5 (100%) 1 vote

*Com a colaboração de Ester Mendes

Ganhar dinheiro com blog talvez seja a frase mais procurada nos mecanismos de busca atualmente. E em todo o mundo. E não é apenas a crise o motivo de tanta procura.

Em verdade, a tendência de desenvolver atividades laborais na própria casa cresce muito por conta da evolução da tecnologia da informação. Um dos caminhos para isso – e ser muito bem remunerado – é criar um blog. Veja aqui algumas portas que abrem esses caminhos.

É possível fazer quase tudo no recanto dos lares hoje em dia, inclusive atividades que precisem do profissional in loco (eletricista, encanador etc.), pois elas são acertadas via internet diretamente de casa.

E tudo isso começou quando inventaram o conceito de blog. A internet é profícua em notícias das mais diversas e meio propagação fácil de conhecimento. Essa ideia é intrínseca à ideia de internet.

Aos poucos, a informalidade foi ganhando espaço quase físico no espaço virtual e usuários passaram a expor suas opiniões, falácias, conceitos, pensamentos, posturas etc.

Daí para alguém ter iniciativa de criar um diário pessoal e torná-lo público na rede foi um passo pequeno de bebê. Essa foi a premissa dos blogs: diários pessoais e quase íntimos compartilhados com amigos especiais.

Aliás, o termo em si tem justamente esse significado: web (rede) + log (diário) –> weblog –> blog. Você pode encontrar a história dos blogs aqui e também aqui.

Var achar interessante descobrir que o pesquisador brasileiro Cláudio Pinhanez é considerado o primeiro blogueiro do mundo. Ele criou o primeiro “Diário Aberto” quando era funcionário do MIT Media Lab, laboratório que compõe o corpo de arquitetura e urbanismo do Massachusetts Institute of Technology – MIT, EUA.

De lá para cá, muita coisa mudou no caminho dos blogs. Inclusive a forma de ganhar dinheiro com blog.

O que são os blogs?

Nos últimos anos mudanças no campo profissional e principalmente o surgimento de novas profissões, evidenciaram ser possível ganhar dinheiro com blog.

A mudança no comportamento e o interesse de ter um negócio próprio e mais liberdade para trabalhar impulsionou várias pessoas para a criação de um blog.

Além disso, blogar pode ser sinônimo de satisfação ao expressar suas ideias e paixões através da escrita.

E assim como há variedades de temas para a criação do site, existem diferentes maneiras de ganhar dinheiro com blog.

Se o objetivo é ganhar dinheiro com blog, este deve ser visto como um negócio. E assim, tudo ao seu entorno, desde nome, identidade do site, tipo de linguagem, imagens e também o fluxo de renda, devem estar em harmonia com o propósito do blog.

Construir um blog não é garantia de que um dia ele será sua principal fonte de renda. Não há garantias. No entanto, com planejamento e trabalho estratégico você tem potencial para fazer um blog lucrativo.

Como foi visto acima, blogs eram uma espécie de site pessoal, espaço virtual no qual um internauta, nesse caso chamado blogueiro, expunha suas opiniões e conhecimento sobre determinado assunto. Via de regra, a coisa se desenrolava quase como brincadeira, hobby de quem não tinha muito o que fazer em certas horas do dia.

Qualquer assunto é importante no universo dos blogs. E rentável. - Ganhar dinheiro com blog
Qualquer assunto é importante no universo dos blogs. E rentável

Atualmente, blogs são meios de ajustes nas finanças pessoais de muitos e sobrevivência financeira de vários interessados.  Assim, ganhar dinheiro com blog é preocupação de todos que usam esse espaço virtual em suas atividades.

Como ganhar dinheiro com blog

Um blog lucrativo deve ser como um benjamim, ou seja, há várias distribuições que se conectam na mesma tomada pelo mesmo conector.

Isso quer dizer que, é preciso ter mais de uma fonte de renda conectada ao principal, que é o blog.

