10 dicas de como ser produtivo no home office
Vote neste post

Ter a administração do tempo é o principal motivo que incentiva às pessoas a trabalharem em casa. E ter métodos de como ser produtivo em home office é o segredo para ter sucesso e alcançar os resultados esperados.

Uma pesquisa realizada pela Catho, revela que cerca de 37,2% dos trabalhadores brasileiros fazem home office pelo menos uma vez na semana. Uma tendência que aos poucos tem aumentado no Brasil.

Em grandes cidades, principalmente, em que o trânsito é intenso, o home office apresenta ser um benefício para a empresa e para o profissional que consegue aumentar sua produtividade em casa.   

Se você também acredita que pode ser mais produtivo trabalhando em casa, assista ao vídeo e veja como equilibrar o trabalho na empresa e em casa.

Além das pessoas que cumprem horários na empresa e home office na mesma área de atuação.

Há também, pessoas que tiveram ideias de trabalho home office, e oferecem um serviço diferente da formação profissional.

E ainda profissionais que optaram por trabalhar exclusivamente em casa. Em todos os casos, existem variadas ideias de trabalho home office e a necessidade de como montar um home office para manter a alta produtividade em casa.

Ao mesmo tempo em que há muitas vantagens, as desvantagens podem se sobressair. Caso o profissional não esteja preparado para lidar com as variadas distrações que o home office apresenta.  

Trabalhar em casa reduz o tempo de deslocamento até a empresa, há a possibilidade de estar mais próximo da família e ter mais liberdade para realizar quaisquer tipos de atividades.

A desvantagem, porém, é lidar com as abstrações e manter o foco no trabalho.  

Criar hábitos de organização são fundamentais para ajudar em como ser produtivo no home office.

1 – Rotina

Um pensamento comum existente entre as várias ideias de trabalho home office está a concepção de que quem trabalha em casa só faz o quer, quando quer.

Assim como qualquer outro trabalho, o home office exige uma rotina para manter o negócio em pleno funcionamento.

como ser produtivo no home office 1
É necessário ter uma rotina eficiente para elear a sua produtividade ao extremo.

É importante estabelecer os horários de trabalho, no sentido de se programar para acordar, tomar café e realizar as atividades necessárias antes de começar a trabalhar.

Dependendo do seu trabalho não haverá necessidade de levantar super cedo, mas é importante considerar o horário comercial, já que você pode depender de outras pessoas que trabalham nesse horário.

Outra orientação de como ser mais produtivo no home office é justamente se empenhar mais no período do dia em que você é mais produtivo.

Seja ao acordar ou ao entardecer, priorize o momento que você é mais eficiente para realizar as atividades que exigem mais de você.

Determine as pausas para o café, o almoço e o final do expediente. Uma das maneiras de como ser produtivo em casa é realizando as pausas necessárias ao longo dia, assim há picos de foco e outros de relaxamento.

2 – Demarcar Território

Contar com um espaço físico delimitado para trabalhar é uma das práticas fundamentais de como ser produtivo em casa. É esse espaço o responsável por te ajudar a compreender que está no momento de trabalhar.

Seja no canto da sala, do quarto ou em um cômodo da casa especialmente para o escritório. O fundamental é que os móveis e todos os objetos que serão utilizados durante o dia estejam organizados e próximos a você.  

A barreira física criada pela mesa e prateleiras ajudam também aos outros moradores da casa. Nesse momento eles compreendem, respeitam seu espaço e tempo de trabalho, evitam interação e você garante maior produtividade em casa.

Delimite esse espaço também através de canais de comunicação diferentes para a empresa. Um telefone específico para a atendimento no home office, assim como um e-mail da empresa.

Faça um perfil para divulgar seu serviço, não misture dicas, imagens de trabalho ou depoimentos de clientes com fotos do seu final de semana com a família. Melhorar sua credibilidade profissional também é uma maneira de aumentar a produtividade.

3 – Blindagem

Uma das maiores dificuldades de quem não mora sozinho e trabalha home office é conseguir se blindar das demandas da casa.

