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A gestão de tempo no trabalho traz inúmeros benefícios para a vida de todos aqueles que decidem implementá-la no cotidiano.

A começar pela produtividade que atinge uma alta performance, pois a administração do tempo permite que pessoas – sobretudo as que são donas do próprio tempo – trabalhem nos momentos mais apropriados do dia, ou seja, aqueles que a criatividade e disposição estão no ápice.

E como um efeito borboleta, a melhor gestão de tempo no trabalho permite uma melhor gestão de tempo para o lazer. Se controlar as horas dedicadas ao trabalho se tornar habitual, certamente não existirá dificuldades em cuidar melhor das horas que passa com os amigos e família.

Mas como ter mais tempo livre através da gestão do tempo?

No artigo de hoje, vamos falar sobre a gestão de tempo no trabalho e, consequentemente, a gestão do tempo livre.

Boa leitura!

Gestão de tempo no trabalho não é bicho de sete cabeças

Para muitas pessoas, a administração do tempo é algo impensável. O que na verdade é compreensível, pois a sensação é a de que os dias estão engolindo as horas, e quando menos se percebe, lá se foi mais um dia e a produtividade ficou em baixa.

Gestão de tempo no trabalho 1
Para muitas pessoas, a administração do tempo é algo impensável, um privilégio para poucos.

Uma boa gestão de tempo gera momentos de maior qualidade, sejam eles no trabalho ou nas horas de lazer, pois a preocupação com o cumprimento de prazos ou com as metas ainda não atingidas tiram a paz de qualquer pessoa.

Conseguir fazer com que as horas valham muito mais fará com que a alta performance se torne natural, gerando um aumento significativo dos lucros ou até mesmo trazendo novas ideias para poupar o quanto se ganha. E lucros maiores proporcionam à família momentos incríveis, como aquela viagem dos sonhos ou, jantares ou passeio inesquecíveis.

E por que estamos fazendo todo esse trajeto através dos fatos? Simples. Para mostrar que se conseguir compreender como ter mais tempo livre através da gestão do tempo, todos os setores da vida ganharão mais qualidade.

Então vamos de uma vez ao que interessa.

Administração do tempo – um hábito que deve começar hoje mesmo!

Agora que já te mostrei o quanto a gestão de tempo vai melhorar todos os aspectos da sua vida e o quanto sua produtividade pode te proporcionar uma alta performance em tudo o que for fazer, vamos às dicas de como ter mais tempo livre. Ouve tudo com atenção!

hábito da Administração do tempo 2
Gerenciar seu tempo, é gerenciar a maior riqueza que você possui.

Gestão de tempo no trabalho #1- Analise como o tempo é gasto atualmente

Este é o início de tudo. É onde todo o planejamento vai começar.

Como ter mais tempo livre com uma melhor gestão do tempo se nem sequer se sabe como ele vem sendo gasto? O ideal é fazer uma boa pausa para analisar questões como:

  • Como está sendo a administração do tempo na parte da manhã, antes mesmo do café?
  • A produtividade durante o dia é a melhor ou trabalha melhor no período da noite?
  • Os momentos de lazer são bem aproveitados e geram bem-estar?
  • É possível fazer planos ou nunca sobra tempo para nada?
  • Já procurou dicas para melhorar a gestão de tempo?
  • Sente-se dono ou escravo das horas?

Responder essas questões já fará com que cada um repense como está aproveitando o próprio tempo. Quando paramos para analisar como os dias estão passando, notamos uma quantidade de pontos que podem ser acertados para melhorar a qualidade de vida e permitir uma alta performance em toda tarefa que surgir.