Sendo assim, a maneira de ganhar dinheiro com blog é criar, a partir dele, diferentes fluxos de renda. De acordo com o propósito do seu blog fica mais fácil saber quais são as melhores maneiras de ganhar dinheiro com o blog.

1 – Publicidade

As empresas querem colocar seu produto na frente de clientes em potencial. Eles podem estar interessados ​​em anunciar em seu blog se seus leitores forem seus clientes ideais.

Anúncios gráficos. Gráficos na sua barra lateral, cabeçalho, rodapé ou dentro do seu conteúdo.

Brindes e análises. As empresas fornecem produtos gratuitos e você destaca esse produto em seu blog.

Postagens patrocinadas ou subscritas. As empresas pagam para você escrever postagens mencionando elas ou seus produtos.

Boletim de notícias, vídeos, patrocínios de podcasts. Anúncios em e-mails ou mini comerciais em vídeos ou episódios de podcast.

A publicidade é fácil de começar a torná-lo um fluxo de renda popular para muitos blogueiros.

A publicidade é uma alternativa de como ganhar dinheiro com blog, mas não é obrigatória. E além do mais, é preciso que seu site tenha muito tráfego para que você consiga um resultado lucrativo.

Além disso, é preciso considerar se faz sentido para seu negócio que sua audiência leia seus textos em meio a anúncios.

2 – Marketing de afiliados

Como afiliado, você promove o produto ou serviço de outra pessoa para seus leitores. Você vincula esse produto ou serviço usando seulink de afiliadoexclusivo.

Quando alguém clica nesse link e faz uma compra, ou conclui uma ação desejada definida pela empresa, você ganha uma comissão.

Existem muitos programas de afiliados que você pode participar.

Amazon Associates

Você será pago quando os leitores comparam produtos na Amazon através de seus links.

Hotmart

É uma plataforma de afiliadospara produtos digitais. Lá você encontra muita variedade de produtos disponíveis para a divulgação.

E o melhor é que devido a diversidade de produtos é possível encontrar produtos relacionados ao seu nicho de atuação. Quanto mais proximidade entre o artigo o produto e o leitor, maior será a possibilidade da venda.

Pesquise sobre os produtos e se possível compre e experimente, para indicar ao leitor produtos de qualidade.

Monetizze

Seguindo o mesmo princípio da Hotmart, na Monetizzevocê pode se afiliar aos produtos presentes na plataforma e ganhar comissões sobre a vendas realizadas pelo seu link.

A vantagem da monetize é o atendimento e suporte.

Eduzz

Assim como as duas plataformas anteriores a Eduzz funciona da mesma maneira. Mas também presenta seu diferencial. Na Eduzz o resgate da comissão pode era realizado a partir de dois dias após a venda.

C2 CPA Network

Esta plataforma de afiliação funciona por meio do custo por ação. Ou seja, aqui o objetivo não é a efetivação da venda.

C2 CPA Network paga por ações que o produtor deseja. Pode ser, por exemplo, a instalação de um aplicativo, um download ou um cadastro.

Quando a pessoa que você indicou realiza a ação estabelecida pelo produtor, você recebe a comissão.

marketing de afiliadosé um dos fluxos de renda mais rentáveis. Pois, você pode destacar produtos ou serviços que usa e adora sem ter que fazer o trabalho de criar ou manter esse produto por conta própria.

É mais rápido, pois, ao invés vez de investir meses ou até anos criando um produto, tudo o que você precisa fazer é publicar um link em seu site.

Supondo que o seu público esteja engajado, você pode ganhar comissões dentro de horas.

A receita do marketing de afiliados é quase totalmente passiva. Ou seja, você não precisa se preocupar com a criação de produtos, o suporte a clientes nem com a complexidade técnica de vender seus próprios produtos ou serviços.

Você também pode investir o tempo economizado no crescimento de seu tráfego, gerando mais receita posteriormente.

