Um país com dimensões continentais, quatro fusos horários, elogiado em prosa e verso e chamado de “bonito por natureza”. Você pode viajar por todo o Brasil e encontrará os mais variados cenários: o sertão, o mangue, o litoral, o interior, a serra, o calor e até mesmo a neve.

Basicamente, você pode achar lugares para viajar no Brasil barato e diversas listas das cidades brasileiras para conhecer.

cidades brasileiras para conhecer
O arquipélago de Alcatrazes é um dos lugares do Brasil para se conhecer, contudo é um lugar proibido…

Não importa o que você tenha interesse de conhecer, mas tenha a certeza que pode encontrar sem sair do seu país de origem. Afinal, existem milhares de cidades brasileiras para conhecer e nem sempre se valoriza as belezas naturais, culturais e históricas do território nacional. Por que não aproveitar a sua próxima viagem para saber mais sobre o seu país?

Por que viajar pelo Brasil?

Basicamente, o Brasil é o país mais rico em biodiversidade em todo o planeta, isso significa que nenhuma outra nação conta com mais diversidade natural do que o nosso.

Além disso, o Brasil conta com tradições seculares, cenários encantadores, serras, praias, florestas, cânions, pantanal e tudo o que um turista pode desejar.

Viajar faz muito bem e pode ser ainda mais especial conhecer as cidades mais bonitas do Brasil para viajar. Afinal, o sábio Dalai Lama ensinou: “uma vez por ano vá a algum lugar onde nunca esteve antes”.

Lista das 5 cidades mais lindas do Brasil

Se você não sabe aonde ir na sua próxima aventura, confira a seguir uma lista bastante especial e que pode ajudar nessa decisão de montar seu roteiro de viagem pelo Brasil.

1 – Rio de Janeiro (RJ)

O Rio de Janeiro continua lindo e a sua espera! Não há nenhuma possibilidade de passar pela Cidade Maravilhosa e não se encantar com os lugares exuberantes que marcam a cidade internacionalmente.

cidades brasileiras para conhecer: Rio de Janeiro
Quando se fala em cidades brasileiras para conhecer… O Rio de Janeiro já em nossa cabeça…

Depois de receber os dois principais eventos esportivos do planeta, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a infraestrutura do Rio melhorou consideravelmente. Vale lembrar que a condição do transporte público também foi aperfeiçoada, com a criação de novas linhas de trem, metro e ônibus.

Você pode escolher entre conhecer os pontos turísticos tradicionais: Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Praia de Ipanema, Estádio do Maracanã, Praia de Copacabana, Arpoador, a Lapa, entre outros, ou se aventurar em rotas diferenciadas, como a Praia do Joá, que fica entre São Conrado e a Barra da Tijuca.

Realmente, o Rio é um das cidades turísticas do Brasil mais visitadas.

2 – Fernando de Noronha (PE)

E o que se pode falar de Fernando de Noronha?

Somente a vista aérea do arquipélago já é sensacional. Afinal, um dos mais importantes santuários de preservação ambiental do mundo é incrível fora e dentro da água.

cidades brasileiras para conhecer: Fernando de Noronha
Fernando de Noronha

Você admirar os golfinhos, as tartarugas, aves e uma variedade enorme de especiais marinhas, além de se impressionar a beleza estrondosa das praias, mirantes e cada cantinho da ilha.

Noronha realmente merece o título de uma das melhores cidades para visitar no Brasil.

3 – São Francisco do Sul (SC)

Localizada entre Joinville e Jaraguá do Sul, o principal pólo industrial de Santa Catarina, se esconde a cidade litorânea de São Francisco do Sul.

São Francisco do Sul em SC
São Francisco do Sul

Considerada a terceira cidade mais velha do país, São Francisco conta com um charmoso centro histórico, a calmaria da Vila da Floria, o Porto de São Francisco do Sul, uma praia encantadora e um patrimônio histórico imenso em suas ruelas.

