Você já se perguntou como algumas pessoas conseguem alcançar o sucesso em suas carreiras de maneira mais fácil que as outras? Parte desse sucesso está em como essas pessoas conduzem o seu desenvolvimento profissional!

Chegar a uma posição bem sucedida na carreira é o objetivo profissional da imensa maioria das pessoas, em qualquer que seja a sua profissão.

A maneira que você conduz o seu desenvolvimento profissional influencia diretamente em seu sucesso!

Muitos acham que depende de sorte, ou de pouca concorrência, mas a verdade é que o sucesso depende muito também do próprio profissional e do plano traçado para chegar até lá. Confira dicas importantes para seu desenvolvimento profissional e para traçar o seu caminho para o sucesso.

1- Trace os seus objetivos

Não tenha objetivos abstratos, saiba exatamente o lugar onde você deseja chegar. Não tenha pressa, comece com metas atingíveis, inicialmente a curto prazo. Isso fará com que você se acostume a planejamentos, conquistando com o tempo metas maiores.

Tenha objetivos definidos! Saiba qual é seu alvo e será mais fácil de atingi-lo.

Saiba o quê você deseja conquistar e estabeleça prazos para se aproximar desse objetivo. Ajuste o seu plano sempre que preciso, especialmente quando perceber que está estagnado.

Não se desmotive quando não conseguir conquistar uma meta muito alta a curto prazo: por isso é importante começar com objetivos menores, mas sempre se esforçando o máximo possível para alcançá-los.

1) Dê o seu melhor para evitar erros desnecessários

Errar é humano e fará parte da sua trajetória profissional, mas uma sucessão de erros bobos pode custar o sucesso que você tanto almeja, então esteja atento. Tenha foco total em como conquistar o seu objetivo, e se dedique.

Corra apenas riscos calculados. Saiba sempre o caminho que suas atitudes o levarão.

Corra apenas riscos calculados quando precisar tomar decisões, analise todos os dados que tiver sobre um problema que precise resolver, se informe sempre sobre o que você faz e o mais importante: não cometa os mesmos erros novamente, aprenda com eles.

2) Seja um funcionário antenado

Tudo está sempre em constante evolução ao nosso redor. Informações a respeito dessas mudanças podem não parecer tão importantes, mas quem está antenado a respeito delas muitas vezes leva vantagem.

Pesquise sobre a sua área de trabalho, saiba quais são as principais inovações a respeito e se renove como profissional, afinal, é sempre importante se reinventar.

Sempre que possível mantenha-se atualizado. Isso pode ser um diferencial em sua jornada de desenvolvimento profissional.

Leia jornais, pesquise na Internet, estude e se possível faça cursos no seu tempo vago para se aperfeiçoar ainda mais.

Assista palestras, participe de congressos e nunca pare de aprender. Isso certamente influenciará o seu desempenho nas suas atividades, além de lhe capacitar como profissional.

É muito importante ter um diferencial, especialmente em um ambiente competitivo como é o mercado de trabalho. Os detalhes farão a diferença.

3) Inspire-se em alguém com bom desempenho profissional

Tenha fontes de inspiração profissional. Busque exemplos de pessoas bem sucedidas que você admire e nas quais possa se espelhar.

Observe o que elas têm de melhor e use como referência na sua própria rotina. Preste atenção nos detalhes que levaram essas pessoas ao sucesso profissional.

4) Saiba trabalhar em equipe

Troque conhecimento com os seus colegas de trabalho. Não os enxergue como rivais, lembre-se que todos têm algo a oferecer, e essa troca de experiências e conhecimento pode ser extremamente satisfatória para ambos os lados.

Troque conhecimento com os seus colegas de trabalho, afinal isso é saber trabalhar em equipe.

Ter alguém para ouvir as suas ideias pode ser muito bom, já que alguém que está vendo uma situação de fora sempre irá pensar com mais clareza, apontando pontos que podem ter passado despercebidos.

Ei! Não deixe de ver esses outros conteúdos aqui do vida de freesider…

1 – Como administrar a disciplina pessoal

2 – Manter a concentração: tudo o que você precisa saber aqui

3 – Definir metas e objetivos: descubra como traçá-los e alcançá-los

5) Tenha disciplina

Ter disciplina profissional é fundamental ao se trabalhar em qualquer lugar, não importa qual seja o tamanho da empresa ou qual seja a sua relação com os seus superiores.

Não se acomode e nem tire proveito da liberdade que o seu chefe possa te oferecer: seja sempre um bom profissional, independente de quanto tempo de empresa você tenha.

Evite se atrasar para seus compromissos, não só profissionais, como também pessoais.

Chegue no horário, evite atrasos na hora do almoço e demonstre sempre boa vontade. Não falte sem justificativa e ofereça auxílio sempre que puder ser útil.

6) Não se prenda a sua função

Muitas pessoas se recusam a desempenhar qualquer papel que não seja o seu em uma empresa, e isso pode acabar sendo um tiro no pé.

Quando você é prestativo, isso pode ser uma via de mão dupla, afinal, será uma excelente oportunidade de mostrar em que mais você é bom.

Além da sua boa vontade, você pode desempenhar funções diferentes da sua e isso quem sabe te abrirá portas dentro da empresa, caso você seja bem sucedido.

7) Tenha atitude

Iniciativa é primordial, desde que você não passe do limite. Como já dito antes: corra apenas riscos calculados. Ainda assim, não tenha medo de inovar, realizar e se fazer presente, caso esteja apto a tomar as rédeas de uma situação.

Sempre que possível apresente novas e boas ideias que possam solucionar problemas no seu ambiente de trabalho.

Exceder as expectativas geradas em cima de você é a melhor forma de surpreender positivamente alguém. Vale lembrar que ter atitude não é apenas para quem é funcionário de alguém, mas também para quem tem o seu próprio negócio e deseja crescer como profissional: pulso firme!

Só com experiência e determinação você vai se moldar como um bom profissional.

8) Cuide do seu psicológico

Estar com a saúde em dia é o primeiro passo para se ter uma boa vida profissional. Alguém doente não irá render como alguém saudável, e não se trata apenas da saúde física, mas também da mental.

Estar em um ambiente estressante, lidar com pressão, horários apertados e uma rotina caótica é de enlouquecer, mas mantenha a calma e encontre formas de canalizar esse stress do dia a dia para não descarregá-lo no seu trabalho ou acabar adoecendo. O que não é nada bom para o seu desenvolvimento pessoal.

Procure ser uma pessoa positiva, não reclame de tudo o tempo todo, trate bem os seus colegas de trabalho e tenha uma rotina regrada.

Ter uma boa noite de sono pode influenciar diretamente no seu humor e disposição para o dia a dia!

A qualidade do seu sono e da sua alimentação refletem diretamente na sua disposição e estado de espírito, então tenha cuidado para não ficar cansado demais e deixar essa fadiga sugar você para baixo.

Enxergar algumas situações com otimismo faz com que a vida seja mais tranquila, e ajudam bastante o seu desenvolvimento profissional.

Lembre-se: a pressa é inimiga da perfeição. Nem sempre as coisas acontecem na primeira tentativa. Cometer erros é normal, tente tirar o melhor dessa situação e nunca se cobre além do que você pode.

Esteja focado no seu objetivo e tenha força de vontade, acredite sempre nos eu potencial e se valorize como profissional. A determinação o levará exatamente ao lugar em que almeja estar.

Tem mais alguma dica, ou pergunta sobre como desenvolvimento profissional? Deixe seu comentário para nós sabermos.