Pode orientar a criação futura de produtos. Se um produto afiliado vender mais do que todos os outros que você promover, talvez seja melhor pensar em desenvolver sua própria versão do produto, porque você tem a prova que o público quer.

3 – Produtos Digitais

Além de promover produtos de outras pessoas, outra alternativa de como ganhar dinheiro com blog é desenvolver seu produto.

Muitos blogueiros criam e vendem seus próprios produtos digitais. Os produtos digitais são ótimos porque não exigem estoque e podem ser distribuídos de maneira rápida e fácil.

E as mesmas plataformas que você utiliza para ser afiliado você pode colocar seu produto para que outras pessoas também o promovam.

A através do blog você pode desenvolver mais de um produto e oferece-lo de diferentes maneiras.

Aulas on-line ou workshops

Dependendo do assunto que você trata no seu blog, você pode passar informação a sua audiência em um ambiente ao vivo.

E-books

Desenvolver seu próprio livro digital. O e-booké mais simples, pois não necessita de impressão ou editora para a publicação.

Conteúdo Premium

Você pode também produzir um material de alta qualidade e que seu público tenha interesse e disponibilizar o conteúdo de maneira que outras pessoas devem pagar para acessar.

Quando se tem uma audiência engajada e participativa a venda desses materiais é mais fácil. Mas não espere ter um grande público para começar a divulgar seu produto.

Afinal, as pessoas podem fazer o movimento contrário. Ou seja, conhecem primeiro o produto que você oferece e então começam a acompanhar o blog.

4 – Serviços

Mais uma alternativa de como ganhar dinheiro com blog é a partir da prestação de serviço. Quando você bloga sobre determinado assunto você vira referência sobre este assunto, e você pode ter um ótimo retorno financeiro.

Um blogueiro autoridade usa o reconhecimento relacionado ao assunto do blog e são pagos por meio de contratos.

Os serviços podem ser realizados de diferentes maneiras, mas a principal é por meio de participação e integração com a marca.

Por exemplo, realizando presenças em eventos. Muitos blogueiros participam de shows, palestras, ou seja, fazem presença em eventos da marca. E como resultado criam conteúdo sobre a experiência em seus blogs.

Esta estratégia aumenta a visibilidade da marca e também do profissional.

Chiara Ferragni, por exemplo, blogueira italiana que atua no nicho Fashion & Lifestyle, começou a ver resultados a partir de parcerias.

Além do blog criou uma coleção de sapatos e faturou cerca de 20 milhões de dólarescom sua linha de calçados em 2016.

Oferecer um serviço é uma excelente maneira de ganhar dinheiro rapidamente porque os custos iniciais são baixos.

Além disso, pouco ou nenhum estoque é necessário e você é pago por uma habilidade que você já tem. A desvantagem é que não é escalável, afinal depende inteiramente da sua imagem.

5 – Desafios transformadores

De acordo com seu nicho de atuação e do posicionamento do blog, é possível criar desafios para transformar a vida dos leitores.

Se você fala sobre finanças e organização pessoal, por exemplo, você pode então montar uma série de e-mails ou vídeos pagos e compartilhar com as pessoas que tem interesse.

O objetivo é propor uma transformação na vida das pessoas, desafiando a cada dia, a viver novas experiências ou realizar mudanças de hábitos.

Você pode cobrar os e-mails ou vídeos por dia ou pelo período que dura o desafio.

Ei! Antes de seguir, deixa a gente te mostrar como você pode ganhar dinheiro online com outras formas…

1 – Programa de afiliados: como ganhar dinheiro com ele

2 – Programa de Afiliados: dinheiro, sombra e água fresca

3 – 10 dicas para ganhar dinheiro como infoprodutor em 2017

Como fazer um conteúdo interessante?

Mesmo sendo visto como negócio, o blog continua sendo espaço virtual para divulgação de conhecimento pessoal de algum assunto que o blogueiro considera importante para muita gente. E esse já é um dos caminhos para se ter sucesso em blogs: discorrer, instruir, indicar, argumentar, fazer discutir, ensinar algo que seja interessante para muita gente.