Vale muito à pena apostar nas belezas desta cidade de aproximadamente 43 mil moradores.

Ei! Deixa a gente te mostrar alguns destinos internacionais para você se apaixonar…

1 – 5 coisas maravilhosas para ver na Letônia

2 – Conheça agora os 9 melhores destinos para Europa

3 – Descubra como fazer um inesquecível mochilão pela África do Sul

4 – Ouro Preto (MG)

Ouro Preto, mas também pode chamar de Vila Rica. A Cidade Histórica de Ouro Preto foi considerada o primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio Mundial em 1980, sendo reconhecida como patrimônio estadual ainda em 1933 e cinco anos depois foi transformada em um monumento nacional.

Ouro Preto é uma das cidades brasileiras para conhecer
Ouro Preto é uma das cidades brasileiras para conhecer

Fica evidente que a razão de Ouro Preto ser uma das cidades turísticas do Brasil mais visitadas é a sua riqueza cultural, histórica e arquitetônica com museus, chafarizes, casarões e as ladeiras de paralelepípedo que remontam a famosa Vila Rica.

5 – Gramado (RS)

Definitivamente, Gramado é uma das cidades turísticas do Brasil mais visitadas por diversos motivos, especialmente, pelo clima extremamente frio que chama a atenção de milhares de turísticas que visitam a região todos os anos.

Gramado é uma das cidades brasileiras para conhecer
Gramado é uma das cidades brasileiras para conhecer

Localizada na Serra Gaucha, a cidade também é famosa por seus chocolates deliciosos, os cenários encantadores e a excelente estrutura para o turismo.

3 lugares para viajar no Brasil barato

Agora, se você estiver meio apertado do bolso, temos alguns destinos bem interessantes e que não custarão muito ao seu bolso, vamos ver?

1 – Curitiba (PR)

Se você quer descobrir mais cidades brasileiras para conhecer sem gastar muito pode arrumar as malas para a Região Sul. A capital paranaense é uma cidade modelo com um transporte público que serve de exemplo para todo o país e diversos pontos turísticos totalmente gratuitos.

Considerada uma das melhores cidades brasileiras para se morar, você pode passear em museus, bosques e encantadores parques, como o famoso Jardim Botânico e o Parque Tingui.

Além disso, uma das razões que faz de Curitiba uma das cidades brasileiras para conhecer é a sua linha de ônibus turística, ou seja, você paga uma quantia razoável e passa pelas principais atrações da cidade.

2 – Canela (RS)

Vizinha de Gramado, Canela também se localiza na Serra Gaúcha e é uma das cidades brasileiras para conhecer para curtir um clima friozinho dentro do Brasil.

Canela, RS
Vizinha de Gramado, Canela também se localiza na Serra Gaúcha

A cidade conta com uma ótima rede de hotelaria e inúmeros pontos turísticos, como a linda Cachoeira Caracol.

3 – Fortaleza (CE)

Agora, se a sua intenção é aproveitar o calor e as praias pode se preparar para a capital do Ceará, Fortaleza. Boa opção para quem não quer estourar o orçamento, você terá a sua disposição um local vibrante, repleto de entretenimento e um litoral incrível.

Fortaleza pode oferecer alternativas de lazer durante o dia e a noite.

Curiosidade: cidade mais feia do Brasil

Todas as cidades contam com pontos positivos e negativos, por isso, não é simples definir a cidade mais feia do Brasil.

Mas, o site de viagens U City Guides recentemente divulgou uma lista com as dez cidades mais feias do mundo, a partir de fatores como a qualidade de vida, arquitetura e índices de violência.

E, infelizmente, São Paulo figurou no TOP 10 e pode ser vista como a cidade mais feia do Brasil por causa dos aspectos analisados.

É evidente que a maior cidade do Brasil é uma metrópole com atrações gastronômicas, culturais e históricas, mas, perde pontos valiosos com o trânsito caótico, a violência e a fama de “selva de pedra”.