Quantas vezes você se sentiu perdido na vida? Quantas vezes achou que nada do que fazia tinha sentido?

Que você era uma agulha fora do palheiro? E que tudo que sonhou para a sua vida se perdeu ao longo do tempo? Pois é , esses são alguns dos questionamentos que a geração de hoje recorrentemente se faz. Afinal, ela não conhece mais o seu propósito de vida.

Descubra o seu propósito e vá viver a vida que sempre desejou – mesmo sem você saber.

Com o mundo atual, onde há excesso de informação e onde as pessoas ditam o que você deve ter e ser, quem não se encaixa nesse contexto se sente cada vez mais perdido.

Não é à toa que a procura por psicólogos e psicanalistas aumentou substancialmente e a depressão se tornou a doença do século. A falta de sentido na vida se tornou algo comum e passamos ela todinha sem saber a nossa razão de estar no mundo.

Por isso, pensando nessa angústia que aflige grande parte da população, viemos falar sobre propósito. Seja de vida, de trabalho, de família, esse norte é fundamental para que possamos dar sentido à nossa existência na terra. O assunto é bastante pesado, mas necessário. Vamos pra mais essa?!

O que é propósito?

Propósito nada mais é do um norte, um objetivo ou um intuito. Ou seja, é onde nós queremos chegar. E como já falamos acima, o propósito pode se dar de diversas formas – profissional, familiar, de vida… Enfim, é o que justifica e dá sentido aquilo que fazemos, somos ou temos.

Não ter um propósito e deixar literalmente “a vida te levar” pode parecer algo bom de início. No entanto, é essa falta de sentido à vida que levam muitas pessoas a se deprimirem. Afinal, isso traz a elas uma incômoda sensação de terem entrado no modo automático até, de repente, perceber que a vida passou. Nisso, não realizou nada do quis e nem sonhou.

Descobrir o seu propósito é fundamental para você ter um norte na vida.

Por isso, descobrir o seu propósito é algo fundamental para te guiar na vida. Claro que alguns obstáculos dos quais não imaginamos podem aparecer, mudando o percurso de tudo. No entanto, é fundamental ter em mente onde você quer chegar.  Afinal, ao chegar na idade avançada, você não quer olhar para trás e se arrepender das decisões de que tomou na vida, não é mesmo?

Como encontrar o seu propósito?

Se tem uma pergunta complicada para ser respondida, ela é, com certeza, essa. Afinal, não é tão simples assim encontrar o seu propósito; por isso, responder como fazer isso é praticamente uma missão impossível. Mas como estamos aqui para darmos o melhor de nós, vamos te dar algumas dicas para você se encontrar nesse mundo louco. Vamos ver?

a) Relembre o seu passado e busque aquilo que você gostava de fazer

Quando éramos crianças, a única cobrança que tínhamos era ir à escola. Por isso, era uma época muito mais fácil para desabrochar as coisas que nos fazia felizes. Por exemplo: você gostava de dançar ou cantar? Ou brincar de dar aula ou de carros? De pintar? De brincar de mercadinho? De conversar com desconhecidos?

Enfim, puxar aquilo que nós gostávamos de fazer vai nos facilitar – e muito – a descobrir o nosso propósito. Isso porque ele está diretamente relacionado com as coisas que nos traz alegria.

Quando você era criança, o que gostava de fazer?

Aliás, escrevendo nesse texto, lembramos que temos diversas publicações que podem te auxiliar no seu propósito de vida. Não deixe de lê-los porque temos a certeza de que eles serão muito úteis para você. Veja só:

b) Saiba bem os seus valores

Normalmente, somos obrigados a estar em situações completamente contraditórias com os nossos valores de vida. Por exemplo, existem pessoas que não suportam fazer um social forçado.

Sabe aquela coisa bem de puxar saco de chefe? Então, tipo isso! Como dissemos, as vezes, temos que lidar com isso, só que se for algo constante e necessário para a vida dessas pessoas que não sabem lidar com essa situação, isso se torna a morte.

Saiba bem os seus valores e você está muito mais próximo para descobrir o seu propósito

Enfim, questão é: saiba bem os seus valores e busque estar em situações que você se identifica. Isso é um passo muito fundamental para a busca do seu propósito porque é aqui que você elimina cenários com os quais não conseguiria lidar. Além disso, sabendo seus valores, é muito mais fácil encontrar um norte para a sua vida.

c) Relembre os seus sonhos

Quando começamos a nossa vida adulta, somos muito guiados pela questão financeira. Não importa o que você faça, o importante é ganhar bem. Isso não tem problema, desde que você considere o fato de ter muito dinheiro como o seu propósito de vida.

Não é errado querer, por exemplo, viajar o mundo na classe executiva, hospedando-se nos melhores hotéis. Se é isso que te faz feliz, só você pode julgar.

No entanto, não é todo mundo que sonha em ser milionário. Essa parte pode até ser importante na vida dessas pessoas, mas não tudo.

Se você se identifica com elas, não se deixe levar pelo ritmo frenético do mundo consumista e relembre os seus sonhos. Você sonha em ajudar os demais? Então, por que não vai atrás disso? Ninguém é responsável pelo destino da sua vida a não ser você mesmo.

Relembre os seus sonhos porque ninguém é responsável pelo destino da sua vida a não ser você mesmo.

Enfim, é muito complicado falar em como encontrar o seu propósito, já que é um assunto bastante delicado e que pode mudar o rumo da sua vida.

No entanto, com as três dicas básicas acima, esse processo se tornará muito menos doloroso e mais fácil. Então, resumindo: busque aquilo que você gostava de fazer, saiba quais são os seus valores e relembre os seus sonhos. Com isso, não há como dar errado! Boa sorte nessa jornada!