E é inacreditavelmente surpreendentes alguns temas encontrados em blogs. Imagine um… qualquer um… o mais absurdo que você possa imaginar. Acredite: existe um blog com esse tema.

Há alguns anos, os blogs eram considerados sites de quinta categoria. Qualquer empreendimento que apresentasse o domínio do site de blogs em seu endereço era considerado de baixa estirpe. Algo como “minhaempresa.nomedosite.com.br” era inimaginável no mundo corporativo.

A evolução das ações de escritório de marketing deram um jeito nisso. Elas começaram a usar blogs para divulgar produtos e ideias. Em tempo recorde, os blogs passaram de espaços pessoais a grandes fontes de divulgação de marcas, produtos e serviços.

Monaliza Rigo é chefe operacional de grande agência virtual. Conselho é: “Escrever sobre o assunto favorito é  muito divertido para vários usuários online. Mas a profissão de blogueiro é um pouco diferente, pois é trabalho real, que inclui outras tarefas além de escrever”. E ainda complementa: “O conteúdo é realmente importante, mas há algumas outras recomendações”.

Pois então, vamos a elas.

E como os blogs ganharam status diferenciado perante escritórios de publicidade, ganharam também importância para empresas de todo porte.

blogs de status renomado

Grandes empresas de sites começaram a desenvolver ferramentas com olhos voltados para os blogs. FAQs. Feeds, RSS, área de comentários, internal links, external links etc. são algumas delas que mostram a importância dos blogs atualmente.

E você precisa dar atenção a todas elas caso sua intenção seja viver de atividades no chamado cyberspace.

Uma delas é marcadores de visitas.

Um blog é a fachada de sua casa; os temas e seus links são os cômodos. Quando se tem bela casa, quer-se que haja visitantes e que estes conheçam todos os cômodos.

Com um pouco de experiência, você consegue distribuir quadros e objetos de arte que atraiam atenção de visitantes a ponto de eles quererem comprar objetos semelhantes.

Essa é a ideia. Atrair visitantes e leitores e ganhar dinheiro com blog por visitas.

O Google é o primeiro interessado em seu blog. Quanto mais rentável ele for, mais vai atrair os mecanismos de busca do gigante da internet e de outras empresas da área. O programa Google Adsenses (veja mais abaixo) existe para criar tais elos.

Para isso, você precisa aplicar algumas estratégias. Veja:

1 – Discorra sobre assuntos atuais

Qualquer que seja o tema central de seu blog, é sempre possível associá-lo a assuntos discutidos na atualidade. É o que fazem, por exemplo, grandes empresas em publicidade de rádio e TV: carnaval vende carro, cerveja, roupa, casas;

Dia das Mães vende carro, cerveja, roupa, casas; dias festivos vendem carro, cerveja, roupa, casas.

Para isso, é necessário perspicácia redacional. Caso não tenha poder de escrita, nossa sugestão é que participe de cursos nessa área. Como alternativa, é sempre possível recorrer a freelancers provedores de conteúdo.

São profissionais que passam o dia pesquisando formas de tornar seu blog agradável e produtivo.

Mas…

2 – Adote um fluxo de atualizações

Determine um período para novas postagens e siga-o com presteza. Se você publica um texto ou dez por semana, mantenha essa periodicidade. Seus leitores se habituam a ela facilmente.

Entretanto, convém lembrar que o ideal é atualização diária. Quanto mais conteúdo, melhor é o desempenho de seu blog perante os mecanismos de buscas.

3 – Participe de outros blog

Faça comentários inteligentes em blogs diversos semelhantes ou não ao seu. Inclua links de seus próprios textos e, em contrapartida, inclua  links daqueles em que você comentou algo em seu próprio blog.

E ainda…

4 – Divulgue seu blog

O conceito um produto não faz publicidade por si só é conhecido no mundo do marketing. É necessário buscar formas de torná-lo conhecido. Não à toa revistas fazem publicidade em jornais e vice-versa; emissoras publicam em sites e vice-versa; jornais se mostram em out-doors e empresas de out-doors se divulgam em jornais etc.

