Top 20 Freesider: Empreendedores de sucesso do Brasil e do mundo
5 (100%) 1 vote

Os empreendedores de sucesso surgem cada vez mais e essa é mesmo a tendência. Estamos vivendo em tempos que as ideias estão sendo valorizadas. As pessoas estão tendo a oportunidade de fugir do “trabalho tradicional” e tirar as ideias do papel. E isso é ótimo, pois é a oportunidade que iguala todas as pessoas. É uma modalidade democrática.

Você vai ganhar pelo seu esforço, dedicação, boas ideias, material de conteúdo, diferencial, entre outras tantas características. No artigo de hoje, separamos 20 histórias de empreendedores de sucesso. Não apenas jovens empreendedores de sucesso no Brasil e no mundo, como grandes nomes de empreendedores mais experientes. Vamos conhecê-las?

Empreendedores de sucesso – #1 Abílio Diniz

No auge dos seus 20 anos, Abílio ingressou na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Mas o empreendedorismo já era uma paixão. Seu pai já tinha nome e propôs que o filho investisse em um mercado.

A ideia, na época, era mandar o jovem para estudar no exterior. Entretanto, a ideia do mercado agradou o filho, e ali nascia um dos maiores cases de sucesso do país. Certamente você já ouviu falar da rede Pão de Açúcar, certo?

Como muitos empreendedores de sucesso que começaram do zero, Abílio também passou por dificuldades. Nas décadas de 1990 e 1980, seus negócios quase chegaram à falência. Mas como o erro pode ser benéfico, o empreendedor se utilizou da experiência para resgatar seu império.

Em 2009, já recuperado, comprou a rede Ponto Frio, se associou às Casas Bahia e um dos principais acionistas do Carrefour.

Empreendedores de sucesso – #2 Bill Gates

O fundador da Microsoft, há muito, vive seus dias de glória. Nascido em Seattle, nos Estados Unidos, Gates é considerado um dos pioneiros das empresas de software. Atualmente, um dos homens mais ricos do mundo. Em depoimentos de empreendedores de sucesso, você comumente vai ouvir o nome do magnata.

Tudo começou quando o mesmo ainda era adolescente, desenvolvendo programas de jogos eletrônicos para fliperamas. Chegou a frequentar a Universidade de Harvard, mas abandonou os cursos de Matemática e Direito. Juntou-se a Paul Allen, desenvolveu o sistema de interpretação da linguagem BASIC para o computador Altair 8800. Com o dinheiro das vendas, fundaram a Microsoft, a famosa empresa de softwares para computadores particulares.

Em 1983, com 31 anos, Gates já era bilionário. Seu sistema windows passou a ocupar 90% dos computadores e suas ações estavam em alta. Mas o empreendedor vai ainda além. Bill é conhecido por ser um grande filantropo, investindo em ações como Bill & Melinda Gates Foundation, financiando pesquisas sobre a AIDS. O empreendedor continua com suas ações.

Empreendedores de sucesso – #3 Antônio Alberto Saraiva

Saraiva frequentava a faculdade de medicina quando seu pai veio a falecer, deixando para o filho a responsabilidade de comandar a padaria da família. Certamente o início de mais uma entre as grandes histórias de empreendedores de sucesso. Mesmo com pouco tempo para se dedicar ao negócio familiar, o espírito empreendedor falou alto. E as decisões começaram.

O empreendedor sempre foi conhecido por sua visão apurada, atual e capacidade de visualizar possibilidades. Foram essas características que fizeram com que optasse por fundar um restaurante. Não apenas um restaurante, mas sim um restaurante com uma culinária pouco conhecida pelos brasileiros: a árabe. Ali nascia nada mais, nada menos que o Habib’s.

Com um custo mínimo de produção e produtos de qualidade, os preços agradaram a todos. Na verdade, preços bem acessíveis a todos. Atualmente, a empresa brasileira conta com mais de 400 lojas espalhadas pelo país. E ainda com um cardápio rico, que inclui esfihas, quibes, pastéis, beirutes, batatas fritas e pizzas. Uma boa pedida que gerou um império culinário.

Empreendedores de sucesso – #4 Mark Zuckerberg

Quem é que não conhece o fundador do Facebook? Sua história de dedicação já foi contada inclusive no cinema. A dedicação é uma de suas características mais notáveis. Não à toa, chegou ao patamar que se encontra atualmente.

Empreendedores de sucesso 1
Sua história de dedicação já foi contada inclusive no cinema.

Ainda que Zuckerberg tenha passado por momentos tensos de depoimento, a empresa é uma das mais valorizadas do mercado.

