O que fazer quando perder tudo? Essa não é uma questão fácil, mas é indispensável saber como agir em um momento turbulência. Por isso, eu vou lhe ensinar três técnicas para perder o medo de viver a abundancia na sua vida.

O que fazer quando perder tudo?

Primeira técnica: Pior cenário

Faça o seguinte: pegue um papel e descreva o pior que pode acontecer na sua vida ao perder tudo. Por exemplo, chegar a não ter sequer lugar para morar. Posteriormente, você deve fazer duas colunas na folha. Na primeira, escreva o pior cenário e ao lado, aponte o que vai fazer nessa situação.

Ou seja, o plano de fuga. Isto é, como sair desse péssimo momento. Isso eu aprendi quando quebrei pela primeira vez. Em 2006, eu e meu irmão compramos um lava-jato localizado perto da locadora de vídeos do meu pai. Naquela época, nós estamos passando por uma transição porque as pessoas estavam parando de alugar filmes em locadoras e começando a baixar.

Mas, todo mundo passou a depender do nosso empreendimento. Só que, a gente só teve lucro no primeiro dia e passou dez meses tomando prejuízo. Afinal, nós não tínhamos experiência como empreendedores. Assim, tudo começou a dar errado.

O Que Fazer Quando Perder Tudo?
O Que Fazer Quando Perder Tudo? O pior cenário. (Foto: FreePik)

As dividas foram aumentando, cheque especial estourando e a acabamos sujando os nossos nomes. Minha mãe, que trabalhava como professora, começou a pegar empréstimos para tentar amenizar o rombo. Só que foi ainda pior e a gente quebrou. Então, ficamos devendo R$ 80 mil.

O único bem do meu pai, um apartamento, foi vendido para quitar parte da dívida. Sendo assim, nós precisamos ir morar com a minha avó. Eu jamais tinha me questionado: o que fazer quando perder tudo porque achei que jamais ocorreria.

A mudança

Neste momento, eu estava no fundo do poço e entendi que tinha duas opções: continuar me lamentando ou dar um jeito de me reerguer. Assim, eu percebi que o meu pior cenário não era tão ruim e tracei um plano para sair daí. Porque não é o fim do mundo e isso tem tudo a ver com a segunda técnica.

Segunda técnica: assumir a responsabilidade

Todavia, nós ficamos aterrorizados ao pensar em perder tudo porque nunca paramos pra pensar no pior cenário e como sair dele. Então, no segundo ponto, que aconteceu comigo, você passa a entender que é o único responsável pelos resultados que produz.

Porque a gente acha que depende de alguém para nos dar uma chance, algum programa do governo, etc. Na verdade, o único responsável é você mesmo. Afinal, nós ficamos nos preocupando com a opinião alheia. Mas o que importa é que se tem uma saída e dá para ir atrás de uma vida melhor.

Eu estava nessa situação e passei a buscar por qualquer oportunidade para trabalhar. Acabei atuando em uma campanha política. Portanto, ao se perguntar o que fazer quando perder tudo, é preciso se conscientizar que não se deve esperar unicamente por uma chance. Porque você acaba deixando a sua vida nas mãos de pessoas que sequer lhe conhecem.

O Que Fazer Quando Perder Tudo?
O que fazer quando perder tudo? Assuma a responsabilidade! (Foto: Site Visual Hunt)

Não dá para terceirizar a responsabilidade a ninguém. Fazer até dar certo, já que não existe tentar conseguir um emprego. Afinal, o emprego não é a única forma de ganhar dinheiro. Quando você assume a responsabilidade pelo dinheiro que ganha não depende mais de ninguém.

Por isso, basta traçar planos e apontar novas possibilidades. O dinheiro é só uma representação da quantidade de valor que você só gera. O que você faz é comunicar o seu valor.

Terceira técnica: resolva um problema de cada vez

Qual é o seu problema hoje? Pagar contas? O que precisa: ganhar dinheiro? Então, faça uma lista com 50 ideias diferentes para ganhar dinheiro e escolha as suas três prediletas. Em seguida, você deve fazer colunas em uma folha colocar e listar de 0 a 10:

  • Valor que a ideia pode gerar,
  • Quanto você tem de facilidade para colocar em pratica,
  • Quantidade de pessoas que você pode atingir com essa ideia.

Por isso, você deve dar pontos entre zero a dez a cada um desses itens nas três ideias favoritas. Em seguida, some os resultados e coloque em pratica a ideia que apresentar a maior soma. Faça isso no mesmo dia. Porque se você fica pensando somente nos seus problemas, não sai do lugar.

O Que Fazer Quando Perder Tudo?
O que fazer quando perder tudo? Resolva um problema de cada vez. (Foto: FreePik)

Então, qual é o próximo problema que vai resolver? Quando eu ajudo as pessoas a vender pela internet, as pessoas já chegam com metas irreais. Eu sempre digo para pensar em quanto terá de pagar imposto quando chegar a hora. Pense no dinheiro que vai ganhar após faturar o primeiro real. O foco é criar a sua primeira página, fazer a primeira venda.

Portanto, você pode avaliar o que está complicando a sua vida e quebrar em 500 pedaços. Comece a agir para resolver o menor pedaço. Assim, você passa a focar no objetivo e não naquilo que pode dar errado.

“Aquilo que você se foca, expande”

Há uma lei no universo que diz que “aquilo que você se foca, expande”. Se você dá atenção para o seu medo, ele vai crescer e se tornará cada vez maior. Assim, lhe deixará mais ansioso e drenará toda a sua energia. Por conseqüência, você estará lotado de problemas e acabará no pior cenário possível quando pensou em o que fazer quando perder tudo.

Em contrapartida, quanto você se foca em construir uma vida abundante, é isso que irá alcançar. No começo, eu contei como quebrei pela primeira vez. Nesse período, eu estava com o licenciamento da minha vida vencido e a polícia acabou fazendo a apreensão. Então, eu precisei tomar a decisão de assumir as rédeas da minha vida.

Portanto, decida-se e assume as rédeas de sua vida! (Foto: Site Visual Hunt)

Portanto, eu parei de me concentrar nos meus problemas e passei a pensar no que eu desejava e tracei planos para reconstruir a minha vida até me tornar uma pessoa milionária. Assim, o primeiro passou foi voltar a ganhar dinheiro até o momento que senti a vontade de empreender novamente.

Aos poucos, eu fui crescendo e resolvendo um problema de cada vez. Agora, eu dou entrevistas em rádios, TV, jornais e faço palestras. Além disso, eu ajudo as pessoas a destravar os seus medos e ter uma vida mais abundante.

No entanto, se eu nunca tivesse tomado essa decisão, nada disso teria saído do papel. Então, coloque essas três técnicas no papel e foque no que você quer na sua vida. Porque você tem a força que precisa para conquistar todos os seus intuitos.

Afinal, só conhecimento só vai lhe trazer obesidade mental. Mas, conhecimento combinado ação vai lhe fazer crescer. Por isso, vá em frente!