Vá ao facebook, ao twitter, ao G+ etc. e fale de seu blog.

5 – Conheça o básico das estratégias SEO

O Search Engine Optimization é ferramenta que identifica conjunto de ações aplicadas em seu blog. Quanto melhor o nível SEO, mais rapidamente seu blog é pesquisado nos motores e busca.

6 – Interaja com seus leitores. Mesmo que sejam poucos

A ideia de blog como publicação de diário pessoal ainda está na mente de muitos e provavelmente vai estar por muito tempo. Assim, um leitor gosta de ter atenção como se fosse único, um amigo.

Responda a todos os comentários nas postagens de seu blog. É boa a boca  contemporâneo: virtual.

7 – Identifique o poder de seu blog

Crie formulários de pesquisa. O próprio Google dispõe de aplicativo para isso.

Incentive seus visitantes a responder a algumas perguntas sobre seu blog. Essa ação auxilia você a também conhecer seu público, o que é ideal para saber o que postar e deixar de postar.

8 – Procure imagens incentivadoras

Um blogueiro que ainda não disponha de anunciantes precisa tomar cuidado com imagens em suas postagens. Elas são a primeira voz do blog.

Antes de ler, o visitante vê. Assim, as imagens devem levar o leitor ao texto e não o contrário. Mas tenha cuidado com direitos autorais. Procure imagens em bancos disponibilizadores. Sempre que não for possível identificar o autor da imagem, deixe claro a fonte onde a conseguiu.

Quanto ganha um blogueiro?

Essa é questão de difícil discurso. A renda de um blogueiro é intensamente variável por conta da multiplicidade de ações que cada um determinada para seus blogs.

Mas a empresa E-konimista conseguiu identificar alguns dados que dão ideia de quanto ganha um blogueiro de renome: 30 mil reais por mês com imagens, postagens em redes sociais, anúncios em seu próprio espaço etc.

quanto os blogueiros ganham
É possível ganhar muito dinheiro com um blog. Mas o trabalho e o tempo investidos também são proporcionais ao lucro

Mas certamente o blogueiro com essa renda começou trabalhando 18 horas por dia e comeu o pão que muitos amassaram com os pés antes de chegar a esse nível.

Google Adsenses é o caminho mais conhecido para que um blog comece a converter empenho de blogueiro em dinheiro de blogueiro. Trata-se de ferramenta pela qual o Google aciona anunciantes nos blogs de grande reconhecimento público.

O Google identifica anunciantes interessantes para seu blog e cria links externos para eles. Cada click que determinado anunciante tiver a partir de seu blog tem um valor, que é pago ao Google que, por sua vez, repassa um percentual para você.

O número de visitas é o parâmetro para boa colocação do blog nesse mecanismo. Quanto maior, certamente mais chances de gerar clicks o blog tem. É nesse contexto que as dicas acima têm grande relevância para seu blog. Siga-as.

Muito bem. Agora crie seu blog ou adapte-o caso já tenha um!

Aquele velho sonho de todo empregado de ser seu próprio patrão é falácia motivacionista, mas você pode muito bem substitui seu patrão por clientes virtuais e viver muito, mas muito bem mesmo.

Blogueiros de sucesso não iniciam um blog apenas para ganhar dinheiro. Em vez disso, eles blogam sobre um tópico de que realmente gostam e sobre o qual podem escrever durante anos. Afinal, o dinheiro é o resultado de um trabalho bem feito.

Há muitas oportunidades de ganhar renda passiva em seu blog, desde marketing de afiliados até a criação de seus próprios produtos físicos. Você só precisa descobrir qual método é melhor para você.

Para conhecer ainda mais estratégias de como lucrar com seu conhecimento, baixe o E-book Como ganhar dinheiro enquanto viaja pelo mundo.