Empreendedores de sucesso – #5 Miguel Krigsner

No ano de 1977, o então jovem Miguel Krigsner decidiu empreender e abrir seu próprio negócio: uma farmácia de manipulação. A farmácia ganhou o nome de O Boticário. Embora a ideia fosse trabalhar com medicamentos, a empresa começou a ganhar espaço com cosméticos e perfumaria.

Hoje, a gigante é considerada o maior sistema de franquias do mundo. São quase 4 mil lojas espalhadas por quase 1750 municípios do Brasil. A empresa ainda é dona de marcas como “Quem Disse, Berenice?”, Eudora e The Beauty Box.

Empreendedores de sucesso – #6 Guy Kawasaki

O fundador da Alltop é considerado um grande e inovador empreendedor. Quem quiser acompanhar a trajetórias do brilhante empreendedor do Vale do Silício, pode acompanhar seu twitter ou seu blog. Por lá, é possível sempre encontrar dicas fundamentais sobre tecnologia e marketing.

Kawasaki ainda é autor de best sellers e conselheiro da Apple.

Empreendedores de sucesso – #7 Guga Mafra

Mesmo sonhando em ser repórter de rádio, colunista de revista de música e professor de português, Mafra fundou a FTPI Digital e em 2013 ele inaugurou a Amazing Pixel, junto com Alexandre Ottoni e Deive Pazos, mais conhecidos como Jovem Nerd e Azaghal.

Empreendedores de sucesso – #8 Luiza Helena Trajano

Defensora da ideia de que as coisas só começam a dar certo quando paramos de reclamar, Luiza é a fundadora do Magazine Luiza. Conhecida por sua humildade e pela força para tomar decisões, a empreendedora é um dos nomes mais poderosos do comércio brasileiro. E sua empresa, uma das principais do comércio nacional.

Empreendedores de sucesso 2
Defensora da ideia de que as coisas só começam a dar certo quando paramos de reclamar, Luiza é a fundadora do Magazine Luiza.

Empreendedores de sucesso – #9 Gustavo Caetano

Gustavo teve a ideia de desenvolver uma solução de streaming de vídeo diferente do YouTube. O objetivo era dar mais liberdade aos seus usuários. Gustavo fundou o Samba Tech aos 32 anos e se tornou um forte nome do empreendedorismo nacional. Seu estilo sempre foi comparado com o de Mark Zuckerberg.

Por três vezes, sua startup foi considerada uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo. Já a revista Forbes a colocou como uma das 10 principais startups na América Latina. O empreendedor foi eleito pelo MIT como uma das 10 mentes mais inovadoras do Brasil. No Linkedin, entrou para uma lista das dez pessoas mais influenciadoras de internet.

Empreendedores de sucesso – #10 Romero Rodrigues

Romero é mais um nome na lista de jovens empreendedores de sucesso no Brasil. Isso porque, apesar da pouca idade, já tem uma extensa história de sucesso. Enfrentou obstáculos, mas acreditou em sua empresa, chamada Buscapé. Atualmente, a empresa é uma das maiores do segmento, no país.

Em seu site e Twitter, é possível encontrar dicas sobre empreendedorismo. São dicas que ajudam muito nos momentos de maiores dificuldades nos negócios. Afinal, contratempos são comuns em qualquer negócio. O ideal mesmo é saber como encará-los.

Empreendedores de sucesso – #11 Ricardo Sayon

Sayon já tinha uma carreira firmada na pediatria quando decidiu mudar de vida. Ele usou sua experiência e carinho pelas crianças, para seu novo negócio. Optou por comprar brinquedos para revender, dando início à história da gigante Ri Happy. Um nome fortíssimo no segmento do varejo nacional.

E não só seu carinho pelas crianças seguiu adiante, como o empreendedor passou a usar seu conhecimento para orientar seus clientes. Apontou as habilidades em cada idade, possibilitando que seus funcionários indiquem o brinquedo ideal para cada fase. O faturamento da empresa gira em torno dos R$800 milhões por ano.

Empreendedores de sucesso – #12 Silvio Santos

Mais um nome entre os empreendedores de sucesso que começaram do zero. O homem do Baú já tem 60 anos de carreira e é dono do SBT – Sistema Brasileiro de Televisão. Seu patrimônio está avaliado em um bilhão de dólares. O carioca, nascido na Lapa em 12 de dezembro de 1930, é filho de imigrantes. Pai grego e mãe judia.

sílvio santos - empreendedores de sucesso 3
O homem do Baú já tem 60 anos de carreira e é dono do SBT – Sistema Brasileiro de Televisão.