O porteiro chama, precisa levar o cachorro para passear, o filho quer brincar, a ajudante do lar precisa de orientação para realizar alguma atividade, enfim, são inúmeras demandas que ocorrem ao longo do dia e são direcionadas a você apenas por está em casa.

como se blindar do barulho em seu home office 2
Você precisa se blindar de “ruídos”, caso contrário você colocará sua produtividade em risco.

Uma das maneiras de como ser produtivo em casa é blindar você e seu espaço de todos os acontecimentos a sua volta. Por isso é tão importante estabelecer um espaço físico destinado exclusivamente ao trabalho.

Essa blindagem vai acontecer através de acordos com todos os integrantes da casa. Conversas que vão estipular o momento em que você está ou não disponível. Aos poucos todos da casa se acostumam e compreendem que você não está em casa, está trabalhando.

4 – Como montar um home office

Preparar um ambiente de trabalho que seja eficiente requer cuidados para preservar a saúde e o bem-estar sem comprometer sua produtividade.

Assim como montar um home office não pode ser diferente, é necessário avaliar o ambiente de trabalho e considerar o que é indispensável para manter o conforto no momento de trabalho.

Para conseguir bons resultados e produtividade é importante encontrar um lugar confortável para a execução do trabalho. Iluminação, som, cores, textura e decoração são complementos que ajudam no momento de como montar um home office, mas principalmente aumentando a produtividade em casa.

5 – Iluminação

Dor de cabeça, ardência nos olhos e lacrimação são indícios de muito esforço para leitura em um ambiente mal iluminado. A iluminação adequada é crucial para manter a alta produtividade em casa.

Trabalhar a noite ou em um ambiente muito fechado e escuro, consome mais energia do profissional. Podendo prejudicar o resultado do trabalho.

como iluminar o home office 3
Dor de cabeça, ardência nos olhos e lacrimação são indícios de muito esforço para leitura em um ambiente mal iluminado.

A Norma Regulamentadora sobre ambientes de trabalho (NR-17) salienta que deve haver uniformidade de luz no ambiente, sem efeitos indesejáveis ou contrastes.

O ideal é aproveitar ao máximo a luz natural. A luz e a ventilação natural são muito importantes para o conforto e para o estado de espírito.

Se for necessária iluminação artificial, providencie lâmpadas adequadas que lhe garantam um ambiente bem iluminado e as posicione acima da mesa de trabalho.

Nem muito para trás a ponto de perder o fluxo luminoso, nem muito para frente a ponto de causar ofuscamento da visão.

6 – Comodidade

Estar com o espaço delimitado, com as cores que você gosta, a iluminação e ventilação correta, ainda não são suficientes para garantir como ser produtivo em casa.

Escolha a mesa de acordo com seu espaço, não compre nada muito exagerado. O melhor modelo de mesa é o padrão de escritório em “L”. Isso porque ela permite acomodar os antebraços no tampo.

Se não houver espaço ou for utilizar uma mesa que já tenha em casa, o mais importante é colocar sobre ela coisas que você vai realmente precisar. Não acumule objetos, enfeites e porta-retratos.

Ao invés disso, ponha-os em prateleiras ou nas estantes próximas a sua mesa, pois isso ajuda a manter seu local de trabalho livre e limpo.

Invista em uma cadeira confortável que possibilita ajustes de alturas e dos braços. Os braços, inclusive, devem ser baixos o suficiente para que seus ombros se mantenham relaxados e o seu cotovelo fique a 90 graus.

Esses pequenos detalhes podem ser feitos aos poucos, mas são importantes para manter a qualidade do trabalho e a produtividade em casa.

7 – Organização do ambiente

A produtividade em casa deve estar relacionada ao fato de ter mais liberdade, conforto e organização.

A organização do ambiente funciona para como ser produtivo no home office ou na realização de qualquer outra atividade. A coordenação dos objetos aumenta o desempenho do profissional e diminui o estresse. Além disso, otimiza a execução das atividades, favorecendo na gestão do tempo.

como organizar o home office 4
A produtividade em casa deve estar relacionada ao fato de ter mais liberdade, conforto e organização.

Existem diversas ferramentas que auxiliam na organização e garantem como ser produtivo no home office, ou seja qual for o ambiente. Uma dela é o 5S, metodologia japonesa, que se baseia no senso de utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina.

