil, reduzir drasticamente as suas posses e as suas contas pode ser a alternativa mais eficiente, embora também seja a medida mais radical. O esforço para economizar dinheiro ganhando pouco vai valer à pena? Se você tem certeza, basta se desapegar e seguir em frente.

Mais uma coisa que a gente precisa te contar… Dá uma olhada nesse vídeo aqui do fundador do movimento Freesider, o Fagner Borges. Onde ele mostra como você pode sair do vermelho em tempos de crise: