Você já percebeu que muitas empresas de grande porte têm se atentado à qualidade de vida de seus colaboradores? Essas empresas estão vendo a importância do desenvolvimento pessoal de seus funcionários para aumentar as suas performances no ambiente de trabalho.
Muito tem se falado sobre como funcionários saudáveis e satisfeitos tem a produtividade atingida para muito melhor, e isso gerou um novo modelo de gestão e de relação empregador/funcionário.
Saiba mais sobre a importância do desenvolvimento pessoal, sobre como tem evoluído a relação dos colaboradores com a empresa e também como oferecer ou buscar esse desenvolvimento.
1 – Pressão e inseguranças
Você certamente já ouviu muitas perguntas que podem soar meio intimidadoras em uma entrevista de emprego, mas que com o tempo e a prática se tornam automáticas, com respostas mais automáticas ainda.
“Qual é o seu objetivo aqui na empresa?“, “Onde você almeja estar daqui a um ano?“, ou “Quais os seus maiores defeitos?“.
Grande parte dos profissionais, se não todos, já se sentiram inseguros alguma vez na vida, temerosos em relação ao futuro e ao próprio desempenho profissional, com receios de não conseguirem entregar o resultado esperado.
Isso gera uma pressão muito grande, que além de causar um stress prejudicial à saúde, também bloqueia consideravelmente o profissional e a sua capacidade de crescer.
Sentir medo no ambiente profissional significa não correr riscos, logo, não desempenhar o seu máximo, não enxergar além do que se pode ver.
Esses medos podem ser ainda encorajados por gestores que não sabem lidar com seus colaboradores, ou não entendam a importância do desenvolvimento pessoal de cada colaborador e podem, sem querer, produzir um efeito contrário do que gostariam.
2 – Você já ouviu falar em Coach?
Um coach, profissional especialista no processo de “coaching” é uma espécie de treinador, que presta assessoria ao cliente, nesse caso aos funcionários da empresa, fazendo com que eles reflitam, cheguem a conclusões a respeito das suas dificuldades e desenhem projetos em direção aos seus objetivos.
Muitas empresas têm contratado profissionais em coach para motivar os seus funcionários, e serve quase como uma espécie de terapia e autoconhecimento.
Cabe ao empregador estar atento e perceber se o seu time poderia performar mais, para então fazer o possível para extrair o melhor desses profissionais, se preocupando com a sua empresa e também com o bem estar dos seus colaboradores.
Ter um coach pode ser um investimento para os dois lados, com resultados benéficos para todos.
Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente mostrar algumas dicas para que você tenha uma vida muito mais recompensadora e com liberdade de tempo, dá uma olhada:
1 – Descubra importância do autoconhecimento profissional
2 – Como encontrar o seu propósito?
3 – 5 formas de ter qualidade de vida no trabalho
3 – Entenda a importância do desenvolvimento pessoal, ofereça treinamentos para seus funcionários
Oferecer um treinamento é mais do que ensinar um funcionário a desempenhar a função do cargo que ele irá ocupar. Uma equipe pode ser treinada sobre diversos comportamentos de rotina que levam ao bem estar, logo, a uma melhor produtividade.
Existem treinamentos sobre hábitos mais saudáveis, sobre gratidão, aprender com os próprios erros e diversas outras coisas que mostram a importância do desenvolvimento pessoal de cada um para agregar valor ao ambiente de trabalho e também interferem diretamente no desenvolvimento profissional.
Sem dúvidas uma experiência enriquecedora para toda a equipe de funcionários, desde que conduzida por pessoas capacitadas a transmitir aquela mensagem.
Invista em um bom profissional que saiba da importância do desenvolvimento pessoal para os colaboradores de sua empresa.
4 – É preciso mudar a mentalidade sobre o conceito de equipe
Tanto os empregadores quanto os funcionários devem ampliar a sua mente sobre o conceito de equipe em uma empresa. Um funcionário não é só alguém que vai trabalhar todos os dias, no mesmo horário, recebendo um salário no final do mês.
