Convenhamos: o Brasil é gigantesco territorialmente falando. Por isso, você deve imaginar que não faltam destinos inusitados em nosso país.

E você tá certo! Temos praias, chapadas, serras, florestas, pantanais, desertos… Tudo isso somado a uma diversidade de flora e fauna como nunca vista em qualquer outro destino desse mundo.

Lugares escondidos do Brasil
O Brasil é gigantesco territorialmente falando, veja o arquipélago de Alcatrazes, por exemplo.

Conhecer todas as peculiaridades do país não é tarefa fácil, mas é, com certeza, recompensadora. Por isso,  listamos os 10 lugares mais inusitados do Brasil que você precisa ir antes de morrer. Assim, não há desculpas de que “não sabia” pra não ir, hein?

1 – Fernando de Noronha

O sonho de todo e qualquer brasileiro, Fernando de Noronha é aquele típico destino que não precisa de explicações.  As fotos que você vê não são montagens, muito menos têm tratamentos milagrosos.

Fernando de Noronha - Lugares mais inusitados do Brasil
Lugares mais inusitados do Brasil – Fernando de Noronha

É tudo real e não é à toa que Fernando de Noronha é considerado o caribe brasileiro.

2 – Cataratas do Iguaçu

As cataratas do Iguaçu são o típico destino que você não pode deixar de visitar em sua vida. É um conjunto de cerca de 275 quedas de água no rio Iguaçu, localizado na divisa do nosso país com a Argentina, e sua tamanha beleza fez com que elas figurassem a lista das 7 maravilhas da natureza.

Lugares inusitados no Brasil - Foz do Iguaçu
Lugares mais inusitados do Brasil – Foz do Iguaçu

Por isso, as cataratas do Iguaçu estão na nossa lista de lugares mais inusitados do Brasil que você deve conhecer antes de morrer. Imperdível!

3 – Floresta Amazônica 

E nós não temos apenas 1 maravilha da natureza, mas sim DUAS! A floresta Amazônica tinha que fazer parte desse seleto time e, por consequência, da nossa lista de lugares inusitados do Brasil.

Lugares mais inusitados no Brasil - Amazônia
Lugares mais inusitados do Brasil – Amazônia

A maior biodiversidade em floresta tropical do mundo tem toda aquela magia que se espera dela – e surpreende, até mesmo, o turista mais experiente.

4 – Pantanal

Um dos lugares mais ricos do Brasil quanto à variedade de plantas e vida de animais selvagens, o Pantanal proporciona uma experiência única a seus turistas.

Lugares mais inusitados no Brasil - Pantanal
Lugares mais inusitados do Brasil – Pantanal

Já se imaginou ver uma onça em pleno território brasileiro? Pois é, coisas assim, que parece que só existem na África, também têm no nosso país. Inusitado, não?!

Ei! Agora deixa eu te mostrar alguns destinos internacionais…

1 – Os principais pontos turísticos do Deserto do Atacama, no Chile

2 – Descubra agora os melhores destinos da Colômbia para viajar em 2017

3 – Conheça agora os melhores pontos turísticos do Equador

5 – Bonito

E já que estamos falando do Pantanal, que tal falarmos sobre Bonito? Por mais que o nome da cidade parece ser mais uma propaganda barata, ele não é.

Lugares mais inusitados no Brasil - Bonito
Lugares mais inusitados do Brasil – Bonito

Porque Bonito é bonito mesmo. Lá tem o abismo Anhumas, que é um imenso lago de águas cristalinas tomado por estalactites, a encantadora gruta da Lagoa Azul, as cachoeiras e os rios incrivelmente transparentes e repletos de peixes coloridos.

Uma coisa é certa: se o Brasil tem uma Disney ecológica, ela, com certeza, está em Bonito.

6 – Chapada dos Veadeiros

Se você ainda não conhece esse destino tão procurado ultimamente, eu vou te contar um pouco sobre o que se trata: muita natureza, trilhas, estradas de terras e recompensadoras cachoeiras com suas águas geladas (em certos casos, geladíssimas a ponto de arder a pele).

