É indiscutível que uma boa administração financeira pessoal melhora a vida de qualquer pessoa quando o assunto é dinheiro. Mas afinal, o que é um controle financeiro?

É uma maneira que você tem para organizar tudo o que entra e sai de dinheiro no mês, incluindo suas contas fixas e qualquer outra despesa. A importância quando se trata de dinheiro é conseguir descobrir quanto você ganha e gasta mensalmente. Isso porque muitas pessoas não conseguem saber que essa informação que é essencial para quem deseja conquistar sua independência  financeira.

Não importa como deseja registrar, mas é essencial que saiba com o que está gastando
Anotar todas as suas despesas é fundamental para uma boa administração financeira

Utilizar uma planilha pode auxiliar muito o seu planejamento e controle financeiro. Uma dica que pode ajudar a você a começar a sua administração financeira pessoal é responder algumas perguntas. Elas serão citadas abaixo e acompanhe o passo a passo para conquistar sua independência financeira.

1 – Quanto você recebe por mês?

2 – Quanto é o seu gasto mensal?

3 – Quanto você guarda por mês?

1- Acompanhe as receitas e despesas

Essa é a parte essencial para qualquer pessoa que deseja administrar bem o dinheiro. É preciso que acompanhe tudo que entra e sai do seu orçamento, essa é a primeira atitude que você de tomar. Não é possível melhorar sua vida financeira se você não consegue saber onde gasta tudo o que entra. Caso não faça isso é o mesmo que jogar seu futuro financeiro no lixo.

O período ideal para controlar todas as receitas e despesas é mensalmente. Não controlar o seu orçamento mostra que você não sabe o quanto ganha e também impede que possa realizar qualquer sonho, comprar um carro, por exemplo.

É impossível conquistar algo se você não se planeja financeiramente. Uma boa dica para quem deseja começar ou manter o controle financeiro é utilizar planilhas. Na internet é possível encontrar diversos modelos gratuitos. Você pode baixar a que mais se adequar ao que procura.

A planilha permite que você anote item por item, a data de entrada e saída, o valor das receitas e despesas, não esquecendo de anotar tudo que compra quando está na rua. No final, você vai perceber que essas pequenas coisas que compra no dia a dia fazem a diferença no final do mês.

2- Não deixe de comparar os preços

Antes de qualquer coisa, não pense que é complicado realizar a comparação de preços, principalmente por conta da internet.

É possível comparar os preços em diversos sites e escolher o local mais barato para efetuar a compra. Uma dica muito importante é em relação ao frete. É preciso que pesquise e tenha certeza que vale a pena comprar pela internet, muitas vezes o valor do frete é muito alto.

3- Compre apenas o que precisar

Essa é uma questão um pouco complicada para algumas pessoas. Cada um sabe o seu ponto fraco, como: sapatos, roupas, comida, entre outras coisas. Reconhecer é essencial, só assim você vai conseguir melhorar os seus “vícios” em comprar e contornar de uma vez por todas. Uma boa dica é criar uma lista de compra, ou seja, uma lista das coisas que você realmente precise.

Esse controle começa a melhorar a administração financeira pessoal
Anote tudo o que precisa comprar, mas não faça isso em nenhum estabelecimento

Essa lista de compras pode ser preenchida toda vez que você perceber que precisa algo, isso ajuda a melhorar os seus impulsos consumistas. Você precisa preencher essa lista em casa já que loja, supermercado e shopping podem ser grandes tentações. Mesmo que anote tudo aquilo que você precisa, mas não tem como comprar agora, deixe para adquirir produtos aos poucos, quando você tiver o dinheiro.

Antes de descobrir mais sobre como melhorar sua administração financeira pessoal, dê uma olhada nestes links. Eles com certeza irão ajudar nas suas finanças:

1- Aprenda os 7 caminhos para ganhar dinheiro extra em 2017 

2- Os melhores livros para educação financeira

3- 5 formas de Como ganhar dinheiro na internet em 2017 

4- Estabeleça prioridades para realizar uma boa administração financeira pessoal

Quando você começa a controlar tudo o que entra e sai do seu dinheiro fica mais fácil para estabelecer suas prioridades. Dessa forma você consegue perceber  o que é importante e o que não é em relação as suas despesas.

Você vai conseguir filtrar e evitar comprometer seu dinheiro com coisas totalmente desnecessárias. Você deve pensar que esse valor que vai economizar cortando alguns gastos desnecessários podem ser investidos no seu futuro, como aposentadoria, por exemplo.

5- Estabeleça metas

É preciso estabelecer metas para conseguir alcançar seus objetivos. É a principal forma de tirar suas ideias do papel e transformá-las em realidade. É muito simples: Se você quer viajar dentro de 1 ano, planeje tudo o que você precisa fazer dentro desses 12 meses.

Por exemplo: tirar o passaporte, verificar a hospedagem, o transporte, os passeios, entre outros. Depois estabeleça o tempo e dinheiro que precisa ter para cada uma dessas etapas, e assim você vai seguindo até conseguir realizar a sua meta.

Tenha determinação para tirar suas metas do papel
Não deixe de anotar suas metas de curto, médio ou longo prazo

A viagem foi apenas um exemplo, mas as metas podem ser para qualquer coisa, seja de curto, médio ou longo prazo. Aprender a estabelecer metas pode ajudar na melhoria da sua administração financeira pessoal.  Na maioria das vezes é preciso economizar para tirar as metas do papel.

6- Saiba como usar o cartão de crédito

Não é proibido utilizar o cartão de crédito, até porque ele pode trazer muitos benefícios, um dos mais conhecidos são as milhas. Ele funciona principalmente para quem gosta de viajar. A proposta desse serviço de milhas é trocar o que foi gasto no cartão de crédito em pontos para ter desconto em passagens aéreas.

O cartão de crédito pode oferecer milhas cada vez que utiliza
Cartão de crédito nem sempre é inimigo

Para as lojas que não oferecem descontos para pagamento à vista, você pode parcelar e pagar de uma forma que não atrapalhe suas finanças. Mas é preciso pesquisar o que o cartão de crédito pode oferecer a você que faça valer a pena utilizá-lo. Algumas lojas oferecem descontos em locais como: cinema, teatro, shows, entre outros.

7 – Aprenda tudo o que precisa saber sobre finanças

Para conseguir melhorar financeiramente é preciso aprender sobre finanças e como se manter focado no que entra e sai. Pesquise sobre investimentos e como pode aplicar sua receita para garantir um futuro mais confortável.

Descubra quais os melhores investimentos em 2017, nesse artigo você encontra os melhores investimentos para o ano de 2017 e que podem melhorar ainda mais para 2018.

Uma das dicas para melhorar a administração financeira pessoal é investir para render mais receita
Aprenda a investir seu dinheiro para ter um futuro garantido

Aproveite essas dicas e mude de uma vez sua vida financeira. Procure ficar atento a seus objetivos e se manter focado em tirá-los do papel. Lembre-se que: para sua administração financeira pessoal realmente funcione, é preciso que comece a anotar tudo o que acontece com seu dinheiro, desde um cafezinho na rua a uma conta paga.