Quanto mais humana for essa relação, mais os funcionários se sentirão a vontade, e isso não significa dar uma liberdade excessiva e prejudicial, mas sim estabelecer uma relação amigável e respeitosa.
Caso um colaborador se sinta a vontade com o seu chefe e com o seu ambiente de trabalho, não irá sentir pressões negativas, somente a natural de superar a si mesmo e produzir o seu melhor.
O gestor, por sua vez, precisa dar o exemplo e ter uma postura alinhada ao que exige de sua equipe. O ideal é que os funcionários possuam voz para dar sugestões de melhorias e os gestores tenham a mente aberta para essa troca de ideias.
5 – Qualidade de vida
A qualidade de vida de um trabalhador é algo que começa mesmo fora da empresa. Qualidade do sono, rotina saudável, tranquilidade. Tudo isso afeta e muito no desenvolvimento pessoal de um profissional.
Quando os gestores investem na qualidade de vida de seus funcionários, investem também na própria empresa. Não se trata de oferecer vantagens extraordinárias e descabidas, mas sim benefícios coerentes com o trabalho de pessoas satisfeitas e saudáveis podem fazer.
E saiba: investir na qualidade de vida dos seus funcionários não precisa necessariamente estar ligado ao fator financeiro, pode ser bastante emocional também.
Uma equipe profissional é composta por pessoas, cada uma com suas particularidades e vidas fora dali, com necessidades, sonhos e problemas, passando por altos e baixos e dificuldades pessoais como qualquer um.
É preciso compreender que um funcionário não é uma máquina, e que em alguns dias não vai ter o mesmo estado de espírito de sempre, ou que eventualmente pode precisar sair mais cedo ou chegar mais tarde. Essa compreensão é importante para uma boa relação e para uma melhor saúde mental.
Muitas empresas já entendem a importância do desenvolvimento pessoal e buscam o melhor para os seus colaboradores da melhor maneira que podem. Grandes empresas, que possuem condições para isso, disponibilizam academia ou áreas de descanso com poltronas confortáveis em ambientes relaxantes.
A maioria tem investido na qualidade de vida de seus funcionários como podem: instalação de ar condicionado, refeitórios com alimentação saudável, pausas durante o expediente para relaxamento ou até prática de atividades como ioga, entre outros benefícios.
Tudo isso colabora para um ambiente mais saudável e uma redução de stress, o que é sinônimo de funcionário bem disposto e motivado. Mente cansada produz bem menos!
6 – Se você for funcionário, saiba o que pode fazer para atingir o máximo do seu potencial
Pergunte a si mesmo em quê você pode melhorar, e trace estratégias para isso. Quando estiver fora da empresa, mantenha o investimento na sua saúde e bem estar.
Pratique caminhadas, durma cedo, leia um livro antes de pegar no sono e tente manter a mente relaxada para o novo dia que vai começar.
7 – Se você é gestor, saiba o que pode fazer para que a sua equipe atinja o máximo de seu potencial
Primeiramente, saiba identificar quando os seus funcionários não estão rendendo o máximo que poderiam, e identifique também até que ponto você pode se responsabilizar por isso.
É importante para um gestor ser imparcial em alguns momentos e saber identificar um erro comum de um erro causado por condições que podem ser melhoradas.
Você pode perguntar para cada um dos seus funcionários, intimamente, sobre as suas maiores dificuldades.
A partir das respostas, fica mais fácil traçar uma estratégia para ajudá-los a alcançar o melhor de si mesmos.
É importante ter sempre em mente que toda empresa é composta de um time, e o seu sucesso depende do que a sua equipe fará dela.
Não se deve desconsiderar a importância do desenvolvimento pessoal, se o que você espera é uma boa produtividade.
Tem mais alguma dúvida sobre a importância do desenvolvimento pessoal, e como melhorar o seu dia a dia e dos colaboradores de sua empresa, conte para gente nos comentários!