Um país com dimensões continentais, quatro fusos horários, elogiado em prosa e verso e chamado de “bonito por natureza”. Você pode viajar por todo o Brasil e encontrará os mais variados cenários: o sertão, o mangue, o litoral, o interior, a serra, o calor e até mesmo a neve.

Basicamente, você pode achar lugares para viajar no Brasil barato e diversas listas das cidades brasileiras para conhecer.

cidades brasileiras para conhecer
O arquipélago de Alcatrazes é um dos lugares do Brasil para se conhecer, contudo é um lugar proibido…

Não importa o que você tenha interesse de conhecer, mas tenha a certeza que pode encontrar sem sair do seu país de origem. Afinal, existem milhares de cidades brasileiras para conhecer e nem sempre se valoriza as belezas naturais, culturais e históricas do território nacional. Por que não aproveitar a sua próxima viagem para saber mais sobre o seu país?

Por que viajar pelo Brasil?

Basicamente, o Brasil é o país mais rico em biodiversidade em todo o planeta, isso significa que nenhuma outra nação conta com mais diversidade natural do que o nosso.

Além disso, o Brasil conta com tradições seculares, cenários encantadores, serras, praias, florestas, cânions, pantanal e tudo o que um turista pode desejar.

Viajar faz muito bem e pode ser ainda mais especial conhecer as cidades mais bonitas do Brasil para viajar. Afinal, o sábio Dalai Lama ensinou: “uma vez por ano vá a algum lugar onde nunca esteve antes”.

Lista das 5 cidades mais lindas do Brasil

Se você não sabe aonde ir na sua próxima aventura, confira a seguir uma lista bastante especial e que pode ajudar nessa decisão de montar seu roteiro de viagem pelo Brasil.

1 – Rio de Janeiro (RJ)

O Rio de Janeiro continua lindo e a sua espera! Não há nenhuma possibilidade de passar pela Cidade Maravilhosa e não se encantar com os lugares exuberantes que marcam a cidade internacionalmente.

cidades brasileiras para conhecer: Rio de Janeiro
Quando se fala em cidades brasileiras para conhecer… O Rio de Janeiro já em nossa cabeça…

Depois de receber os dois principais eventos esportivos do planeta, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a infraestrutura do Rio melhorou consideravelmente. Vale lembrar que a condição do transporte público também foi aperfeiçoada, com a criação de novas linhas de trem, metro e ônibus.

Você pode escolher entre conhecer os pontos turísticos tradicionais: Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Praia de Ipanema, Estádio do Maracanã, Praia de Copacabana, Arpoador, a Lapa, entre outros, ou se aventurar em rotas diferenciadas, como a Praia do Joá, que fica entre São Conrado e a Barra da Tijuca.

Realmente, o Rio é um das cidades turísticas do Brasil mais visitadas.

2 – Fernando de Noronha (PE)

E o que se pode falar de Fernando de Noronha?

Somente a vista aérea do arquipélago já é sensacional. Afinal, um dos mais importantes santuários de preservação ambiental do mundo é incrível fora e dentro da água.

cidades brasileiras para conhecer: Fernando de Noronha
Fernando de Noronha

Você admirar os golfinhos, as tartarugas, aves e uma variedade enorme de especiais marinhas, além de se impressionar a beleza estrondosa das praias, mirantes e cada cantinho da ilha.

Noronha realmente merece o título de uma das melhores cidades para visitar no Brasil.

3 – São Francisco do Sul (SC)

Localizada entre Joinville e Jaraguá do Sul, o principal pólo industrial de Santa Catarina, se esconde a cidade litorânea de São Francisco do Sul.

São Francisco do Sul em SC
São Francisco do Sul

Considerada a terceira cidade mais velha do país, São Francisco conta com um charmoso centro histórico, a calmaria da Vila da Floria, o Porto de São Francisco do Sul, uma praia encantadora e um patrimônio histórico imenso em suas ruelas.

Vale muito à pena apostar nas belezas desta cidade de aproximadamente 43 mil moradores.