Gestão de tempo no trabalho #2 – Traçando objetivos

Gestão do tempo é planejamento. Dessa maneira, nada mais normal do que traçar metas e objetivos para direcionar na empreitada da descoberta e implementação da administração do tempo no cotidiano. Alguns pontos a serem colocados como objetivos são:

  • Entender que produtividade tem a ver com força de vontade e disposição, e não quantidade de horas
  • Fazer com que as horas gastas com a família e amigos sejam de qualidade
  • Se sentir disposto para trabalhar, mesmo se for necessário acordar cedo
  • Praticar a disciplina e compreender que essa filosofia, se colocada em prática, pode mudar todos os setores da vida e deve ser praticada em todos os momentos do dia
  • Compreender a importância da positividade para encarar pessoas e acontecimentos
  • Aprender que o workaholismo pode causar males irreversíveis a longo prazo e colocar em prática a ideia de fazer uma coisa por vez

Para entender melhor sobre a produtividade e as horas, dá uma olhada nesse vídeo onde o criador do movimento Freesider, o Fagner Borges, fala sobre como é possível conseguir os resultados de um dia inteiro de trabalho em apenas 3 horas!

Gostou? Continua aqui no artigo que logo mais falamos mais a respeito.

Gestão de tempo no trabalho #3 – Listas

É isso mesmo: Faça uma lista, faça dez listas, faça vinte… mas faça.

As listas potencializam a gestão de tempo, pois deixam traçados os caminhos que devem ser seguidos para atingir metas ou um objetivo em si. E de quebra ainda auxiliam as práticas para uma alta performance.

As listas podem servir para um projeto, um dia, um período maior de tempo, meses ou até mesmo listas que contenham os passos para atingir objetivos a longo prazo.

Elas também vão motivar, pois cada processo finalizado vai contar com uma marcação. O cérebro trabalha bem com esse tipo de técnica.

Gestão de tempo no trabalho #4 – Estabeleça prioridades

Se gostou da ideia das listas, o próximo passo é identificar as prioridades. Como ter mais tempo livre se nem se sabe o que se quer?

O primeiro passo é fazer algumas perguntas para saber quais são as prioridades. Não tem nada mais frustrante do que chegar lá na frente e perceber que todo o caminho levou a um lugar que não era bem onde queria estar.

  • As prioridades giram em torno da vida profissional ou da vida pessoal?
  • É necessário guardar dinheiro ou o objetivo não envolve finanças?
  • Se é necessário uma quantia de dinheiro, vai guardar, fazer horas extras ou investir para ter um retorno maior?
  • O trabalho e o lazer estão equilibrados?
  • O trabalho atual é satisfatório ou gostaria de trabalhos que te permitissem uma maior liberdade?

Se a resposta para essa última pergunta for “maior liberdade” te convido a ler estes artigos que podem fazer uma revolução em sua vida:

Quando responder essas perguntas, é possível que consiga um bom plano de ação.

Gestão de tempo no trabalho #5 – Foco!

Trabalho exige concentração. Independente se o trabalho é desenvolvido em casa ou em uma empresa, manter o foco é algo muito difícil. Agora mesmo, enquanto lê este artigo para entender mais sobre gestão do tempo, quantas abas que não têm a ver com o assunto estão abertas?

como fazer listas para a gestão de tempo no trabalho 3
Independente se o trabalho é desenvolvido em casa ou em uma empresa, manter o foco é algo muito difícil.

É natural perdermos o foco porque manter a disciplina não é natural ao cérebro. Uma boa opção é começar a melhorar a concentração através de exercícios. É bem verdade que algumas coisas demoram mais tempo que outras para se tornar um hábito, porém se tornam. Não desista.

Gestão de tempo no trabalho #6 – Faça uma coisa de cada vez

É preciso entender de uma vez por todas que ser um workaholic (viciado em trabalho) não é legal. Não existe nenhum tipo de benefício em atitudes que denotam o vício.

Existe um termo japonês – ichigyo-zammai – que resumidamente significa “concentração total em um único ato”. Em seu livro “Zen Mind, Beginner’s Mind” (você vai encontrar aqui no Brasil como “Mente Zen, Mente de Principiante”), Shunryu Suzuki fala sobre essa técnica e a denomina como “atividade iluminada”.

E estou contando isso tudo por quê? Justamente para que observe que isso é algo sério, pois é muito difícil desconstruir a ideia social de que fazer diversas coisas ao mesmo tempo é positivo. Nos Estados Unidos, os workaholics têm até um feriado!

