Há uma série de coisas interessantes para fazer em Belém do Pará, como conhecer desde locais históricos até atrações culturais. Descubra novos lugares para ver e coisas únicas para fazer nas proximidades. Não perca estas vistas incríveis.

Belém foi fundada quando os portugueses decidiram construir um forte em 1616 para proteger os seus investimentos na área. Sendo assim, ela foi a primeira das cidades coloniais da Floresta Amazônica.

Fé e devoção no Círio de Nazaré
Fé e devoção no Círio de Nazaré. Enquanto boa parte do país curte um carnaval intenso, lá a religião impera nessa época.

Belém do Pará está localizada praticamente na foz do rio Amazonas a 100 quilômetros do Oceano Atlântico. Isso fez com que a cidade fosse um importante porto para o comércio de açúcar do século XVII. Mais tarde, a pecuária se tornou importante e, no século XIX, Belém foi fundamental para o comércio da borracha.

A cidade é amada por seus encantadores bairros da era colonial. Há muitos edifícios e zonas históricas, muito bem preservadas, o que inclui uma das igrejas mais antigas do Brasil. A área que circunda a cidade está cheia de atrações turísticas naturais, especialmente o Zoo Bioparque.

Os museus lidam com a cultura e as pessoas da região do Pará. A vida noturna é concentrada ao redor da Estação das Docas, e a comida é local e original; você não deve perder os inúmeros sabores de sorvete!

Quando ir a Belém do Pará?

Belém localiza-se na floresta tropical amazônica, ou seja: a temperatura permanece constante ao longo do ano. O que realmente impulsiona o clima não é a temperatura, mas a chuva. Não há invernos e verões, somente a estação chuvosa e estação seca.

A estação seca compreende de junho e dezembro, sendo esta a melhor época para visitar, com temperaturas por volta de 32° e a umidade alta. À noite costuma ser mais fresco. Já a estação chuvosa ocorre entre janeiro e maio, quando a temperatura gira entre 23-31°, mas as chuvas são torrenciais. Isso pode limitar severamente seus planos de passeio.

O que comer em Belém do Pará?

A culinária é um dos grandes destaques de Belém do Pará. Impossível não saborear um delicioso sorvete; vale conhecer o que há de exótico no açaí, cupuaçu e graviola, frutas regionais.

Fruto do açaí
Fruto do açaí

Além desse refresco, pratos como tacacá, caldeirada paraense, maniçoba e pato ao tucupi vão te proporcionar muitas surpresas ao paladar. Você pode conhecer esses e outros sabores nos restaurantes Manjar das Garças, Roxy Bar, Cervejaria Amazon Beer e Remanso do Bosque.

Eventos e festivais no Belém do Pará

Fevereiro: Como o resto do Brasil, essa é a época do Carnaval e em Belém, sua cultura e tradição dão as cores e o ritmo da festa.

Outubro: a festa religiosa do Círio de Nazaré começa no primeiro sábado de outubro e dura duas semanas.

Confira a lista de atrações e atividades para fazer em Belém do Pará

Você pode perceber, existe muito em nosso país. E Belém consegue mostrar isso com excelência, ao exalar a cultura e alegria do povo brasileiro. Então, aproveite e descubra a lista de atrações e atividades para fazer em Belém do Pará.

Estação das Docas

O que costumava ser três armazéns decadentes foi convertido no ponto de encontro mais popular da cidade em 2000. As docas reúnem comida, arte, moda e eventos ao longo de 32 mil metros quadrados. Mais de seis mil pessoas visitam o local todos os dias.

Estação das Cocas - Belém do Pará
Estação das Cocas – Belém do Pará

Há seis restaurantes, uma taberna, exposições sobre a história do porto e arqueologia urbana e um cinema. Na maioria das noites há concertos ou alguma outra música ao vivo. Perto do rio, um calçadão se estende por meio quilômetro, e por lá é possível assistir a uma apresentação de carimbó.

Parque Mangal das Garças

Este parque ecológico fica ao longo do rio Guamá, cobrindo uma área de 40.000 metros quadrados. Rico em flora brasileira e fauna local, o parque foi projetado de forma inteligente e intuitiva.

Mangal das Garças
Mangal das Garças

Destaque para Museu de Navegação, viveiros de pássaros, monumento Farol de Belém e suas duas plataformas de observação e o Jardim das Borboletas.

Antes que você vá ao próximo tópico, queremos que dê uma olhada nesses outros conteúdos de nosso blog:

1 – Os 10 lugares mais inusitados do Brasil

2 – Os festivais de música do Brasil mais imperdíveis para você conhecer

3 – Os melhores destinos para a prática de esportes radicais no Brasil

Basílica de Nossa Senhora de Nazaré

A igreja foi construída em 1852 no local onde uma imagem da Senhora de Nazaré foi encontrada. Ainda é possível vê-la no interior da igreja e, durante o Círio, a imagem toma as ruas e é acompanhada por milhares de fiéis.

Basílica de Nazaré
Basílica de Nazaré

Famosa por sua arquitetura neoclássica e mourisca, a igreja faz uso extensivo de mármore. No interior, os afrescos e pinturas de parede criam uma atmosfera encantadora. Existem cinco grandes janelas com vitrais.

Ilha de Algodoal

A cerca de 180 quilômetros de Belém, a aldeia de pescadores de Algodoal é um dos refúgios favoritos da região. É um tesouro absoluto. Não há veículos na ilha e mesmo com a chegada da eletricidade, os caminhos não são iluminadas à noite, assim, as características da ilha podem ser melhor preservadas.

Ilha de Algodoal
Ilha de Algodoal

Uma das mais belas praias do Brasil pode ser encontrada aqui – a praia da Princesa, 14 km de areia limpa e águas azuis. Existe uma região de mangue no centro da ilha. Vários pequenos estabelecimentos estão espalhados ao redor e há hospedarias onde você pode passar a noite.

Museu de Arte Sacra

Em toda a região amazônica este é o único museu do gênero. Abrigado em um antigo edifício dos Jesuítas, possui uma coleção de cerca de 400 itens, como relíquias, pinturas sacras, esculturas e talheres que agora fazem parte indispensável da herança cultural de Belém do Pará.

A própria arquitetura da Igreja já vale uma visita. O belo edifício foi construído nos séculos XVII e XVIII. Há uma sacristia notável lindamente decorada com ouro.

Ver-o-Peso

O mercado recebe este nome devido à antiga Casa do Haver-o-peso, local onde as mercadorias eram pesadas e tributadas. Hoje, é um mercado de rua incrível, com 35.000 metros quadrados e inclui o Mercado de Ferro, o Mercadão de Alimentos, a Praça do Relógio, a Feira Açaí, a ladeira do Castelo, o Solar da Beira e a Praça do Pescador.

Mercado Ver o peso
Mercado Ver-o-Peso

A gama de produtos e mercadorias que são vendidos é imensa, vai de piranha a perfumes. Frutas, flores, peixes, artesanato, ervas, doces, especiarias, legumes e carnes: sempre cheio de vida, o mercado é indispensável em uma viagem a Belém do Pará.

Antes que você vá, que tal dar uma olhada nesses outros destinos incríveis aqui no Brasil?