Ei! Deixa a gente te mostrar alguns destinos internacionais para você se apaixonar…

1 – 5 coisas maravilhosas para ver na Letônia

2 – Conheça agora os 9 melhores destinos para Europa

3 – Descubra como fazer um inesquecível mochilão pela África do Sul

4 – Ouro Preto (MG)

Ouro Preto, mas também pode chamar de Vila Rica. A Cidade Histórica de Ouro Preto foi considerada o primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio Mundial em 1980, sendo reconhecida como patrimônio estadual ainda em 1933 e cinco anos depois foi transformada em um monumento nacional.

Ouro Preto é uma das cidades brasileiras para conhecer
Ouro Preto é uma das cidades brasileiras para conhecer

Fica evidente que a razão de Ouro Preto ser uma das cidades turísticas do Brasil mais visitadas é a sua riqueza cultural, histórica e arquitetônica com museus, chafarizes, casarões e as ladeiras de paralelepípedo que remontam a famosa Vila Rica.

5 – Gramado (RS)

Definitivamente, Gramado é uma das cidades turísticas do Brasil mais visitadas por diversos motivos, especialmente, pelo clima extremamente frio que chama a atenção de milhares de turísticas que visitam a região todos os anos.

Veja também o "Guia Completo de como estudar, trabalhar e morar em Portugal"

(MILHARES DE BRASILEIROS SEGUIRAM ESSE PASSO A PASSO E TAMBÉM JÁ MUDARAM PARA PORTUGAL)

Gramado é uma das cidades brasileiras para conhecer
Gramado é uma das cidades brasileiras para conhecer

Localizada na Serra Gaucha, a cidade também é famosa por seus chocolates deliciosos, os cenários encantadores e a excelente estrutura para o turismo.

3 lugares para viajar no Brasil barato

Agora, se você estiver meio apertado do bolso, temos alguns destinos bem interessantes e que não custarão muito ao seu bolso, vamos ver?

1 – Curitiba (PR)

Se você quer descobrir mais cidades brasileiras para conhecer sem gastar muito pode arrumar as malas para a Região Sul. A capital paranaense é uma cidade modelo com um transporte público que serve de exemplo para todo o país e diversos pontos turísticos totalmente gratuitos.

Considerada uma das melhores cidades brasileiras para se morar, você pode passear em museus, bosques e encantadores parques, como o famoso Jardim Botânico e o Parque Tingui.

Além disso, uma das razões que faz de Curitiba uma das cidades brasileiras para conhecer é a sua linha de ônibus turística, ou seja, você paga uma quantia razoável e passa pelas principais atrações da cidade.

2 – Canela (RS)

Vizinha de Gramado, Canela também se localiza na Serra Gaúcha e é uma das cidades brasileiras para conhecer para curtir um clima friozinho dentro do Brasil.

Canela, RS
Vizinha de Gramado, Canela também se localiza na Serra Gaúcha

A cidade conta com uma ótima rede de hotelaria e inúmeros pontos turísticos, como a linda Cachoeira Caracol.

3 – Fortaleza (CE)

Agora, se a sua intenção é aproveitar o calor e as praias pode se preparar para a capital do Ceará, Fortaleza. Boa opção para quem não quer estourar o orçamento, você terá a sua disposição um local vibrante, repleto de entretenimento e um litoral incrível.

Fortaleza pode oferecer alternativas de lazer durante o dia e a noite.

Curiosidade: cidade mais feia do Brasil

Todas as cidades contam com pontos positivos e negativos, por isso, não é simples definir a cidade mais feia do Brasil.

Mas, o site de viagens U City Guides recentemente divulgou uma lista com as dez cidades mais feias do mundo, a partir de fatores como a qualidade de vida, arquitetura e índices de violência.

E, infelizmente, São Paulo figurou no TOP 10 e pode ser vista como a cidade mais feia do Brasil por causa dos aspectos analisados.

É evidente que a maior cidade do Brasil é uma metrópole com atrações gastronômicas, culturais e históricas, mas, perde pontos valiosos com o trânsito caótico, a violência e a fama de “selva de pedra”.

!!Dica EXTRA: Já te contei sobre o Caio Ferreira?

Ele conseguiu criar um método de você ter um e-commerce mesmo sem ter estoque em 2009. Hoje, além de vender centenas de milhares de reais na sua loja virtual, ele ainda ensina como outras pessoas podem fazer isso.

O Caio está com uma aula online gratuita que ensina "Como Criar Sua Loja Online do ZERO Sem Precisar Ter Estoque de Mercadorias". Espero que ele não tire do ar antes de você assistir.