O senso de utilização é para verificar o que é necessário no ambiente de trabalho e descartar os demais. O senso de ordenação, o foco é na necessidade do espaço, arquivo de documentos, pastas com divisórias, tudo que for para melhorar o fluxo do trabalho.

O senso de limpeza é a necessidade diária de recolher o lixo, excesso de papéis, tirar poeira, passar álcool no mouse, teclado e outros. O senso de saúde é manter padrões. Caneta com caneta, livros com livros. Este senso favorece a saúde física, mental e ambiental. O senso da autodisciplina é se policiar para aplicar todos os outros.

8 – Administração das tarefas

A administração das tarefas depende também do tempo destinado a cada uma delas. A gestão do tempo está relacionada a técnicas de como ser produtivo no home office e alcançar melhores resultados, conseguir se organizar, otimizar e aproveitar melhor o tempo.  

Para melhorar a gestão do tempo, é importante listar as atividades do dia, priorizando aquelas de maior importância e que afetam diretamente a entrega dos resultados.  

A lista pode ser feita em um bloquinho, uma agenda, planner ou digitalmente. Isso facilita a visualização das tarefas e dá uma dimensão rápida de quanto trabalho ainda precisa ser feito.

Uma vez priorizadas as tarefas, limite o tempo de cada uma delas. Dessa forma, você saberá quais atividades demandam mais tempo e como se programar para que todas sejam realizadas dentro do cronograma estipulado.

Para ter mais do controle das atividades, faça listas das atividades diárias, semanais, mensais e até trimestrais, se possível. Quanto mais organizado melhor será o resultado e sua produtividade em casa.

Há algumas técnicas de otimização do tempo como a técnica de Pomodoro, e você pode também utilizar aplicativos como o Neotriad.  Nele você cria listas com as atividades a serem desenvolvidas no dia e determina o tempo que cada uma levará. O resultado é a otimização do tempo e foco nas suas tarefas.

9 – Roupa de trabalho

Trabalhar em home office exige uma grande dose de profissionalismo e esta atitude começa na hora de se vestir para trabalhar. Quem trabalha em casa e fica de pijama, ou sem camisa, acaba refletindo este desleixo na qualidade de suas tarefas.

Um traje não profissional pode influenciar a seriedade do trabalho e reduzir a credibilidade e até a autoestima do profissional. Isto não significa, claro, que seja necessário colocar terno e gravata todos os dias. O importante é trabalhar com uma roupa confortável, mas que transmita uma atitude profissional para si mesmo e para os outros.

Uma das maneiras de como ser produtivo no home office é estar vestido adequadamente para o trabalho. Esse hábito ajuda na inspiração e serve como motivação.

10 – Espaço Relax

Várias empresas já compreenderam a importância das pausas entre uma atividade e outra. A Solve System, empresa de tecnologia da informação em São Paulo, por exemplo, criou uma sala de descanso com sofá, televisão, videogame e biblioteca.

Assim como nas empresas, é importante para manter a produtividade em casa, ter momentos de pausas durante o trabalho. E no home office essa prática pode ser ainda mais fácil e requer mais cuidado.

espaço relax em grandes empresas 5
Várias empresas já compreenderam a importância das pausas entre uma atividade e outra. E por que não fazer isso em seu home office?

As pausas podem ser para tomar um café, checar as redes sociais, ou apenas descansar. O mais importante é que tenha um lugar específico para que isso aconteça, ou seja, não é recomendado utilizar o celular ainda no posto de trabalho.

Além disso, as pausas devem ter horários estipulados. Curtas e regulares são ideais para que o seu rendimento e performance não caiam e assim, você consiga manter o foco para realizar o seu trabalho da melhor forma possível.

11 – Trabalhe apenas 3 horas por dia

O trabalho home office demanda empenho e persistência. Mas você pode manter, ou até aumentar sua produtividade trabalhando apenas 3 horas por dia. O Dia de 3 Horas é uma vídeo aula, gratuita, realizada por Fagner Borges, criador do movimento Freesider.

O objetivo dessa aula é apresentar competências que possibilitam você aproveitar seu tempo livre como quiser, trabalhando menos tempo e produzindo mais.

 

 

Trabalhe apenas 3h por dia