Concentre-se apenas em uma coisa de cada vez. Será possível notar, em pouco tempo, que a administração do tempo se torna muito mais eficiente quando o foco em uma coisa por vez também se tornar um hábito.

Quando você se curva, você deve simplesmente se curvar; Quando você se senta, deve apenas se sentar; Quando você come, você deve apenas comer. – Shunryu Suzuki

Gestão de tempo no trabalho #7 – Use a tecnologia

Gestão de tempo tem tudo a ver com tecnologia. Não apenas pelo fato de as pessoas estarem buscando como ter mais tempo livre sem interferir na alta performance, mas também porque existem técnicas que otimizam o tempo consideravelmente.

São aplicativos, técnicas, dicas, tutoriais, blog posts e mais tantas outras maneiras que existem atualmente desenvolvidas justamente para ajudar as pessoas na gestão do tempo.

A seguir, vamos olhar alguns desses aplicativos:

  • OneNote – A versão tecnológica do bloco de notas ou post-it que vai te permitir fazer anotações em qualquer local, bastando apenas estar com o celular
  • Neotriad – Este aplicativo vai permitir a criação de uma lista de afazeres diárias e ainda quanto tempo quer levar para a realização das mesmas
  • Rescue Time – Muito tempo diante do celular? Este aplicativo vai apontar o tempo que se gasta em cada ação no celular

Gestão de tempo no trabalho #8 – Hora da pausa

Pode parecer incoerente pensar que produtividade tem a ver com pausas, mas acredite, todo estudo sobre as melhores técnicas para administração do tempo vão falar sobre a importância de parar e ficar sem fazer nada.

Não tenha dúvidas que a chave da alta performance está nos intervalos. Para entender o conceito, basta apenas tomar como exemplo as férias. O profissional vai ficar um mês afastado, o serviço ficará acumulado, porém se não tirar férias, ficará completamente exausto.

Após o período de férias, o funcionário volta mais disposto, bem humorado e pró-ativo. A ideia vale para o dia-a-dia também.

Mas vale ressaltar aqui que pausas também devem ser produtivas. Logo, nada de dar aquela espiada no Facebook ou Instagram a todo momento. Aproveite o tempo para caminhar, tirar um cochilo ou ler um pouco. A saúde mental e física agradecem.

Gestão de tempo no trabalho #9 – Delegue algumas tarefas

Entender de gestão de tempo é também entender que algumas responsabilidades podem e devem ser delegadas. Usar todo o seu potencial em todas as tarefas que precisam ser desenvolvidas só irá causar mais desgaste.

De nada adianta procurar maneiras de como ter mais tempo livre se usar o tempo que conseguiu economizar, assumindo mais responsabilidades. É claro que a vontade é de fazer tudo para que não existam dúvidas quanto ao resultado.

Mas a verdade é que precisamos desistir da ideia de que somos insubstituíveis. Existem tarefas que terceiros podem desempenhar, tanto se aprenderem com quem sabe como podem ser melhor do que a pessoa que já a executa.

Delegue todas as responsabilidades que puder, confie que outras pessoas podem fazer suas atividades. Desde o trabalho até os afazeres em casa.

Gestão de tempo no trabalho #10 – Dizer NÃO pode SIM

Não existe nada errado em dizer “não” de vez em quando, ainda mais para atividades que não são do seu setor. Dizer “não” é se poupar, muitas vezes, de estresse, dor de cabeça e possíveis horas extras intermináveis.

Lembre-se que a saúde deve estar acima de tudo e que todo trabalho pode ser feito em menos horas do que se acredita por aí.

E é possível desempenhar um trabalho em muito menos horas até mesmo do que o normal. Lembra que te convidei a assistir o vídeo do Fagner Borges? Você assistiu? Se interessou?

São dicas incríveis que se conseguir colocar em prática, seus dias passarão a ter muito mais qualidade. Clique aqui embaixo e se inscreva agora mesmo na aula online “O Dia de 3 Horas” e descubra de uma vez que gestão do tempo não trás apenas uma produtividade melhor, mas uma melhor qualidade de vida.

Conquiste hoje mesmo sua liberdade de tempo, móvel e financeira.

Boa empreitada!