O Grupo Silvio Santos é formado por 34 empresas e já possui 50 anos de existência. São cerca de 11 mil funcionários e entre essas empresas, existem nomes fortes como a Liderança Capitalização (que opera a Tele Sena), a Jequiti Cosméticos, o Hotel Jequitimar e empreendimentos agropecuários e imobiliários como a Sisan.

Empreendedores de sucesso – #13 Fábio Seixas

Se você gosta de acompanhar as dicas e depoimentos de empreendedores de sucesso, tem por obrigação seguir o twitter e o site do Fábio Seixas. São conselhos para startups e design. O empreendedor é cocriador da Camiseteria, empresa que oferece camisetas com estampas diferenciadas e divertidas.

Empreendedores de sucesso – #14 Antônio Luiz Seabra

Mais uma, entre as histórias de empreendedores de sucesso, é do fundador da Natura. Quando tinha apenas 15 anos, começou a trabalhar na multinacional Remington Rand. Em seguida, começou a trabalhar em um laboratório na cidade de São Paulo, dando início à empresa. Mesmo trabalhando na parte administrativa, o jovem se interessou pelas fórmulas.

Não há dúvidas que a empresa é um dos principais – senão o principal – nomes do segmento dos cosméticos.

Empreendedores de sucesso – #15 Marie Forleo

Em seu site, é possível encontrar dicas de como empreender com segurança. O nome é um dos principais quando o assunto é empreendedorismo. Grandes personalidades, como Oprah Winfrey, apontam Marie como uma grande líder.

Empreendedores de sucesso – #16 Alexandre Costa

Movido por uma profunda vontade de vencer, Alexandre, aos 17 anos, decidiu distribuir ovos de chocolate e trufas pelas empresas de sua cidade. Assim começou seu legado que gira em torno da empresa Cacau Show, que surgiu no ano de 2001. Em 2010, Alexandre bateu a meta pessoal, chegando a mil lojas no Brasil.

No ano seguinte, ganhou o prêmio de empreendedor do ano pela Ernst & Young Terco. O empresário foi um dos cinco finalistas entre mais de 50 concorrentes de todo o mundo.

Empreendedores de sucesso – #17 Marco Gomes

Mais um nome entre os jovens empreendedores de sucesso no Brasil e no mundo. O empreendedor já foi apontado como o melhor profissional de tecnologias de marketing do mundo em 2013 pela World Technology Network. Seu nome assina a criação da boo-box e a Mova Mais, também um forte nome entre palestrantes.

Empreendedores de sucesso – #18 Stephen Kanitz

Consultor e conferencista brasileiro, Stephen dá dicas valiosas em seu blog. Também é um dos responsáveis pela ideia da responsabilidade social no mundo empresarial.

Empreendedores de sucesso que começaram do zero certamente colheram bons conselhos dos empreendedores que ainda encontram tempo para seminários no país e no mundo.

Empreendedores de sucesso – #19 Flávio Augusto da Silva

O fundador da Wise Up deu início à sua empresa com R$20 mil. Mesmo não falando o idioma inglês, Flávio atraiu cerca de mil alunos para sua escola, só no primeiro ano de existência. O empreendedor que conta com mais de 500 unidades no Brasil, Argentina, Colômbia, México, Estados Unidos e China tem um lema:

Visão, coragem e competência são três pilares que devem estar interligados, pois na falta de um, o negócio pode não dar certo.

Empreendedores de sucesso – #20 Larry Page e Sergey Brin

Os google guys sempre serão citados nos depoimentos de empreendedores de sucesso. Isso porque eles apenas fundaram a Google. Os jovens universitários fundaram a empresa em 1998 e a oferta pública foi realizada em 2004. Sem dúvida, a marca mais valiosa do mundo, avaliada em quase 250 bilhões de dólares.

Conclusão

Quer saber o maior segredo de um empreendedor de sucesso? Sonhar, ter iniciativa e trazer soluções inovadoras. E isso, meu amigo, qualquer pessoa pode fazer. Basta querer. Todos possuem capacidade de criar um negócio próprio de sucesso. Imagine poder ser o dono da sua vida, não ter mais que trabalhar para enriquecer terceiros e nem ser escravo do relógio.

Mais que isso, poder viajar pelo mundo sem que isso interfira no seu trabalho, adquirindo cultura e boas histórias. Baixe gratuitamente o e-book de outro grande empreendedor, o Fagner Borges, “Como ganhar dinheiro enquanto viaja pelo mundo”, e dê um novo rumo para a sua história. Afinal, o tempo vai passar. E nada melhor do que marcá-lo com a sua história.