Tem ainda muita alimentação vegetariana/vegana, orgânicos, cervejas artesanais, yoga, massagens e, se der sorte, ainda pode fazer uma visita ao Sri Prem Baba.

Lugares mais inusitados do Brasil - Chapada dos Veadeiros
Lugares mais inusitados do Brasil – Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros é encantadora, daquele lugar que você quer voltar pra explorar mais, e mais. Por isso, não dá para imaginar ela de fora da nossa lista de lugares mais inusitados do Brasil.

7 – Chapada Diamantina

Além da Chapada dos Veadeiros, temos a Chapada Diamantina, outra preciosidade do nosso Brasil.  Um dos melhores lugares do mundo para o turismo de aventura, lá você pode praticar desde caminhada, trekking, escalada, rapel, tirolesa, flutuação, mountain bike, arvorismo, quadriciclo, canoagem, stand up e até voo livre.

Lugares mais inusitados do Brasil - Chapada Diamantina
Lugares mais inusitados do Brasil – Chapada Diamantina

São muitas atrações e, com certeza, você achará uma que atende o seu gosto. A Chapada Diamantina é imperdível e merece muito estar na nossa lista de lugares mais inusitados do Brasil!

8 – Alter do Chão

Já escutou falar em Alter do Chão, esse lugar pra lá de especial que fica localizado no Pará? Se não, eu te digo o que é: é a praia de rio mais famosa do nosso país!

Ficou interessado em saber mais? Pois bem, saiba que não é à toa que o jornal britânico The Guardian elegeu Alter do Chão como uma das melhores praias do Brasil.

Lugares mais inusitados do Brasil - Alter do Chão
Lugares mais inusitados do Brasil – Alter do Chão

Ir a Alter do Chão é poder presenciar a natureza em sua forma quase intocada. É poder navegar pelo rio Tapajós e conhecer de perto a grandeza da bacia amazônica.

É constatar o quão cristalina é a água do Rio Tapajós, entendendo do porquê do título de Caribe amazônico a Alter do chão. É não acreditar que tudo aquilo que você vê faz parte da bacia amazônica – e que você está nela. É estar em contato mais profundo com o verdadeiro Brasil!

9 – Monte Roraima

Pra quem gosta de aventura, Monte Roraima é o destino. Suas formações geológicas exóticas fizeram com que o local fosse um dos mais procurados por mochileiros para fazer trekking. 

Quem vai confirma que cada suor vale a pena. Isso não é só o fato da trilha ser extremamente desafiadora e complexa, mas também porque Monte Roraima é misterioso e exótico, além de ter um visual de perder o fôlego.

Monte Roraima
Lugares mais inusitados do Brasil – Monte Roraima

E tem mais: é um dos lugares mais antigos do planeta – sua idade geológica é estimada em mais de 2 bilhões de anos – e marca a divisa do Brasil com a Venezuela e  a República Guiana. Por todos esses fatores, Monte Roraima está na nossa lista de lugares mais inusitados no Brasil.

 

10 – Jalapão

Por fim, nosso último destino de lugares mais inusitados do Brasil. Sabe aquele deserto que você imaginou que só tivesse no Oriente Médio? Então, permita-se ficar chocado: o Brasil também tem um lugar assim! A-ham!!

E esse lugar é sabe onde? Sim, o Jalapão! Localizado no Tocantis, o destino começou a ficar mais visado nesses últimos tempos – para o bem de todos nós, brasileiros.

Mas não pense que o Jalapão é só um “deserto”. A região tem também paisagens de cerrado com campos gerais, muitos rios formando prainhas e corredeiras, cachoeiras e fervedouros, poços com areia finíssima em suspensão. Não tem como não ficar encantado por esse lugar!

E aí? Gostou da nossa lista de lugares mais inusitados no Brasil? Se sim, não deixe de ver nossos outros post com listas. Com certeza, você irá adorar!